Sexo, namoro e relacionamentos

Sexo, namoro e relacionamentos Gerald Hiestand
Jay S. Thomas

Resenhas - Sexo, namoro e relacionamentos

iane 10/01/2024

Indicação que peguei no ?meu querido caipira?.
Traz uma abordagem interessante sobre como pensar os namoros que fez muito sentido pra mim.
Realmente essa categoria de relacionamento não tem nenhuma segurança em quesito de compromisso.

Gabriela3499 08/01/2024

Além do que eu esperava
O livro trás uma perspectiva muito diferente do que a gente vê sendo abordada geralmente e trás uma interpretação bíblica que não foge da realidade de Cristo, confesso que ainda tenho muita coisa pra realmente aceitar em entender, mas se fosse resumir seria em uma palavra: evangelho. Quando estamos satisfeitos no Senhor, estamos firmes no evangelho e temos clareza pra olhar pra essas situações claramente, a bíblia é nossa luz e nos leva por um caminho que o Senhor é nossa recompensa, seja casados ou solteiros.

Ray 26/10/2023

NAMORAL, QUANTO ENSINAMENTO
Esse livro me lembrou muito dos tempos da união de adolescentes da igreja e me fez sentir saudade.
Em contrapartida com o que é nos ensinado e o que sentimos, esse livro coloca muito a prova o que aprendemos.
Aprendi várias coisas que na verdade eu sempre soube, mas, nunca tinha me atentado a pensar.
Se eu tivesse lido esse livro há um ano atrás, eu com certeza teria feito muitas escolhas diferentes.
Super recomendo para quem se interessa pelo assunto e/ou quer aprender mais.
Deus nunca nos pede mais do que conseguimos, e como orou agostinho: "Concede-me o que me ordenas e ordena-me o que quiseres".

Bruna 27/03/2023

Que leitura profunda e preciosa para os dias de hoje em que vivemos, onde tantas coisas tem sido banalizadas no mundo secular em que vivemos e se adentrado no meio cristão também- e uma delas refere-se à questão da pureza sexual.

Esse livro é o tipo de livro que todo cristão solteiro ou namorando deveria ler! Os autores (que são pastores) abordam de uma forma extremamente rica, confrontadora, detalhada e bíblica sobre as questões da pureza sexual, a relação do sexo e Evangelho, a visão acerca do namoro e outras temáticas que relacionam-se com essas. Vale a pena demais a leitura, à medida que eu ia lendo, ficava extremamente curiosa pra saber o que eles iriam falar/ desenvolver sobre deteminado assunto no próximo capítulo hahah! Eu amei também que no final de cada capítulo tem perguntas para refletirmos/ respondermos acerca do que foi exposto nele.

À seguir, alguns trechos do livro:

?O sexo, o namoro e os relacionamentos encontram seu significado último no relacionamento de Jesus com o seu povo.?

?Às mulheres: ?Não entregue seu coração até saber o que um homem planeja fazer com ele (o coração)?. E aos homens dizemos: ?Parem de ser irresponsáveis. Não tentem ganhar o coração de uma mulher a menos que planejem guardá-lo?.

?Nós devemos não somente escolher o que é certo, mas também desejar o que é certo.?

?[Cristo está] unido a você por uma união espiritual tão íntima a ponto de ser adequadamente representada pela união da esposa ao marido.? Jonathan Edwards

?A unidade sexual dentro do casamento foi criada por Deus para servir como prenúncio da unidade espiritual que existiria entre Cristo e sua igreja. Como o grande pai da igreja Agostinho uma vez escreveu, ?é sobre Cristo e a igreja que mais verdadeiramente se diz, ?os dois serão uma só carne??.

?Concede-me o que me ordenas e ordena-me o que quiseres?. Para o cristão, o Senhor não ordena aquilo para o que não capacita.?

Isiane 25/02/2023

Muito profundo
Esse livro me fez enxergar coisas que até então eu nem tinha reparado, como um namoro pode chegar longe demais e o que é chegar longe demais. Que o namoro pode ser só uma invenção criada e que nem existe na Bíblia, as pessoas logo casavam não tinha o namoro. E me fez ver outras ideias do que pode ser parecido com um namoro, como uma amizade especial

Mirlla 04/12/2022

Edificante
Esse livro é muito bom e edificante, pois ele nos faz entender o pq da pureza sexual e tudo que esta envolvido nela (que muitas vezes não percebemos).
Todo jovem cristão deveria ler!

