Cosmos

Cosmos Carl Sagan

Resenhas - Cosmos

Guilherme.Monteiro 30/07/2020

Uma jornada histórica através do cosmos...
Li o livro concomitantemente com a série (um capítulo do livro equivale a um episódio da série, que são 13 no total), e digo que foi uma experiência de aprendizagem INCRÍVEL. Carl Sagan tem o dom da palavra e do ensinamento, tudo o que ele vai falando e explicando ao decorrer do livro/série sobre o universo, as galáxias, as estrelas, os planetas, a nossa história e nosso mundo, é uma daquelas aulas que você sempre quis ter na vida, pois o quanto mais você vai lendo/assistindo, mais quer aprender sobre os assuntos abordados. E tudo isso, Sagan entrega com uma didática super fácil que funciona desde do leigo à pessoa que já tem algum interesse sobre ciência e história cósmica, e é muito empolgante de acompanhar cada explicação desse ser humano fantástico que dedicou sua vida à divulgação científica. Saber da história do nosso universo, do passado ao presente, do presente ao futuro, é algo essencial para que entendamos nós mesmos e tudo o que nos circula, todo o cosmos, que mesmo sendo inalcançável a sua total compreensão, a jornada pelo conhecimento tem que continuar. Uma obra extraordinária que todo mundo deveria ter contato alguma vez na vida.

*Recomendo lerem o livro acompanhando a série, pois um complementa o outro, o livro é mais detalhado em algumas partes e a série é mais didática ainda.
Marcelodmr 12/01/2021minha estante
Assistiu a série por onde? Youtube?

Guilherme.Monteiro 19/01/2021minha estante
Assisti em um box em DVD que comprei, mas acredito que tenha os episódios dublados no YouTube, e deve achar facilmente pra baixar também

Mariana Macabú 19/12/2021minha estante
Boa tarde! Sabe me informar se os dados do livro são atualizados? E vc assistiu a série original ou o remake?

Lu 06/05/2022minha estante
Eu ameeei sua dica, vinha assistindo a série e hoje comecei o livro. Muito obgg!!

AndreLFBorges 16/08/2022minha estante
Gostei muito da sua resenha! Vou seguir sua dica um capítulo, um episódio.
Até porque segundo o próprio autor, um complementa o outro.

harrison.fausto 10/06/2023minha estante
Um livro incrível. Sou mais acostumado ao jeito frio do Richard Dawkins, mas acabei me acostumando ao estilo do Carl Sagan. Vou reler e farei uma resenha.

Gustavo195 11/04/2024minha estante
Como eu entro pra ler

Gustavo195 11/04/2024minha estante

André_Tarbi 09/04/2023

Sem palavras, esse livro é uma jornada a ser vivida... quer dizer lida. Durante a leitura eu senti que o próprio Carl Sagan está ao meu lado, me dando uma aula sobre todo o nosso Cosmos, toda a nossa sociedade e Ciência, ele cita que Livros é palavras são como "portais" que conectam pessoas de tempos diferentes, e lendo esse livro só posso concordar com essa afirmativa. Ao terminar o livro não tem como não suspirar e refletir o quão somos especiais de estarmos vivos presenciando e desenvolvendo o conhecimento de todo o Cosmos, mas não pq temos algum significado divino, e sim pq somos a resposta de anos de evolução, uma espécie que desenvolveu uma consciência tão poderosa ao ponto de perguntar o pq de nossa existência. É muito bom entender também, lendo, que a ciência ela é uma só, e quando você é apaixonado pelo conhecimento você quer estudar todas elas. Enfim, já falei muito durante minha leitura, eu só queria finalizar dizendo que o Carl foi um ser humano que demonstrou com muito amor sua paixão pela Astronomia e pela humanidade, e o melhor, também conseguiu com destreza despertar isso em outras pessoas.
Lviviyu 09/04/2023minha estante
Oi boa noite desculpe incomodar, como você fez a leitura do seu livro você ler de uma vez só ou você fica folheando os pouquinhos, ??porque eu tenho que Estudar esse livro pra escola né porque ele é um livro paradidático ai queria saber mais ou menos como que você leu ele porque ele é muito grande e confuso também KKKKK?

