Realidade Oculta

Tito Aureliano

Resenhas - Realidade Oculta

VitAria.Caroline 21/01/2024

Para os paleonerds
Super recomendo a leitura, ainda mais se você gosta de dinossauros. O livro apresenta os gigantes de uma maneira nova, mais fiel a ciência atual mas tão ferozes quanto sempre foram e com o bônus de representação da paleofauna brasileira.

sosophia 16/01/2024

Cretacio Brasileiro
Peguei esse livro por indicação de um amigo, ppr causa de um hiperfoco que eu tive após ler Jurassic Park. JP foi uma leitura incrível, mas digo que Dino Hazard não perde. Esse tipo de comparação entre as obras podem ser muito chatas, então vou pular essa parte e dizer oque eu gostei nesse romance.
1) Brasil!! Vemos poucas histórias nacionais, muito menos numa fantasia de viagem no tempo com dinossauros por aí, então eu amei ver e conhecer dinos, pterodactilos e outros animais encontrados em solo brasileiro
2) Aventura. Eu amei acompanhar as fugas pela sobrevivência do grupo de humanos azarados que se meteram nessa trama. Me diverti com as cenas de ação e de interação entre os paleontólogos e alguma coisa que gerava uma explicação científica. Pra alguns isso pode ser chato, mas eu não achei sequer maçante ou pedante, inclusive acho que adicionou à obra.
3) Personagens. Coloco eles em terceiro pois as personagens em si, não me fizeram ter apego específico. Passei a enxerga-los mais como um grupo do que indivíduos juntos, mas isso não atrapalhou tanto a leitura. O foco era o ambiente, a sobrevivência. Temos um pouco de backstory, e umas tramas relativamente "paralelas" que apareciam na medida certa, nem muito nem nada.
minha parte favorita foi, com certeza, o encontro com os pterodactilos!

Pidge 03/01/2023

Perfeito pra quem ama dinossauros assim como eu
O livro trata dos dinossauros perfeitamente, tratando-os como se deve e com diversas especulação puxadas pra um lado bem lógico. A aventura é magnífica e o amor protagonista pelos animais pré-históricos é contagiante. Não nos poupa das brutalidades e tem um plot que surpreende.

Birelson 31/12/2022

Brasil representando na ficção científica!
Desde que eu fiquei sabendo do paleontólogo Tito Aureliano(por meio do canal colecionadores de ossos que eu recomendo muito) estar escrevendo um livro de ficção só fiquei no aguardo, e não me arrependi nem um pouco!
Honra a memória de Jurassic Park mas com uma gigantesca pitada de acurácia paleontologica. Aqui os dinos são bem espertos por padrão, com carnívoros grandes caçando estrategicamente e até surgindo do nada entre as árvores fazendo emboscadas, sem rugidos desnecessários! Também temos a presença de vários pterossauros, alguns crocodilomorfos, répteis marinhos e até pequenos mamíferos antigos.
Não senti falta de tiranossauros e "raptores", os dinos do cretáceo inferior maranhense são tão incríveis e imponentes quanto eles.
E cuidado ao se apegar com os personagens, pode parecer uma simples história de aventura até acontecer mortes brutais e repentinas sem piedade das vítimas.
No geral é uma leitura bem gostosa e divertida, é rápida e consegue pintar as cenas(estas especificamente de ação facilmente dignas de filme) na sua mente com muita facilidade e poucas palavras. Além disso, há desenhos feitos pela protagonista tentando esquematizar alguns acontecimentos, mapas e até um bestiário, o que ajuda compreender melhor a história.
No aguardo para os próximos livros! Enquanto isso fico com a saga Primitive War.

Anderson Menezes 20/10/2022

Melhor Literatura Sobre Dinossauros
Grande aventura, um livro que lhe prende o tempo todo e com dinossauros brasileiros. Amei a obra dos meus paleontólogos favoritos.

Yuri 05/06/2022

Ótima livro, principalmente para adquirir o hábito de leitura diária.
O livro é de fácil leitura e a divisão em capítulos curtos favorece a leitura diária. Sobre o projeto editorial do livro, achei interessante a tabela com a escala temporal, o mapa e as pequenas ilustrações dos principais animais que aparecem no livro. Sobre a narrativa, gostei muito de como o autor conseguiu passar o deslumbramento de uma paleontóloga que se depara com os animais que ela só havia visto o registro fóssil. Esse sem dúvida é o ponto mais forte do livro. Não gostei tanto do desfecho do livro por achar um pouco apressado, mas isso é muito pessoal e pode agradar a outros leitores.
Sem dúvida eu recomendo a leitura desse livro a todos.

