Leviatã Desperta

Leviatã Desperta James S. A. Corey

Resenhas - Leviatã Desperta

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Roberto 10/08/2020

LEVIATÃ DESPERTA | “AS ESTRELAS ESTÃO MELHORES SEM NÓS”
Leviatã Desperta é um livro grande, uma ópera espacial em um universo rico, e a quantidade de personagens, planetas e conceitos que precisam ser introduzidos justifica o tamanho da obra. Esse é apenas o primeiro livro, mas já faz um ótimo trabalho em executar uma narrativa sobre conspiração política de maneira inteligente; mesmo que ela esteja acontecendo em segundo plano, continua afetando a trama do início ao fim.

Cada capítulo da obra segue a perspectiva de um personagem específico, e aqui temos uma atenção quase exclusiva aos pontos de vista de Holden e Miller, que também dão nome aos capítulos. O que poderia resultar em um desenvolvimento enfadonho acaba servindo não apenas como um bom exercício diferencial de narrativa, mas uma solução mais dinâmica de alavancar a trama, revelando informações aos poucos, aumentando a expectativa, alternando entre protagonista antes que corra o risco de entediar o leitor – o que nunca acontece.

“Diga o que quiser sobre o crime organizado, pelo menos ele é organizado”

Não é apenas o formato que chama a atenção. Parte do dinamismo da escrita de Corey está nos diálogos, divertidos e ácidos, que deixam os personagens ainda mais reais e envolventes. Há também a dedicação dos autores em apresentar um mundo verossímil, com regras bem estabelecidas, não importa se é para algo maior como uma estação espacial ou trivial como um coquetel de drogas usado pela tripulação para não amenizar o impacto da força g.

Para aqueles interessados em comparações entre o livro e a série de TV, a versão literária é tão elaborada que rendeu conteúdo para duas temporadas. Ainda que a série tenha sido inteligente em introduzir núcleos dramáticos e ótimos personagens logo no começo, a decisão de manter o foco narrativo do livro entre Holden e Miller acaba tirando o espaço de figuras como a excelente Chrisjen Avasarala, a líder das Nações Unidas da Terra. É claro que isso não afeta negativamente a versão original, já que são formatos e mídias diferentes, mas é curioso notar essa diferença.

Leviatã Desperta é uma forte introdução para um universo bem construído, personagens atraentes e uma trama conspiratória como poucas. Até o momento, apenas o primeiro livro foi lançado no Brasil, pela editora Aleph, e infelizmente não há uma data para trazer as continuações, mas essa permanece uma obra satisfatória, mesmo que deixe alguns ganchos para o livro seguinte. Vamos esperar.

site: https://medium.com/primeiro-contato/leviat%C3%A3-desperta-as-estrelas-est%C3%A3o-melhores-sem-n%C3%B3s-dc0f1be20e9

Jóice 20/01/2024

Incrível!
Um Sci-fi sensacional! Já venho acompanhando a série e estava sempre enrolando para pegar o livro, aproveitei o desafio da Sci-fi LC para desencalha-lo.
Foi uma leitura incrível e empolgante e apesar do livro ser grande, passou muito rápido! Amei cada detalhe e as conexões que foram feitas ao longo da trajetória.
É um sci-fi que nos mostra humanos vivendo espalhados pelo espaço e como essa diferença de localidade gera conflitos entre cada um deles, mesmo sendo todos originados da Terra.
Adorei os personagens que mesmo antagonistas, formam uma boa dupla e tem cada um seu lado. Queria muito que saíssem as continuações em português.

Cachamorra 20/08/2023

Um ótimo space Opera
Levei anos querendo ler esse livro. Estava há muito parado na minha estante. Até que resolvi assistir a Série The Space e vi o que poderia estar perdendo.

O livro é um ótimo Space Opera com pitadas de noir e algum suspense e terror. Há uma intrincada rede política que é pouco explorada nesse volume, mas o autor deixa evidenciado que isso pode vir a ser explorado. O final é óbvio, mas bem executado.

Agora, é uma saga e os outros livros não saíram em português. Então, para ler tudo vamos precisar afiar o inglês ou o espanhol.

Italo.Totti 17/06/2021

Muito bom 4/5
Uma ficção científica em aspecto investigação policial que aborda a colonização humana fora da terra.

Mostra uma visão segregadora da humanidade de acordo com o lugar de colonização.

Caráter de superioridade, de dominação e racismo.

Mateus 20/06/2020

Desde que li Duna, nunca mais encontrei outro Sci-fi no mesmo nível. Leviatã Desperta, apesar de ser diferente em vários aspectos, possui uma narrativa de qualidade equivalente e um universo tão rico quanto o de Frank Herbert. É simplesmente uma delícia de ler.

Beatriz.Oliveira 08/06/2020

O livro nos da uma bela visão de como seria o futuro da nossa galáxia se alcançarmos o espaço. Muito bem construído com pontos de vistas distintos de um história cheia de reviravoltas.

