Leviatã Desperta

Resenhas - Leviatã Desperta

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gustavo603 07/09/2021

Leviatã Desperta
Gostei bastante do livro. Tem muito sci-fi e também um pouquinho de suspense e de terror e investigação policial. Apesar o tamanho a história se sustenta e você não cansa.

carmen.fogaca 12/07/2021

De que lado vc estaria?
Do lado da Terra e sua mania de poder ?
Do lado de Marte e sua tentativa de ser melhor que a Terra?
Ou do lado do Cinturão e sua vontade de serem normais ?

Italo.Totti 17/06/2021

Muito bom 4/5
Uma ficção científica em aspecto investigação policial que aborda a colonização humana fora da terra.

Mostra uma visão segregadora da humanidade de acordo com o lugar de colonização.

Caráter de superioridade, de dominação e racismo.

Vinícius 02/06/2021

Um ótimo livro de ficção científica, eu demorei um pouco pra começar a leitura mas acabou valendo muito a pena.

Alguns temas sociais são bem trabalhados e eu nem esperava por isso, achei bem interessante.

O livro também não é complexo e você não precisa viajar na maionese pra entender.

Diego Rodrigues 26/02/2021

Um bom sci-fi policial, mas com ressalvas...
Em um futuro não muito distante, a humanidade iniciou a colonização do espaço e se dividiu em três grupos com interesses conflitantes: coalisão Terra-Lua, Marte e o Cinturão de asteroides. A tensão política entre os grupos se vê ainda mais acirrada quando a Canterbury, uma nave rebocadora de gelo que fazia o transporte de um gigantesco iceberg para um planeta sem água, recebe um estranho pedido de socorro que acaba se revelando um ardil. O capitão Jim Holden consegue escapar com parte de sua tripulação, mas é tarde demais. O estopim foi aceso, os desdobramentos jogam um grupo contra o outro e uma espécie de guerra fria entre as três civilizações começa a se desenhar. Paralelo a isso, em Ceres, o detetive Joe Miller recebe a missão de investigar o misterioso desaparecimento de uma garota chama Julie Mao. Conforme as investigações avançam, o caso de Julie se mostra cada vez mais intrigante e conexões com a guerra em curso começam a surgir. Jogos políticos, máfias espaciais e vida alienígena são alguns dos elementos que compõem essa space opera.
"Leviatã Desperta" bebe muito da fonte de clássicos da ficção-científica como "Fundação", "Blade Runner" e "Alien, o 8º Passageiro". Infelizmente, a obra também traz consigo todos os clichês que o gênero permite: a tensão sexual entre os tripulantes de uma nave espacial e os problemas psicológicos de um policial que retém seus sentimentos. A narrativa se alterna entre dois centros: o policial, quando acompanhamos o detetive Miller em suas investigações, e o sci-fi soft, quando estamos à bordo de uma nave espacial junto de Holden e sua tripulação. Já havia experimentado essa mistura de gêneros antes quando li a série "Robôs" de Isaac Asimov, lembro de ter gostado bastante e também acho que funcionou muito bem aqui. O lado policial funciona melhor é o que carrega o livro, fazendo com que suas quase 700 páginas passem num piscar de olhos. Por fim, "Leviatã Desperta" trata de temas como cobiça, preconceito e do incrível dom que a humanidade tem de estragar tudo o que toca com o seu dedo podre.
Essa foi uma leitura que fiz de forma muito despretensiosa, não tinha nenhuma expectativa sobre o livro e, no final, isso acabou sendo bom. Foi uma leitura prazerosa e um bom passatempo. "Leviatã Desperta" não é nenhuma obra prima, tem seus deslizes, mas vai agradar quem é fã do gênero. O nome James S. A. Corey na verdade é o pseudônimo de dois escritores colaboradores: Daniel Abraham e Ty Franck. E a obra é o primeiro volume da série "The Expanse", que infelizmente só teve esse volume trazido ao Brasil pela editora Aleph. Uma pena, pois "Leviatã Desperta" deixou muitas pontas soltas e um enorme campo de possibilidades a ser explorado. Fiquei curioso para saber os rumos que os autores deram a obra. A aclamada adaptação da série está disponível no Prime Video e parece que já se encaminha para a sexta temporada. Fica como alternativa enquanto não temos os outros livros traduzidos por aqui.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Herick 15/02/2021

Depois de lida algumas resenhas criei muita expectativa sobre o livro. Um livro interessante pelo cenário criado mas o desenrolar da história não é dos melhores. Tem cenas de humor bem elaboradas que tiram algumas risadas porém não é suficiente pra prender a atenção no livro.
silviorenan 29/03/2021minha estante
Fiquei revoltado com o final. O livro começa meio confuso depois dá uma melhora súbita, acontece tudo tão rápido, vc acaba comendo as folhas e no final... Wee Miller fala com a Julie, ela muda o curso do asteroide e tudo acaba --"

Gabriel.Cincinato 04/02/2021

Bacana
Trama bacana, personagens envolventes. Achei a ambientação maravilhosa; se passa num futuro não tão distante e completamente crível. Não importa a época, humanos sempre arrumarão alguma desculpa para ficarem fazendo merda.

