Aventuras Inéditas de Sherlock Holmes

Cássia 29/08/2023minha estante
spoiler maroto

Claiton.Brezolin 13/02/2012

Se Nunca Leu Nada de Sherlock Holmes Não Comece Por Este
Primeiramente concordo com algumas opiniões que li aqui, as histórias não empolgaram e, com certeza, foi por isso que Doyle não quis publica-las, penso também que não é ético fazerem publicações póstumas de texto que os autores não queriam ver publicados, mas já que publicaram a curiosidade venceu.
Pra quem é fã,como eu, vale a pena conhecer um pouco mais da obra desse autor principalmente pelos textos biográficos que a obra contém, entrevistas que Sir Arthur deu a revistas e jornais da época.
Não Aconselho quem nunca leu nada de Sherlock a começar por está obra, pois vai, provavelmente, ficar um pouco decepcionado.
Concluindo, para mim foi bom ler a obra principalmente pelos textos bibliográficos em que o autor relata, entre muitos outros fatos, o por que "Matou" Sherlock Holmes.

"Então, por favor, lembrai-vos dessa verdade: A obra e seu autor são duas entidades".(O Caso do Detetive Medíocre) pg.200
nath_gn 20/01/2013minha estante
Concordo! Tinha a intenção de escrever uma resenha para esse livro, mas li a sua e era exatamente o que iria escrever...

Bia Machado 27/12/2009

Vale a leitura para os fãs do gênero!
Neste livro são reunidos quinze textos de Sir Arthur Conan Doyle, entre eles doze protagonizadas por Sherlock Holmes. As histórias com o detetive de Baker Street são narradas em forma de conto ou estruturadas em texto teatral. Em uma delas, o famoso detetive chega a resolver um caso sem dizer uma única palavra!

Mas... Apesar de gostar muito de Sherlock Holmes e de ter apreciado a leitura de suas aventuras, o charme desse livro, a meu ver, são os outros textos em que o detettive não aparece ou, se aparece, não é para tentar resolver mais um caso. Explico, destacando esses textos:

* Em "A verdade sobre Sherlock Holmes", de 1923, temos um ensaio de Conan Doyle, contando como criou Holmes, como foi o início de sua vida como escritor e como a popularidade de seu personagem o surpreendeu.

* O conto "O Mistério da Casa de Tio Jeremy", de 1887 é um ótimo suspense e seus personagens parecem, a todo momento, fazer referência a Sherlock e Watson, talvez isso leve a pensar que, antes da primeira aventura da dupla ser impressa, Doyle já os vinha formando há tempos em sua mente.

* No texto "Alguns dados pessoais sobre o Sr. Sherlock Holmes", escrito em 1917, Conan Doyle foi convencido por um editor a escrever sobre a figura lendária de Sherlock. Esse ensaio interessante expõe toda a aura criada em torno do detetive, por seus leitores, tornando Sherlock uma pessoa real, acreditando na existência dele. O escritor também conta sobre quando recebeu pedidos para solucionar crimes (chegando mesmo a ter sucesso nessa empreitada!), sendo até confundido com seu personagem.

* Em "O Mistério de Sasassa Valley", escrito em 1879, temos um conto formulado em uma narrativa simples, que começa com um toque sobrenatural, mas que finda de forma aventureira, fazendo-me lembrar do conto "O escaravelho de ouro", de Poe, porém construído de forma mais simples, no entanto não menos interessante.

Para os fãs do gênero, vale a leitura com certeza! =)

ruannsr 19/05/2023

Gostei mas nem tanto...
As melhores histórias são a da casa do tio Jeremy, a dos relógios e a do trem desaparecido (a melhor! amei muito).
De resto gostei da crítica em forma de poema que o Doyle fez pra criticar o crítico que não sabia diferenciar o autor do personagem, e dos artigos sobre os bastidores da criação do personagem (algo que sempre curto ler, em se tratando de obras/protagonistas icônicos).

Dirlene Rezende 23/01/2023

Boa leitura
Gostei do livro, mas demorou pra ler. Vou procurar outros livros do personagem, creio que talvez possa não ser meu tipo de leitura.

Felipe Silveira 30/08/2016

São pequenas histórias que não foram publicadas por Doyle, por isso muitas delas não empolgam o leitor como seus demais contos. Isso acontece pois são histórias fora de contexto e muitas vezes sem começo ou fim mais trabalhado.
Não recomendo para a primeira leitura das histórias de Sherlock Holmes, mas para quem gosta de suas aventuras pode ser bem interessante.

Bruna.Duailibe 17/11/2022

Amo romances policiais e amo Sherlock Holmes! Apesar disso, esse foi um dos compilados de contos mais fracos que já li

Nunca houve alguma história de Sherlock que não admirasse, mas essas especialmente deixam um pouco a desejar. Creio que seja apenas pelo fato de serem histórias preliminares, antes do próprio autor ter a imagem de Holmes.

