A Última Camélia

A Última Camélia Sarah Jio

Resenhas - A Última Camélia

Aione 29/08/2020

A Última Camélia estava há anos parado na minha estante e minha curiosidade por mais essa obra de Sarah Jio falava alto, já que amo seus outros romances, especialmente Violetas de Março.

Quando a paisagista Addison vai com o marido para a Mansão Livingston fugindo de seu passado, ela encontra um livro antigo, o qual a leva a crer que há um mistério envolvendo as camélias da propriedade. Quase meio século antes, a americana Flora foi contratada para se infiltrar na Mansão e roubar um espécime raro da flor. A busca de ambas, no passado e no presente, é afetada por perigosas circunstâncias.

Assim como nos demais livros da autora, A Última Camélia alterna os tempos narrativos através das perspectivas em primeira pessoa das protagonistas Flora e Addison, separadas por mais de 60 anos. Com uma escrita fluida e delicada, Sarah Jio nos conduz por paisagens cativantes em meio a uma narrativa permeada pelo suspense — que não é incomum aos seus títulos, visto que isso também acontece em Neve Na Primavera, por exemplo. Ainda, o cenário histórico de Flora agrega positivamente à leitura pelo contexto a ela trazido.

A trama é bem construída, principalmente por essa alternância de momentos. Da mesma maneira que não sabemos o que acontecerá com Flora ao acompanharmos sua jornada, o mistério permanece no presente, uma vez que Addison também busca descobrir o que houve na mansão mais de meio século antes. Ainda, ela guarda os próprios segredos, que são pouco a pouco revelados ao leitor. Me agradou como Sarah Jio reservou os dramas da personagem a seu passado e não os colocou em seu casamento. O marido de Addison é seu apoio e conforto, e gostei muito da relação entre eles.

Embora eu tenha gostado da leitura, esse foi o livro de Sarah Jio que menos me despertou emoções. O Bangalô, por exemplo, me causou desconforto em alguns de seus pontos, mas foi uma leitura bastante intensa e envolvente. Aqui, não consegui me envolver de fato com os acontecimentos e personagens, mesmo que não tenha encontrado algum motivo que me desagradasse. Gostei da construção dos personagens e do enredo como um todo, e achei a história bastante bonita — só foi uma história que acompanhei mais de longe.

Vale dizer que as flores são um aspecto importante de A Última Camélia, de maneira que os comentários sobre botânicas trouxeram um acréscimo a leitura. A flor ao redor da qual o enredo se desenvolve é fictícia, o que torna ainda mais interessante a trama que Sarah Jio criou. Mesmo que tenha sido uma leitura mais morna para mim, fica a recomendação para quem gosta de narrativas misteriosas, mas que não perdem a sensibilidade. O final é digno da autora, recheado de emoções e tornando ainda mais significativo tudo aquilo que foi construído anteriormente.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2020/08/28/resenha-a-ultima-camelia-sarah-jio/
Luh 29/08/2020minha estante
Aione o meu também está a tempos parado na estante, sempre vou dando prioridades aos lançamento, mas a sua resenha eu fiquei mais animada em ler :)

Flavia1251 10/09/2020minha estante
Comprei ele por 10 reais essa semana na feira de livro da minha cidade, vou já começar a leitura, será meu primeiro contato com a autora. Parabéns pela resenha, fiquei com vontade de iniciar logo a leitura do meu.

Aline Sulzbach 20/02/2023minha estante
O mesmo sentimento de ler todo o livro e não ter conexão. Li todos os livros da Sarah e o mais amo é Violetas de Março.

Jacke.Perobelli 16/01/2024

"Espero que esta história traga você para mais perto de seu próprio e lindo jardim, esteja ele bem ali, do outro lado da sua porta, ou guardado dentro do seu coração" - Sarah Jio

Esse livro é muito bom! A autora escreve muitoo bem. Gostei muito da sinopse, mas não achei que seria o bastante para me prender a atenção, mas mesmo assim me surpreendi ao ver como o livro é instigante e consegue prender a atenção do início ao fim

Resumidamente: conta a história de Flora (no passado) e de Addison (no presente), interligando os fatos e mistérios entre as datas. Ao alternar entre a Flora e a Addison, a autora apresenta mistérios cabulosos e personagens envolventes, além de sua incrível capacidade de nos fazer sempre ansiar pela resolução do próximo capítulo.

