Invocadores do Mal

Lorraine Warren

Resenhas - Invocadores do Mal

Jaíne 11/12/2019

Decepção plena!
Quem não conhece os Warren, não é mesmo? Graças a franquia dos filmes de “Invocação do Mal”, todo mundo conhece o casal e se a gente pega um livro escrito por eles, com o título de “Invocadores do Mal”, o mínimo que a gente espera é um terror a altura, certo?

Pena que não é isso que o livro entrega. O máximo que essa leitura me deu além da decepção plena, foi uma antipatia quase automática pela senhora Lorraine e lhes explico o porquê:
Eu esperava diversos “estudos de caso”, envolvendo fantasmas, demônios e afins. E o livro tem isso mesmo, MAS, parece que o foco principal ali é esfregar na cara do leitor a cada capítulo que a Lorraine é melhor que o resto do mundo, pois ela é clarividente, AWN!
A cada duas páginas, você é obrigado a ler a seguinte frase “os dons de clarividência de Lorraine foram comprovados pela UCLA” e na minha opinião, nem sempre isso parecia escrito de forma “amigável”, muitas vezes parecia que isso era escrito de forma a se mostrar superior ao resto da humanidade. Sério, que puxa saquismo é esse do Ed com a Lorraine? Credo!

Minha antipatia começou daí. E só aumentou quando eu tinha a impressão que alguns casos estavam parecendo forçados demais, só para a leitura ficar mais chamativa, sabe? Outras vezes, o narrador, nesse caso, Ed Lorraine, entrava em detalhes tão desnecessários para a trama e se prendia tanto a eles, que a leitura ficava exaustiva.

O único capítulo que eu realmente gostei, foi o estudo de caso, n° 06 – Assombrada pelo mal, que é narrado em sua maior parte, através das cartas que uma mulher enviou aos Warren, contando da sua experiência com o tinhoso. Talvez eu tenha gostado justamente por estar sendo transcrita cartas reais (eu acho, vai saber).

Outra coisa legalzinha são os conselhos dados ao longo do livro, em relação a se proteger do mal, etc. Fora isso, nada mais é interessante.

No capítulo final, eu mal prestava atenção no que lia, de tantas menções a universidades, livros, pessoas, etc.
Não é uma leitura que eu recomendaria, há muitos terrores bem mais assustadores por aí, e que o narrador não esfrega na sua cara a cada dois minutos, que a mulher dele é clarividente e por isso tem moral de falar de fantasmas e afins, e você mero mortal, NÃO.
Enfim, esse foi o meu ponto de vista sobre esse livro, e o seu?

Jaque @blogmalucadoslivros 04/10/2019

Simplesmente amei!
Ed e Lorraine Warren foi um casal que sempre me chamou muita atenção. Adoro ler e assistir tudo que fala deles e dos casos em que eles trabalharam. Para que não sabe, Lorraine era clarividente e Ed demonologista; juntos eles ajudaram muitas pessoas vivas ou não ao longo de suas vidas.

? (...) Muitas das mentes mais brilhantes dos dias de hoje concordam que há mais coisas no mundo do que os olhos conseguem enxergar...?

Neste livro conhecemos Ed e Lorraine mais a fundo, como eles se conheceram, como descobriram seus dons e como lidaram com eles. Também temos estudo de casos paranormais. Alguns mais conhecidos, como Amytiville e outros nem tanto (pelo menos para mim) como o poltergeist da água.

Foi uma leitura incrível para mim. Eu já tinha lido alguns livros sobre o casal, mas fico cada vez mais fascinada por tudo que eles faziam. Esta obra, embora não se aprofunde muito nos casos nos faz refletir sobre tudo aquilo que acreditamos ou não ao longo de nossas vidas.

A leitura é fluída e envolvente. Confesso que por gostar de ler a noite, senti medo em alguns momentos durante a leitura, mas para alguns talvez seja uma leitura tranquila. Depende justamente do que cada um acredita ou não. E embora alguns não acredite, Ed e Lorraine deixaram um legado, ajudaram muitos vivos e mortos ao longo da vida e esta obra é mais uma leitura indispensável para quem gosta de casos sobrenaturais.

