Cosmos Carl Sagan

Resenhas - Cosmos

Marcos774 15/07/2022

Um excelente livro e de fácil entendimento
Quando comecei a ler o livro, por pura curiosidade, achei que encontraria mais uma leitura cheia de termos complicados igual foi com o Uma Breve História do Tempo, mas me surpreendi porque ao invés disso encontrei uma leitura agradável e de fácil entendimento. É louvável o talento com o qual Carl Sagan conta historias e os diversos exemplos que ele dá torna o entendimento do conteúdo (que não é fácil) muito mais simples até mesmo para os mais leigos.
Tudo isso torna o livro muito bom, os últimos capítulos então foram maravilhosos. Dá pra perceber o quão preocupado o Sagan estava com o poder destrutivo das bombas nucleares em plena Guerra Fria, mas mesmo assim ele demonstrava não perder a esperança na humanidade e tenho certeza de que ele morreu acreditando que podíamos ser melhores.

Karina.Schiavoni 04/07/2022

Livro favoritado! Apesar de algumas informações estarem desatualizadas o livro em si é perfeito.. Carl Sagan tem uma escrita incrível e muito poética, amei cada capítulo e recomendo pra qualquer um que saiba ler.

caiohlp 22/06/2022

O brilho das estrelas sempre esteve dentro de cada um
Cosmos é tudo que conhecemos e ainda vamos conhecer e o esforço de Carl Sagan para democratização da ciência encontra seu sustentáculo em uma obra fantástica do ponto de vista técnico e lúdico, esse livro diz muito mais sobre nós do que estamos acostumados, conta mais sobre o que necessitamos do que nossos ouvidos teimam em aceitar e nos conscientiza de um passado que infelizmente insistimos em repetir. Ler Cosmos é o tipo de experiência que traria orgulho para a constelação de gigantes que desbravaram às cegas os caminhos que trilhamos com tranquilidade no presente, pois foram sobre os ombros deles que logramos êxito em enxergar um literal universo de possibilidades hoje. Mas toda magnitude dessa edição advém da dúvida, dos testes, das reformulações, da autêntica avidez humana em se aproximar da sua própria natureza por meio do conhecimento e da confirmação de ideias, pois aqueles que preferem evitar o mundo à enfrentá-lo têm medo do universo como ele de fato é e infelizmente preferem o conforto fugaz da superstição. É, por fim, o tom intimista de Carl que consegue a façanha de mostrar a pequenez humana de forma a não menosprezá-la, devemos sim respeitar o fato de sermos um pálido ponto azul no universo, mas somos também especiais pois, apesar de tudo, prosperamos, fazemos parte do cosmos e ele faz parte de nós.

Théo 18/06/2022

PERFEITO
Sempre venho aqui pra falar bem dos livros do Carl, mas cosmos realmente se superou.
Minha paixão por astronomia estava meio esquecida, com tantos eventos no dia a dia as vezes eu não me lembrava muito bem do por quê eu amo tanto esse assunto, porquê eu me sinto tão bem contemplando o universo.
Mas esse livro me trouxe de volta toda aquela chama de interesse, tudo aquilo que estava guardadinha aqui dentro, só esperando para despertar de novo.
Obrigada Carl
Nós somos quem fala pela Terra.

Samuel Valdevino 27/05/2022

O cosmos é tudo que existiu, existe e existirá
Existe uma palavra que sozinha, pode descrever Cosmos de Carl Sagan? Brilhante talvez, mas a melhor forma de descrever esse livro, pelo menos na minha concepção, é através do conjunto [ Brilhante, Incrível, Extraordinário, Criativo, Simples, Minimalista e Essencial ] que eu batizei de Conjunto descrição de Cosmos.
Cosmos é um livro essencial para todas as pessoas, para apaziguar todas as suas dúvidas sobre ciências que posam surgir, para acabar com todo o achismo existente em alguém.
A melhor parte de ler esse livro, é quando você se depara com uma informação científica nova e pensa "Como ninguém nunca me contou isso antes?".
Eu recomendo Cosmos para toda e qualquer pessoa, para que possa acabar com crenças (achismos) estúpidos, elucidar fatos do cotidiano (uma outra vantagem de ler Cosmos é que ele mostra o modo como a ciência e o conhecimento popular podem ou não ser adversos) para os quais não se conhece uma explicação cabível e conhecer fatos curioso sobre a nossa história, nossa ciência e o nosso universo.

lehtz 23/05/2022

Esperava mais
O livro é MUITO bom de vdd, o problema é que a escrita é muito cansativa e sempre faz uma enrolação toda pra chegar a apenas um ponto. O livro aborda mtas curiosidades do meu interesse só que ainda prefiro o outro livro do Carl sagan.

