Antes de Casar

Antes de Casar Bárbara Machado




Resenhas - Antes de Casar


52 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Carous 11/08/2020

O livro começa muito bem, mas as páginas finais tiraram meu tesão...
Nota oficial: 3,5.

Poucas vezes eu encontrei um livro que retratasse com tanta precisão a vida de uma jovem solteira que gosta de sair à noite, transas casuais, beber, dançar e curtir com os amigos.

Acho que este é o primeiro livro que pego que a personagem central tem VÁRIOS amigos, de ambos sexos. E eles aparecem várias vezes (infelizmente não consegui memorizar a descrição física de nenhum deles).
Catarina e seus amigos são uma turma muito legal que eu jamais conseguiria manter a amizade. Todos bebem demais, transam demais, viram à noite demais, saem demais e valorizam muito essas atividades. Temos bem pouco em comum.

É difícil encontrar um livro que trabalhe bem sobre levantar a poeira após levar um pé na bunda. Normalmente as comédias românticas já partem para quando a mocinha encontra o próximo namorado, emendando um namoro no outro como se fosse fácil assim e como se coração partido se curasse nessa rapidez.

Eu tive cá minhas dúvidas se 292 páginas seriam suficientes para explorar tudo que a sinopse prometia, mas a autora conseguiu de um modo que não ficou artificial nem acelerado demais.

Adorei a forma como ela aborda namoro, casos de uma noite só, expectativas amorosas, decepções e sexo. Foi leve, mas tão aconselhador!

O fato da história se passar em Vitória, saindo do eixo Rio-São Paulo foi apenas mais um ponto certeiro do livro. (Não entendo a demografia do Espírito Santo, mas será há grande ocorrência de habitantes brancos com olhos claros como no livro? No grupo de Catarina há 1 rapaz negro, que eu nem lembro quem é porque isso não acrescentou nada à história. Foi bem avulso)

Antes do início do livro há uma nota da autora sobre as alterações que ela fez para o e-book. Agora há um pouco de diferença entre a versão física e digital.
Graças a um toque de uma amiga, ela percebeu que algumas falas e comportamento de Catarina envelheceram mal de 2015 (ano em que o físico foi lançado) para cá. Ainda que 2015 não esteja tão distante assim de 2020...
Não sei se o toque da amiga se restringiu à reprodução de machismo da personagem ou foi mais geral e a autora optou por deixar algumas passagens um tanto questionáveis (como a hiperssexualização do corpo do homem preto que aparece numa conversa entre Catarina e as amigas) para mostrar que Catarina é representação do ser humano, falho, reproduzindo preconceitos, aprendendo com o erro e evitando repetir. Ou se foi uma situação que nem a amiga nem a autora perceberam por não possuírem vivência no assunto.

Mas não foi por isso que a nota final caiu de 4 para 3,5. Honestamente o capítulo "Cartas" e o epílogo jogaram água fria no meu tesão pela história. Achei que sobraram, sem contar a cafonice que me deu arrepios - principalmente quando o boy de Catarina afirma que ela (branca, magra, heterossexual, cisgênero, sem deficiência, classe média, cabelos lisos e olhos verdes) não se incomoda de não estar no padrão. Quê??
comentários(0)comente



Mo 04/08/2020

Muito interessante!!!
Gostei muito do livro.
Leitura leve, fácil e envolvente.
Recomendo
comentários(0)comente



Gabi 31/07/2020

O livro é uma comédia-romântica narrada por Cat após o rompimento do seu namoro de 3 anos. Com o livro, vemos as aventuras de Cat, e suas descobertas, passando por todas as fases pós-término. Apesar de ser um livro com sátiras engraçadas, achei alguns acontecimentos já esperados além de diálogos que não rendiam.
comentários(0)comente



Valeria Cruz 31/07/2020

Do Sobre o livro..
Amei o livro, Catarina da uma baita lição de amor próprio, e por mais que a situação esteja ruim uma hora passa e percebemos que as vezes foi um livramento de Deus..
comentários(0)comente



