Uma vida pequena

Uma vida pequena Hanya Yanagihara

Resenhas - Uma Vida Pequena

Mônicat 05/05/2024

A vida deles foi tudo, menos pequena
Primeiro acho que precisamos sempre reforçar que este livro tem muitos gatilhos, e vale a pena dar um Google antes de começar.

Mas uma vida pequena conta a história de 4 amigos que se conhecem na faculdade e que a partir daí nunca mais saem das vidas um do outro.

Um advogado, um pintor, um arquiteto, um ator.

O livro se desenrola mostrando como eles sobrevivem a vida adulta, como, mesmo com cada uma de suas particularidades e problemas de vida, conseguem aos poucos descobrir o que é sucesso.

Só que, apesar de suas realizações, tem o Judy (o advogado) que tem um passado extremamente doloroso e que não o consegue superar mesmo que depois de sua vida adulta tenha sido tão amado e até mesmo respeitado.

Ele acredita fielmente em tudo o que disseram sobre ele, e ele não consegue enxergar que tudo aquilo não passavam de abusos e mais abusos.

Não quero dar spoiler e no geral eu achei a escrita extremamente envolvente. Mas não gostei do tanto que demorou para que Judy pudesse de fato revelar a sua história.

Acredito que todos os personagens são de extrema importância para a história apesar de alguns nomes acabarem se perdendo em meio a tantos amigos.

É um livro sobre amizade, superação, amor e também muita dor, tristeza, traumas?

Recomendo para os fortes. É longo, é denso, mas é lindo e mostra a vida como ela é. Cheia de nuances, de altos e baixos, de sonhos e fracassos.

mardou 04/05/2024

Uma vida pequena.
Eu estava quase que inerentemente presa em uma rotina onde se tornava cada vez mais difícil dedicar minhas horas para ler. dentro desse tipo de desafio, eu acabei tendo a ideia de começar a ler ?uma vida pequena?, demorei mais do que eu imaginava porque além de ser - agora - o maior livro que já li, contendo cerca de 784 páginas, este também é um livro brutal, ele pode te consumir de uma maneira quase inimaginável. a autoria Hanya Yanagihara possui um repertório insigne, ela trás o ser humano da maneira mais humana que conhecemos. Seus personagens são cruéis, são cruelmente miseráveis, sensíveis, sozinhos, cansados. não me recordo da última vez em que me apeguei tanto a um personagem. este livro guarda uma história que não esperamos, quando iniciamos em base na sinopse, onde resumidamente diz que o livro trará a história de quatro amigos de faculdade, o leitor não compreende a magnitude, inclusive chegamos a rir de curiosidade devido a desproporção do tamanho do livro para o suposto conteúdo.
JB é um artista plástico que trabalha na recepção de uma revista de artes que almeja um dia aparecer. Malcolm é um arquiteto perdido que ainda mora com os pais. Willem é o filho mais velho de um casal de imigrantes e trabalha como garçom enquanto tenta alcançar mais visibilidade como ator. Jude é formado em advocacia, e o menos ambicioso entre os demais, ele é orfão, fechado e muito bom em matemática. Quando iniciamos a leitura podemos imaginar que a trama será um romance sobre a vida dos quatro universitários, mas conforme as páginas vão passando, tudo vai se voltando pra Jude, não de maneira narcisista ou estrelista, mas temos a perspectiva dos personagens sobre suas vidas e no final de qualquer questionamento o próprio personagem cai na real e percebe que nunca notou Jude fazer o mesmo, como ter um par romântico ou falar sobre a infância.
O passado do mesmo vai se desvendando ao decorrer do livro, o leitor sabe mais que os próprios personagens, pois Jude St Francis é extremamente retraído, principalmente quando se trata dele mesmo. Acredito que esse é o máximo de descrição que tenho a oferecer, qualquer coisa além disso pode acabar revelando alguma supresa do livro, e acredite, são quase 800 páginas de muitas surpresas, algumas mais ruins do que você pode imaginar. Sentirei falta de me sentir tão ligada à personagens como Willem e Jude, são personagens muito bem concretizados, a autora faz com que o leitor se apaixone a ponto de querer ao máximo fazer de tudo para que esse personagens se de bem. Este livro entrou para a lista dos meus livros favoritos, por toda a vulnerabilidades, por toda a ideia central de trazer de maneira clara a vida de alguém depois de um trauma, sobre como as vezes algo pode sim tornar tudo mais difícil, mas além disso, sobre amor, amizade, sobre amar alguém que você não tem a obrigação de amar, sobre família e rede de apoio, porque mesmo uma vida de tamanha pequenez merece ser amada. Por fim, termino com minhas citações favoritas: ?mas o que era a felicidade se não uma extravagância, um estado impossível de se manter, em parte por ser tão difícil de ser articulada?; ?por isso tento ser amável com tudo o que vejo, e em tudo que vejo, eu vejo ele?.

Rafa 04/05/2024

Não foi pra mim
Infelizmente não deu

Não consegui engolir a história.