Me surpreendi positivamente com este livro. Se você está procurando uma história envolvente e com certo mistério, esta obra pode ir para a sua lista de desejos imediatamente
Caah Silva 16/01/2024minha estante
Não acredito que finalmente encontrei alguém que leu o livro dessa autora!!!????????

Jacke.Perobelli 16/01/2024minha estante
Siimm, li em 2021 e até hj não conheci ngm q tenha lido coisa dela tbm pra eu fofocar kkkkkkkkkkkkk

Caah Silva 17/01/2024minha estante
Lê As Violetas de Março, é meu favorito dela!!!

Rafa 17/05/2023

Amei esse livro, no começo fiquei meio perdida na história, por causa dos anos que iam e vinham, mas depois peguei o ritmo.

O desenrolar do mistério também me surpreendeu bastante, não esperava...

Flavia.Sachet 23/05/2023

Amei este livro
Amei a história e a forma como ela é contada. Passado e futuro, que se encontram. É um livro de suspense que te prende do início ao fim. Recomendo.

Queria Estar Lendo 06/05/2017

A Última Camélia, novo livro da Sarah Jio, foi recebido de cortesia da editora Novo Conceito. Começou com um mistério no passado e um no presente, e parecia uma leitura cheia de segredos e romance. Acabou como uma decepção.

No presente, Addison está acompanhando o marido em uma visitação à nova mansão dos pais dele. O lugar é tido como assombrado, ninguém na pacata cidadezinha da Inglaterra gosta daquela construção. Diz-se que coisas terríveis e tristes aconteceram ali. Addison resolve investigar o que tanto amaldiçoa a tal mansão enquanto convive com os fantasmas do próprio passado - que são mais reais do que ela gostaria. Em 1940, Flora viaja para essa mesma mansão para ser babá das crianças Livingston - mas sob disfarce. Ela foi contratada para espionar e roubar uma rara camélia que cresce nos jardins daquele lugar, uma espécie valiosa. Conforme se aproxima da família e das tragédias que levaram a matriarca daquele lugar, Flora percebe que nada é tão simples quanto parecia.

"A verdade é que sempre sabemos a coisa certa a fazer. A parte difícil é fazê-la."

Parece legal? Eu também achei. Você tem uma personagem no presente com dramas e terrores de um passado misterioso - personagem essa que mudou de nome e esconde o passado do marido. Você tem a Inglaterra pré-Segunda Guerra Mundial, uma garota que deixa os Estados Unidos para roubar uma flor rara e acaba se envolvendo emocionalmente com cada membro da família que ela deveria enganar. Ah, e vale dizer que está sob ameaça. Se não roubar a flor, sua família sofre as consequências. Infelizmente para a história, a narrativa conseguiu tirar absolutamente todo e qualquer sentimento que eu pudesse ter durante a trama.

Addison e Flora são dois robôs. Eu só conseguia distinguir suas narrativas porque a fonte mudava e porque cada capítulo anunciava quem estava narrando - além de colocar a data quando se passava no passado. Duas personagens marcadas por diversos tipos de drama que não conseguiram desprender nenhum tipo de emoção durante 320 páginas. Eu fiquei me perguntando se estava lendo corretamente, mas mesmo durante a revelação do acontecimento trágico do passado da Addison minha expressão podia ser resuma em "ata".

"- Dizem que, na época vitoriana, as pessoas costumavam acreditar que, se você fizesse um pedido embaixo de uma árvore de camélia, ele se realizava."

Você tem uma mulher que mudou de nome e está fugindo de algum terror, você tem uma mulher que está mentindo e precisa enganar toda uma família desestruturada em um período próximo ao estopim da Segunda Guerra Mundial e não consegue despertar nada com a narrativa? Quando Flora pensava, eram coisas tão mecânicas que eu não sabia distinguir pensamentos emotivos de descrições de mobílias e cômodos. Inclusive, ela descreveu o jardim muito melhor do que seus sentimentos em vários momentos tensos e emocionados da história.