Diana.Formiga 22/07/2020

Gostei demais da narrativa!
Achei muito legal a evolução da personagem, sua construção e desenvolvimento!
Muito bom!
comentários(0)comente



Ingrid 19/07/2020

Uma história sobre reencontro
A história é muito cativante e mostra uma jornada que a protagonista dá, depois de um termino de relacionamento em busca de si mesma. No decorrer dessa busca, Catarina, nossa protagonista, irá atrás de quem ela era antes do seu relacionamento e logo depois, com a ajuda de seus amigos, irá amadurecer e se redescobrir como mulher independente e com a auto-estima reconstruída. E quem sabe, após superar as desilusões amorosas, tentar dar uma nova chance ao amor.
comentários(0)comente



Deza Farias 23/04/2020

SIGAM @RESGATADAPORUMLIVRO NO IG
Antes de começar a contar o que achei do livro, eu preciso dizer que ele não funcionou para mim, não foi uma leitura ruim, porém eu esperava bem mais do livro.

Nesse livro vamos conhecer Catarina, uma jovem mulher que trabalha numa empresa de publicidade e sonha em casar com o seu namorado, que ela imagina ser o príncipe encantado. No aniversário de três anos de namoro, ela dar aquele tapa no visual, achando que vai receber o tão esperando pedido de casamento. Tadinha! Leva o maior passa fora.

Como uma leoa ferida ela se recolhe na toca para sarar suas feridas! Ela ainda é apaixonada por Arthur, um cara que eu achei o maior escroto, desde a primeira linha. Sofrendo na sua fossa individual, buscando compreender o que deu errado em um relacionamento que ela achava ser perfeito, ela conta com a ajuda de suas melhores amigas para não cair em uma profunda depressão pós-relacionamemto.

Mari, Alice, e Carol são três mulheres totalmente diferentes, mais que juntamente com a Catarina, vira um quarteto DAQUELES!
Numa missão de tirar a amiga da lama, elas começam a arrastar elas para os Rock, aos poucos Catarina percebe que não é tão ruim está solteira. E começar a sair com um e com outro a torto e adoidado. Catarina blinda coração com medo de ter ele partido mais uma vez.

Nesse ponto o livro começa a ficar muito cansativo, pois eu não gostei da personagem, ela realmente é muito leonina, achei ela muito metida a gostosa, e o livro passa um falso empoderamento, Porque a Caterina "age" como homem em certos momentos, mas lá na frente a gente ver que ela não estava sendo empoderada, ela só estava mal resolvida. Eu pensei que o livro ia ser mais engraçado, mas para mim o livro foi mais hot que chick lit, sim teve momento engraçados mais eu achei pouquíssimos. O livro se tornou muito repetitivo, sempre os mesmo tipos de festas e noites no boteco, os mesmos caras gostosos e as pegações calientes.

Como um chick lit é um livro que conta o cotidiano uma mulher, eu achei esse livro muito forçado e bastante superficial, o livro conta basicamente as noites da protagonista com as amigas e amigos.
Achei um livro muito autobiográfico, a personagem tem características marcantes da própria autora. Confesso que eu gostei muito mais da Mari, diferente de Catarina ela era uma pessoa que tinha mais personalidade, era até mais empoderada e bem resolvida.

Em alguns momentos eu achei a escrita da autora cansativa e muito prolixa o que fez a leitura demorar ainda mais. Outro ponto que achei bem negativo foi a quantidade de informações de lugares e referências a conteúdos nerds e capixabas que ela usou, teve um momento que ficou cansativo ler tantas "notas de rodapé"
Sim pela capa do livro (QUE EU ACHEI MARAVILHOSA, MUITO CUTE-CUTE) eu sabia que teria referência ou que a pessoa seria nerd, mais me supreendi negativamente.

O enredo do livro é bom, mais não foge dos clichês, e de tanta informação e coisas acontecendo uma em cima da outra a história fica muito rápida e daria para a autora ter trabalhando mais ou ter tirado tantos detalhes desnecessário, tipos as cartas, eu não achei que elas contribuíram em nada, quase deu vontade de não lê-las, li por pura curiosidade.

