Wicked

Wicked Gregory Maguire

Resenhas - Wicked

Giselaine 18/09/2024

Este livro não é para criança. É um livro denso, cheio de política, erotismo, amor e falta dele, sobre exclusão ao diferente, sobre família problemática e busca pelo poder.
Sobre uma jovem rejeitada desde sempre, que no fim enlouquece por uma coisa que nunca seria dela.
Senti meu coração apertado por Fueiro, achei que merecia um final feliz.
Gostei muito do enredo, de saber mais sobre a Bruxa Má do Oeste. Fiquei chocada com algumas descobertas do livro. Gostei muito da leitura.
"Na vida de uma Bruxa, não existe depois, no sempre de uma Bruxa, não existe felicidade; na história de uma Bruxa, não há posfácio."
Duppy 18/09/2024minha estante
Ele tá na minha lista, pq sou apaixonada no musical e tô aguardando muito a estreia do filme, parece MUITO bom

Mah 18/09/2024

Estava doida pra conhecer a história que deu origem a um dos melhores musicais e quando comecei a ler, vi que algumas coisas eram diferentes da história que já conhecia. O início do livro me intrigou bastante, o começo da história da Elfaba, o tempo dela em Shiz, ela conhecendo a Galinda. Porém com o decorrer do livro, fui me sentindo um tanto quanto afastada da história, a amizade das duas não foi tão forte e explorada, por exemplo. Além de que o comportamento da Elfaba é realmente o ?tradicional? de uma bruxa, e eu gosto dela simpática como no musical kkk. Apesar de tudo, gostei de ter feito essa leitura e ter entendido mais da origem do musical.

Marcolla 17/09/2024

Wicked
Uma reimaginação mais política e crítica do fantasioso mágico de Oz, nos leva em uma viagem por uma ótica totalmente diferente sobre a vidas das Bruxas de Oz.
Uma leitura mais densa, mas chamativa e interessante na mesma medida, um olhar mais adulto e crítico ao incrível mundo de oz, nos levando a críticas e autocríticas afinal "As pessoas nascem más, ou o mal é imposto a elas !? "

Yasmin.Caminata 14/09/2024

Não espere purpurina ou glamour
Gosto de livros densos, mas para isso, preciso que minha mente esteja tranquila para enteder e captar toda a essência que uma escrita profunda remete.
Nunca assisti o musical, não pesquisei sobre a história do livro. Tudo o que sabia sobre Wicked era baseado em um vídeo de uma youtuber que acompanho, vídeo esse que falava do espetáculo da Broadway.
Criei expectativas sonhadoras com o livro que me remetiam a uma nosgalgia do Mundo de Oz que todos conhecemos por conta do clássico filme de 1939. E então, comecei a ler.
A quebra de expctativas foi instantânea, mas não significa que foi algo ruim, pelo contrário. Na primeira página do livro eu já tinha entendido que a magia pertencia ao musical e ao filme e que, as próximas 480 páginas na minha mão, seriam de reflexão, política, paralelos e uma leitura demorada e completamente densa.
Wicked é um livro que retrata de uma maneira "mágica" e fictícia assuntos que podemos refletir na nossa sociedade, na nossa realidade.
Não é feito para crianças, nem mesmo para adultos de idade. É um livro escrito para quem vai saber ler, para quem estará disposto a aprofundar as entrelinhas, a filosofar.
Não espere o glamour de um filme cheio de cores e encantos, um musical de classificação indicativa para crianças.
Espere reflexões sobre o surgimento de uma vilania, espere por uma nova perspectiva do Mágico Mundo de Oz e seus persagens mais famosos.
Espere por reviravoltas e grandes surpresas.
Na verdade, não espere, leia.

Daena0 08/09/2024

"? E lá a velha Bruxa má ficou por um bom tempo.
? E algum dia ela saiu de lá?
? Ainda não."

Quando li esse livro, na minha memória o musical estava muito fresco, foi meio que um tapa na cara quando terminei.

Tem algumas diferenças, como por exemplo, no livro a elfaba não é simpática, ela é perversa, e muita vezes cruel, além de ter um filho (que no musical não existe). Em certos momentos senti raiva da elfaba, pq quando ela está com raiva, fica terrivelmente burra.

Algo que percebi também, a amizade da Elfaba e da Glinda, não é tão explorada assim, não é algo tão marcante, como no musical. Mas uma coisa que me deu certo alívio, no livro não existe o triango amoroso de FaeXGlindaXFiyero, acho chatissimo isso no musical.

Mas eu queria tanto que no livro o espantalho fosse o fiyero, fiquei decepcionada por não ser.

Gostei muito do livro, muito bom por sinal, recomendo a leitura

Gabriela.Sinegalia 07/09/2024

Comprei o livro achando que era a história "tradicional" de Wicked. Mas tudo bem, pois gosto de releitura.
Gostei, mas não muito.

Bibliotecário de Alexandria 05/09/2024

O livro Wicked traz uma releitura da clássica história de Oz, mas com uma abordagem bem diferente do conto original e da famosa adaptação da Broadway. O livro de Gregory Maguire explora profundamente o passado de Elphaba, a futura Bruxa Má do Oeste, revelando uma personagem complexa, com motivações políticas e sociais que vão além do simples conceito de "bem" e "mal". A trama se passa em um mundo mais sombrio e repleto de intrigas, muito distante do brilho e leveza vistos no teatro.

Apesar de ser envolvente, o livro tem momentos mais lentos e descritivos, o que pode cansar alguns leitores. Além disso, aborda temas mais adultos, como corrupção e práticas ilícitas, tornando-o mais adequado para um público a partir de 14 anos.

