O MUNDO DE QUATUORIAN ebook

Cristina Pezel
Cristina Pezel

Resenhas - O MUNDO DE QUATUORIAN

Paulo 27/06/2017

Muitas vezes buscamos alguma história ou conto para introduzirmos nossos filhos e filhas a entrar no mundo dos livros. Com tantas histórias complexas e um mundo cinza como nos dias de hoje, boas histórias se tornaram raras. Lembro-me de no ano passado só ter conhecido Lagoena, da autora Laísa Couto, que tivesse essas características. E, mantendo a tradição, parece que eu encontrei mais uma autora com esse estilo de escrita. E, antes de começar a resenha propriamente dita, queria agradecer à autora não apenas por ter nos enviado o livro para leitura e divulgação, mas por ter escrito essa obra tão linda. Esse é mais um livro que eu poderei indicar aos meus alunos que ainda não conhecem o mundo fantástico da leitura. Só por isso a autora já conseguiu um fã.

Bem, antes de falar dos inúmeros pontos positivos da obra, preciso comentar sobre os negativos. E eu fiquei em uma dúvida cruel entre pôr uma ou das corujas no elemento de escrita. O que pesou na decisão foram aspectos não necessariamente ligados à escrita em si, mas à edição física do livro. Acho que existem algumas coisas que podem ser aprimoradas para uma segunda edição. Queria antes alertar a autora sobre a encadernação feita. A minha edição descolou em menos de três dias. E eu sou um leitor cuidadoso com os meus bebês. Aviso à autora porque, com certeza, ela pagou uma nota do próprio bolso para imprimir e encadernar estas edições. Gente, livro físico é investimento. Cristina, cobre da pessoa que imprimiu os seus livros que seja mais cuidadoso ou até mesmo troque de lugar.

Mas, este não foi um aspecto negativo porque não estava na alçada da autora. O livro precisa de uma leve revisão para pegar alguns typos. Uma boa revisão faria muito bem ao livro porque pode acabar fazendo um bem danado à edição. Entendo que nem sempre seja algo barato, mas ao passar por uma revisão com alguém que realmente entenda do processo pode ser um verdadeiro banho de loja para o livro. Não que a escrita esteja ruim, nem nada do gênero. Muito pelo contrário. Mas, já que acertar typos é necessário, por que não fazer o serviço completo de uma vez?

Gostei muito da escrita da Cristina. Gostosa, suave e dinâmica em poucas palavras. Devorei o livro em menos de cinco dias. Pisei até no freio para curtir mais porque nos dois primeiros dias já tinha passado de mais da metade da leitura. Daí até o final foi um pulo. A narrativa é escrita em terceira pessoa, onisciente, a partir do ponto de vista de seu protagonista Teriva. Vez ou outra a autora sai um pouco do Teriva para compor capítulos com Vorten ou Versakes, mas não são comuns. Aliás, se não me engano, tem um até com Julenis mais para o final. Além de ser uma escrita gostosa, é uma escrita simples. Não existem dúvidas acerca do universo e a autora explica muito bem o funcionamento da física do mundo. Achei apenas que estas informações são colocadas de uma maneira muito expositiva. Um dos autores do momento, Brandon Sanderson, chama isso de info dumping. O autor se sente impelido a explicar ao máximo a magia, a sociedade, a política de forma a que o leitor não se sinta perdido na história. Porém, isso pode acabar atrapalhando a narrativa tamanha a quantidade de informações. Aqui existem dois pontos: primeiro, a autora precisa repassar o máximo de informações possíveis porque o seu público alvo é composto por leitores em formação, logo não há espaço para tornar as coisas complexas demais; mas, em segundo, a apresentação das informações poderia ser feita mais sutilmente, através de diálogos curtos, do uso dos cinco sentidos dos personagens, visões panorâmicas do mundo etc. Existem alguns truques narrativos que aliviam o info dumping sem afetar a história.

Ao observar aquelas páginas em branco espalhadas pelo livro, pensei em algumas soluções bacanas para suprir este espaço. Eles poderiam ser suprimidos, mas achei tão legal se a Cristina preenchesse esses espaços com lendas, canções e provérbios ligados ao mundo de Quatuorian. Isso daria uma profundidade maior ao universo sem tirar sua leveza. E eu percebi ao longo da narrativa que a autora sabe compor músicas e versos bacanas.

Os personagens são bem desenvolvidos pela autora. Cada um tem suas características exploradas ao longo da história, com suas falhas e virtudes. Mesmo Teriva tem suas inseguranças. Mas, claro, a autora trabalha estes temas sempre de uma maneira tranquila, tornando a história muito acessível para todas as idades. O uso da jornada do herói é feita sutilmente, tanto a ponto de eu só perceber apenas na terceira parte que ela a estava usando. Os personagens de apoio também são importantes para a maturação do protagonista e de seus companheiros. Existe um romance sendo explorado durante a narrativa, mas não é algo chato ou maçante. A autora apresenta o triângulo amoroso até de uma maneira harmônica com o desenvolvimento da narrativa.

