Como Mentir com Estatistica

Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Elisio Rebouças 28/12/2022

Informativo
Livro simples, mas com tudo que é necessário para que você aguce seu senso crítico sobre informações e textos que contenham estatísticas. Deveria ser obrigatório ler esse livro na escola

Caroline1442 26/12/2022

Esperava mais do livro
Com um título impactante e uma capa azul que se destaca em meio a outros livros, "Como mentir com estatística" despertou minha curiosidade. Entretanto, ao lê-lo percebi que o livro não era nada demais, ele não traz nada de novo para quem já tem um conhecimento básico de matemática (não me refiro nem estatística, mas aquela matemática básica de ensino médio) ou para àqueles que já tem uma boa interpretação. Faço aqui uma meia culpa, pois talvez estivesse esperando muito de um livro escrito no começo dos anos 50, provavelmente, naquela época tenha sido um livro realmente disruptivo ao afirmar que números podem "mentir" e nem sempre são o que parecem.

Lêticia Lopes 13/12/2022

Não-ficção que vale a pena
É um livro muito interessante mesmo! Não precisa saber nada sobre estatística ou matemática pra gostar e tirar algo de útil dessa leitura. Para todos os públicos que não queiram ser ludibriados com dados aparentemente verdadeiros.

Renata 27/11/2022

Muito bom ler sobre estatística de uma forma divertida, não tenho muito a dizer, apenas recomendo a leitura

tmgoncalves 20/11/2022

Fenomenal. Cirúrgico nas colocações !!
Este livro deveria compor a lista de leitura obrigatória do ensino médio, com o intuito de ensinar as pessoas, desde cedo, a compreensão estatística de publicações, seja acadêmica, corporativa, jornais e revistas, relatórios financeiros, entre outras áreas.

O livro possui um tipo de leitura fácil de interpretar bem como diversos exemplos reais para ilustrar os conceitos abordados na narrativa. Também há várias figuras no livro com a intenção de inserir um pouco humor em determinados estudos de casos.

A principal mensagem que o autor deseja transmitir aos leitores é o cuidado, que a pessoa deve ter, ao interpretar estudos estatísticos publicados. Ou seja, identificar o viés por trás da publicação, seja para favorecer um aumento no número de vendas de um determinado produto, manipular dos dados financeiros como inflação, taxa de desemprego com o objetivo de beneficiar avaliações positivas de governos, entre outros cenários.

Em síntese, é um livro pequeno com alto teor de conhecimento para vida !!

Vinícius 11/10/2022

Como nós somos enganados
A quase 70 anos Darrell Huff escreveu este livro que mostra como empresas de pesquisa e inclusive da área médica, contorce números e amostras para criar um impacto na população. Um verdadeiro circo, onde nós somos feitos de palhaços. A linguagem é divertida e as idéias de fácil compreensão. Indico para quem quer aprender a ver com outros olhos o números que nos apresentam, sejam em propagandas, artigos científicos e pesquisas das mais diversas inclusive eleitorais.

Acácio 02/10/2022

Essencial para a quem lê notícias
Terminei de ler esse livro no dia da apuração de resultados do primeiro turno da eleição presidencial de 2022.
Erros significativos em diversas pesquisas eleitorais, gráficos mal construídos provavelmente de maneira intencional, dados insuficientes para se avaliar os feitos dos candidatos e mais uma salada de outras artimanhas fizeram as notícias e campanhas.
A situação se repete nas propagandas, reports financeiros de empresas de capital aberto e até mesmo no ambiente acadêmico.
Com isso, percebo o quão fundamental é o conhecimento da estatística e como utilizá-la de maneira correta tanto para comunicar de maneira honesta os resultados de qualquer estudo quanto para se defender de eventuais pilantras.
O livro é bem humorado, extremamente fácil de ler e didático. Recomendo a todos os que mexem com dados e consomem bastantes notícias.

Renato.Yodono 14/09/2022

Leitura fácil, com ilustrações e exemplos. Aborda o tema de forma leve e instrutiva, ao mesmo tempo.

Dani 07/09/2022

Rápido, objetivo e leve.
O autor consegue trazer leveza e diversão para a temática muitas vezes confundida pela população. Gostei bastante da didática e forma de condução do livro.