Para quem espera uma conexão direta com o clássico de Oz ou com o musical da Broadway, é importante saber que *Wicked* segue por um caminho bem diferente, com uma narrativa mais densa e crítica. No entanto, é uma excelente escolha para quem busca uma fantasia cheia de reflexões sobre poder, moralidade e sociedade.

Dri 04/09/2024

Criei muita expectativa
E... foi por nada, o livro é bem escrito mas m
não é nada do que promete. Fiquei bem decepcionada e acredito que foi culpa minha por imaginar que seria idêntico ao musical e que seria uma Alta Fantasia com política. Faltou muito pra ser. É um livro escrito por um homem que metade da história sexualiza
a elfaba e quase todas as situações, ele tenta inserir s3xo das maneiras mais esquisitas. Existem muitas falas racistas e eu custo a acreditar que seja da época do livro pq racismo não é aceitável em nenhuma geração.

No fim ele enlouquece a Elfie e faz parecer que toda a trajetória dela contra o mágico era só imaginação e faz parecer que ela fez tudo que fez só pra ter atenção do pai Frex.

Foi a maior decepção literária que eu tive esse ano.

E eu nem vou falar da amizade dela com a Glinda que é inexistente.

joysz 04/09/2024

?"Ele nunca tinha amado antes, percebia agora."
É sobre a história da Bruxa má do Oeste, que ao ler, você percebe que de má ela não tem nada!!
É triste ao notar os outros personagens se desenvolvendo ao longo dos anos, construindo família e fabala apenas chupando dedo e olhando pro passado. até teve chances de fazer as coisas serem diferentes porém não se vê nesse papel, por achar que não merece. Livro sofrido de terminar, boa parte achei cansativo e demorado.
Gostei muito das interações de Elphaba com Boq e os outros meninos. me deu vontade de me aprofundar mais nessa saga, é tão bizarra que você fica em choque e querendo entender mais e mais do porquê disso. terminei querendo saber mais sobre Dorothy, enojada com o tal Mágico de Oz, incrédula que o final da Bruxa tão inteligente e forte foi esse... E sobre o musical, pra mim, é nítido sim, de onde foram tiradas as "idéias" do livro pra darem vida à ele. seria meio que um resumo se fosse fiel cem por cento e acho que cairia melhor, se fosse baseado no musical mas não, quiseram dar uma história cheia de coisas horrendas e perturbadoras pra Elphaba. Impossível terminar esse livro sem nenhum tipo de empatia por ela.

duda pereira 01/09/2024

Elphaba não é a vilã!
Sou apenas mais uma que quis ler o livre antes de ver o filme, mas eu já fui avisada que era bem diferente do musical, e que a história era bem dura e pesada. Ainda assim me surpreendi positivamente com toda a história, muito bem pensada e cheia de detalhes que enriquecem a construção da personagem. É um livro sobre a elphaba, política e religião!
A minha maior crítica também é o meu maior elogio: detalhamento demais!
Em algumas cenas o detalhamento das coisas torna a leitura bem difícil, demorada? faz você pensar porque que você tá lendo páginas sobre aquilo. E em algumas vezes foram só páginas a mais mesmo pra te contar sobre os outros personagens, mas que não somam em muita coisa. Já outras, você entende o porque das páginas detalhadas porque elas somam na história principal.
(1º obs.: não li os outros livros da saga ainda, imagino que essas partes que não somaram em nada pra mim nesse primeiro livro, possam ser usadas nos outros, e daí tudo vai fazer sentido)
Se você procura um livro de fantasia que fale sobre política e religião, esse pode servir pra você, mas não recomendaria ele pra uma pessoa mais nova ou que talvez não tenha preparo pro tipo de escrita desse autor.
Livro muito bom, história muito boa, é realmente tocante e envolvente, mas a leitura ser enrolada e não ter me prendido na história tira 2 estrelas pra mim!
Bjs te amo elphaba queria poder te abraçar!

?Você sempre foi atraída pelas criaturas combinadas, as quebradas e remontadas, pois é isso que você é.?

Ana 28/08/2024

Bom mas nem tanto
Eu não achei esse livro ruim, mas em vários momentos senti que ele não foi bem desenvolvido. A maneira que o autor escolheu para narrar a história não me agradou muito. Achei que ele se prolongou em partes desnecessárias e acabou deixando de explorar outras mais interessantes. A transição temporal também não funcionou bem para mim, ocorrendo justamente quando a história estava começando a ficar envolvente. Minha nota é 3, porque, apesar dos problemas, o livro ainda é bom e aborda temas interessantes, como política e filosofia. No entanto, o desenvolvimento poderia ter sido melhor

Manuel 27/08/2024

Elphaba
A história da Bruxa Má do Oeste do clássico Mágico de Oz fala muito sobre política, direitos, religião, preconceito entre outras coisas fala da alma humana, do mal e de como o mundo reage ao que for diferente.
Esperava mais do final.

pietra 25/08/2024

Leitura complexa mas que vale cada página
?Wicked?, em poucas palavras, conta a trajetória de vida de Elfaba, a Bruxa Má do Oeste, conhecida como a bruxa verde do filme ?O Mágico de Oz?. a história se aprofunda na sua trajetória de vida até chegar ao seu cruel destino.

a escrita do Gregory é descritiva e poética, descrevendo cada cena com riqueza de detalhes e metáforas. por conta disso, a leitura é enriquecedora mas um pouco cansativa também. demorei bastante para terminar (então não indico para alguém que está numa ressaca literária), mas valeu cada segundo lido.

recomendo o livro para qualquer pessoa que goste de fantasia, histórias mais complexas e/ou curta ?O Mágico de Oz? (assim como eu). saber todo o passado do reino de Oz e conhecer melhor a Elfaba foi uma experiência fantástica. próxima vez que assistir o filme será com outros olhos, com certeza.