Maikel.Rosa 10/11/2021

Como aficionado por paleontologia que fui na infância, quase enlouqueci de nostalgia com essa leitura! Ler uma história de dinossauros escrita por um verdadeiro paleontólogo foi incrível: Tito traz muitos detalhes interessantes sobre os animais que apresenta, e ainda assim consegue imprimir um ritmo eletrizante à narrativa. A protagonista é apaixonante, as cenas de ação prendem e o tema da viagem no tempo ganha uma explicação inteligente e original. Sensacional!

Miguel.Andrade 16/10/2021

Um orgulho nacional
Realidade oculta de tito Aureliano e realmente um orgulho para a literatura fantástica nacional, possui um excelente texto, bons debates e uma trama interessante.

Ser escrito na forma de diário foi uma maneira interessante e até enigmática (pelo final) que diga-se de passagem, me deixa ancioso para ler um suposto próximo livro.

Se eu for fazer uma crítica negativa, talvez que ele seja muito curto e que os personagens poderiam ter um pouco mais de desenvolvimento.
Mas fora isso o livro e excelente, foi uma ótima experiência.

Y.A. 01/10/2021

Sensacional!
Um livro que merecia MUITO mais reconhecimento. Uma história inteligente, muito bem contata e com personagens incríveis. Você sente o medo real deles e entende suas frustrações. Aprendi muito com esse livro, não só sobre dinossauros (um assunto que amo demais), mas também sobre outra teoria relacionada a extinção deles, e sobre "viagem no tempo" através de universos paralelos (graças a esse livro que entendi a "viagem no tempo" dos Vingadores em Ultimato). E tenho muito orgulho de dizer que esse livro é nacional!
Maria 15/10/2021minha estante
já vi esse livro em sebo, pena que não peguei ?

Y.A. 16/10/2021minha estante
Poooxa, deu mole, é bom demais! Certamente está no meu top 10 da vida ?

LRMatheus 15/09/2021

Bom livro
Um livro Ok. A história de início tem uma premissa super interessante mas vai perdendo força ao longo da leitura. A personagem principal teve mudanças drásticas de personalidade ao longo da trama, passando de indiferente a heroína numa velocidade impressionante. Isso incomoda um pouco mas nada que estrague a leitura.

Vi algumas resenhas falando sobre Jurassic Park mas, além da presença de dinossauros, não vi semelhança alguma. O que de fato foi bom. Fugir do clichê e trazer um plot diferente foi muito bem vindo neste livro. Uma boa sacada do autor nesse ponto.

Algo que me cansou durante a leitura foi a explicação tão detalhada sobre os dinossauros. Entendo a proposta de ser um diário escrito após os acontecimentos mas ainda sim para mim isso foi um baita anticlímax em várias partes. Fora que os personagens secundários são em sua grande maioria desinteressantes, salvo algumas exceções.

No geral é uma leitura rápida e okay para quem gosta de dinossauros. Uma aventura leve, ao mesmo tempo frenética e sanguinolenta com um plot interessante mas pouco desenvolvido.

Hugo107 15/07/2021

Uma ficção muito científica
O livro é maravilhoso!
Você vai direto para um mundo pré-histórico brasileiro.
Um livro que valoriza os dinossauros de nossa região e com muuuita realidade oculta! Rs!

Guigo 25/02/2021

Uma incrível viagem à pré história!
Em uma verdadeira aula, não só de escrita, mas de domínio dos conhecimentos, Tito Aureliano nós presenteia com uma obra incrível, onde Jurassic Park encontra Cavalo de Tróia.

No livro, Giovanna Antunes acaba indo parar no cretáceo e tem a oportunidade de conhecer os seus objetos de estudo de uma forma que nunca imaginou que fosse possível, mas será que essa oportunidade vai valer a pena?

Venha conhecer um pouco mais sobre a pré história do Brasil com esse livro fantástico que reúne não só a ficção, mas tem escondido em suas páginas e diálogos anos e anos de pesquisas e estudos.

Posso dizer com sinceridade que é uma das melhores fantasias nacionais que já li.

Alberto Pilati 14/01/2021

Uma viagem incrível pelo Brasil pré-histórico
Uma leitura fascinante e prazerosa. Fico muito feliz em ver uma obra da ficção científica tão legal escrita pelas mãos de um brasileiro.

Para mim, a melhor coisa de "Realidade Oculta" é a visão cientificamente correta dos dinossauros e do mundo pré-histórico, colocando os dinossauros como os animais que eram ao invés dos monstros sanguinários inventados pelo cinema. Um toque maravilhoso que só um paleontólogo como Tito Aureliano poderia dar.

Karol 31/10/2020

Muito divertido
O livro acompanha as aventuras da paleontóloga Giovanna Antunes. Depois de chegar a um sítio arqueológico no Maranhão, ela e alguns amigos são misteriosamente levados para a época dos dinossauros, onde têm contato com os mais diversos animais da fauna brasileira da época.
Como Tito Aureliano é paleontólogo, as descrições são muito fidedignas. É um verdadeiro passeio pelo ecossistema terrestre no final do Cretáceo.