A Shadow Bright and Burning

A Shadow Bright and Burning Jessica Cluess

Resenhas - A Shadow Bright and Burning

J 01/09/2020

Obrigada Maria e Luciana por me apresentar essa coleção! Eu achei ela com uma pegada mais diferente e dark!

Capítulo Quinze 25/01/2019

QUERO MAIS PELO AMOR DE DEUS!!!!!!
O que falar desse livro??? Ele me lembrou muito de uma mistura de Os Instrumentos Mortais e Jogos Vorazes (para ser mais específica, me lembrou muito da Katniss). Amei esse mundo mágico, cheio de bruxos, feiticeiros, monstros, lutas, traições, amizades inesperadas, e sentimentos confusos. Henrietta, a menina em chamas. Como Katniss Everdeen, achei Henrietta uma menina de uma personalidade fortíssima, cheia de empoderamento, opiniões próprias e que defende todos aqueles que não tem voz. Rook, bom, acho ele um menino maravilhoso, que sacrificaria sua própria felicidade pela sua melhor amiga, sem falar nos seus olhos azuis e seus cabelos loiros. Magnus. Ah, Magnus! Como eu amo esse menino. Seu humor. Seu sarcasmo. Suas brincadeirinhas e sorrisinhos convencidos. Sua compaixão. Suas habilidades. E sem falar da beleza do menino né! Sou apaixonada por ele. E por fim, queria falar do Blackwood. Aiaiaiaiai. Esse aí era um menino que eu não gostava no comecinho. Mas durante o livro, mesmo implicando sempre com a Henrietta, eu fui me apaixonando por ele. A personalidade do Blackwood me lembrou um pouco da do Hardin Scott de After. Durão e frio, mas que com o toque certo, amolece e transborda de sentimentos. Magnus e Blackwood tem um pedacinho do meu coração reservado! Amei. E. Quero. Mais.

Dani 27/08/2017

Quando peguei esse livro, estava querendo uma aventura leve, de leitura fluida e envolvente. E foi exatamente isso que obtive.
Embarcamos em uma aventura com Henrietta numa Londres Vitoriana , onde existem magos, feiticeiros , criaturas fae, e monstros .
Gostei de Henrietta como protagonista. Em uma época em que as mulheres são vistas como inferiores e frágeis, ela consegue manter uma personalidade forte e determinada, embora bastante impulsiva em muitos momentos.
Os personagens secundários são interessantes, embora precisassem ser mais desenvolvidos para termos um maior apego à eles, principalmente no que diz respeito ao relacionamento entre eles.
Algo que talvez incomode alguns leitores é que nessa história temos 3 possíveis interesses românticos para a protagonista. Para mim esse aspecto não incomodou pela forma como a autora o desenvolveu. Não quero comentar mais para não acabar dando um spoiler, mas basta dizer que o romance não é muito valorizado nesse primeiro volume.
A construção de mundo é bem feita, embora ainda faltem alguns elementos que precisem ser mais bem desenvolvidos. Adorei como funciona a magia, com a diferença entre bruxas, magos e feiticeiros. Os monstros são bem trabalhados e conseguimos visualizar bem o que a autora quis retratar.
O enredo é bem trabalhado e embora tivesse um potencial para ser ainda melhor, devo dizer que me diverti bastante com a leitura. Recomendo pra quem busca uma leitura de fantasia YA descompromissada, com leves elementos de "orgulho e preconceito" misturado com discretos elementos de" Harry Potter" ( bem discretos. Não se empolguem com a referência. rsrsrs).

Clara 08/11/2016

Diferente de tudo o que eu já li
Se tem uma mensagem que esse livro passa, é a velha lição do "não confie em ninguém". O universo criado pela autora é muito bem construído e extremamente shakespeareano (o que eu descreveria como misterioso, romântico, trágico e muito, muito britânico).
O triste de uma leitura em que não se pode confiar em nenhum personagem, é a dificuldade de se sentir em casa dentro dela. Achei o enredo ótimo, alguns parágrafos pareciam poesia pura, o diálogo também me pareceu fluir bem, mas tive problemas com a instabilidade dos personagens. Não me senti confortável com o cenário (apesar de ter adorado os elementos do mundo dos fae), e a protagonista, apesar de ter tido seus motivos, me pareceu impulsiva demais em certos momentos inoportunos.
O plot também tem algumas falhas. Não cheguei a ser surpreendida, mas não duvidei em nenhum momento da habilidade da Jessica Cluess de me sobressaltar - penso apenas que ela estava concentrada demais em criar cliffhangers, e infelizmente, os mesmos não despertaram a minha curiosidade.
Gostei bastante do livro no quesito fantasia, pois contém um universo com elementos de contos de fadas que todos nós conhecemos, e nunca esperaríamos encontrar todos juntos em um único livro.
A Shadow Bright and Burning é fácil de ler, tem excelentes lições de moral, e além disso, defende os direitos das mulheres com diálogos e embates de extremo realismo para um livro de literatura fantástica.