Eu gostei do final mesmo achando tão clichê, Quero ler outros livros da autora. Não acho que foi uma experiência ruim, para o primeiro livro, acho que aos poucos ela deve melhorar ainda mais, pois potencial ela tem.

Essa foi a minha sincera opinião sobre o livro, espero que tenham gostado e que vocês possam dar também uma oportunidade de conhecer a estória e tirar suas próprias conclusões.
comentários(0)comente



Aielk 12/11/2019

Livro leve, mas esperava mais
O início é divertidíssimo, engraçado e interessante. Após temos a fase chata do livro(pensei até abandonar a leitura) persisti e por fim gostei do desenrolar. Para quem curte romances leves é uma boa escolha. Tem seus pontos fortes como superação e evolução da protagonista, amizades sinceras e comédias leves.
comentários(0)comente



Iara 22/05/2019

‘Antes de Casar’ é, primordialmente, uma história da busca pela própria identidade. Antes de ser uma história de amor entre duas pessoas, é uma história de amor próprio, de amizade e companheirismo. Mostra o poder da amizade e da importância das pessoas que estão ao nosso lado quando mais precisamos e menos merecemos.

A leitura foi bem rápida, e bastante proveitosa. E o que me agradou muito foi o fato do enredo todo se passar na Grande Vitória, havendo várias referências a locais conhecidos, bem como o uso de várias gírias capixabas. O livro possui diversas notas de rodapé, muitas delas engraçadas, que explicam as gírias locais e relacionadas à publicidade (área profissional da personagem principal), e explicam também algumas expressões nerds que aparecem com frequência ao longo da narrativa.

Espero que a autora publique novos livros logo, para que possa continuar a acompanhar seu trabalho.



site: https://meninamaggie.wixsite.com/website
comentários(0)comente



Nicoly Mafra 12/05/2019

#ResenhaNickMafra: ANTES DE CASAR
"Eu reconheci, na marra, a importância da autoestima e da dignidade. Finalmente compreendi que minha felicidade não poderia jamais depender de outra pessoa. Eu não mais diria “você me faz feliz”, pois enxergava agora o verdadeiro significado por trás dessas palavra."
__

Catarina é uma jovem mulher que acredita que encontrou seu príncipe encantado; ela já sonha com seu casamento, com o início da sua vida adulta, tudo ao lado de seu atual namorado. No dia do aniversário de três anos de relacionamento do casal, Catarina acredita que chegou o momento, Arthur irá pedi-la em casamento; porém, para sua surpresa e desespero, Catarina acaba levando um pé na bunda. As primeiras semanas pós-término são difíceis, porém, Catarina sabe que não adianta ficar remoendo as dores do passado; ela precisa voltar à se divertir, socializar, sair com suas amigas, conhecer pessoas novas, e é isso que ela faz. Mesmo querendo curtir esse momento solteira, Catarina não desiste do amor, e continua à procura de seu príncipe encantado, mas entre festas, bares e encontros, Catarina acaba tendo seu coração machucado inúmeras vezes; até o momento em que percebe que precisa dar um tempo para ela. Aproveitar a vida, amadurecer, e encontrar o amor próprio.

__

“Antes de Casar” é um romance nacional que me conquistou por sua mensagem positiva e sua narrativa; ler este livro é como conversar com sua melhor amiga, acompanhar suas aventuras e tragédias e ter orgulho da mulher em que ela está se tornando. Catarina é uma personagem forte, independente, mas acabou perdendo sua essência entre relacionamentos que apenas à prejudicava, e após perceber isso, deu uma chance para ela mesma. Uma delícia de leitura! Super recomendada!

site: https://www.instagram.com/p/BtEivf0gkPu/
comentários(0)comente



Bia Sousa 19/03/2019

Sobre dar a volta por cima
Catarina Fernandes já tem 3 anos de namoro, e justamente na comemoração de três anos dessa união, ela sente que será o momento em que seu namorado lhe pedirá em casamento, porém tudo vem abaixo quando ao invés de um pedido de casamento, Catarina é surpreendida por um término.