As crianças Livingston - cada um carregando um tipo de personalidade explosiva - foram a melhor parte do passado. Seus problemas com o afastamento do pai e a morte prematura da mãe são distintos. Temos o garoto rebelde, o solitário, a garota que quer a todo custo impressionar o pai, e também Desmond, o mais velho. Ele foi o meu favorito de longe, e o que foi trabalhado melhor dentro da narrativa. O rapaz foi convocado para a grande guerra, e carrega medo e os fantasmas de seu passado, ao mesmo tempo em que divide boas cenas com a Flora.

O começo do livro foi bem interessante, isso eu dou crédito. Dois mistérios principais e alguns secretos dedicados aos coadjuvantes, mas bem equilibrados. O problema foi que depois da página 200 tinha tanto segredo, tanto mistério e tantas investigações tanto no presente quanto no passado que eu já não sabia mais o que é que estava acontecendo. E não eram mistérios bem intercalados, com aquela dose de suspense que te prende e te obriga a continuar lendo porque "minha nossa, preciso saber a resposta disso!".

Eram segredos óbvios. Tipo o assassino. Eu sabia quem era o assassino desde a primeira cena em que eles conversam sobre os desaparecimentos. A autora até tenta desviar a atenção para outros personagens, mas, quando o assassino aparece, aparece em situações tão óbvias que me pergunto o motivo de ter feito tanto suspense. Teria sido melhor se a gente sempre soubesse e a tensão crescesse em volta do que ele vai fazer em seguida.

"- Sabe... eu já pensei muito sobre isso e acho que as pessoas são bastante parecidas com aquelas estrelas lá em cima. Algumas brilham fraquinhas por milhões de anos, mal podendo ser vistas por nós na Terra. Elas estão lá, mas você mal percebe. Mas outras brilham com tanta intensidade que iluminam o céu. É impossível não notá-las. [...] Mamãe era uma dessas."

O drama com a morte de Lady Anna, matriarca da família Livingston, é o que une passado e presente. Eu esperava uma coisa tão trágica, tão devastadora, o tipo de acontecimento que desestrutura toda uma família já desestruturada - porque, de novo, todo mundo tem segredos lá dentro. A morte era citada como tudo isso, mas não me passou essas sensações. De novo, repito, todo o problema da história está na narrativa. Se tivesse emoção, seria um livro completamente diferente.

Em relação à edição, a editora Novo Conceito salvou toda a leitura pra mim com a diferença entre as tonalidades das fontes do passado e do presente. Revisão e diagramação estão ótimas e a capa é fantástica.

Eu tinha altas expectativas com esse livro, mas a maioria delas foi derrubada. O começo não salvou o final.
@lendosonhando 22/06/2017minha estante
Concordo plenamente parece q sairam explicacoes plausiveis mas rasas para tdo so para o livro ser finalizado. Comecei empolgada mas foi ruim

jbueno2023 08/01/2024

Sensacional
A trama permeia entre personagens do passado e do presente, e a autora faz isso tão bem, que Flora e Amanda parecem ser a mesma pessoa. É uma história envolvente, porém com final em aberto. Mas recomendo a leitura, vale a pena.

Lorayne.Stinguel 29/05/2020

Sobre viver com medo
Me senti um pouco frustrada em relação a esse livro. Sendo a Jio minha escritora favorita, eu esperava um romance de primeira linha (baseado nos outros livros que li), mas esse livro falou muito de medo, segredos, mentiras e quase nada de romance. Os livros dela sempre envolvem mistério (Bangalô e As violetas de março), mas sempre são carregados de história de amor. Eu senti falta disso apenas.

Mariaduarda 02/12/2020

Muuito bom mesmo. Apesar de não ser um livro muito conhecido a história é sensacional. Fala sobre uma flor única emuito cobiçada e a relação entre as duas personagens principais com ela ao longo de mais de 60 anos. Tem mistério e um leve romance e é simplismente maravilhoso

mika 08/09/2020

e lá vamos nós de novo.
Esse livro começou maravilho, o local onde a historia se passa, o jardim é de tirar o fôlego, e o mistério faz a gente ficar preso ao livro esperando desesperadamente pelo fechamento de historia , porém o final foi péssimo, resolveu tudo muito apressadamente, em uma pagina ela deu um cheque-mate no livro, esse livro merecia pelo menos um fechamento de umas 20 paginas , pra amarrar bem as pontas soltas. por isso estou dando apenas duas estrelas .