Pesquisando um pouco,vi que a autora não acredita em terapia,aí resolve escrever um li assim, sei lá acho até meio irresponsável

yaamartins 04/05/2024

Este livro realmente não é pra qualquer um, antes de pensar em ler, pense se terá estômago pra tamanho sofrimento, pois muito do que tem aqui pode sim gerar gatilho.

Confesso que ainda não tenho uma opinião concreta sobre ele, sobre o que senti com ele, confesso que tive momentos de raiva, tristeza e frustração por aspectos da história que não concordo.

Porém não posso deixar de admitir o quanto o livro é bem escrito em uma profundidade que te faz realmente sentir um misto de emoções, esta é a justificativa da minha nota.

As passagens de tempo dos personagens é algo reflexivo e nos faz realmente perceber o quanto a vida é pequena, como o tempo passa tão rápido e o aproveitar a vida, os momentos, as pessoas é algo muito valioso.

Recomendar o livro não sei se é algo que faria, porém leia se tiver coragem, mas não espere uma história bonita, tem muito sofrimento e gatilhos, mas claro também tem muitas reflexões que mudam a vida da gente.

Thais 03/05/2024

Tem que ter estômago forte
O livro tem muitos gatilhos e nenhum aviso sobre eles. Quase vomitei muitas vezes. A história mais triste que já li.

Barbara.Caralli 03/05/2024minha estante
??????????

Raio de Sol 03/05/2024

Viver é difícil.
Esse livro me destruiu, pisou em mim, me fez chorar feito criancinha.

Devo dizer que esse foi o livro mais triste que eu li na minha vida, abordando assuntos pesados e várias coisas que acabei me identificando.

A história se aprofunda bastante na vida do Jude, e eu acabei me identificando muito com certas coisas que aconteceram na vida dele.

Do meio pro final só oq eu consegui era ficar com uma angústia e chorar horrores, realmente é um livro pesado, principalmente para quem já passou oq o Jude passa. Fazendo com que vc relembre e sofra junto com ele.

Esse é um livro para ler com calma e ler e reler cada acontecimento do livro com bastante cuidados.

Única coisa que senti falta nesse livro, foi o alerta de gatilhos no começo.

Enfim, eu super leria ele novamente (com certeza com um certo prazo maior de tempo).
E é um livro que eu recomendo muito, e caso vc queira ler recomendo também pesquisar os alertas de gatilhos deste livro.

maltchik/ 03/05/2024minha estante
Gosto de livros que me deixam triste, esse tem grandes chances de me agradar ?

Raio de Sol 04/05/2024minha estante
Somos dois, visse.
Li ele justamente por conta das resenhas contando que ele é triste KKKKK

Lindsey 02/05/2024

Leia por sua conta e risco
Às vezes me pergunto porque as pessoas gostam tanto de histórias tristes (esse livro está na lista dos mais vendidos há anos em vários países, com nota 4,7 de 5 nas avaliações). Deve ser pelo mesmo motivo que gostam de filmes de terror (enfrentar os medos mais profundos, ou mesmo liberar emoções reprimidas, de maneira controlada). Se bem que chamar esse livro de triste é ser muito limitado no sentimento que ele causa. Aqui acompanhamos mais de cinco décadas da vida de quatro amigos; Jude (centro gravitacional do grupo - advogado com passado misterioso), Willem (ator), JB (pintor) e Malcolm (arquiteto), que se conheceram na faculdade, onde formaram um grupo heterogêneo e improvável. Misturando passado, presente e futuro de forma notável, a autora criou uma narrativa extremamente profunda e extremamente pesada, já que lida com assuntos que raramente vemos juntos em uma mesma história: automutilação, abandono, violência infantil, pedofila, homofobia, uso de drogas e suicídio. Tudo isso enquanto fala também de sucesso profissional, adoção na vida adulta, relações familiares, amizade, rede de apoio e amor. Não acho que seja aquilo de "ver beleza em meio a tragédia", mas pode ser essa ambiguidade que prenda o leitor (e também dê uma ligeira traumatizada). Definitivamente não é uma leitura para relaxar. Inclusive, acho que deveria vir na capa um enorme aviso de "Cuidado: livro com excesso de gatilhos mentais. Leia por sua conta e risco".

* Leia mais resenhas na minha página do Instagram @livro100spoiler

site: www.instagram.com/livro100spoiler

claywereads 02/05/2024

Triste
Uma vida pequena e sofrida.
Em primeiro lugar gostaria de dizer que esse livro é inteiramente feito de sofrimento e tristeza. Por diversos momentos pensei em abandonar essa leitura pela grande enxurrada de acontecimentos ruins e pesados nesse livro.
Jude, Willem, Harold e Andy não vou esquecer vocês tão cedo.
Apesar de não entender o real motivo pra autora escrever tanto sofrimento, acredito que o titulo ?Uma Vida Pequena? se refira ao pequeno lapso temporal em que Jude foi feliz? afinal, nao se pode chamar de vida o que Jude vinha passando desde que nasceu.
Eu gostaria de ressaltar que eu não chorei em nenhum momento desse livro, apenas fiquei aflito, desesperado e agoniado.
É um livro pesado demais, a autora romantizou muita coisa que jamais se deve ser romantizada.
O jeito em que ela criava algo ?bonitinho e feliz? e depois destruía tudo de uma maneira completamente inescrupulosa?
Eu não indicaria pra ninguém, nem pro meu pior inimigo.
Uma Vida Pequena deixa uma marca em mim, bem grande, e bem dolorida.
Vou atribuir quatro estrelas apenas pelos meus personagens favoritos já citados, pelo pequeno universo, vida, e momentos felizes.