LeozinhoF 20/05/2022

Um dos melhores de Carl Sagan
Este livro é tão incrível, que ele faz a gente criar muitas teorias e reflexões sobre a existência do mundo, ou como o próprio Sagan diz "o cosmos" , de um jeito super didático, Carl deixa evidente o porque ele é um dos maiores divulgadores científicos que já viveu, mostrando de maneira didática e fácil compreensão ao público leigo sobre o que se chama, ciência!!

Paula 11/05/2022

Leitura de peso
Quando peguei não sabia que ia encontrar tanto conhecimento um livro só. Sagan é simplesmente genial.

Linhares 25/04/2022

O livro é uma espécie de compêndio de várias áreas do conhecimento (Antropologia, geologia, história e astronomia) todos ligados de modo a contar de uma msneira bem didática as principais descobertas da humanidade sobre esses assuntos. A didática do Carl Sagan é fantástica, sem dúvida um dos maiores divulgadores científicos de todos os tempos!

Apesar disso, é preciso dizer que muitas informações e assuntos tratados no livro já estão bem batidos, e contam com toneladas de detalhes gratuitamente a distância de um clique na internet. Mas ainda assim o livro cumpre um grande papel ao apresentar esses temas e despertar a curiosidade científica do leitor.

O livro foi escrito no início da década de 80, mas conta com diversas notas de roda pé que falam das atualizações e novas descobertas sobre os temas.

Vale a pena também acompanhar a série em vídeo de Cosmos que é facilmente encontrada no YouTube.

Queila9 16/04/2022

Cheio de dados e histórias incríveis sobre o universo esse livro é ótimo para quem quer aprender um pouco sobre o Universo, assim como eu. Tem cada foto magnífica e embora seja um livro científico e informativo sua linguagem é ótima

Karisma 03/04/2022

Um roteiro da humanidade e do planeta Terra.
Sabe-se todo o background da construção desse livro e também é conhecida a capacidade do Carl Sagan. Mas devo reconhecer que mesmo assim esse livro me impressionou, ele não se pretende técnico, logo uma leiga como eu pude ler com tranquilidade, mas mesmo assim não se trata de um livro superficial, visto que ele embarca em questões filosóficas, sobre como deve ser o futuro do planeta Terra.

Me vi diante de um mar de problemáticas e como acadêmica, espero poder resolver algumas delas.

Att.
Kárisma

LuanGabs 31/03/2022

Uma conversa sobre o universo?
Carl Sagan é além de uma referência científica e um marco histórico é um grande professor! Consegue transpor uma serie de TV para uma linguagem simples, fluida e extremamente palatável nos mais diversos níveis de conhecimento científico que você possa ter.
Tenho que destacar: não se trata sobre um livro didático que vai te enfiar goela abaixo uma sequência de conceitos e mais conceitos complexos sobre astronomia e astrofísica. (Se você acha que o livro é sobre isso, deixa eu quebrar a expectativa pra você agora). O livro é uma grande e profunda conversa de calçada com um grande amigo, onde assuntos gigantescos são trazidos pra debater os lados da existência humana.
Simplesmente Incrível.

Giu. 26/03/2022

Cosmos
Sagan é minha maior inspiração no quesito pensar, e como ele mesmo fala que somos quem somos pela habilidade de pensar com a capacidade de nosso córtex pré-frontal, concluo que ele é minha maior inspiração.

Talvez essa seja sua obra mais famosa, foi escrita paralelamente com a serie de TV, e com certeza é um de seus melhores trabalhos, disputa acirrada com "Mundo assombrado pelos demônios".

Excelente livro, recomendo a todos.

Victor.Clarindo 19/03/2022

1° contato com a obra do Carl Sagan
É um livro escrito há décadas, então algumas coisas já estão desatualizadas (as mais importantes são pontuadas em notas de rodapé).
Gostei muito e com certeza vou ler os outros livros dele, o entusiasmo pela ciência, história e diversas outras áreas do conhecimento é de uma elegância suprema e contagia quem lê.

Soph.. 16/03/2022

Cosmos
Esse livro, é incrível. Eu não tenho palavras suficientes para descrevê-lo, eu amei tanto essa leitura!
Sagan com certeza foi uma das pessoas mais sábias e inteligentes que já passaram pela Terra.
São tantas informações nesse livro, que até me falha a memória, de quais assuntos foram tratados nesse livro.
Com certeza, um dos melhores livros que eu poderia ler na minha vida!
Muito obrigada, Carl Sagan! ??