Josué Perini 24/02/2019

Ficção Científica Pé no Chão
Sou um leitor voraz de ficção científica (principalmente Perry Rhodan) e me surpreendi com o tom mais pé no chão dessa obra!! Nada de viagens acima da velocidade da Luz, Hiperespaço ou armas mirabolantes. Toda tecnologia descrita talvez exista daqui a 200 anos e com isso fica mais verossímil a narrativa e claro o drama policial e humano dessa ótima space-opera faz com que tudo fique ainda melhor!!

Recomendo fortemente a leitura e depois assistir a série de TV "The Expanse" baseada no livro.

Bart 08/01/2019

Leviatã Desperta
James S. A. Corey

No rodapé da capa tem um singelo elogio de George R. R. Martin... concordo 100% com ele! Confesso que não sabia que existia esse gênero "espace-opera" p/mim, se tem espaço sideral, tem nave espacial e tem ?... é ficção científica!
Algumas são até chatas de se ler prq o autores perdem muito tempo descrevendo os termos tecnológicos e futurísticos...

"A privada-robô, onde o Omni-sensor decodifica que a pessoa já terminou o "trabalho" liberando assim, mãos robóticas munidas de lasers limpantes, enquanto uma 2ª mão, agilmente pincela uma loção hidratante, perfumada, auto-secante no "Ooooi"?do usuário, que agora só precisa colocar suas calças novamente!" (DEUS me livre de usar um troço desses) Isso é um saco, a o leitor acaba esquecendo o que a personagem foi fazer ali.

Mas em "Leviatã Desperta", o autor sabe trabalhar isso, ele nos situa no futuro, no espaço... mas o foco dele é na trama, qnd o policial Miller é convocado a investigar o desaparecimento de Julie uma exímia piloto, some à isso uma tripulação de cargueiro que vai atender um chamado de emergência no espaço profundo e várias intrigas entre planetas e raças.
A narrativa me lembra mt "Blade Runner" prq foca na investigação policial e "Senhor dos Anéis", com os seus focos narrativos bem divididos e acontecendo ao mesmo tempo!
Espero encontrar mais ficção científica escrita assim!
Leitura instigante!
Josué Perini 24/02/2019minha estante
Leio a muito tempo o gênero Space-Opera e acho uma das melhores vertentes da ficção científica. Outra obra de Space-Opera que recomendo ler é "Perry Rhodan", a maior e melhor ficção científica do mundo, que na Alemanha chegou na incrível marca de 3000 volumes publicados semanalmente desde os anos 1960.

Giovanna.Guimell 03/10/2023

Barraco chique e futurista
No começo tive certa dificuldade de entender o ambiente que era descrito porque não tenho costume com esse universo (literalmente). é uma leitura super dinâmica e fácil apesar da quantidade de págs, fiquei até prolongando começar a leitura por achar que ia ser um livro longo e cansativo, mas foi super o contrário.
legal a narração dos dois protagonistas e o quão diferente eles são um do outro, Holden com sua esperança na humanidade e jeitinho sr. certinho, por outro lado, Miller é aquele detetive gostoso com ar misterioso e que resolve tudo na porrada (nham nham).
não foi um livro perfeito pra mim, o final foi muito apressado e deixou umas coisas soltas que acredito que são exploradas nos próximos 8 FUCKING livros, senti MUITA falta de espaço e visibilidade das pouquíssimas personagens mulheres que pareciam só estar ali como influência para as tais decisões dos homens, como o Miller que fez todo o rolê por causa de uma idealização e paixão platônica pela Julie... aquela coisa são 2 homens escrevendo um livro sobre o futuro, o que se poderia esperar?!
maaaaas no contexto geral, eu gostei demais desse livro, o suspense é muito bom, as questões políticas que ficam meio de plano de fundo e ganha mais espaço durante o percorrer da história é bem legal e a história dos protagonistas separados e dps trabalhando juntos é um xuxuzinho.

(meu favorito é o Miller, beijos a todos os envolvidos)

Watching Comedies 06/03/2018

Um livrão da porra
É amigos, que livro. Já li faz mais de uma semana mas esqueci de dar o veredito aqui, mas agora vai.
O livro é bom demais, se passa só no espaço, só rajada de lazer, o trem aqui é diferente amigos.
Uma coisa que ajuda bastante quem vai ler, é o queijo. Sim manosn QUEIJO. Ainda vão entender.
Mas fora isso, o livro tem aquela pegada de detetive mesmo, são tipo uns Sherlock das galáxias, só que sem aquela abundância de inteligência, vide o detetive Miller.
Meu veredito vai ser like a G.R.R Martin: Uma puta space opera. Aliás eu quero que esse gordo lance logo o último livro, mas aí já é assunto pra outro livro...

Acervo do Leitor 02/02/2018

Leviatã Desperta – James S. A. Corey | Resenha
*Esta análise foi feita com base na edição americana. Termos, frases e nomes podem estar citados de forma ligeiramente diferente do que a do tradutor brasileiro.

Você já participou de alguma viagem interplanetária? Singrar pelas estrelas, interagir com seres nascidos em outros planetas e usufruir de tecnologias nunca antes imaginadas? Percorrer toda essa distancia física e temporal para descobrir que independente do quão longe o homem vá no espaço sideral ele sempre será o mesmo cheio de falhas, ganância, corrupção e medo. Não há limites para a mente humana e tudo que ela deseja alcançar. Esta obra é um convite inimaginável, e irresistível, aos confins da galáxia. O futuro é agora, basta você estar abordo desta nave, ou seria desta história?