Eloise.Siqueira 14/09/2022

Favoritei!
O livro reúne três coisas que eu amo: flores, mistério e uma pitada de romance.

No interior da Inglaterra, uma mansão antiga guarda segredos.
É narrado em primeira pessoa através de duas perspectivas: a da Flora, que se passa em 1940, e a da Addison, no anos 2000.

Foi uma leitura instigante! As duas são nova-iorquinas que foram parar nessa mansão, e achei muito legal a forma como as histórias são parecidas, como ambas são apaixonadas por botânica (aliás, a Addison é paisagista), a presença de objetos e elementos importantes nas duas narrativas, e até alguns acontecimentos semelhantes.

Super recomendo!

Ana - @edicaodebolso 27/07/2020

A última camélia
Sabe aquela autora que dá para contar nos dedos de uma mão quantas pessoas você já viu falar sobre? Pois é, tenho essa sensação com os livros da Sarah Jio. E sinceramente não acho que deveria, os livros dela em geral são histórias onde o mistério supera o próprio romance, sempre com passagem de anos e protagonistas unidos pelo destino.

As peças enigmáticas de algum acontecimento impressionante são entregues ao leitor aos poucos no decorrer da narrativa, fazendo com que fique cada vez mais intrigado e disposto a solucionar o mistério.

Em a última Camélia não foge a descrição acima, duas gerações de mulheres unidas pelo enigma que envolve uma flor rara.

A história é curiosa e desperta o interesse do leitor, mas senti falta de aprofundar em fatos importantes e sentimentos dos personagens. O potencial da narrativa é alto, porém faltou intensidade para tornar a experiencia do leitor mais satisfatória

O final descrito de forma rápida, entregue sem muitas explicações, o que para uma história que te prendeu durante todo tempo, deixa um pouco a desejar.

Mesmo com essa pequena frustração continuo recomendando os livros da autora, que merece ser reconhecida. Se tem curiosidade em ler algo dela, sugiro iniciar por Neve na primavera que segue sendo em minha opinião a melhor história até o momento.

katinha 13/04/2020

Sarah sempre me encanta!
Resenha: "A última camélia" - Sarah Jio ?
"Acabei descobrindo que podemos lutar contra muitas coisas na vida, mas você não escolhe quem amar. Você não pode mudar as escolhas de seu coração. Receio que esse fato seja a grande tragédia da minha vida."

Nova York, 1940

Flora Lewis tem uma vida difícil, e nada parecida com o que sonha, trabalhando na pequena padaria do seu pai.
Sonhadora, ela queria ser botânica, mas antes que pudesse realizar seu sonho de vida, seu caminho se cruzou com Philip Price, um homem misterioso que ofereceu um trabalho para ela na Inglaterra.
A situação financeira da família está difícil, e ela decide aceitar a proposta e se tornar babá da família Livingston, na Mansão em Londres.
Sua missão: descobrir se a última espécime rara de Camélia, a Middlebury Pink, está na Mansão.
Entretanto, Flora irá descobrir muito mais que um imenso jardim. Mistérios, drama família, morte e um passado obscuro permeiam pela casa.

Nova York, 2000

Addison é paisagista, uma amante de flores a moda antiga, vive em um apartamento com o marido Rex, escritor que é muito apaixonado por ela.
Porém, Addison tem um passado voltando a tona, que ele desconhece, e para que não descubra decide viajar para a nova residência da família do marido, a Mansão Livingston.

Lá ela irá conhecer a governanta, Senhora Dilloway, que está na casa desde antes de 1940. Uma mulher misteriosa que esconde mais do que sabe.
Curiosa, Addison vai se aventurar pelos cômodos e jardins da mansão. Encontrará um livro da falecida dona da mansão, Lady Anna, e esse livro será a porta de entrada para Addison resolver antigos segredos da família há muito enterrados.

