A ciência de Deus

A ciência de Deus Alister McGrath

Resenhas - A CIÊNCIA DE DEUS

Kethelyn 29/03/2023

A ciência de Deus
O livro é uma introdução à teologia científica, mas não é de fácil leitura, por muitas vezes me senti perdida, mas de fato não pesquisei muito sobre o tema antes de ler esse livro. Portanto, o livro não foi o que esperava, mas isso não tira o mérito e a qualidade do livro.
Indico para quem quer realmente estudar sobre a teoria da teologia científica, para quem quer explorar tópicos da teologia científica acredito que há livros melhores.

Me chamam de João 23/06/2022

Teologia e Ciência podem ter uma relação saudável
É bem como ouvirmos dizer que a ciência e a teologia são totalmente opostas e que não podem caminhar juntas. De um lado, alguns cristãos olham para a ciência e dizem que ela nega a Deus, do outro alguns cientistas dizem que não se pode acreditar na ciência e ter fé em Deus. Mas será que este pensamento é certo? Será que elas não podem andar juntas?

Para isso precisamos voltar ao passado e lembrarmos que nem sempre foi assim, visto que este pensamento surgiu em meados do século 19. Antes os cientistas buscavam a ciência com a intenção de conhecer e glorificar a Deus, eles acreditavam que Deus falava por meio da Bíblia, mas também falava por meio da natureza, e para conhecer mais o segundo livro, era necessária a Ciência.

O livro "A Ciência de Deus" trás um excelente trabalho sobre essa relação. Confesso que o meio do livro é bem pesado, mas é muito bom ver que a fé cristã dialoga com a ciência.

Excelente leitura, principalmente para universitários ou pessoas que vivem no meio acadêmico.

Rafael.Nascimento 22/03/2020

A CIÊNCIA DE DEUS – Uma Introdução à teologia cientifica
A leitura mais complexa deste ano até agora. Teologia e ciência é como agua e óleo, quando abordamos temas crucias da existência parecem que ambas discordam entre si no campo da razão. Alister, com muita propriedade, apresenta uma obra inigualável, de uma qualidade acadêmica imensurável.
É um livro de um conteúdo um pouco mais complexo devido a sua profundidade e requer um conhecimento mediano em teologia e ciência, sem deixar de lado a necessidade de um conhecimento básico em filosofia. Este livro, na verdade, é uma introdução a obra publicada em três volumes chamada de: A Scientific Theology (2001-2003), considera uma das melhores teologia sistemática dos últimos anos. O autor aborta a teologia através de um diálogo utilizando as perspectivas da ciência natural em um diálogo pautado em princípios e métodos acadêmicos.
McGrath comenta: “É simplesmente impossível que uma teologia sistemática seja feita sem primeiramente abordar questões relativas ao método.”
McGrath comenta que no início ele acreditava que ciências naturais e teologia eram mutualmente incompatível, crença essa que muitos afirmam com bastante convicção. Ele acreditava que o futuro estava no ateísmo e que a religião morreria após esgotar seus recursos.
Alister faz um diálogo em sua obra com conhecimento ontológico e empírico, o que diferencia seu livro dos demais neste mesmo seguimento. Uma característica deste livro é a forma como ele aborda questões primordiais como a criação; iluminismo e realismo são amplamente desenvolvidos neste diálogo elevando ainda mais a qualidade desta obra.
Primeiro livro que leio dentro deste seguimento de teologia natural, confesso que em alguns momentos da leitura me senti um pouco perdido e estarei lendo outros livros neste seguimento e retornarei a ler este outra vez.
Esse é um livro de um público muito especifico, recomenda-lo requer uma certa cautela, vai depender do leitor.

Fabiano.Kirschner 28/02/2017

Introdução à Teologia Científica
McGrath inicia um estudo introdutório sobre os aspectos que fazem da Teologia Científica uma disciplina interessante para uma possível conversação entre a Ciência Natural e a Teologia. Ele traz uma base do Realismo descrito na Filosofia da Ciência por Bhaskar (Realismo Crítico), e a sua importância para a fundamentação doutrinária de novas teorias científicas na Teologia. O livro é bem introdutório, sendo melhor fundamentado em seus 5 livros que dão melhor sustentação para seu pensamento, mas com certeza é extremamente importante para cristãos que procuram uma "junção" entre essas duas áreas do conhecimento.