Como Mentir com Estatistica

Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Rozana 30/07/2021

Interessante
Interessante e instigante, exemplos cômicos que prendem a atenção. Por ser antigo, os numeros parecem um pouco fora da nossa realidade, mas é de simples entendimento e a leitura é fluida.
Senses 28/09/2021minha estante
Também estranhei os números, mesma coisa de ouvir "não sei em que ano eu entrava no mercado com 10 reais e saia com não sei quantos produtos".

htfreire 30/07/2021

Imprescindível leitura
Leitura fácil e gostosa. Bem didático e nos faz pensar o quanto somos enganados diariamente com dados ruins ou maliciosos que estão aí nos jornais e na política.

Rennanzinho 25/07/2021

E principalmente como não se enganar com Estatística
É bom saber que não precisa ter estudado Estatística para compreender o livro. Ele trata dos principais erros metodológicos e de interpretação dessa área tão importante da Matemática, particularmente relacionando com estudos sociais. Os conceitos importantes a saber, como amostra, aleatoriedade, médias, intervalo de confiança e outros são introduzidos de forma bastante simples e carregada de exemplos comuns. Acredito que haja pouca dificuldade em "atualizar" os exemplos, uma vez que a maioria deles remontam décadas atrás nos EUA. No mais, é uma leitura simples, bem humorada e que mostra muito bem as artimanhas de manipulação de dados estatísticos ou na sua interpretação para particularizar, enviesar ou esconder a realidade. O que não significa perder a confiança nos institutos de pesquisa e estatísticos competentes.

Italo 13/07/2021

Não é sobre como mentir, mas sobre como não te passarem a perna
Livro sobre conceitos estatísticos. Mais especificamente sobre como as "autoridades" e meios de comunicação te enganam todo dia. Recomendo demais para leigos. Mas se você for alguém que conhece um pouco mais do mínino sobre estatística, vai ser uma leitura bem básica.

André 05/07/2021

Distorcendo a estatística
O livro é muito interessante, ele mostra como as pessoas podem distorcer a informação estatística, propositadamente ou não, para valores que mostrem um resultado desejado. O uso equivocado da estatística é feito por empresas, mídia, especialistas, muitas vezes gerando uma informação sensacionalista para atrair o público. A leitura é bastante recomendada para que saibamos identificar essas distorções.

Diogo 27/06/2021

Perfeito para os dias atuais!
Um livro muito bom para ser lido em meio a tantas notícias falsas, ambíguas e/ou duvidosas. O autor utiliza uma boa didática para apresentar os fatos, usando um tom irônico e engraçado ao mesmo tempo. Gostei muito e com certeza irei utilizar os ensinamentos que aprendi no livro para a vida.

Branco Junior 16/06/2021

Pesquisas apontam que... (Lá vem o golpe!)
Apesar do fato de ter sido escrito na década de 50 do século passado, o assunto é relevante para entendermos a manipulação consciente e inconsciente de estatísticas. Os exemplos utilizados no livro são, evidentemente, da época em que foi escrito, porém não é difícil transpor para os dias atuais, onde encontramos manipulação de dados para nós fazer acreditar que há rombo na previdência, que o número de mortes pela Covid-19 são inflados ou que somos o país que mais vacina no mundo...

fabiele :) 14/06/2021

Um livro para todos
Muito interessante, faz com que se olhe para informações, gráficos e estatística mais criticamente. Acredito que esse é um dos livros que todos deveriam ler.

13/06/2021

"Como encarar uma estatística falsa"
O autor diz que o propósito do livro é explicar como encarar uma estatística falsa e acho que ele cumpre o propósito. O livro nos ajuda a ter um olhar mais crítico aos dados. Um livro rápido e bem informativo.

luisfelipe.monteiro2 10/06/2021

Nunca fui um especialista em exatas, apesar de gostar muito das áreas relacionadas à matéria. Entender o vasto universo da matemática é desafiador, porém, darmos os primeiros passos e descobrirmos inúmeras coisas que não são aparentes a olho nu, é extremamente recompensador. A sensação de aprendermos algo, e que isso dará uma nova visão de mundo, é uma motivação para o avido leitor.

Em Como Mentir com Estatísticas, o autor Darrell Huff apresenta um tema muito importante nos dias atuais: o mau uso da estatística para maquiar dados e abalizar opiniões. Com uma linguagem que agrada leigos e especialistas, o livro consegue mostrar, a partir de exemplos práticos e corriqueiros, coisas que são inúmeras vezes deixadas de lado. Os números podem ser exatos, mas, e quem faz o uso deles? As pesquisas e avaliações são usadas de forma prudente, a fim de mostrar os verdadeiros resultados, ou não?. Um belo livro para abrir os nossos olhos e mostrar as distorções que são colocadas na nossa frente.

O ceticismo prudente é o primeiro atributo de um bom crítico. Livro recomendado para todos.

site: https://www.instagram.com/p/COVT8B-DJIL/

Lu Lu Lu 08/06/2021

Essencial!!
Se você tem título de eleitor ou toma decisões em dia empresa ou família, você PRECISA ler esse livro.

Super rápido e divertido :) além de ensinar muita coisa!

Lali 04/06/2021

Atual, irônico, preciso?
Para quem trabalha com estatísticas é um tiro? quem nunca usou uma dessas técnicas pra ?vender? um resultado melhor que atire a primeira pedra. Para quem não manja nada de estatística é uma aula.
No momento atual que vivemos, bombardeados de fake news por todos os lados deveria ser uma leitura obrigatória? mas obviamente quem dissemina fake news não estaria interessado ?????

Lais Duanne 11/05/2021

Livro interessante
É um livro curto, com leitura fácil.

Apresenta várias dicas para não cair em "manobras" realizadas com os dados para justificar o que se interessa.

Marco 19/04/2021

Esse livro já tem alguns anos, mas é incrível como continua atual. Com boas intenções ou não, ainda temos aos montes informações que são publicadas como verdade absoluta, e não passam de uma estatística mal colocada.

Juntando isso ao agravante de manchetes clickbait e artigos muitas vezes fechados com paywall, fica mais difícil ainda combater informações falsas (ou no mínimo duvidosas).

Victoria.Bispo 16/04/2021

Bom demais
Um livro que vai abrir seus olhos quanto as estatísticas mal usadas pelas pessoas mundo a fora.