Duas vidas, muitas histórias, lindas flores e perigosos amores.
Flora e Addison vão te levar em uma aventura incrível pelos corredores da mansão mais misteriosa de todas. E mostrar que
"O ódio é como um câncer, ele corrói o coração."
[?#OPINIÃODAKAH?]
Sarah Jio nunca me decepciona, e mais uma vez me fez amar sua trama descrita com detalhes impressionantes, em uma história linda com passado e presente caminhando lado a lado.
Enquanto lia viajava pelos momentos lá de 1940, até os atuais, como se estivesse vivendo a época, na Mansão.
Eu não sei como ela consegue me prender tanto, e principalmente aguçar meu estilo Sherlock, depois me fazer quebrar a cara hahaha.
Livro maravilhoso, amei e recomendo!
#resenhadodesequilibrio ??

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 12/07/2017

A Última Camélia - Resenha.
Antes de tudo, gostaria de dizer que eu gostei desse livro. O enredo é interessante e envolvente, com um clima de mistério em volta que consegue te prender, entretanto, receio que ele acabe tendo mais pontos negativos que positivos.
A escrita é extremamente descritiva, mas não por um angulo bom. A narrativa foca mais no que acontece ao redor das duas personagens protagonistas, o ambiente em que elas estão, dando pouco foco aos seus pensamentos e sentimentos, o que não dá uma identidade a elas. No início da leitura, eu mal conseguia distinguir qual capítulo era narrado pelo ponto de vista de Flora e qual era de "Addison", demorei pra me acostumar com essa variação, as duas parecem a mesma pessoa, não há aprofundamento nas individualidades de cada uma delas, o que me incomodou diversas vezes.
Poucos personagens realmente me cativaram ou me fizeram criar alguma simpatia, teve alguns que eu cheguei a achar forçados.
Alguns dos mistérios que foram apresentados acabaram tendo uma resolução um tanto rasa. Com a atitude de alguns personagens em relação a tais ou até mesmo as circunstâncias que os cercavam, aparentava ser algo estrondoso e com as revelações no final, acabaram não sendo tão espantosos quanto eu achava que seriam.
Por fim, o livro me entreteu, não leria mais uma vez, mas foi legal enquanto durou. Ganhei esse livro de presente de uma amiga, nem ela tinha lido e eu nunca entrei em contato com nada dessa autora, então quando o peguei, não sabia o que esperar, por isso preferi não criar expectativas e acredito que no final das contas, acabou sendo o melhor a se fazer. Teria me decepcionado caso feito o contrário. Portanto já deixo a dica para quem tiver o interesse de ler: Não comece com muitas expectativas. Minhas três estrelas são todas destinadas apenas a criatividade da autora em relação ao enredo, porque praticamente todo o restante do livro deixa a desejar.

site: https://meowbookblog.com/2021/10/23/resenha-a-ultima-camelia-de-sarah-jio/

alinetiemi 27/01/2023

Primeiro quero dizer que fico triste que só tenham 4 livros da autora publicados em português, porque eu queria ler tudo que ela escreve.
A última camélia não foi diferente dos outros 3, traz romance, mistério e drama.
Com temas sensíveis, a atirou alcança nosso coração através do pov de duas mulheres, que compartilham a mesma casa, só que em décadas diferentes.
A força, paixão e coragem das duas, foram tudo pra mim.

Rê Silva 04/02/2021

Lindíssimo !!!
A história se passa na Mansão Livingston ,uma família aristocrática inglesa.
No passado temos Flora, uma jovem americana que aceita trabalhar como babá dos filhos do Lorde Livingston ,mas com a missão de descobrir onde se encontra a última camélia ,uma flor rara que foi dada a falecida esposa do Lorde .
Nos tempos atuais temos o casal Sinclair, Addison e Rex que vão passar uma temporada na mansão que pertenceu a família Livingston, que o pai de Rex adquiriu.
Separados por 60 anos , passado e presente se entrelaçam entre as paredes da mansão .
Cercados de muito mistérios , desaparecimento de mulheres sem soluções e uma morte misteriosa , leva a botânica Addison a procurar respostas ,a desvendar os mistérios que rondam a casa e a família Livingston e ir em busca da última camélia .
Um livro lindíssimo, intercalando passado e presente e vidas entrelaçadas banhados pela beleza e a raridade da última camélia .
Flora e Addison , duas mulheres com passado que as perseguem pelas escolhas erradas ,com muitas afinidades e que amam as flores .
Diário e cartas ajudam Addison a desvendar os mistérios.
Um livro maravilhoso com uma escrita envolvente, te prende do começo ao fim !!!