A essência da história é a batalha entre o bem e o mal. Alguns de vocês, leitores, podem reclamar de um tema clichê. Mas, eu já disse o quanto as histórias empregam os mesmos temas há décadas. Encontrar algo 100% original é muito difícil. Não é o clichê per se, mas a forma como o clichê é usado para criar algo único é que faz uma história ser inesquecível. A autora não inventa a roda, mas cria uma história revigorante, partindo de um tema bem antigo. Nada é forçado demais e o tema é bem aproveitado para compor uma história aventuresca. Esse tom de curiosidade e aventura está presente em todo o desenvolvimento de O Mundo de Quatuorian. Me ressinto da falta de histórias que explorem mais esse estilo de narrativa. Como eu disse acima, tudo é cinza, o protagonista precisa ser sofrido ou um antiherói. Personagens como o Teriva não são comuns nos livros de fantasia e isso é uma pena.

Apesar de o livro ser grande, a narrativa é muito fluida. A escolha da autora por capítulos curtos facilita demais a leitura. Não significa que todos os autores devam empregar esta mesma fórmula. Significa apenas que, para a Cristina Pezel em seu livro, a fórmula funcionou bem. Ela compôs a história em três atos, com algum acontecimento impactante encerrando cada um dos atos. Para mim, a autora faz bem isso no final do segundo para o terceiro e no final da história. São os momentos mais emocionantes da história. Fica um aviso que quem estiver esperando uma história com lutas mortais, duelos de espada, cabeças rolando, saia fora. Essa não é uma história para você. Mas, quem, como eu, busca algo divertido, aventuresco e surpreendente, vai encontrar neste livro uma boa leitura para uma tarde de final de semana. O fato de o livro ser um stand-alone, ou seja, ser uma história fechada, ajuda muito. Para aqueles que estão correndo de séries, esse pode ser o livro que você pode estar procurando.

Cristina Pezel é uma escritora muito talentosa. Sinto que ela ainda busca trabalhar um pouco sua pena, mas se O Mundo de Quatuorian representa sua exposição para um público maior, já significa que eu quero acompanhar de perto os seus próximos trabalhos. Recomendo este livro a todas as idades, seja você alguém que procura algo de fantasia a ser lido ou alguém que deseja entrar para este mundo.

site: www.ficcoeshumanas.com

Mozer 24/05/2017

Alta fantasia nacional de primeira
Quando se fala em alta fantasia, algumas obras de renome nos vêm à memória como O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Nárnia e Guerra dos Tronos, todos clássicos internacionais. Agora imagine um livro nacional que reúna diversas características dessas produções, criando algo totalmente novo. Este é o caso de O Mundo de Quatuorian, da escritora Cristina Pezel.
Este livro pode muito bem ser colocado junto às obras mundialmente conhecidas de Tolkien, C. S. Lewis e George R. R. Martin, representando muito bem o Brasil nesse gênero da Literatura.

Bells - @brumbells 11/05/2017

Uma aventura épica de fantasia repleta de ação e magia onde cada detalhe tem um sentido e cada um tem seu propósito. Esta é a história criada por Cristina Pezel em seu romance O mundo de Quatuorian.

Dividida em três partes, a narrativa inicia apresentando alguns dos personagens que figuraram ao longo da trama; Teriva é um deles. Tendo perdido seu pai na noite de seu nascimento, ele fora criado pela mãe e alguns bons amigos que os acolhera neste momento de tamanha dor, entre eles Vinich, que como Teriva perdera alguém querido (sua mãe) quando era ainda bem jovem e juntos formaram um forte laço de amizade.
Na primeira parte da história, vemos os dois ainda crianças aspirantes a guardiões no mundo de Quatuorian, um mundo comandado por um imperador e regido por leis próprias onde magia define cada ser habitante deste mundo, como Teriva e Vinich, que deverão ao longo de suas jornadas descobrir seus verdadeiros poderes. E assim conhecemos também Julenis, uma menina cheia de personalidade e atitude, embora seja ainda bastante nova, que ao longo da trama não medirá esforços para defender aqueles que ama.

“- Alguém pode prestar serviços ao desequilíbrio, pelo que sei - disse Axion voltando-se para Zertran para explicar seu argumento - Temos percebido, e todos os mestres aqui o sabem, que ganância, ambição e inveja são males que gradativamente estão voltando a Quatuorian. Em pequenas coisas temos observado isto, há décadas! [...]”
(Cristina Pezel, p. 92)

No decorrer da história, vamos acompanhado o crescimento dos três, que acabam se reencontrando enquanto treinam para aprimorarem suas habilidades recém-descobertas. Enquanto isso, alguém está traçando um plano terrível que poderá colocar toda Quatuorian em perigo, e é então que cada deles - entre outros personagens que aparecerão ao longo da narrativa-, descobrirá que faz parte de algo muito maior e deverão, portanto, lutar pelos que os cercam.