Valério 02/07/2019

Interessante e duvidoso
Ed e Lorraine Warren são um casal de demonologistas muito famosos. Talvez os mais famosos do mundo.
Eles foram os principais investigadores da casa assombrada em Amityville.
Então o livro se torna interessante primeiro por contar, do ponto de vista deles, todo o trabalho de investigação em Amityville, além dos próprios acontecimentos (que nos filmes tendem a ser exagerados e fugir um pouco do que realmente aconteceu para aumentar bilheteria).
Também é interessante a forma como eles descrevem no que consiste a profissão de demonologista (que não, não se trata de adoradores do diabo. rs).
Relatam outros casos em que fizeram parte e explicam como chegaram a atuar nessa área e o que se requer para tanto.
Assim é a parte interessante. Já os relatos, bem como o que entendem sobre os fenômenos, bem como a vida após a morte e suas manifestações tem algo de crível. Mas muito de surreal e incoerente (veja bem: na minha visão. Pode ser que você entenda diferente).
E olha que acredito não apenas na vida após a morte, como também em espíritos (sou apaixonado por livros espíritas).
Então, meu ceticismo não vem de não acreditar na possibilidade de fenômenos paranormais ou em espíritos. Mas apenas na forma como o casal aborda o assunto.
Assim, se quiser satisfazer sua curiosidade sobre alguns fenômenos, como Poltergeist e assemelhados, este é um bom livro.
Mas se é cético como eu, também se verá um pouco impaciente ou desconfortável.

Jackie Sabino 10/05/2019

Fraco
Não é a melhor coletânea de casos do casal Warren. Este livro conta mais sobre a vida do casal e alguns casos que são mais de curiosidade sobrenatural do que propriamente de terror. Todos são mais brandos se comparados ao que foi mostrado no livro do mesmo casal intitulado ?demonologistas - arquivos sobrenaturais?. Não sei se por demérito do autor, mas a leitura é bastante cansativa.

Leandro. 07/05/2019

Bom.
Relata alguns casos sobrenaturais de Ed e Lorraine, bem interessante.

Bart 19/01/2019

Invocadores do Mal
Cheryl A. Wicks com Ed e Lorraine Warren

Não é um livro de romance espírita, nem foi psicografado. É uma junção dos casos já resolvidos pelo casal Warren e, eles mesmos falam sobre tais como estudo casos em palestras dadas nas universidades onde eram convidados.

É um livro que realmente não dá p/ler antes de dormir (pelo menos p/mim que durmo sozinho kkkkkkkkkkk), mas é muito interessante, vc fica preso, vai ficar arrepiado várias vezes e não vai querer parar de ler.

O intuito do livro não é assustar o leitor, mas sim de informar e previnir que certas práticas ou brincadeiras podem trazer ou dar brecha p/coisas malignas... Ex. disso é o jogo Ouija, que consiste em entrar em contato com espíritos através de um tabuleiro com letras e números, o casal Warren assim como em outras fontes de leitura, são contra o uso desse jogo, "podem ser a porta de entrada p/algo muito ruim nas vidas de muitas pessoas." ... (leia que eles explicam o prq do "bê a bá"!)

Não é uma leitura técnica, enfadonha, muito pelo contrário, é fascinante, leitura gostosa q da medo (kkkkkkkkkkk)! Único problema é que é muito curtinho e tem algumas fotos que ... pqp!!
Quem lê não vai se arrepender!

Ps. Próximo livro é uma comédia!!
Carol 20/01/2019minha estante
Pra quem fica encucada feito eu, melhor é ler de manhã srsrsrsrsr

Bart 20/01/2019minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Mas é uma leitura mt massa!! Vale mt a pena!!

fortunafranca 26/08/2018

palestras boas casos ruins
As palestras transcritas no livro são boas, mas os estudos de caso no livro são tratados de maneira muito superficial e sem uma conclusão decente.

Roseane 26/07/2018

Vc tem medo?
Pra quem é fã de suspense e filme de terror como eu vale a pena a leitura. Ed e Lourrane são o meu casal de caça themonho preferido.

Eu não gosto de filme de terror sangrento estilo trash. Gosto de um suspense, objetos voado, maldição, possessão... me arrepio toda quando o filme começa com: BASEADO EM FATOS REAIS ?.

Eu amei os filmes A invocação do mal 1 e 2, foi com esses que conheci o casal.

O livro é um estudo sobre paranormalidade e os 50 anos de trajetória dessa dupla.

Casal privilegiado, um pouco soberbo mas manjam dos paranauê, explicam bem a interação do homem com o mundo não físico, trazem dados de pesquisas e tal.

São católicos, assim como o diabo. Que era anjo e encapetou, mas tudo no bolo cristão. Usam muito o verbete ?negro? pra falar de malignidade, mas não chegam a citar diretamente o continente Africano e as religiões de matriz africana.

O tabuleiro de Ouija é passaporte direto pra falar com o cramunhão, não brinquem com isso. Ela tb falam que jogos de adivinhação tb é porta de entrada pra bater um papo com quem não deveríamos.

Definições de fantasma, possessão, exorcismo, poltergeist e muitas outras são explicadas e exemplificadas no livro.

Vários casos são relatados como a História da Annabelle, o caso do Horror em Amityville (próximo livro a ser devorado).

