A Testemunha Ocular do Crime

Agatha Christie

Resenhas - A Testemunha Ocular do Crime

PabloBiel 31/12/2023

MISS MARPLE SENDO MISS MARPLE
O livro é perfeito. Um dos melhores se não o melhor de miss Marple !
Tudo começa quando uma amiga de miss Marple viaja por trem e quando um outro trem se aproxima ela vê na janela do outro trem um homem matando uma mulher e aí a trama começa. Ela pede ajuda para a Marple investigar.
O final é incrível e surpreendente!
Ren Saint 01/01/2024minha estante
Fico feliz de que você voltou a ler e a postar. Eu estou numa ressaca literária omg ..

PabloBiel 01/01/2024minha estante
Omg teacher ?

Mary.Pontes 28/12/2023

Bom, mas n é o melhor
Vamos lá, mais um livro padrão da Agatha christie, um crime acontecendo de forma inesperada, aparição de personagens que irão desenrolar a narrativa, pistas falsas e verdadeiras. Suspeitos e a revelação final. Como todos os livros da Agatha, esse não é diferente, não consegui acertar o assassino, mas assim, não se tornou aquele livro surpreendente, sensacional. Pq eu n consegui me cativar pelos personagens, então quando foi revelado, eu n cheguei a ter aquele "banque" aquela surpresa, foi de certa forma inimaginável, mas não me deixou sem palavras como os outros livros, digo que esse chegou a ser fraquinho.

Lauren.Simonett 23/12/2023

Testemunha ocular do crime ?
Ok esse livro é maravilhoso. Primeiramente começamos com a escrita maravilhosa, eu adorei foi super facinha e continua de ler, os capítulos curtinhos super tranquilos também e os personagens claro cada um super interessante e cada um com uma personalidade totalmente diferente.

Desde o início do livro temos mistério temos suspense e queremos descobrir quem é o assassino e quem é a vítima. Confesso que eu tinha muito suspeitos e nenhum dos meus suspeitos realmente era o assassino porém eu gostei muito desse livro ele foi maravilhoso. E claro o fato de eu não ter descoberto quem é o assassino só mostra que o livro realmente é muito bom que você cria muitas teorias e que no final, eu acredito que seja difícil de realmente adivinhar quem é.

Os personagens super incríveis, o livro realmente é um livro muito bom com diferentes pontos de vista, diferentes teorias, os personagens suspeitam das pessoas que você também suspeita. Eu realmente gostei muito, dei cinco estrelas pois eu tava de ressaca literária esse livro conseguiu me tirar da ressaca então assim muito bom. Realmente gostei muito e super aconselho a leitura deste livro.

Isadora 17/12/2023

7 post it
Como todos os livros da Agatha Christie, boa parte da história é confusa, até você entender os personagens e o que está acontecendo na história.
É bom o livro, só que você nunca vai conseguir adivinhar o final.
Sinto falta de um epílogo, pra saber o que aconteceu com os personagens.

Aline.Sacramento 05/12/2023

É ótimo, só não me surpreendeu porque tinha visto um episódio da série baseado nesse livro,mas a Lucy uma das melhores personagens.

Pietra Galutty 28/11/2023

Acho que te vi matando alguém: 4.50 from Paddington
Agatha Christie (1890-1976) publica o seu incrível A Testemunha Ocular do Crime (4.50 from Paddington) em novembro de 1957. O décimo de seus romances a estrelar a nossa querida detetive amadora, ou apenas velhinha incrivelmente curiosa, Jane Marple ou Miss Marple. Uma obra sagaz e de deliciosa leitura, reviravoltas surpreendentes, assassinatos, e tudo o mais que se espera do repertório de Christie.

Em 'A Testemunha Ocular' um crime é visto, ao acaso, por uma senhora que está voltando para casa em uma viagem de trem. No momento em que dois trens de cruzam nos trilhos, um em sentido oposto ao outro, as cortinas do trem oposto se levantam e a passageira do trem paralelo vê um homem estrangulando uma moça. Apavorada, porém sem nada poder fazer, a mulher observa o último brilho de vida deixar os olhos da moça, em uma fração de segundos e em uma cruzada incomum do destino. A testemunha ocular do crime é Elspeth McGillicuddy, que vem a ser uma amiga de longa data da velhinha Jane Marple.

"A providência decidira que ela, Elspeth McGillicuddy, seria testemunha ocular de um crime" (p. 11)

Desorientada e nervosa, após não ser acreditada pelas autoridade, Elspeth procura sua amiga Jane Marple para compartilhar a curiosa e improvável história. Miss Marple acredita que há algo muito importante ali. Após confabular entre suas agulhas de crochê, Miss Marple resolve chamar a astuta Lucy Eyelesbarrow para auxiliá-la a encontrar o suposto corpo, que pelos seus cálculos deveria estar nos arredores de Rutherford Hall, aonde mora uma família chefiada por um arrogante velho e avarento -- a família Crackenthorpe. Miss Marple utiliza de toda a sua sagacidade para iniciar as confabulações em torno daquele suposto crime, mesmo que de longe.