Deborah.Lima 06/03/2022

?Livro: Sexo, namoro e relacionamentos
?Autores: Gerald Hiestand e Jay S. Thomas
?Editora: Monergismo

Este livro vem tratando de um assunto muito pertinente para nossos dias, mas que quase não é falado: Pureza Sexual. Pois a nossa cultura anda muito erotizada, podemos observar isso: nas músicas, propagandas de tv, anúncios, filmes e até mesmo nos livros.
E a sociedade não tem se dado conta do tanto que isso é prejudicial as nossas crianças, adolescentes e jovens, pois eles estão consumindo tudo isso, sendo diretamente ou indiretamente.
Porém, nos cristãos temos a responsabilidade de ensina-los no caminho em que devem andar ( PV. 22:6). Para isso é necessário que estudemos á luz das Escrituras.
E neste livro os autores vem explicando de acordo com a Palavra para que Deus criou o sexo, como um homem e uma mulher solteiros devem relacionar-se, se tiverem interesse mútuo, o melhor é desenvolverem uma amizade especial, de conversas, passeios, comunhão com a comunidade, família e igreja, para que se não chegarem ao matrimônio, ambos não saiam do relacionamento machucados e continuem sendo amigos e irmãos em Cristo.

Lais.Melo 02/03/2022

Estudo ?
Li esse livro com um grupo de estudo, sem sombra de dúvidas foi mto edificante para mim.
A clareza com que os autores traz o assunto sobre o sexo, sobre os relacionamento e a pureza sexual é excepcional.

A ligação entre o sexo e o evangelho foi o que me deixou mais impressionada, como Deus está em tudo não é mesmo?

No livro os autores falam sobre o sexo e o evangelho, os dilemas do namoro, sobre apaixonar-se, amizade especial (confesso que achei muito interessante o ponto de vista abordado), falam também sobre o celibato e o principal de tudo, uma vida correta perante a Cristo.

Gostei do livro todo em si, teve umas partes que gostei muito mais, como destaquei acima, mas no geral ele é muito bom, e deve sim ser estudado por todos.

Madu 16/01/2022

Sexo, namoro e relacionamentos
Este livro é, sem dúvida, uma preciosidade para os dias de hoje. Cada ensinamento trazido pelos autores busca o embasamento biblico, para manter-nos longe do farisaísmo e da imoralidade.
Deveria ser leitura obrigatória a todo solteiro cristão!!
Mila 17/01/2022minha estante
Sim! Muito bom esse livro!

Paulo 24/09/2021

Uma ótima exposição sobre relacionamentos de uma perspectiva bíblica.
Através de uma abordagem teológica, acessível e relevante os autores nos apresentam uma visão bíblica e saudável sobre relacionamentos. Logo no inicio do livro, nos é apresentado um estudo sobre tipologia bíblica destacando o significado do casamento, a sua importância, para o que ele aponta e o papel do sexo dentro matrimônio.

Segundo os autores a bíblia apresenta três tipos de relacionamento para homens e mulheres, eles são: relações entre familiares, com o nosso próximo e dentro do casamento. Nas três formas de tratamento é somente no matrimonio que é permitido haver relações sexuais. Embora durante a leitura do Antigo Testamento observamos relações entre parentes, Deus proibiu essa prática (Lv 18.10). Da mesma forma é proibido ter relações sexuais com o nosso próximo, isto porque ele não é nosso cônjuge e segundo orientação do Apostolo Paulo devemos tratar o nosso próximo como parentes (I Tm 5: 1-2) e também não podemos ter pensamentos de luxuria (Mt 5: 27-28).

Na visão dos autores o namoro se encaixa no relacionamento com o próximo, pois diferente do matrimonio, mesmo havendo uma certa exclusividade no compromisso do namoro, ambas as partes são livre para sair quando quiserem. Então temos tomar cuidado para não defraudamos o nosso próximo e criarmos uma falsa sensação que existe algo real e sólido, sendo que na verdade é apenas uma atração mútua. Rótulos como segurança, namoro, compromisso não tem verdadeiro lugar romântico fora do casamento.

Um dos métodos que é proposto no livro para substituir o namoro tradicional é o que autores chamaram de Amizade especial, é um relacionamento onde dois amigos entram num processo de conhecimento visando o casamento. Independente da atração de um sente pelo outro, uma amizade especial ela não finge um relacionamento, se refreia da atividade sexual e preserva as diretrizes da pureza sexual.

