Como Mentir com Estatistica

Como Mentir com Estatistica Darrell Huff
Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Mercia50 18/05/2024

É um livro para se carregar no bolso.
Uma ótima didática para explicar conceitos da estatística e como as interpretações podem ter impactos diferentes a depender de quem as fala.

Lucas.Teles 07/04/2024

Literatura básica
É um tipo de literatura, a primeira vista básica, mas enigmática de certa forma. É uma leitura que lhe trás informações sobre estatística e como ela é manipulada para favorecer determinada estatística.
Entretanto, o livro é um tanto repetitivo e enfadonho em alguns de seus tópicos

Flávia 04/04/2024

A mágica da estatística contextualizada
Vejo a interpretação de dados como uma ferramenta muito poderosa, que torna possível encaixar um valor real obtido a um contexto em que ele levará a conclusões completamente opostas.
Como Mentir com Estatística traz uma série de exemplos e situações em que essa manipulação se faz com leveza suficiente para que (quase) nunca se evidencie a desonestidade mas sim a falta de capacidade por parte de quem o fez.
A escrita é bem leve e traz humor a temas que poderiam ser vistos como complexos. No geral, é um livro agradável e fluido, com teorias em contextos variados, sobre como a estatística não deve ser utilizada.

Alfredo 13/03/2024

Interessante em saber como a interpretação pode mudar tudo o que observamos no dia a dia, principalmente no que se refere a números.

krmxzov 08/03/2024

Ok? razoável
Eu sinto que absorveria bem mais o conteúdo se trabalhasse constantemente com números e estatísticas e etc.
É um livro um pouco datado, mas atual quanto aos métodos de manipulação pela matemática (e linguagem também, pois o discurso da estatística contribui).
Foi uma boa leitura para um momento que eu estava num tédio catastrófico no meio de uma palestra e não havia levado livro nenhum na bolsa. Até porque esse livro nem meu é.

Paulo.Henrique 24/02/2024

Nada gostosinho de ler.. Na verdade bem repetitivo rsr
Embora o livro ofereça insights valiosos sobre como os números podem ser manipulados para enganar, sua mensagem central parece ecoar excessivamente ao longo dos capítulos. Esta repetição, embora sirva para reforçar a cautela necessária ao interpretar dados estatísticos, pode por vezes parecer redundante. A insistência do autor em destacar as mesmas precauções em diferentes cenários acaba por diluir o impacto de suas advertências. Em essência, enquanto a obra é instrutiva, a sensação de estar lendo variações do mesmo tema pode tornar a leitura menos estimulante do que poderia ser.

Kyuketsu 24/01/2024

100% dos leitores praticam o hábito da leitura
Este é um daqueles livros divertidos de ler. Rico em informações, acessível (linguagem simples) e agradável. Apesar de escrito em 1950 (salvo engano), seus exemplos são extremamente atuais.

Leitura obrigatória para interessados e, sobretudo, estudantes de todos os níveis. Apresenta ao leitor o quão simples é manipular informações para que um discurso ou ideia seja (des)favorecida.

O capítulo final apresenta ao leitor estratégias simples para identificar uma (potencial) fraude estatística.

Em resumo, ensina ao leitor bem intencionado a não ser vítima de estratagemas desonestos.

Gabriela 06/12/2023

Como mentir a Estatísticas ?
O livro é simples e tem ilustrações para melhor compreensão do leitor.
Informa principalmente como dados mal aprofundados podem ter uma grande repercussão prejudicial.
Uma informação importante é que na época da escritura do livro as mulheres não tinham muito espaço no mercado de trabalho, então algumas falas é necessário fingir nem ler, para evitar perder a paciência.

Neila Porto 16/11/2023

Recomendo!
"Como Mentir com Estatística", ilustrado por Irving Geis e escrito por Darrell Huff, é um livro clássico que explora de forma acessível e divertida como as estatísticas podem ser manipuladas e distorcidas para enganar as pessoas. Através de exemplos práticos e ilustrações cativantes, os autores nos mostram como números aparentemente convincentes podem ser usados para criar uma falsa narrativa.

