Como Mentir com Estatistica

Como Mentir com Estatistica Darrell Huff
Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Leonardo 06/01/2021

Como as estatísticas podem manipular opiniões.
Mais uma indicação de Bill Gates a respeito de estatísticas.
Explica que de certa forma é praticamente impossível realizar uma pesquisa que não seja tendenciosa, pois são mínimas as possibilidades de entrevistas todos os tipos de pessoas existentes em uma região.
Achei bem interessante a abordagem sobre a diferença entre média, mediana e modal, isso nos faz pensar sobre qual tipo de escolha foi feita na pesquisa, despertando em nós a curiosidade e a capacidade de análise crítica dos dados informados.
Salvo engano, a história contida na página 70 sobre o cigarro “Old Gold” foi contada também em “Factfulness”.
Achei o capítulo 7 sobre “números semiligados” muito interessante, mas também preocupante, é incrível o poder de manipulação que a imprensa tem sobre nós, e também o capítulo 8 sobre a possibilidade de inversão de causa e efeito.
As ilustrações são bem feitas e deixam a leitura mais leve.
Um bom livro para termos uma noção maior do poder das estatísticas, quando estas são utilizadas por pessoas com intenção de manipulação de opiniões.

Início: 03-01-2021.
Conclusão: 06-01-2021.

AlefRamos 25/08/2022

Muitos insights
O livro tem a proposta de nos apresentar diversas mentiras que são propagadas através da estatística.

É uma leitura rápida, com uma escrita leve e de fácil entendimento. O autor traz inúmeros exemplos, e nos ajuda a identificar e questionar essas manipulações estatísticas.

Através da leitura, conseguimos ver de forma prática, que é possível contar um monte de mentiras, falando apenas a verdade.

Marina 07/09/2022

Leitura bem fluida e muito simples, ideal para quem quer começar a se situar no tema, o autor trás vários exemplos onde rapidamente somos levados a refletir sobre informações do nosso dia a dia e explica de forma leve como devemos ficar atentos aos dados estatísticos que nós é apresentado, estou iniciando meus estudos na área de dados e recomendo!

Nalice 29/12/2020

Muito necessário e interessante
"Quando encontrar alguém ? geralmente uma parte interessada ? fazendo estardalhaço a respeito de uma correlação, procure verificar antes de tudo se não é um raciocínio desse tipo, produzido pelo curso dos acontecimentos, pela tendência de uma época. Em nossos tempos, é fácil mostrar uma correlação positiva entre quaisquer dois aspectos..."

Uma leitura totalmente necessária no mundo atual tão cheio de pseudociências e opiniões confundidas com fatos.
Tantas vezes estatísticas tendenciosas e falsas são usadas manipular massas. Não é de hoje e nem de ontem, é uma ferramenta que sempre foi e vai ser utilizada. Precisamos saber reconhecer para se armar e não sermos facilmente manipulados.

Uma leitura fácil para qualquer pessoa que se interesse, mesmo sem conhecer os termos estatísticos, é de fácil compreensão, e traz o panorama geral de como qualquer estatística pode ser manipulada, os famosos "viéses" que por vezes ficam invisíveis para os olhos leigos.

Me abriu os olhos para como o mundo da estatística é interessante e plural!

htfreire 30/07/2021

Imprescindível leitura
Leitura fácil e gostosa. Bem didático e nos faz pensar o quanto somos enganados diariamente com dados ruins ou maliciosos que estão aí nos jornais e na política.

chfranca 06/04/2020

Neste livro o autor aborda de forma irreverente as armadilhas por trás dos estudos estatísicos. Um amostragem mal dimensionada pode não descrever a população que se deseja analisar e tornar os resultados tendenciosos. Além disso, mais que mostrar os problemas, o autor conduz o pensamento de forma que entregue ferramentas ao leitor para aprender a questionar os resultados quanto a veracidade do estudo conduzido. Realmente uma boa leitura, curta e informativa, que é fundamental para qualquer pessoa que atue com dados.

Fernanda 08/12/2020

Super educativo
O livro é muito claro, trazendo diversos exemplos reais de péssimas aplicações da estatística.

Com essa leitura você irá entender mais sobre porque muitos números estão errados nas notícias e como se prevenir desses embustes (sim na tradução tem essa palavra).