André_Tarbi 09/04/2023minha estante
Eu recomendo você ler ele do início ao fim mesmo, porém caso comece a passar informações muito complexas de como fazer alguns cálculos por exemplo você pode pular algumas frases, o importante é entender o contexto

André_Tarbi 09/04/2023minha estante
Você pode pesquisar a série também, a de 1980, pq daí você acompanha a leitura com o visual (porém tem muitas informações diferentes no livro pq ele foi atualizado de acordo com os anos)

Bia 29/10/2022

muito bom!!!
Simplesmente recomendo a todos, independente da área de estudo ou de trabalho. Ler livro científico e não ficção é muito bom para nós como sociedade que tem uma história e que pensa num futuro.

Sagan aqui trata muito bem a história da ciência, do se fazer ciência. Era um ponto que eu não achava que seria foco e amei! Pois como uma pessoa que estuda evolução, isso me intriga muito, e ele faz com maestria.

Achei que muitas informações se repetiam por ele ter feito um programa de TV com esse script, mas acho que funcionou para introduzir conteúdos do livro.

Gostei dms , feliz por finalmente ter lido.
Rafi.escritor 29/10/2022minha estante
Me convenceu a ler! Amei! Eu Li o livro do Stephen, sobre o tempo. Carl Sagan conheci quando estudei um pouco de Astronomia, mas me interesso demais por essa área. Na lista!

Bia 29/10/2022minha estante
Ler!! Você vai gostar

Rafi.escritor 29/10/2022minha estante
Tá boom ??

Fabrício 15/01/2021

Melhor livro de divulgação científica
Alguns anos atrás, quando ainda estava na graduação de física, assisti a série Cosmos, ambas as versões. Dessa vez, resolvi intercalar um capítulo do livro com um episódio da série. E devo dizer, nenhum outro comunicador na ciência é tão bom quanto Sagan foi. É impressionante sua capacidade de transmitir conhecimento de forma simples e acessível. É alguém que serve de inspiração tanto na ciência quanto fora dela.

O livro... bem, é sobre tudo. De átomos a buracos negros. Do homem primitivo a exploração interplanetária. Do surgimento do universo ao surgimento e evolução da vida na terra. Sobre passado, presente e futuro. Nas palavras de Sagan “Cosmos é tudo que existiu, existe ou existirá.”

Apesar de abordar uma gama alta de conhecimentos, em nenhum momento as coisas parecem supérfluas ou rasas, tudo é extremamente bem trabalhado, fazendo até o leitor mais casual se interessar pela leitura.

Resumindo, o livro é excelente. Melhor obra de divulgação científica que já li. E fazer a leitura ao mesmo tempo em que assistia aos episódios, melhorou ainda mais a experiência.
Adriana Naves 15/01/2021minha estante
O Sagan é incrível mesmo. Eu li O Mundo Assombrado pelos Demônios e amei demais, aprendi muito mesmo não manjando muito das áreas abordadas. Não vejo a hora de ler Cosmos!

Fabrício 15/01/2021minha estante
O mundo assombrado pelos demônios também é sensacional

Giulia 25/09/2023

? Cosmos
Depois de ter assistido a série algumas vezes e de ter lido outros livros do mesmo autor, senti como se o livro de Cosmos fosse uma forma mais explicada dos episódios da série, mas que as pessoas podem muito bem passar sem ler porque também parece um apanhado dos outros livros.
Laud 24/11/2023minha estante
Oi!! Onde tem a série ?

Giulia 26/11/2023minha estante
@laud com o Carl Sagan tem todos os episódios no YouTube. Com o Neil deGrasse Tyson acho que tem na Disney+

Vitoria.Milliole 06/03/2021

"Somos, cada um de nós, uma multidão."