Gosto específico, mas bem interessante. Boa leitura ?

Felipe.Oliveira 15/07/2018

Um Casal e a Consciência do Paranormal
Nessa não-ficção, somos apresentados à alguns conceitos vínculados ao estudo do paranormal/sobrenatural. Começando por uma biografia básica do casal Warren, seus conhecimentos e o que estudam e depois passamos; pelos temas: espíritus, mal e criaturas; e no final uma discussão a legitimidade das ideias pesquisadas.

Temos como estudo alguns casos com o qual os Warren tiveramque lidar, principalmente os relacionados a espíritos foram concluídos com sucesso, outros associados ao maligno se envolveram em maior polêmica como Amityville e criaturas como o pé-grande foram revelações surpreendentes.

Todavia a religiosidade do casal pode muitas vezes influenciar o julgamento dos investigadores e isso diminui o patamar científico e subjetifica os talentos do casal no que diz respeito a fé e cultura dos indivíduos atormentados pelo que não entendem. Enfim não deixam de ser uma fonte de conhecimento da parapsicologia, assim como contribuintes valorosos de ideias compartilhadas até hoje.

Jhulec Bane 01/07/2018

Casal Warren
"O mal não respeita planos ou regras. O mal não vai embora quando todo mundo quer parar. E nem posa para fotos ou faz apresentações para os noticiários da noite. Ele gosta de torturar uns poucos, de forma que a maioria vai continuar a ter dúvidas. Sua força está na ignorância e no medo."

Primeiramente eu gostaria de dizer que não recomendo esse livro para quem não gosta de biografia e terror, muito menos se você tem um psicológico fraco.

Invocadores do mal nos traz um pouco da vida de Ed e Lorraine Warren, o casal caça-fantasmas mais famoso de todo o mundo. O enredo mostra uma pequena parcela sobre a infância de cada um, como eles se conheceram e a experiência de ambos com o sobrenatural, porém a obra é focada mesmo em suas palestras, onde o casal repassa conhecimentos adquiridos em 50 anos de envolvimento com o oculto. Cada conhecimento repassado vem junto com relatos que a clarividente e o demonologista vivenciaram em suas tentativas de obter mais conhecimento e ajudarem àqueles que necessitam de ajuda. Alguns casos são bem legais de ler, no entanto outros são extremamente perturbadores e podem lhe retirar uma boa noite de sono.

Confesso que fiquei um pouco decepcionado por não ter no livro uma versão mais aprofundada dos casos mais famosos deles, como o Anabelle e o Poltergeist de Enfield, pois foi com a curiosidade de uma história mais detalhada da família Perron que tive o interesse de ler essa biografia. No entanto, é uma obra surpreendente que muitos fãs de terror (e do casal Warren) adorariam ler, super recomendável para aqueles que adoram mistérios e assombrações.

Jeff.Rodrigues 28/05/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Uma exploração pelos caminhos ocultos do nosso mundo é a melhor definição para Invocadores do Mal, livro que mescla entrevista com memórias de vida do famoso casal Ed e Lorraine Warren. Apesar do título, esta não é uma obra de terror, embora as pessoas mais facilmente impressionáveis certamente podem se incomodar com certos detalhamentos dos casos investigados pela dupla.

Mundialmente conhecidos pelos casos que investigaram ao longo da vida, o demonologista (especialista no estudo de demônios), Ed Warren, já falecido, e sua esposa, a clarividente e médium Lorraine Warren, levaram a outro patamar os fenômenos inexplicáveis que assombravam dezenas de pessoas, principalmente nos Estados Unidos. A partir da leitura de Invocadores do Mal, entendemos com riqueza de detalhes episódios que ganharam fama através de adaptações para o cinema, como a mansão de Amityville e a boneca Anabelle, por exemplo. A principal diferença, e qualidade, obviamente, é que o livro não tem floreios ou amenizações. O horror vivido pelas pessoas envolvidas é friamente descrito, acompanhado de explicações e comentários feitos pelo casal.

Aspecto interessante a ser destacado é que em diversos momentos a obra faz breves históricos da evolução da sociedade, e de seu pensamento, frente a acontecimentos paranormais ou até mesmo de possessão demoníaca. A visão da Igreja e sua extrema discrição com relação aos casos, somada a um terrível detalhamento dos estágios de uma possessão demoníaca faz qualquer ficção cinematográfica perder seu efeito. E por fim, cursos ministrados pelo casal foram acompanhados pela autora da obra e tiveram algumas partes transcritas no livro, resultando em um completo guia para interessados no tema e também para leigos que possuam alguma curiosidade sobre o “desconhecido”.