Judah Figueiredo 27/12/2020

Ótima ficção científica
Conheci pela série de TV, como era tão boa, não seria possível que o livro não fosse melhor, dito e feito, mistura de investigação policial, conspirações, espaço, naves, tudo bem amarrado em uma ficção científica palpável, sem extravagância, bem realista.

Luiz.Machado 29/11/2020

Um bom livro de ficção científica para ler, com pitadas de terror e noir como plano de fundo. Uma verdadeira space opera.

Roberto 10/08/2020

LEVIATÃ DESPERTA | “AS ESTRELAS ESTÃO MELHORES SEM NÓS”
Leviatã Desperta é um livro grande, uma ópera espacial em um universo rico, e a quantidade de personagens, planetas e conceitos que precisam ser introduzidos justifica o tamanho da obra. Esse é apenas o primeiro livro, mas já faz um ótimo trabalho em executar uma narrativa sobre conspiração política de maneira inteligente; mesmo que ela esteja acontecendo em segundo plano, continua afetando a trama do início ao fim.

Cada capítulo da obra segue a perspectiva de um personagem específico, e aqui temos uma atenção quase exclusiva aos pontos de vista de Holden e Miller, que também dão nome aos capítulos. O que poderia resultar em um desenvolvimento enfadonho acaba servindo não apenas como um bom exercício diferencial de narrativa, mas uma solução mais dinâmica de alavancar a trama, revelando informações aos poucos, aumentando a expectativa, alternando entre protagonista antes que corra o risco de entediar o leitor – o que nunca acontece.

“Diga o que quiser sobre o crime organizado, pelo menos ele é organizado”

Não é apenas o formato que chama a atenção. Parte do dinamismo da escrita de Corey está nos diálogos, divertidos e ácidos, que deixam os personagens ainda mais reais e envolventes. Há também a dedicação dos autores em apresentar um mundo verossímil, com regras bem estabelecidas, não importa se é para algo maior como uma estação espacial ou trivial como um coquetel de drogas usado pela tripulação para não amenizar o impacto da força g.

Para aqueles interessados em comparações entre o livro e a série de TV, a versão literária é tão elaborada que rendeu conteúdo para duas temporadas. Ainda que a série tenha sido inteligente em introduzir núcleos dramáticos e ótimos personagens logo no começo, a decisão de manter o foco narrativo do livro entre Holden e Miller acaba tirando o espaço de figuras como a excelente Chrisjen Avasarala, a líder das Nações Unidas da Terra. É claro que isso não afeta negativamente a versão original, já que são formatos e mídias diferentes, mas é curioso notar essa diferença.

Leviatã Desperta é uma forte introdução para um universo bem construído, personagens atraentes e uma trama conspiratória como poucas. Até o momento, apenas o primeiro livro foi lançado no Brasil, pela editora Aleph, e infelizmente não há uma data para trazer as continuações, mas essa permanece uma obra satisfatória, mesmo que deixe alguns ganchos para o livro seguinte. Vamos esperar.

site: https://medium.com/primeiro-contato/leviat%C3%A3-desperta-as-estrelas-est%C3%A3o-melhores-sem-n%C3%B3s-dc0f1be20e9

Marciano 12/07/2020

Gostei bastante do maneira como a história se desenvolve e como é apresentada.

Mateus 20/06/2020

Desde que li Duna, nunca mais encontrei outro Sci-fi no mesmo nível. Leviatã Desperta, apesar de ser diferente em vários aspectos, possui uma narrativa de qualidade equivalente e um universo tão rico quanto o de Frank Herbert. É simplesmente uma delícia de ler.

Beatriz.Oliveira 08/06/2020

O livro nos da uma bela visão de como seria o futuro da nossa galáxia se alcançarmos o espaço. Muito bem construído com pontos de vistas distintos de um história cheia de reviravoltas.

Fatise 02/06/2020

Uma space opera com um pouco de tudo
Caramba, que livro sensacional! Não assisti The Expanse, mas acho que preciso corrigir isso... O livro é uma ficção científica autêntica, com muita ação, noir, terror e dilemas morais. Leitura fluida e narrativa frenética, sempre colocando clímax no final de cada capítulo pra dar vontade de continuar e matar a curiosidade no capítulo seguinte. Que a Aleph possa trazer os outros livros da série!

1 | 2 | 3 | 4 | 5