O livro aborda uma série de tópicos, como amostragem seletiva, médias enganosas, gráficos mal construídos e correlações falaciosas. Os autores demonstram como é fácil cair em armadilhas estatísticas e nos ensinam a questionar e analisar as informações que nos são apresentadas.

Com um estilo bem-humorado e linguagem acessível, "Como Mentir com Estatística" é uma leitura indispensável para qualquer pessoa interessada em desenvolver habilidades de pensamento crítico e se proteger contra manipulações estatísticas. O livro nos incentiva a sermos mais céticos em relação aos números que encontramos no dia a dia, capacitando-nos a tomar decisões mais informadas e evitar sermos enganados.

As ilustrações de Irving Geis complementam perfeitamente o texto, tornando o conteúdo ainda mais compreensível e envolvente. O livro é uma ferramenta valiosa para todos, desde estudantes até profissionais que lidam com dados regularmente, pois nos ajuda a entender como as estatísticas podem ser usadas para distorcer a verdade.

"Como Mentir com Estatística" é um clássico atemporal que continua relevante hoje em dia, lembrando-nos da importância de questionar, analisar e interpretar corretamente as informações estatísticas que encontramos em nosso cotidiano.

Diogo369 15/11/2023

Fácil e instrutivo
Aprendi bastante como é possível manipular com estatística, e também como evitar seu enganado.

O Autor emprega muito vocabulário corriqueiro e quase nunca especializado. Além disso, seus exemplos são bem simples e diretamente relacionados com o conceito ensinado.

Os pontos negativos são muito leves: a tradução para a língua portuguesa foi muito literal, desnecessariamente expondo algumas formas de expressão típicas da língua inglesa que às vezes atrapalham um pouco a leitura; e alguns valores bem desatualizados, pois o livro foi escrito na década de 50.

Gabi 11/10/2023

Leitura muito divertida!!!

O assunto estatístico normalmente é mais denso, mas foi abordado de forma muito fluida, com vários exemplos para cada tópico e a parte teórica de forma direta.

Leitura essencial para os dias de hoje, em que chovem dados de todos os lados, mas as informações em si são distorcidas e nos levam ao falso conhecimento. Recomendo!
Talita578 06/01/2024minha estante
Show! Adicionei nas minhas leituras

Giu 03/10/2023

Interessante
Eu precisei fazer uma matéria de estatística na faculdade e o professor recomendou esse livro. Infelizmente, só li ele depois que eu já tinha finalizado a matéria. Ele me fez entender bastante coisa que na época o professor falava e pra mim não fazia muito sentido. Recomendo.

Digo Rameh 05/09/2023

O autor explica de maneira simples e direta (mas bem detalhada) como podemos manipular as estatísticas a nosso favor, e não ser manipulado por ela. Aprende-se a contestar e duvidar de tudo que ouvimos e lemos por meio de estatísticas

Danilo435 17/08/2023

Nunca mais lerá como antes
Muito interessante os pontos de vista e fatos, já estava aberto em alguns pontos entre tento outros não tinha notado.

E mais do que obrigatório essa leitura onde hoje a informação está sendo muito manipulada ?

JAssica228 07/08/2023

Para os de má fé um manual, para os bem intencionados escudo
Essencial para todos àqueles que trabalham com dados e estatística. Não é inovador em sí, muito menos contemporâneo, mas apesar de sua escrita datar do século passado a obra mostra-se bastante atemporal, e é um bom lembrete sobre como olhar para os dados sempre com desconfiança, principalmente em tempos de redes sociais e desinformação. A subjetividade da verdade e da mentira ao olhar de quem conta e de quem ouve. No geral muito bom! Rápido e leve, com ilustrações que abraçam os textos!