Independente de suas crenças, e elas podem ser afetadas após a leitura desse livro, Invocadores do Mal é um relato importante e que merece nossa atenção. Ele desmistifica lendas urbanas, lança luz a fatos ignorados e esclarece pontos distorcidos pela mídia ou pelo correr dos anos. Acredito que todos concordamos que há muitas coisas não explicáveis pela ciência ou pelo nosso racional, os Warren apresentam suas explicações, ou suas teorias. Descubra o que eles têm a dizer e formule, ou não, sua opinião.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/05/27/resenha-invocadores-do-mal-cheryl-a-wicks/

Nicole Longhi 24/04/2018

Arrepiador
Eu gosto muito de ler sobre assuntos sobrenaturais e também de assistir filmes e documentários, e foi assim que conheci o casal Warren. Já li e vi Amityville há bastante tempo atrás e cada versão nova que sai eu faço a questão de rever novamente mesmo já sabendo de quase tudo. Então eu comprei todos os livros sobre o casal e o primeiro que li foi Invocadores do Mal, e no momento estou lendo o da DarkSide e mais pra frente trago a resenha dele também.

Nesta edição, podemos conhecer um pouco mais sobre o casal Warren, onde Ed é demonologista e Lorraine é uma médium clarividente. Juntos eles estudaram as forças do mal por mais de 50 anos e tendo visto mais de 10 mil relatos de atividades sobrenaturais. No livro podemos encontrar casos que o casal enfrentou, palestras ministradas por eles e bastante explicações e curiosidades a respeito do que é considerado atividade paranormal, demoníaca e afins.
O livro aborda religião, Deus, o diabo e essas coisas, então se é um tipo de leitura que não te deixa muito confortável esse livro não seria muito recomendado para você. Não vou entrar no assunto de religião porque acredito que cada um tenha sua crença e todas devem ser respeitadas.
As partes que mais gostei foram os estudos de casos, que eles contaram os acontecimentos que presenciaram, como resolveram e ainda nos explicam certinho o porque de cada coisa ter ocorrido. Alguns confesso que foram engraçados, outros foram assustadores mas pra quem gosta toda a informação obtida é sensacional.

Resenha completa em

site: https://sheisabookaholic.blogspot.com.br/2018/04/resenha-invocadores-do-mal.html

Fabi.Oliveira 27/03/2018

Um dos melhores livros que já li na vida!!!
Creio que seja impossível ler esse livro e continuar o mesmo ser humano de antes!
Uma obra que tem tanta, mas tanta informação, tanto conteúdo, que tudo o que conseguia pensar era... poxa como eu gostaria de conhecer a Lorraine e de ter conhecido o Ed.
Um livro que te faz questionar seus hábitos e crenças. Te faz questionar a vida! Até que ponto nós sabemos? O que há por trás de cada ato ?simples?? Estamos mesmo sozinhos? O mundo é exatamente como imaginamos?
O fato é... Acredite!
Acredite em Deus.
Acredite no amor.
Acredite na magia, no inferno.
Acredite em você, nos seus sonhos.
Acredite em algo!
O bem existe. E o mal também! Tudo é real! E bom, orações são poderosas, cada uma do seu jeito!
@naosouaelsadofrozen 27/03/2018minha estante
Socorro! Quero! Me dá?

Popeye 23/03/2018

Gostei!
O primeiro contato que tive com o "casal Warren" foi na tv, ainda na década de 90, assistindo ao filme "A Casa das Almas Perdidas", que passava todo mês na telinha, e todas as vezes eu assistia, porque achava fantástico!!! Se ainda não viram o filme, recomendo que vejam, porque é muito bom!!

Tive a oportunidade de ler o bonito livro da Darkside (ed e lorraine warren demonologistas), porém, incrivelmente, achei "Invocadores do Mal", que contem casos considerados "simples", bem melhor do que o anterior, além de mais assustador. Aqui você é apresentado ao casal e a história de como eles se conheceram, além do início de suas atividades neste ramo de "negócios". Você encontra investigações sobre um hotel assombrado por um simples fantasma, um estudo sobre possessões demoníacas e sobre espíritos inumanos, sempre com o Ed fazendo suas piadinhas, claro, quando cabem. Eles acabam dando de cara com pessoas que juram que estão sendo assediadas por um "Pé Grande" No início achei meio idiota eles abordarem esse assunto, mas acabou que se tornou o caso que mais gostei em todo o livro.

Este livro chegou em minhas mãos no dia 27/03/2017, e somente um ano depois eu pude concluí-lo. Na verdade eu já tinha começado a ler poucos meses depois que o adquiri, mas acabei tendo muitos pesadelos e meio que o abandonei, retomando a leitura somente este mês, e digo que achei ele muito legal.