“Espaço-naves mortas, suas laterais rasgadas através de elevadas explosões, gravitando em suas orbitas irregulares como sepulcros. Ajuda médica como a “Roci” cheia de garotos e garotas com metade de sua idade sangrando, queimando e morrendo.”

Os planetas de nosso espaço sideral estão colonizados. O sistema solar se tornou uma populosa rede de colônias. Porem as colônias pertencentes a esse “cinturão” de planetas e asteroides estão constantemente ressentidas com a sombra militar, política e econômica exercida pela Terra e Marte.

“A Terra tem estado tão focada em seus próprios problemas que ignorou seus filhos distantes, a não ser quando exige sua parte no trabalho. Marte forçou sua população inteira a trabalhar para remodelar o planeta, transformando sua face vermelha em verde. Tentando criar uma nova “Terra” para encerra sua dependência da velha. E o “Cinturão” se tornou a favela do sistema solar. Todo mundo ocupado demais tentando sobreviver para reservar algum tempo na criação de algo novo.”

O idealista e otimista Jim Holden é o capitão de uma nave mineradora de gelo quando esta descobre uma pequena espaço-nave estranhamente abandonada que contem um segredo que pode dar início a uma guerra interestelar. Enquanto explora essa nave “fantasma” sua mineradora é atacada por uma nave que pertence a frota militar de Marte. Acreditando realmente na transparência do fluxo de informações e que a humanidade sabe o que fazer com todos os dados e verdade compartilhada ele notifica todo o espaço que foi atacado por Marcianos, assim acendendo a fagulha do “barril de pólvora” que se encontra a frágil convivência entre terráqueos, marcianos e os moradores do “cinturão”.

“Muita gente afirma acreditar em coisas. ‘Família é o mais importante’, mas irão queimar 50 dólares com uma prostituta no seu dia de pagamento. ‘O país primeiro,’ mas sonegam impostos. Não você. Você diz que todo mundo deve saber de tudo, e por Deus, você coloca dinheiro (aposta) em suas palavras.”

O cinico e niilista detetive Miller, um policial durão, quase alcoólatra na casa dos seus 50 anos que já está cansado de tanta violência e hipocrisia, vive em um astróide e é responsável pela sua segurança. Visando nada mais que um pouco de descanso e um bom whisky, sua vida vira de pernas para o ar quando ele é designado para achar uma jovem desaparecida filha de um casal milionário, Julie. Em sua busca incessante, ele acabará encontrando violência, sangue, podridão, morte e é claro, nosso precipitado capitão Jim Holden. Duas personalidade extremamente diferentes que estão “unidos” no meio de uma “crise espacial” que tem a capacidade de erradicar a vida como a conhecemos. Até onde vai o limite da ética? O que você seria capaz de fazer para salvar a humanidade?

SENTENÇA
James S.A. Corey (Daniel Abraham e Ty Franck) são os maestros desta encantadora “ópera espacial”. Um brilhante drama sideral composto de música e vozes. O som dos propulsores atômicos, torpedos, lamento da natureza dos planetas, raios e ranger de pistolas. Vozes de humanos, marcianos e todos os que se encontram no meio clamando por sobrevivência, amor e vingança. Trama e diálogos carregados de política, economia, suspense e porque não romance? Todas as suas notas perfeitamente harmonizadas. O público brasileiro precisava de uma obra de peso, e atual, como essa para levar seus leitores a desejarem mais. Mais das estrelas, mais do futuro e mais de si mesmo. Abra seus olhos, prepare seus ouvidos e deixe essa melodia te encantar. Bem vindo ao futuro.

site: http://acervodoleitor.com.br/leviata-desperta-resenha-editora-aleph/

Doug 13/06/2022

Pretensioso demais
Levei quase 3 meses pra conseguir terminar e quando terminei, senti alívio.

Queria muito ter gostado, mas o autor tentar criar algo gigantesco e pretensioso demais. Infelizmente, se perde no meio do caminho e entrega uma história que não nos dá identificação com nenhum personagem pq, apesar do livro ter muitas páginas, mal desenvolve os protagonistas que são tão profundos quanto uma folha sulfite.

Lucsaulykos 17/05/2024

Um thriller épico
Uma experiência cheia de surpresas.Um thriller com tramas viciantes e que você não sabe a que lugar vai chegar, qual teoria seguir, se o que está acontecendo é sobrenatural ou não. Uma conspiração gigantesca em que não se pode confiar em ninguém. O livro é mt bem escrito e com leitura fluida, porém, demorei bastante pra terminar pq em alguns poucos momento o autor se deixar levar em devaneios que te tiram totalmente do clima anterior, o que me deixava inquieto e frustrado com a continuidade da leitura. Mas, a trama principal se sustenta como uma história incrível e que deve ser desfrutada da melhor forma.

1 | 2 | 3 | 4 | 5