"Há algo de fascinante na ciência. Obtém-se um retorno tão substancial de conjecturas com um investimento tão insignificante de fatos."

Marina 07/09/2022

Leitura bem fluida e muito simples, ideal para quem quer começar a se situar no tema, o autor trás vários exemplos onde rapidamente somos levados a refletir sobre informações do nosso dia a dia e explica de forma leve como devemos ficar atentos aos dados estatísticos que nós é apresentado, estou iniciando meus estudos na área de dados e recomendo!

AlefRamos 25/08/2022

Muitos insights
O livro tem a proposta de nos apresentar diversas mentiras que são propagadas através da estatística.

É uma leitura rápida, com uma escrita leve e de fácil entendimento. O autor traz inúmeros exemplos, e nos ajuda a identificar e questionar essas manipulações estatísticas.

Através da leitura, conseguimos ver de forma prática, que é possível contar um monte de mentiras, falando apenas a verdade.

taisbellini 01/08/2022

Fluido e divertido
O livro é um serviço à sociedade, trazendo de forma fácil e divertida um assunto muito importante sobre a manipulação de dados estatísticos em propagandas, matérias jornalísticas, relatórios empresariais, etc. A obra teve a sua primeira publicação nos anos 60, mas os exemplos de mau uso dos números são extremamente familiares e podem ser reconhecidos hoje em dia em qualquer portal de notícias ou outdoor. Eu achei a leitura fácil, mas tenho formação na área da estatística, não sei alguns conceitos não ficariam confusos para um leigo por serem abordados tão superficialmente (o intuito do livro não é ser técnico).

D. Inocêncio 16/07/2022

Este livro, apesar de ter sido escrito no fim dos anos 1950, é extremamente atual, tendo em vista que somos bombardeados por estatísticas por todos os lados. Além disso, a linguagem dele é super leve e divertida!

Cilmara Lopes 03/06/2022

Desconfie até ter certeza e quando tiver certeza, desconfie
O título da minha resenha pode parecer dramático, mas te garanto que depois que ler este livro, chegará a mesma conclusão.
Algumas pessoas podem achar: Por que raios eu vou querer aprender a mentir com estatística?
Já ouvi esse comentário.
E o intuito do livro é pensando em outro objetivo, que você não seja enganado.
Como ele menciona no início: o ladrão já sabe o que fazer e você pode saber o que ele faz.
A ideia é justamente perceber o quanto as organizações, a mídia, as revistas (até as mais conceituadas) podem trazer à tona números enganosos, sem um contexto apresentado, extremamente parciais, cheio de firulas e enfeites para tirar a atenção do que é relevante e verdadeiro.
Especialmente, áreas de Marketing e Psicologia usam e abusam da estatística e é importante que façam isso, precisam se munir de dados para conseguir informações que tragam valor.
O problema está no mau uso de uma ferramenta tão poderosa e isso desencadeia uma série de mentiras, rumores, fofocas que levam a grandes alardes. É nesse momento que as pessoas mudam de casa, param de usar um determinado produto e forçam novos hábitos, tudo por causa de um dado tendencioso.
Um livro realmente importante, a título de conhecimento público mesmo, todo mundo deveria ter a oportunidade de se deparar com essa leitura ao menos uma vez na vida.

Jon 04/05/2022

Muito útil e didático
Livro básico porém rico. Dicas excelentes que ajudam bastante na interpretação dos conteúdos estatísticos. Muito necessário nestes tempos. Vivemos uma época de desinformação, onde mentiras e meias verdades prosperam como nunca. Muitos enganadores e charlatões usam a estatística de forma distorcida para tentar sustentar suas pseudo verdades e assim manipular a opinião das pessoas. É um livro que pode nos fornecer uma blindagem para este tipo de prática e autonomia para interpretar corretamente os dados de um determinado assunto de interesse. Muito útil, bem escrito, não é uma leitura longa e nem difícil, o vocabulário é razoavelmente acessível, os exemplos são práticos e fáceis de similar. Apesar de básico e conter algum conteúdo já consagrado na literatura e no dia-a-dia de muitas pessoas (na minha opinião), eu recomendo a leitura desta obra, vale a pena, é uma utilidade pública.
Syrys 05/05/2022minha estante
Ótima resenha, parabéns! Preciso ler este livro.