Cosmos é um livro extremamente inteligente e, ao mesmo tempo, completamente acessível. Carl Sagan era um gênio não apenas pelo seu conhecimento, mas por, ainda na década de 80 e sem contar com a tecnologia que temos hoje, conseguir passar seu conhecimento de madeira tão didática e de fácil entendimento. Falando sobre o universo e as estrelas, ele fala de ciência e astronomia de maneira filosófica, passando por reflexões e ainda por analogias que tornam as explicações ainda mais didáticas. Recomendo assistir um episódio do documentário ao fim de cada capítulo do livro. Apesar de eu ter feito isso só no início e agora ter que terminar o documentário, pude perceber que é um ótimo complemento do livro, fixando ainda melhor o que foi lido, ouvindo da boca do próprio Sagan.
Davyd 21/03/2021minha estante
Ah! Vc já leu!! ?

Vitoria.Milliole 22/03/2021minha estante
Sim kkkkkkkk

Delma Gama 30/03/2023

A forma como Carl Sagan narrou esse livro é indescritível de tão boa. Abre espaço para o mais leigo dos leitores entender a beleza do universo e imaginar junto com o autor quão lindo e misterioso é o Cosmos.

Mesmo tendo alguma familiadade com o meio científico, eu me surpreendi com a precisão e simplicidade das explicações histórico-científicas.

Cosmos narra a ciência (e mais) na sua forma cativante e poética. Viaja pela terra, pelo sistema solar e pelo universo. Apresenta diversas teorias e personalidades científicas e inevitavelmente fará você se apaixonar por tudo isso.

Com certeza um dos melhores livros que já li.
Adelson 31/03/2023minha estante
Falta assistir a série ?

Delma Gama 01/04/2023minha estante
Verdade, tentei assistir em simultâneo com a leitura, já que cada episódio equivale a um capítulo do livro, mas vou deixar para um futuro próximo

Rafael 26/02/2020

Uma das melhores leituras da minha vida
Só tenho um arrependimento com respeito a esse livro...ter demorado tanto para lê-lo. As reflexões conduzidas por Carl Sagan, são excepcionais. Leitura bastante didática e de fácil compreensão, recomendo a todos que tiverem o interesse e a oportunidade de ler esse livro maravilhoso, que embora antigo, ainda é bastante atual.
Gabriela.Zumba 26/02/2020minha estante
Esse tá lista dos próximos. ?

Rafael 26/02/2020minha estante
Vai fundo!!! Espero que tenha uma experiência tão prazerosa quanto a que eu tive.

Mim 05/09/2015

Paixão por astronomia
Me faltam palavras para descreve esse livro, considero uma obra prima.
Apesar dos estuda na área da astronomia estarem super avançados, eu aconselho quem gosta dessa parte, ler esse livro.
Carl Sagan simplifica informações tão complexas, é uma compreensão tão fácil, e super apaixonante, sem contar as imagens presentes no livro, são de tirar o fôlego.
Bea 20/06/2017minha estante
undefined

Bea 20/06/2017minha estante
null

Lukas.Vinicius 26/12/2020

Um livro que te leva literalmente pro espaço!
Meu cientista favorito ao lado de Hawking, Carl Sagan consegue trazer tudo, exatamente tudo, sobre ciências, divulgação científica e pseudociência nesse livro, arrisco dizer que é a maior e melhor obra de ciência ao lado de "Principia" de Newton. Esse livro é para doutores, professores de universidades, graduandos, alunos de ensino médio,fundamental e para qualquer outra pessoa! Carl conseguiu trazer uma obra universal e atemporal, faz o leitor se maravilhar com o universo e os seus mistérios, resumindo: é um livro perfeito para leigos e experts, pois todos nós pertencemos ao Cosmos.
Gilti_ 31/12/2020minha estante
Cara deve ser um prato cheio pra quem gosta do assunto. Pensando em ler mas tem coisa demais na frente.

Bielzin 10/01/2022

Cosmos é essencial
A forma que Sagan expõe as informações e sua admiração pelo Cosmos já havia me conquistado desde o início da leitura, e sua forma clara e instigante me conquistara em Bilhões e Bilhões.
Nossa pequena casa chamada Terra suportou grandes mentes, e de certeza Sagan se eternizou como um deles.
Ler Cosmos deveria ser um exigência escolar, textos científicos deveriam ser mais intregados e dissemimados desde nossa tenra juventude, é uma necessidade mostrar que a ignorância tem que ser atenuada, ainda mais no século que vivemos.

