Uma vida pequena

Uma vida pequena Hanya Yanagihara

Resenhas - Uma Vida Pequena

Eusouguz 17/05/2024

Dor.
?Você pode não entender agora, mas um dia entenderá: o único segredo da amizade, acredito eu, é encontrar pessoas melhores que você, não mais inteligentes, não mais bacanas, mas sim mais bondosas, mais generosas e mais piedosas, e tentar dar ouvidos a elas quando dizem algo sobre você, não importa o quanto seja ruim, ou bom, e confiar nelas, o que é a coisa mais difícil. Mas também a melhor.?

Como eu poderia/posso descrever a imensidão de sentimentos que eu pude sentir com essa leitura? Eu passaria horas escrevendo e só quem se disponibilizar pra fazer essa leitura entenderá, e o meu amigo Igor Jazz que já leu e sentiu tudo que eu sentir.

Posso tentar explicar um pouco.
Teve vários momentos que eu chorei como se o mundo fosse acabar, teve momentos que eu sentir bastante raiva (Esse foi meu sentimento dominante.) mas eu fiquei pensando, admirando e valorizando o sentimento de amizade e proteção que as pessoas tinham com o Jude.

O Jude é o maior exemplo de força e eu queria que ele se visse da forma que eu o vi, bem parecido como Willem via ele, uma homem corajoso, esforçado, sensível, e varias outras emoções.
Eu fiquei tão triste e queria tanto poder abraçar ele, estar com ele, mostrar apoio e muito mais?

Esse livro me deixou tão agoniado, abalado e sensível que alguns momentos eu parava a leitura e queria simplesmente respirar porque até o fôlego eu estava perdendo. foi uma leitura difícil. Mas me mostrou o valor da amizade e o quanto é bom você ter pessoas que te apoiem mesmo que você seja uma pessoa difícil de lidar, o qual não julgo por tudo que ele passou, pois nem sei se eu aguentaria.

Carol.Caetano 17/05/2024

Viver sem amor, é possível?
O quanto uma criança que desconhece amor consegue suportar da vida adulta?

Entrei no hype do tiktok bem relutante mas bem curiosa com a leitura do ?livro mais triste da minha vida?.
Durante a leitura obviamente senti os momentos de tristeza, revolta, náusea e mais tristeza mas acho que o que me pegou realmente foi o final do livro.
O desfecho de tudo, como foi relatado e vivido, doeu na alma.

Esse livro me fez pensar no tanto que precisamos cuidar da nossa saúde mental mesmo que ela nos aprisione por algum motivo. Por fora podemos aparentar tanta coisa quando por dentro nos odiamos/sentimos um vazio imenso que nunca será preenchido por dinheiro, emprego, viagens. Principalmente quanto tudo o que mais queríamos, todos nós, é ser amado. Não só romanticamente, mas em todos os possíveis sentidos da palavra amor.

No fim das contas pra mim, esse livro foi sobre o quanto a falta de amor e a negligência na infância pode afetar o resto da sua vida. E sobre como o amor e o cuidado podem alterar tanto o destino de uma pessoa.

??????????

Bia 17/05/2024

Precisei de um mês pra terminar esse livro, durante toda a leitura eu precisei fazer pausas pra respirar ou pra chorar, não sei o que eu to sentindo depois dessa leitura preciso de um tempo pra assimilar tudo.

Linda106 17/05/2024

Assim como na vida, nem toda história tem um final feliz
?[?]
E ele chora e chora, chora por tudo que foi, por tudo que podia ter sido, por cada velha ferida, por cada velha alegria, chora pela vergonha e pela felicidade de finalmente poder ser criança, com todos os caprichos, as vontades e as inseguranças de uma criança, pelo privilégio de se comportar mal e ser perdoado, pelo esplendor do afeto, dos carinhos, de servirem-lhe uma refeição e forçarem-no a comê-la, pela capacidade, finalmente, finalmente, de acreditar nas garantias de um pai, de acreditar que ele é especial para alguém, apesar de todos os seus erros e de seu ódio, por causa de todos os seus erros e de seu ódio.?

Brutal. Cheio de gatilhos e de nuances que nos deixam desconfortáveis, angustiados, com ânsia e o mais que for possível.

Ao mesmo tempo, é de uma genialidade sem fim. Nos mostra que às vezes, de fato, a vida não nos reserva um final feliz. É muito mais do que uma história sobre amigos ou sobre como a vida pode ser cruel para com algumas pessoas.

Não sabia o que esperar quando comecei. Agora sinto um vazio enorme, não só pela história, mas pela constatação de que nunca vou poder ler esse livro pela primeira vez novamente.

No fim das contas, eu indico, sim, e muito. No entanto, apenas se 1-o leitor tiver estômago forte e 2-se estiver disposto a, talvez, ver a vida com outros olhos.
Dani Teodoro 17/05/2024minha estante
???

Ewerton Oliveira 16/05/2024

Aceite ser ajudado
Triste e não aconselhável! Um livro que vc não consegue tirar muito proveito, com capítulos mega extensos e um desfecho muito ruim.