Sexo, Namoro & Relacionamentos é um livro bem interessante, ele contém bons argumentos e é totalmente pautado em princípios bíblicos. Eu consegui reter e aprender muitas informações valiosas durante a sua leitura. O único ponto que não gostei na obra foi somente o método que autores propuseram, embora seja um abordagem interessante que traz inúmeras vantagens, eu achei uma coisa meio fora da realidade, tirando esse ponto do livro, a obra é excelente, vale o investimento e a leitura.

Quase Thaís 04/09/2021

Verdade seja dita: Que livro!
"Assim, à medida que estudamos a pureza sexual, devemos lembrar que cada parte de nós, incluindo nossa sexualidade, tem um propósito mais alto que meramente nosso próprio prazer, pois cada parte de nós foi criada primariamente para refletir a glória de Deus. Quando aprendemos a ver o mundo como um espelho da natureza de Deus e seus propósitos, somos salvos do fim mortal da auto-absorção; a vida tem um propósito mais alto que nossa satisfação autônoma."

Estou sem palavras, fui confrontada em cada linha lida. É um ótimo livro, os autores se preocupam em serem didáticos e citam bastante referências bíblicas. Recomendo a todo cristão solteiro e aos casados que desejam aconselhar alguém.

sabrinafulachi 05/08/2021

Sexo, namoro e relacionamento
Traz pontos muito importantes sobre esses três temas, que querendo ou não são ligados um ao outro, com base bíblica obviamente, mas achei muito longo, demorei bastante pra terminar, prolonga muito em um assuntos específicos que na minha opinião poderiam ser mais direto.

SaraOlliv 22/07/2021

Ótimo para jovens e líderes
É um livro maravilhoso é edificante, todos os cristãos, jovens ou adultos deveriam ler. Tem uma escrita fluída e esta disponível no Kindle Unlimited. O modelo da amizade especial (que é uma proposta que os autores apresentam) é muito boa e de acordo com a palavra de Deus, realmente o que parece o mais certo a se fazer, inclusive colocarei em prática no momento certo. Recomendo demais para jovens e adolescentes, também para líderes, é muito proveitoso trabalhar com esse livro, ele tem perguntas no final de cada capítulo que seria bem interessante de apresentar aos jovens da Igreja. Também fala sobre o celibato, que hj em dia se fala muito pouco no meio protestante (infelizmente). Mas esse livro é muito necessário, edificará muito a vida dos jovens e até dos mais experientes!

Keveni.Lima 04/02/2021

Livro fantástico! Se você é cristão, leia!
Os autores trabalham com uma visão bíblica sobre relacionamentos e pureza.
Nos mostram o quão errado é a ideia de namoro contemporâneo; e também o quão perigoso é este tipo de relacionamento para quem quer viver uma vida de pureza sexual. Trabalhando com a pergunta ?quão longe é longe demais ?? .
Os autores ainda trazem uma solução que hoje não é valorizada: a amizade especial. Eles nos ajudam a entender que este tipo de relacionamento feito da maneira correta, é o que mais glorifica a Deus e o que nos guarda de sofrimentos desnecessários.

Livro MUITO bom. Recomendo fortemente!!

Mila 11/01/2021

Jovens cristãos, leiam! É excelente!
Vocês já prestaram atenção que quando o assunto na igreja é namoro existem várias opiniões diferentes e muitos "achismos". Existem as igrejas que fazem a corte, as que proibem o beijo até o casamento, existem as que acham que o namoro cristão é um tempo de conhecimento e que tudo bem desde que se mantenham os limites adequados. Mas aí fica o questionamento: até onde é "ir longe demais" em um namoro? O beijo é permitido? Muitos justificam que a bíblia não fala nada sobre isso, então tudo bem desde que os jovens não "caiam em pecado". Quando li esse livro, a primeira coisa que pensei foi: porque não li ele antes?
Posso afirmar sem dúvidas que no tocante à relacionamentos (especificamente sobre namoro) esse livro foi o mais completo que li até então. Em geral não gostava de ler livros desse gênero porque, na minha opinião, eram todos iguais, os mesmos conselhos e clichês. Sabe quando você sente falta de um conteúdo bíblico mesmo sobre o assunto? Então, esse livro é completo.
Ele inicia falando sobre a importância da pureza sexual e porque Deus quer que sejamos puros nessa área de nossa vida. Depois faz uma análise sobre o dilema do namoro na igreja e explica, com base bíblica onde o namoro se encaixa nos relacionamentos humanos citados na bíblia e como devemos lidar com ele. Por fim traz uma nova alternativa para o cristão em detrimento aos namoros contemporâneos. Se você é jovem e tem questionamentos sobre o assunto, ou se você é líder e quer entender melhor para instruir a mocidade de sua igreja, esse livro é excelente para isso