Girl With a Pearl Earring

Girl With a Pearl Earring Tracy Chevalier

Resenhas - Girl with a Pearl Earring

Maya230586 17/02/2023

A primeira vez que li este livro foi um exemplar em inglês, em 2009. Peguei na estante da escola onde eu trabalhava dando aulas de inglês. Lembro que fiquei fascinada, parecia que eu conseguia ouvir o sotaque holandês dos personagens. Tempos depois, eu encontrei um exemplar em português na livraria Saraiva do shopping Eldorado; nem pensei duas vezes: comprei! Só que a minha experiência em ler esse livro em português foi muito diferente daquela minha primeira leitura. Achei meio sem graça, fiquei decepcionada. O livro continua pegando poeira na minha estante, mas este ano eu decidi baixar o ebook original em inglês e ler a obra pela terceira vez. E então me lembrei do porquê de ter ficado tão apaixonada. É realmente um livro magnífico, de uma delicadeza e uma estética incrível. Ao mesmo tempo em que lia, pesquisava no Google imagens das telas que iam sendo descritas pela personagem, isso realmente fez toda a diferença. É um dos melhores livros sobre amor platônico que já tive a oportunidade de ler. Mas aquele final...ah! Dá vontade de aplaudir. Meus olhos encheram de lágrimas. Esse é realmente um dos melhores livros que já li. Mas em inglês. Não em português. Acreditem: faz diferença.
escritoriando 22/09/2023minha estante
Como você classificaria o nível de inglês dele? Fiquei curiosa em ler o original

Maya230586 03/06/2024minha estante
Olha, não é difícil não! Acredito que intermediário pra avançado já dá pra ter uma boa compreensão da obra.

Laris 15/01/2023

A escrita da arte
O que mais amei foi a escrita dos quadros, a explicação das cores e de como a cada observador se tem uma interpretação diferente. Do romance achei um pouco arrastado, mas as metáforas utilizadas são muito boas.

E. Ritt 24/11/2020

Tem algumas figuras de linguagens bem interessantes
Eu amo o Vermeer e assim estava há muito tempo querendo ler este livro. Tambem estou gravida de um romance historico e assim.. preciso ler outros para me inspirar.
Eu entendo que a escritora nunca mais tenha conseguido emplacar nenhum livro da mesma forma. Não achei a linguagem especial, mas ela usou algumas figuras e coisas da época, como mostrar os cabelos, ou as orelhas como metáforas bem significativas. Vale a leitura!

Ariane 27/09/2020

Talvez eu não me lembre de todos os detalhes (meu exemplar é em inglês), mas lembro que gostei bastante da história. A protagonista é corajosa e guerreira, e acho que no fim do livro fica pro leitor tirar suas próprias conclusões de tudo que foi lido. A história é ótima e bem gostosinha de ler (o livro já foi publicado aqui no Brasil, e eu recomendo ler antes de ver o filme).

Mari 29/07/2015

Girl With A Pearl Earring: A dinâmica das relações sociais
O enredo aborda como é complicado para uma pessoa se adaptar a um ambiente completamente diferente daquilo que lhe é familiar em conjunto com expectativas de comportamento de terceiros. Cada pessoa tem seu perfil, valores internalizados e manias que moldam suas atitudes para com o mundo, podendo se encontrar numa situação de desconforto ou conflito quando algo não ocorre como esperado/desejado.

O interessante do livro é que podemos aprender com normas sociais do século XVII que não fazem mais sentido para a sociedade ocidental vigente. A personagem principal, por exemplo, nunca mostra seu cabelo em público, considerando-o o âmago da sua intimidade e honra. Mas quando acidentalmente seu patrão o visualiza, Griet sente que todo seu mistério e dignidade se esgotam. Enfim, é possível fazer uma ponte entre os valores da época e os atuais sem necessariamente estabelecer noções de contradição, mas sim de reflexão.