“- Mel, homens são como esparadrapos. Uns não grudam, outros não saem. Honestamente eu não gosto do segundo tipo.”

É por aí que começa história, Catarina na fossa por causa do término do seu namoro. Mas se você pensa que suas amigas deixará com que ela se abale por muito tempo você está completamente enganado. Se a maré estava contra Catarina, seria ela que iria virar a favor da maré.

Catarina resolve que é momento de curtir a vida sem compromisso, conhecer pessoas novas e ser aquela Catarina que ficou aprisionada por três anos. Sair com os amigos, beber a vontade, e se descobrir como uma verdadeira mulher.

“Aceitei com naturalidade que casar e ter filhos deixara de ser uma prioridade em minha vida. Não sentia a necessidade de buscar um companheiro, tampouco sentia o peso do meu relógio biológico. Eu ainda era bem jovem. Do que me adiantaria casar com alguém que não me deixasse ser eu mesma? Eu não queria arrependimentos. Não queria me tornar uma mulher frustrada, presa em um casamento por obrigação e sufocada pelas imposições de um parceiro incompatível.”

Porém nem sempre tudo dá certo, né?! Cat acaba caindo em umas ciladas, mas nada com que ela não seja capaz de lidar. Então se prepare parar rir muito e ficar tensa com certos acontecimentos.

Esse livro nos mostra como é possível se redescobrir, e para ter certeza que um relacionamento sério significa ser feliz. Ao longo do livro vamos acompanhando o amadurecimento de Cat, seus amigos e até do seu irmão (aliás, amei ele haha). Mas é claro que esse livro tem romance, mas de forma alguma é o ponto principal.

“O perdão te torna livre, o amor te transforma, e o bem, contagia.”

Não podemos deixar de lado também as várias referências nerds que é presente nesse livro, juro que será impossível não se identificar uma vez que temos referências de Star Wars, Harry Potter, Senhor dos Anéis entre outras coisinhas nerds que amamos.

Eu não tenho palavras para traduzir o que senti ao ler esse livro, em boa parte da história eu me identificava como ninguém, torci para Cat, ria de suas loucuras com suas amigas. Além disso amei conhecer as referências contidas no livro sobre o Espírito Santo e me deu uma vontade enorme de conhecer o estado.

“Case por amor, mas case com certeza. Seu cúmplice na cama, seu melhor amigo à mesa. Case com quem a conheça. Case com quem a enlouqueça.”

O livro foi feito com muito cuidado pela autora, o que me deixou ainda mais impressionada, já que é difícil encontrar livros de autores independentes com publicações tão caprichadas.

Se você procura um chick lit nacional, com uma protagonista forte esse livro é perfeito. Ahh, mas cuidado, você pode apaixonar por alguns sapos com cara de príncipe ao longo do livro. E por favor, não diga que eu não avisei.

Com certeza a Bárbara ganhou uma leitora de tudo o que ela escrever e não vejo a hora dela lançar um novo livro.

site: https://bercoliterario.wordpress.com/2019/03/07/resenha-antes-de-casar-barbara-machado/
comentários(0)comente