Leiam Sagan e disseminem seus livros, a ciência é nossa ferramenta mais útil e deve ser ensinada a ser usada corretamente. Não precisamos de armas, precisamos de livros como esse.
marjo 10/01/2022minha estante
mano meu irmão tem esse livro, vou ler ele só por causa da tua resenha sro

Aleatório 09/06/2023

Esperava muito mais....
Eu sou apaixonada por Astronomia! Já vi diversas pessoas falando super bem desse livro e sinceramente eu criei expectativas altíssimas sobre esse livro(do tipo que eu achei q tudo mudaria depois que eu lesse ele) mas poxa... me desapontei de verdade. Eu comecei a ler e estava bom mas aí eu comecei a perceber que o livro é maçante! ele cumpre a ideia de falar sobre Astronomia e o que envolve isso, mas ele é maçante do tipo que tem 30, 40, 50 páginas em UM capítulo. Isso se tornou chato pra mim, porque era um mesmo assunto que era repetido várias vezes por longas 40 páginas, de verdade, não gostei. O conteúdo é bom, nosso querido Carl Sagan não erra, mas o livro ficou meio chato logo no segundo capítulo. Enfim, se você tiver paciência pra ler 50 páginas em um capítulo recomendo a leitura kkkkkkkkk

Obs: O livro foi tão chato pra mim que eu demorei dois meses pra ler ele, e por causa dele, durante esse tempo não consegui ler mais nada, ele me travou de forma total. Cá entre nós, não recomendo ?
Igor.Hekis 16/09/2023minha estante
Mesma coisa cmg

Karoline 07/08/2020

Um livro para qualquer um que já olhou o céu à noite e se perguntou sobre o seu lugar nessa imensidão de estrelas.

Uma das coisas que mais gostei nesse livro é que Sagan sempre mostra o quanto somos insignificantes de uma perspectiva cosmológica, ao mesmo tempo que frisa o quanto cada um de nós, como seres humanos culturalmente diversos, importamos para o desenvolvimento do planeta Terra. O quanto depende de nós as mudanças que devem ser feitas para que não nos autodestruamos.

Escrito nos anos 80 mas com uma atemporalidade gritante.

Linguagem bastante didática, na qual Sagan não fica apenas na física, mas fala sobre biologia, filosofia, história e arte. Dessa maneira, o livro funciona para qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer mais de nossa grandiosa pequenez diante do Universo.
Drizzle 07/08/2020minha estante
Muito produtivo

Murilo Henrique 25/02/2022

Carl Sagan e suas valiosas reflexões
O livro Cosmos originalmente publicado no ano de 1980 pelo reconhecido e renomado astrônomo Carl Sagan, traz consigo reflexões e abordagens de temáticas relacionadas ao estudo do Universo e seus acontecimentos no decorrer de 14 bilhões de anos. Cosmos reúne assuntos interligados a vida humana, contextos antropológicos e filósoficos, temáticas relacionadas à astronomia e nossa ocupação e função nesse fantástico universo. O livro que na verdade é uma verdadeira obra prima de conteúdo rico em conhecimento traz consigo várias reflexões e pensamentos de como e tão rara é a vida humana no universo e principalmente nesse nosso hostil e frágil planeta Terra onde nos adaptamos a vida. Presunções e questionamentos do futuro da humanidade, também se fazem presentes, onde nos fazem indagar o valor da vida e a valorização da espécie humana em meio a problemas nucleares, tecnológicos e a também a nossa possível autodestruição. A leitura é bastante fluída e marcada pela nossa existência em meio ao Cosmos que se define como evolução de tudo que existiu, existe e existirá! Recomendo a todos os leitores que buscam uma resposta da nossa existência no universo, aos que gostam de Astronomia e principalmente aos que se interessam pelo nosso futuro, em geral, pois somos totalmente dependentes da ciência e tecnologia!
Naiara 25/02/2022minha estante
Uau ????

Marcelo816 15/07/2023

Livro sensacional. Pautado na série clássica, apresentada pelo próprio Carl Sagan. Essa versão é de uma qualidade e beleza absurda.
Delma Gama 15/07/2023minha estante
Concordo, é um dos meus livros favoritos.