Cilmara Lopes 03/06/2022

Desconfie até ter certeza e quando tiver certeza, desconfie
O título da minha resenha pode parecer dramático, mas te garanto que depois que ler este livro, chegará a mesma conclusão.
Algumas pessoas podem achar: Por que raios eu vou querer aprender a mentir com estatística?
Já ouvi esse comentário.
E o intuito do livro é pensando em outro objetivo, que você não seja enganado.
Como ele menciona no início: o ladrão já sabe o que fazer e você pode saber o que ele faz.
A ideia é justamente perceber o quanto as organizações, a mídia, as revistas (até as mais conceituadas) podem trazer à tona números enganosos, sem um contexto apresentado, extremamente parciais, cheio de firulas e enfeites para tirar a atenção do que é relevante e verdadeiro.
Especialmente, áreas de Marketing e Psicologia usam e abusam da estatística e é importante que façam isso, precisam se munir de dados para conseguir informações que tragam valor.
O problema está no mau uso de uma ferramenta tão poderosa e isso desencadeia uma série de mentiras, rumores, fofocas que levam a grandes alardes. É nesse momento que as pessoas mudam de casa, param de usar um determinado produto e forçam novos hábitos, tudo por causa de um dado tendencioso.
Um livro realmente importante, a título de conhecimento público mesmo, todo mundo deveria ter a oportunidade de se deparar com essa leitura ao menos uma vez na vida.

Betina.Ribeiro 12/04/2020

Como descobrir se você está sendo enganado com estatística
O livro Como Mentir Com Estatística deveria ser lido por absolutamente todas as pessoas. Em uma época de grandes guerras e disputas de opiniões, ele traz conceitos importantes que nos fazem refletir sobre como somos constantemente enganados por números divulgados por aí. Médias que são usadas quando deveriam ter sido usadas medianas, gráficos com inversões de eixos e tantas outras estratégias utilizadas por quem quer que o dado que vai chegar até o público favoreça seu ponto de vista ou produto.

Paulo, o Vitor 13/10/2020

Cumpre o que promete
É um livro interessante, a medida que se lê você tem novas informações acerca de como usam os gráficos e estatísticas para nos ludibriar. Porém nenhuma surpresa ou algo do tipo, fora que algumas partes são bem maçantes por isso só dei 4 estrelas de resto não tem do que reclamar.

Paulo Henrique 12/06/2016

Mentira marketeira
O livro foi escrito na década de 50, e trata de algumas malandragens sobre como distorcer uma notícia utilizando a estatística. Um exemplo do cotidiano é utilizar a média para informar sobre a renda per capita de um país, cidade, bairro, quando há uma elite pequena que ganha a maior parte da renda e uma parcela maior ganhando nada. Entretanto, as notícias fiquem apenas com esse dado, que nada informa e não se permite tirar nenhum tipo de informação útil. Trata também das amostragens erradas que distorcem a realidade da notícia, bem como de propagandas que informam que um produto é 20% mais eficiente, mas utilizou como espaço amostras meia dúzia de clientes. Obviamente que o dado é uma farsa que se aplica apenas a um viés propagandístico. ‘
É um livro curto e de fácil leitura e nos leva a pensar melhor sobre analisar com maior criatividade o que lemos.

Agatha.Uchoa 07/09/2020

Bem útil
Achei muito esclarecedor. Ajuda a saber verificar se um gráfico (do tipo que se vê em revistas, jornais, Facebook etc) é realmente digno de credibilidade.

Glaucia Maria 01/08/2020

Estarrecedor
Esse livro abre os olho de qualquer cidadão para o fato de que a todo momento os autores e editores estão a tentar manipular os dados e quando descobertos usam a simples frase ?pra foi um equívoco ou erro de inexperiência?. A parte boa do livro é que ele te leva a ficar mais atento e crítico nas próximas leituras de jornais e revistas populares e científicos. E principalmente, ao dados políticos.

Y. 31/05/2020

Bem humorado, objetivo e crítico
De forma sagaz, o autor traz exemplos básicos de como podemos nos munir criticamente de dados estatísticos manipulados. A leitura é fluida e foi bem fácil de ler. As ilustrações também são a cereja do bolo.

Livro essencial para quem vive numa sociedade como a nossa onde somos bombardeados por um número volumoso de informações todos os dias.
Jamile.Almeida 31/05/2020minha estante
Hummm, não conhecia, estou lendo as resenhas e ja quero!

Y. 31/05/2020minha estante
Legal. Super recomendo, Jamile. Facinho de ler, e super instrutivo. Boa leitura!

André 05/07/2021

Distorcendo a estatística
O livro é muito interessante, ele mostra como as pessoas podem distorcer a informação estatística, propositadamente ou não, para valores que mostrem um resultado desejado. O uso equivocado da estatística é feito por empresas, mídia, especialistas, muitas vezes gerando uma informação sensacionalista para atrair o público. A leitura é bastante recomendada para que saibamos identificar essas distorções.