@paixaopelaspaginas 19/02/2019

Resenha Antes de Casar!
SINOPSE:
Catarina era uma jovem mulher que tinha tudo planejado: o casamento perfeito, o homem ideal, finalmente a vida adulta e independente que tanto almejava. Até que, de um dia para o outro, tudo muda: o casamento não passa de um sonho, o príncipe vira sapo e a brutalidade da vida adulta se mostra bem diante de seus olhos. De volta ao mundo dos solteiros, Catarina se redescobre como indivíduo e percebe que, a não ser que se torne tão desapegada quanto os homens que passam por sua vida, seu coração continuará sendo partido. Mas será que suas aventuras entre mesas de bar e festas agitadas podem substituir o antigo sonho de um final feliz? Entre altos e baixos que fazem parte da transição da juventude para a vida adulta, Catarina vai aprender que o amor não é bem como ela imaginava.
?
?
MINHAS NOTAS SOBRE O LIVRO:
?
? Antes de casar é um livro publicado de maneira independente pela autora Bárbara Machado. Narrado em primeira pessoa, ele vai contar a história de Catarina uma jovem mulher que sonha com o casamento perfeito ao lado de seu namorado, mas, nada sai como o planejado então, ela vê sua vida mudar de uma maneira surpreendente, voltando a sua vida de solteira depois de anos.
?
?
? O livro antes de casar, além de ser um livro com uma história, ele trás para os leitores vários ensinamentos e, mensagens e muitas vezes o próprio leitor já passou por alguma situação que a personagem Catarina passa ao logo do livro.
?
?
?Catarina é um mulher forte, independente, super divertida, alto astral, mas acabou perdendo seu valor por conta de relacionamentos passados. Mas com a ajuda de seus amigos e amigas, ela embarca em várias aventuras engraçada e constrangedoras, que faz com que a narrativa seja super leve e engraçada e faça o leitor se sentir dentro do livro e amigo de Catarina.
?
?
?Por fim, a autora Bárbara Machado, tem uma escrita super leve, rápida e fácil que faz com que a leitura flua maravilhosamente bem. Então, eu recomendo a todos esse hino de livro, ele é um excelente livro para ler em um tarde, sair de uma resseca e até mesmo ler um livro mais leve que irá deixar você feliz.?
comentários(0)comente



Lendocom.afran 17/02/2019

Catarina já no começo do livro levou um baque daqueles com o fim do namoro, e aí se deixou levar pela tristeza do termino e até se culpando pelo que aconteceu.?????????
Mas suas amigas deram um jeito de fazer ela sair e se distrair um pouco, mas com o coração fraco caiu em mais algumas armadilhas de homens safados.?????????
Demorou até Catarina entender que ela precisava apenas dela para ser feliz. Mas que tarde e não falhe não é mesmo e depois disso ela fez uma murada em volta do seu coração até que ela conhece uma pessoa maravilhosa que ela não quer deixar entrar em sua vida por medo de se machucar de novo.?????????
?????????
Adorei o amadurecimento da personagem, a forma que ela lidou com o que aconteceu foi divertida e cheia de loucuras.?????????
Catarina mostra o que de fato acontece com a maioria das mulheres, se prendem por conta de homem e não aproveitam a vida.
Namoro, casamento é ótimo mas tem que ter união de verdade, amizade e cumplicidade entre o casal se não não vale a pena.?????????
Dei ótimas risadas, adorei a amizade linda das amigas da Tina, chorei um pouquinho mas adorei demais e super recomendo a todos que querem ler um bom livro nacional e deixa eu contar que sou louca pra conhecer Vitória por conta da Anara
Mas agora fiquei com muita mais vontade ????????
comentários(0)comente



jessicailustrax 17/11/2018

Todos deveriam ler
"Eu reconheci, na marra, a importância da autoestima e da dignidade. Finalmente compreendi que a minha felicidade não poderia jamais depender de outra pessoa."

Com uma narrativa leve e dotada de profundas reflexões, Bárbara Machado conduz um livro com bastante humor sem jamais perder a verossimilhança com o mundo em que vivemos. Acredito que esse tenha sido um dos meus pontos favoritos na obra, pois a autora se preocupou em dar o tom de realidade ao livro que instantaneamente aproxima-nos da protagonista. Além disto, a ambientação do livro na cidade de Vitória no Espírito Santo dá um charme a mais a história, não só de reconhecimento por se passar em nosso país, mas pelo status cidade do interior que poucas vezes vejo na literatura brasileira contemporânea.

