Ele é meu namorado!

Ele é meu namorado! Béatrice Rouer

Resenhas - Ele é Meu Namorado!

Morgana Gomes 22/04/2024

Ele é meu namorado! [Releitura]
"Ele é meu namorado!" é mais um livro da Béatrice Rouer que envolve as amigas Júlia e Letícia. O foco da história se volta para Letícia e um outro colega de sala, o Otávio. Ele é o típico garoto que enche o saco e faz de tudo para chamar a atenção de Letícia.
No dia em que a turma vai para o circo, Otávio continua com suas tentativas frustradas de conquistar a Letícia até que ela bola um plano para "se livrar" do garoto. Aí é que a coisa desanda de fato. E agora? O que a Letícia vai fazer? Em uma leitura rápida, dá para descobrir o que acontece.
Reler esse livro, que também faz parte do hall dos primeiros que chegaram à estante da minha biblioteca pessoal, tem algo nostálgico. É interessante perceber que a leitura feita por volta dos 7 anos não percebia como a percebi hoje. Tanto é que me incomodou um pouco ler a parte que a Letícia é importunada pelo Otávio.
Sei que crianças podem ter uma fase de descoberta do outro e fantasiar coisas como se já pudessem namorar. Mas acho que aqui vale ressaltar a importância de se conversar com sobre respeitar uns aos outros e não forçar nada com ninguém (Sim! na história o Otávio fica querendo abraçar e beijar a Letícia). É possível sim criar um laço afetivo no qual o abraço seja um ato de carinho e não algo forçado.
Cabe dizer que esse livro foi escrito na década de 90 e que muita coisa na literatura infanto-juvenil mudou de lá para cá.

Dan 05/01/2012

Esse livro foi transformado em uma peça de teatro por minha turma em 1996, quando eu estava na segunda série! Só por isso me lembro que já li.