"Ele a descreveu como a melhor detetive que Deus já criou. Um gênio natural cultivado em solo apropriado" (pg. 158)

Lucy alcança o objetivo: um corpo é encontrada no sarcófago da casa da família Crackenthorpe, em Rutherford Hall. Não se sabe quem é a mulher morta, mas as suspeitas recaem sobre a família. Os irmãos Emma, Alfred, Cedric e Harold são muito diferentes entre si, mas todos possuem um interesse em comum: a herança que viria com a morte do pai, o velho Mr. Crackenthorpe.

"O problema é que -- disse Miss Marple -- as pessoas são gananciosas. Algumas são. Muitas vezes é assim que começa. Não pelo assassinato, com uma vontade de matar ou mesmo um pensamento nesse sentido. Não. Começa pela ganância, por querer mais do que terá" (pg. 232-233)

"A verdade é que as pessoas são um misto extraordinário de heroísmo e covardia". (pg. 167)

A história se desenrola com o auxílio do inspetor Dermot Craddock, também conhecido antigo de Miss Marple, que é enviado para investigar o crime e os outros crimes derivados do primeiro. Afinal de contas, como a autora sempre faz questão de frisar, um assassinato não deve nunca ser deixado a sós.

"O que eu sei sobre assassinatos é que eles nunca podem ser deixados a sós" (pg. 237)

joAo366 27/11/2023

Recomendo.
Uma história muito bem elaborada e pensada com reviravoltas sensacionais, uma leitura até que simples de entender e muito boa.

Nina 25/11/2023

Casos de família
Que livro bom Akakkakaka
Amei a fofocalhada dessa família, geral pedido Lucy em casamento e do nada todo mundo morrendo akakakak
Surtei por uns capítulos achando que o meu mine querido ia morrer, mas passa bem.
Fui enganada o livro todo (só pra variar um pouquinho). Pq estava certa que o assassino era um desquerido, mas era um outro lá que nem fedia nem cheirava!!!!
Incrível que com a Agatha é assim, não dou a mínima pro personagem no livro inteiro. Aí, quando ele é apresentado como o assassino, começo a entender todas as ações dele.
MAS AINDA QUERIA MUITO SABER COM QUEM A LUCY IA FICAR QUE RAIVA!

nathy_persico 21/11/2023

Ela é fenomenal!
Não tem nem o que falar dos livros da Agatha. A mente dela é brilhante.

Ela consegue nos prender de uma forma espetacular, e bagunça nossa mente de forma mais espetacular ainda!

Nesse livro em específico, o começo é bem chatinho, porém mais fácil de entender do que os outros. Mas o final, meus amigos, o final é algo que só Agatha Christie é capaz de fazer.

Vale demais a leitura

luizamprates 12/11/2023

Mais um da rainha do crime
Que me surpreendeu bastante. O final foi muito sagaz e adorei os personagens que foram aparecendo durante a trama. Criei uma teoria, mas no final estive errada e amei estar.
A escrita é maravilhosa e o livro prende o leitor até a resolução do assassinato - que naturalmente só ocorre nas últimas páginas.
Eu amo Agatha Christie e os livros dela me passam uma sensação de estar em casa.
A escrita é muito gostosa e os crimes sempre começam de uma maneira esquisita e criativa.
Recomendo muito, leiam sem medo!

luizamprates 12/11/2023

Mais um da rainha do crime
A escrita é maravilhosa e o livro prende o leitor até a resolução do assassinato ? que naturalmente só ocorre nas últimas páginas.
Recomendo muito, leiam sem medo!

Vívian 02/11/2023

O livro é muito bom, me fez imaginar quem era o assassino e me senti dentro da história. Como estava de ressaca literária, tive problemas para terminar o livro, mas mesmo assim tive uma experiência ótima.
Não estava acostumada com o gênero, então me perdi várias vezes em quem estava falando, não sei se isso é comum em romances policiais ou não. Recomendo este livro, apesar de não ter gostado muito do desfecho da história, acho que falta um "tchan".

Natalia 01/11/2023

Outro livro em que Agatha Christie nos surpreende (quanta criatividade!!). Cheguei a cogitar mais de uma vez quem poderia ser o responsável pelos crimes e no final estava certa de quem seria, mas aí o desfecho foi completamente inesperado.
Ler um novo caso com Miss Marple também foi ótimo. Adoro os livros com ela!

Edilaine 19/10/2023

Uma boa leitura
Gostei bastante da leitura. Agatha tem uma escrita fluida e gostosa de acompanhar. Vale muito a pena.