Além dos exageros.

malu 16/05/2024

Eu não sei se um dia eu vou conseguir absorver a porrada que eu tomei com esse livro, é um livro que precisa de MUITO estômago pra ser lido, chega a ser perturbador num nível, mas também é um livro que tem as suas partes lindas, a parte que fala sobre o luto me marcou muito, sinceramente não sei quanto tempo vou levar pra digerir essa leitura

lena ;) 16/05/2024

Devastador
Antes de tudo, eu queria deixar claro que eu não recomendo esse livro, ninguém merece ter contato com o conteúdo dessas páginas.

eu não sei se a minha relação com esse livro foi de amor ou de ódio, pq ao mesmo tempo que eu fiquei completamente apegada aos personagens, eu não escolhi um bom momento da minha vida pra ler isso aqui. é visceral, gráfico, traumatizante.
não leia, mas se for ler, pesquise sobre a lista de gatilhos (que é gigantesca, por sinal) e avalie bem a situação.

um dos melhores livros da minha vida, mas também o pior de todos.

Val 15/05/2024

Acredito que 'Uma Vida Pequena' seja o livro mais marcante que já li, o que mais deixou um peso em minha alma. A narrativa transborda tanto sofrimento que, em certo ponto, a leitura nos anestesia, nos deixando sem reação. Não é uma leitura fácil; os inúmeros gatilhos emocionais são desafiadores, e um dos mais difíceis foi acompanhar repetidamente o que Jude fazia com ele mesmo. Ao longo da leitura, senti-me como os amigos de Jude: completamente impotente, incapaz de oferecer qualquer ajuda. O posicionamento da autora contra a terapia também contribuiu para essa sensação de desesperança. Apesar da dificuldade, considero a leitura necessária, pois os temas abordados são profundos e essenciais para uma reflexão mais ampla.

leti 15/05/2024

De fato uma vida pequena
Achei esse livro muito diferente de tudo que já li, não só pelo conteúdo e pelos tópicos que ele aborda, mas também por outros fatores: a escrita cativante e que te prende ao longo de mais de 700 páginas, e o modo como a autora não segue uma linha temporal 100% contínua, mas não deixa isso ficar confuso em momento algum; o fato de o leitor acompanhar a vida inteira do personagem principal, com uma riqueza de detalhes absurda e o jeito de como essa riqueza de detalhes dá a impressão de que não estamos lendo um livro, mas assistindo uma série! achei tudo muito visual, incluindo as pinturas de JB, me emocionava sempre que elas eram descritas.

sobre a história em si, comecei a ler sem a menor ideia da trama, só sabia que teriam muitos assuntos sensíveis, e amei ter a experiência de ler sem saber de nada. no começo do livro tem uma explicação detalhada sobre cada um dos personagens, e embora tenha sido ótimo pra dar um contexto geral, me deu a falsa sensação de que o livro iria acompanhar detalhadamente a vida dos quatro amigos principais. embora a gente continue acompanhando os quatro, logo dá pra perceber que o personagem principal é o Jude.

sabia que teriam cenas de abuso, mas não imaginava a dimensão delas. quando aparece uma cena pesada, você pensa: ?agora isso foi o pior que poderia acontecer ao Jude?, mas nunca é, sempre dá pra piorar. não me despertou nenhum gatilho em específico, mas mesmo assim foi uma leitura muito pesada e difícil de continuar em vários momentos.

a relação de Jude e Willem foi muito bem construída e introduzida na história. uma das coisas que também adorei na escrita da autora é de como todos os personagens são muito humanos e de como isso reflete 100% nas suas relações. Willem não foi um bom namorado pro Jude em todos os momentos (a cena do corte no peito no banheiro me chocou legal), mas não dá pra esperar de relação alguma que ela seja perfeita. acompanhar os dois e ver que Jude recebia o amor que ele jurava não ser merecedor de receber foi lindo.

ainda fiquei com algumas dúvidas em relação aos dois: não fica muito claro se Jude realmente o ama com um amor romântico ou se ele sente alguma atração por ele (claro que devido a todo o histórico de abuso isso seja compreensível). mas ao mesmo tempo, meio que não importa, eles se amavam como nunca amaram ninguém, e colocar um nome na relação deles acaba sendo o fator menos importante.

já esperava pelo final, mas mesmo assim me deixou mal. não pelo que de fato aconteceu, mas pelo fato de o Jude nunca ter acreditado de fato no seu real valor e no quanto ele era amado por todos, mas sim no que lhe disseram em toda a sua infância. não foi um livro prazeroso de se ler, mas a escrita incrível compensa, e de algum modo você se prende a todos os personagens, se admira com o quão humanos eles são, e continua lendo pra ver se algo de bom finalmente acontece a Jude (ou se ele começa a enxergar a própria existência com outros olhos). foi lindo e doloroso ao mesmo tempo acompanhar tudo isso. e o pior é saber que existem vários Judes por aí.

Sabrina757 14/05/2024

O livro mais triste que já li na minha vida, e o mais incrível na mesma proporção. Vou sentir falta desses personagens incríveis, de viver as experiências mais lindas e tristes com eles, que livro excepcional

Erika 13/05/2024

Visceral
Leiam a lista de gatilhos e se estiver passando por qualquer instabilidade fisica ou emocional, nao inicie a leitura

Demorei exatamente 3 meses para conseguir terminar esse livro, as vezes engatava 40/50 páginas e precisa parar e respirar, pra assimilar tudo que estava sendo descrito.

uma vida pequena é um acontecimento, minha recomendação é pudor, tenha pudor se quiser ler esse livro, mas se sentir que pode encarar, leia e sinta cada linha, pois é sobretudo uma história de amor, não o romântico, mas o amor genuíno da amizade.

arrisco a dizer que foi a leitura mais difícil da minha vida, é muito sofrimento, me questionei várias vezes se precisava passar por isso kk

mas nunca vou esquecer Jude e Willen