A Testemunha Ocular do Crime

A Testemunha Ocular do Crime Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Testemunha Ocular do Crime

Ray 12/11/2022

Não me canso de ler Agatha Christie. Neste livro não se tem a presença de Poirot, mas sim de uma senhorinha muito sagaz chamada Jane Marple (ainda não tinha lido nenhum com a presença dela).

Tudo começa com um assassinato por estrangulamento em um trem (Agatha ama matar personagens em trens e navios). Porém o problema todo é que houve uma testemunha deste crime, mas infelizmente não foi possível ver o rosto do autor, mas como nada passa despercebido por Miss Marple ela mexeu seus pauzinhos para solucionar o crime.

Adorei Lucy nesta história, uma mulher e tanto.

Assim como todas as outras investigações de Christie não dá vontade de parar a leitura até chegar na solução do crime (ainda não acertei nenhum de primeira).

Vale muito a leitura para quem assim como eu gosta deste gênero.

????????,??

Geovanna.Cookie 31/10/2022

Quem ficou com Lucy????
O único defeito dos livros de Miss Marple é que a detetive cosruma aparecer no final, apenas para resolver o mistério. Portanto quando vi minha velhinha favorita aparecendo já no início fiquei animada, porém sua participação não é uma constante na narrativa.

Devido a idade (Já se passaram quase 20 anos desde a primeira aparição da personagem, ela tem quase 90 anos nesse caso) Jane Marple decide contratar outra pessoa para fazer o "Grosso" da investigação a Lucy, mas vou voltar nela depois.

Sobre o caso, uma amiga de Miss Marple presencia um assassinato enquanto ia para a casa da amiga de trem. Desacreditada pela polícia, ela recorre a sua velha amiga Jane para provar que não estava imaginando coisas.

No início do livro temos uma cena muito interessante em que, em um beco sem saída, Miss Marple questiona se realmente precisa fazer aquilo, se só por ser capaz de decifrar o caso ele tem o dever de se envolver. Eu amei esse trecho pelo fato de humanizar a detetive, pois sempre temos a impressão que os investigadores de livros de mistério só estão felizes quando estão trabalhando, e aqui não é o caso.

Por fim, Lucy Eyelsbarrow é uma personagem interessantíssima, que eu adoraria ver novamente. Durante o livro todo ela parece dividida entre diversos parceiros em potencial, mas no fim não é descrito com quem ela terminou. Então eu lanço a pergunta: Com quem Lucy ficou na sua opinião?

Sarah.Pessanha 23/10/2022

Eu gostei muito !!(é agatha né) eu amo todos os livros da agatha,ela é uma autora incrível.Tenho que admitir que já estava suspeitando dele(não quero falar spoiler)mas pq eu já li outros livros da agatha. Um beijo e um queijo ?.

Lilosinskas 16/10/2022

Agatha Christie nunca deixa de surpreender!

Uma senhora, na época de Natal está retornando para casa de trem após algumas compras e avista, na parada entre trens um home estrangulando uma mulher.

Chocada, informa as autores que não tem nenhuma notícia de desaparecimento ou corpo.

Em desespero, busca a ajuda de Miss Marple que ajuda na descoberta do corpo e, em especial, do culpado.

É uma trama bem característica de Agatha: mortes, intrigas familiares, mocinhos e vilões claros e personagens bem marcantes. Como sempre, uma rainha dos crime leves e divertidos (se é que podem ser assim.)!

Lepuz 11/10/2022

Boa leitura
Nessa história acompanhamos nossa encantadora e casamenteira Miss Marple "ajudando" uma velha amiga, contratando alguém para achar um corpo e poucos seriam como Lucy para concordar, foi muito interessante acompanhá-la.
Sinceramente foi uma boa leitura, porém complicada comecei bem empolgada fiquei um dia sem ler e perdi o pique, talvez não seja uma boa ideia ler vários livros da Agatha de uma vez.

Anne.Valente 19/09/2022

Insuperável
Que livro incrível!!!! A Agatha se superou nesse viu? O jeito que a Miss Marple construiu o crime, fez a Lucy bancar a detetive, e ainda desenvolveu suas teorias certeiras foi impressionante. Recomendo demais!

Carlinha 17/08/2022

"Arsênico não tem gosto"
Mais um suspense policial com Miss Marple, uma simpática velhinha que consegue desvendar um crime bem misterioso.
Delicinha de enredo, personagens cativantes, cenário bem montado e narrativa fluida!
É sobre isso!!!
A rainha do crime é simplesmente fantástica!

DiegoFlaibam 03/08/2022

mais um de miss marple
eu tinha começado a ler a versão em inglês mas não estava fluindo, então acabei deixando de lado. quando a harpercollins lançou a nova versão já comprei e continuei a leitura.
a história fluiu muuito, fiquei curioso do começo ao fim para descobrir o que rolou e acabei descobrindo o assassino na metade do livro rs
achei que a história seguiria de outra forma e fosse mais focada no trem do início (estilo assassinato no expresso do oriente) mas acabei gostando do desenvolvimento e das tretas de família.
não é o meu favorito da miss marple, mas é uma ótima leitura.
Carlos 08/08/2022minha estante

DiegoFlaibam 09/08/2022minha estante
não faço ideia rs

Thiago 15/07/2022

Miss Marple em sua melhor forma?
Não tão famoso como outros de seus romances, este livro não fica nada a dever aos melhores escritos de Agatha Christie, está fácil no meu top 5.
Na obra, vemos um caso aparentemente insolúvel (uma idosa que viu um assassinato ocorrer num trem emparelhado) sendo desvendado passo a passo por Miss Marple que, neste livro, tem uma participação um pouco mais presente desde o início - o que é sempre bom, pois, de forma geral, a qualidade das histórias é diretamente proporcional ao tempo em que ela aparece -, mas também conta com uma espécie de assistente para fazer o trabalho pesado. E, para a sorte do leitor, essa personagem é extremamente carismática (mesmo que inverossímil para nossa realidade brasileira).
A trama é muito bem construída, fazendo com que o leitor desenvolva diversas teorias sobre o culpado, seus motivos, seus métodos e até sobre a vítima. O fato de haver um número reduzido de personagens só eleva as qualidades da obra e de sua autora, que consegue levar o leitor quase à loucura com suas conjecturas.
Não consegui deixar de ler e nem de compartilhar o que sentia com a história com todos à minha volta, é leitura obrigatória para os fãs do gênero!
Como única ressalva, destaco o título original do livro "4:50 de Paddington", referência ao horário do trem que a personagem toma. Em minha edição, esse trem foi adaptado para às 16h33. Não entendi o motivo e o que foi ganho com a mudança...
Carlos 08/08/2022minha estante

Lrfatima 10/07/2022

Hmmm
Gata triste escreve bem mas ainda tenho um pezinho atrás com ela, é bom , não é um expresso do oriente mas é bom

Beamaced0 07/07/2022

muito bom
Por incrível que pareça eu consegui adivinhar quem era o assassino antes de ser revelado. Esse tava mamão com açúcar, gostei demais.

Wallison.RodriguAs 22/06/2022

Testemunha ocular do crime
Gostei, Agatha consegue fazer uma história que faz o leitor querer ler o livro até o final, mas não vou mentir teve um momento que perdi o foco da leitura por um momento
Carlos 24/06/2022minha estante