Marcelo1428 02/05/2024

Primeira resenha, alguém vai ler?
Que choque por esse final e a sensibilidade da Hanya em descrever os personagens é muito tocante. Esperava gostar menos do que gostei, aconselho a quem for iniciar a leitura que esteja com o psicológico preparado para os acontecimentos traumáticos (que não são poucos) O final é um pouco previsível se vc for atencioso no personagem, esperava q ele fosse fazer aquilo no final mas ainda assim me deixou surpreso. Um ótimo livro no geral. É a minha primeira resenha, pretendo melhorar os detalhes futuramente. Alguém vai ler?

Cristina.Amaral 01/05/2024

Meu maior e melhor trauma literário
Nem mesmo os livros de tristeza encapsuladas dos best sellers conseguiriam me deixar tão devastada quanto este livro. A forma como a autora nos aproxima dos 4 amigos, mudando o narrador, as perspectivas e experiências, nos torna parte daquele grupo de amigos, impotentes vendo a vida se mostrar imperiosa. Não adianta ficar triste, chorar, não aceitar. O que tem de acontecer, acontecerá. E vamos nos entristecendo a cada ?dia? que passa. Iludidos pela esperança, mas logo tragados pela realidade da história. Fiquei sem ler por semanas, iniciei outros dois livros, mas não pude deixar de ler, pois precisava saber como estavam meus amigos? queria que eles estivessem bem, torcia muito para que isso acontecesse. Era pura alegria quando podia me deliciar com muitas páginas em que as coisas davam certo e sonhava que pudesse ser assim até o final, mas não. Enfim, é uma leitura extremamente difícil (não pela escrita), há inúmeros gatilhos, nos deixa perplexos, mas é estranhamente incrível. Não há sentimentalismos sensacionalistas que tentam te fazer chorar, mas é, ainda assim, impossível não terminar com os olhos ardendo de tantas lágrimas que derramamos no decorrer da leitura. Vale a pena ler, mas entre sabendo que não será fácil.

Avner 30/04/2024

Tristeza sem fim
?Uma Vida Pequena? é um livro triste. Muito triste. Mesmo. Difícil de ler em diversos momentos, principalmente da metade até o final.

O modo como a autora Hanya Yanagihara escreve te deixa muito próximo e conectado com tudo que está acontecendo com os personagens e suas questões ao existir no mundo. Principalmente ao protagonista, Jude, que é um personagem com um arco dominado por muita dor (física e emocional).

Como ponto negativo, em alguns momentos senti o livro desnecessariamente tão longo, pois muitas vezes aparecem nomes e enredos curtos de personagens que não são necessariamente relevantes na história. Porém isso não atrapalhou minha experiência.

Confesso que acabei de ler agora e ainda estou digerindo tudo, fica até difícil escrever aqui. É um livro grande (quase 800 páginas) e com alerta de muitos temas sensíveis e possíveis gatilhos: sugiro inclusive procurar os assuntos abordados antes de ler. Dito isso, para mim valeu muito a leitura, principalmente pela habilidade da autora de nos fazer sentir tudo o que está ali escrito!
Natacha com CH 01/05/2024minha estante
Quanto mais eu leio, mais vontade eu tenho de ignorar os traumas do Jude e ficar muito tempo abraçada a ele ?

Viviane 30/04/2024

A vida como ela é. Começo triste, meio triste, final triste
O livro conta a história de 4 jovens que se conhecem no período da faculdade. Ao longo da história vamos acompanhando o desenrolar de suas vidas até a velhice.

Eu particularmente gostei muito do livro mas é preciso ser lido com cautela para aqueles que possuem sensibilidade com determinados assuntos pois o livro tem muitos gatilhos.

Em alguns momentos achei a leitura parada e um tanto quanto repetitiva. Achei que poderia ter sido explorado mais a história de JB e Malcolm. Ainda assim é uma boa leitura, livro denso porém de fácil compreensão.

As vezes você se pega querendo proteger o protagonista, as vezes você não entende porque ele tá sendo tão autodestrutivo, as vezes você quer desistir dele. Fiquei com sentimentos conflitantes com Jude. O final é triste mas é esperado.

Vale a leitura - com cautela

TDAG 29/04/2024

Preciso de terapia
Esse livro bugou a minha cabeça. Preciso de muita terapia para entender a necessidade de Autora em trazer todo esse sofrimento.
Os personagens são maravilhosos, bem escritos. A história é bem contada, sofisticada.
Mas é muito sofrido.