Mas o que mais me deixou encantada pelo livro de Machado, foi a protagonista Catarina. por diversos motivos que vão desde a construção da personagem até os ensinamentos que ela vai acumulando ao longo da história. De primeira, é interessante notar como esta não se prende a esteriótipos, que na verdade não dão as caras no livro. Simpática e bem-humorada, Catarina é fã de Harry Potter, O Senhor dos Anéis e tantas outras séries que fazem a cabeça do mundo geek. Mas isso não significa que Catarina seja tímida – espírito comum as mocinhas que apresentam tais gostos – mas justamente ao contrário. Espontânea, ama sair com os amigos e ir aos bares de sua cidade. O que imprime na personagem um tipo de personalidade diferente e fascinante.

Dentre todos os ensinamentos que Antes de Casar tem a oferecer, o mais importante e o mais relevante para em nossa atualidade. é o papel da mulher dentro de um relacionamento, mas principalmente para consigo. Catarina antes era dependente do namorado, a ponto de mudar aspectos de sua personalidade para agrada-lo. A grande sacada do livro, se dá quando Cat começa a perceber que um homem não pode ser mais importante que ela e que se alguém for amá-la deve ser como ela é. Esse tipo de perspectiva – principalmente para mim que tenho as relações de poder no namoro como um dos meus objetos de estudo – é essencial como respirar. Catarina aprende o que todas as mulheres deveriam saber, que nenhum homem nem ninguém devem ser mais importantes que nós mesmos.

Abrasador e de certo modo imprevisível – sério, eu praticamente não adivinhei nada do que estava por vir – Antes de Casar é uma leitura necessária a todas as pessoas independente do sexo. Um livro que nos mostra que nos amar antes de amar os outros e tê-los como pontes de felicidade mas não objeto único desta, é o caminho mais certo para o alcance da plenitude e da felicidade.

site: https://fanficcao.wordpress.com/
comentários(0)comente



Kelly @leituraepaz 17/11/2018

NACIONAIS TAMBÉM VALEM A PENA.
?Case por amor, mas case com certeza. Seu cúmplice na cama, seu melhor amigo à mesa. Case com quem a conheça. Case com quem a enlouqueça.?
?
Catarina Fernandes, namora Arthur há três anos e está à espera do pedido de casamento. Mas no dia de aniversário de namoro, ele termina o relacionamento sem muitas explicações.

Depois do termino, ela tem seu momento de fossa e fica na pior. Mas depois do tempo de ?Achar que o universo está conspirando contra ela?, ela resolve conspirar junto com ele. Com a ajuda de suas amigas e de seus amigos, ela dá a volta por cima e começa a resgatar a Catarina que foi perdida aos poucos.

A partir daí, Catarina começa a sair, conhecer lugares, outras pessoas, e ao longo desse processo, ela conhece muitos caras bacana e começa a se envolver com eles. Mas sempre seguindo o lema: pego, mas não me apego. E é assim que ela segue a vida sem Arthur. "No mundo real não existiam príncipes, apenas sapos. E parecia que eu estava decidida a esbarrar com um pior que o outro. Isso porque nunca fui de cometar o mesmo erro duas vezes, os cometia três, quatro vezes, só para ter certeza..."
?
Só que nem sempre a gente consegue fugir das peças que o destino nos trás. Aliás, é loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou. E depois de muitos desastres, loucuras e cenas engraçadas, ela vai entender isso.

Eu ri muito com a Catarina, ela é muito maluquinha e tem uns pensamentos hilários. O livro não tem segredo nenhum, é fácil descobrir como será o final, mas é gostoso demais ler a cada página até chegar nele.

Aprendemos muito com a personagem principal. E o livro pode servir de grande ajuda para quem está passando pela mesma situação. Além disso, a autora fala sobre alguns tabus da nossa sociedade, como o sexo casual que é um tabu enorme entre homens e mulheres. E ainda contém referências de Harry Potter e O Senhor dos Anéis, quer mais um motivo para ler?

O livro foi uma grande surpresa. Não esperava que iria me divertir tanto. Torci por um final feliz o tempo todo, por mais que seja clichê, eu torci por isso.

Quem gosta dos chick-lits no estilo Sophie Kinsella, já pode comprar esse livro.
comentários(0)comente



52 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4