Apesar disso, fiquei contente em descobrir alguns fatos da vida pessoal e criativa do famoso Arthur Conan Doyle

Millene 21/08/2019

Nem 100% Sherlock
Quando eu peguei, achei que seriam realmente todas as histórias com o Sherlock Holmes mas tem uns contos que nem ele e nem o Watson aparecem. E estranho mas é uma novidade boa.
Eu amei ver os casos que o escritor passava com os fãs, ou sendo confundido com o próprio Sherlock ou tendo que receber cartas de fãs querendo falar com o personagem, querendo que resolvesse crimes entre outras coisas que só me fizeram rir.
No meio das histórias e anotações do autor, também tem históris em formato de teatro e até poesia, eu não tava esperando esses estilos e gostei muito.

Sou muito fã de Sherlock Holmes então eu realmente gostei de ler mais afundo e por trás da criação.

Vitória Raquel 10/07/2021

Não comece a ler Sherlock Holmes por esse livro
Sempre achei Sherlock Holmes um personagem muito interessante, gostava muito de vê-lo em filmes e séries, mas nunca tinha lido nenhum livro dele. Vi esse pequeno exemplar em promoção na livraria, decidi comprar e agora posso dizer que não foi o momento ideal de ler. Não posso dizer que o livro foi ruim, inclusive até gostei de alguns contos, mas fiquei um pouco decepcionada. Eu estava esperando mais ação, aventura e o próprio Sherlock Holmes, mas vários capítulos dos livros são biográficos, ou comentários do autor, além de que vários contos não tem Holmes ou Watson. Mesmo com essa experiência, pretendo ler outros livros de Sherlock Holmes. Por fim, indico esse livro para fãs do detetive, e para quem nunca leu sugiro iniciar por outro.

Jeane 17/04/2009

Confesso que não fiquei entusiasmada com o livro. Achei sem graça, são histórias curtas, sem ação. O mérito do livro é contar um pouco da vida do autor e como surgiu a inspiração para criar Sherlock Holmes e suas aventuras.

Ildo 09/07/2011

meio chato
pegaram textos não publicados e publicaram. obviamente sem consentimento. percebe-se ao ler, PORQUE O CONAN DOYLE não os publicou. texto bruto, sem burilar.minha opinião. mas tem umas coisas interessantes, textos de peças com o personagem, textos do Conan Doyle SOBRE o personagem...legalzinho.

HD 03/06/2013

O livro para quem gosta de suspense é muito bom, pois o livro e repleto de histórias. Com a sua esperteza e inteligência Sherlock Holmes desvenda os mistérios. Muitas das histórias parece que não tem como saber quem fez o crime, mas Sherlock Holmes fica tudo mais facil, a histórias que não tinha criminosos agora tem. O cara é muito inteligente. eu não gostava muito de histórias de suspense mais agora depois que eu li, adoro esses tipos de gêneros.

Fernanda Almeida 28/04/2024

Sherlock?
O livro se vende como histórias do Sherlock, mas tem entrevistas com o Conan, histórias sem o Sherlock. Não é um livro ruim, mas gerou uma quebra de expectativa.

Daniel 24/02/2016

Aventuras Inéditas de Sherlock Holmes - Sir Arthur Conan Doyle
Não esperava muito deste livro, até por quê, provavelmente ele foi de uma leva de livros de Sherlock Holmes que comprei a pelo menos mais de três ou quatro anos e a leitura foi sendo escanteada, mas como estou começando a pegar gosto por Sherlock Holmes novamente, começo a leitura e pá! Fui surpreendido.

Este livro nada mais é do que uma coletânea de contos nunca publicados do Sherlock, na verdade podem ter sido publicados a muitos anos atrás e outros mantidos inéditos pelo próprio Conan Doyle, muitos deles tem sua verdadeira autoria duvidosa, mas quem já leu alguns romances do Doyle com certeza conseguirá relacionar as estórias ao autor com alguma pequena facilidade, pois encontramos diversas formas de escrita, como peças de teatro e textos diferentes, até mesmo algo que deveria ter sido o começo de Sherlock e Watson.

A leitura foi agradável e ao mesmo tempo cansativa, pelo menos logo nas primeiras 30 páginas temos uma introdução sobre a coletânea e o responsável pela coleta dos textos resolve explicar todos os textos de uma vez só, acho que ficaria mais natural se o formato fosse: INTRODUÇÃO + TEXTO, mas dá pra se divertir, o responsável pelas introduções não fez nenhum spoiler sobre as estórias e explica como a obra foi achada ou quanto tempo fazia que a mesma havia sido publicada.

Também somos agraciados com alguns textos escritos pelo próprio Doyle em forma de pequena biografia, também entrevista e uma avaliação das dez melhores estórias segundo o próprio autor.

Para os admiradores de Doyle e Holmes, este é um livro para se divertir com estórias mais amadoras, mais divertidas do detetive mais conhecido no mundo.

site: http://www.danielvieirads.com/2016/02/aventuras-ineditas-de-sherlock-holmes.html