“- Tudo está escrito em uma série de profecias, e está explicado com pormenores num outro códice do qual não devo falar agora. Mas a parte das profecias... é preciso que entendam que estamos passando por um momento de revelações proféticas importantes. Devemos nos preparar para os próximos sóis-azuis e para o destino de Quatuorian. O que está se revelando é porque vocês fizeram parte dessas coisas agora, e precisarão fazer parte dela no futuro [...]”
(Cristina Pezel, p. 190)

Cristina soube explorar magistralmente todo o universo fantástico por ela criado, desde os seres que ali habitam às suas crenças e normas sociais - que são bem explicadas no apêndice do livro, logo após o final do história -, bem como criou personagens cativantes que poderiam facilmente vir a tornarem-se nossos amigos e bons exemplos a serem seguidos.

Gostei muitíssimo da história, que a meu ver termina bem amarradinha, onde cada detalhe vai sendo revelado o real motivo por ele estar lá ao longo da trama; não há nada solto ou jogado na história, tudo tem um propósito para estar ali.

Assim, deixo aqui minha recomendação de leitura a todos os fãs de Literatura Fantástica, sejam iniciantes neste gênero ou não. Espero que muitos possam ainda conhecer esta história incrível (e que dá um baita orgulho de ter sido criada por uma escritora brasileira ♡); por Númen, leiam!

site: http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/2017/05/resenha-livro-o-mundo-de-quatuorian.html
Cristina 15/05/2017minha estante
Obrigada pela leitura!

Arca Literária 19/10/2016

resenha disponivel a partir do dia 30/10 no link http://www.arcaliteraria.com.br/o-mundo-de-quatorian-cristina-pezel/

Rosinha88 07/08/2016

O Mundo de Quatuorian - Por Castelo Nerd
Por Númen que livro incrível!!
O mundo de Quatuorian escrito pela autora Cristina Pezel, é simplesmente um mundo fantástico, que está distribuído em forma de uma leitura simples, fácil, encantadora e cheias de fantasia em suas 452 páginas. Acompanhe-me nesse review sobre essa historia e saiba como ganhar o livro no final do texto.
O prólogo começa com um Poderoso Imperador anunciando que ele deve se retirar até que um grande inimigo apareça e ele retorne para salvar o mundo de Quatuorian conforme a profecia vista por ele. Deixando um Códice com instruções de como e quando ele deve retornar aos quatro grandes mestres que protegem os quatro reinos.

Em seguida começa a narrativa da história de três jovens, sendo que o principal se chama Teriva. O livro está dividido em três partes, a infância de Teriva que junto ao seu amigo e quase irmão Vinich, eles crescem e estudam juntos até a chegada da adolescência onde são enviados a Estação Gnária, para aprimorar seus poderes que podem ser de quatro tipos (Lumin, Motion, Vitae e Visum) além dos estudos e conhecimentos gerais dos reinos.
Na Gnária eles conhecem uma jovem chamada Julenis, que é muito importante no decorrer da do livro. Após os estudos, Teriva se candidata a ser um guardião de Crystallos e lá ele reside até o vilão Vorten tenta concretizar seu plano terrível. Entretanto, o grupo entra em uma grande batalha para derrotar o inimigo cruel, sendo que profecia escrita ha muito tempo e guardada pelos Mestres pode ser revelada e uma trágica guerra pode vir de encontro de Teriva e seus amigos Vinich e Julenis.

Não falarei mais nada, pois a história é muito boa para ser contada de forma resumida!

No início do livro há o Mapa de Quatuorian (elemento básico para qualquer livro de fantasia) e ao final há um Guia dos personagens, termos usados, explicações da moeda e como é organizado a politica, um excelente adicional para quem quer entender melhor o mundo de Quatuorian. Para quem gosta mesmo de fantasia essa história é superinteressante, além de lembrar a escrita de grandes autores já conhecidos, como Tolkien e Patrick James Rothfuss (A crônica do Matador do Rei) .
Adorei o livro porque há muitas referências a RPG e apesar de ser fantasia medieval é incrível como a leitura fica fácil, nem um pouco pesada, há sim um pequeno romance, porém leve e tudo leva a crê que haverá continuação .

Adoro o fato de ter uma criatura que poderia ser descrita como um dragão, porém que solta gelo, em vez de fogo. O personagem principal é simplesmente uma pessoa que eu gostaria de conviver, por ser humilde e ajudar sempre com os afazeres , além dele sempre ser simpático com todos.

A personagem Julenis é o que toda mulher de TPM gostaria de ser, forte o suficiente e não demonstrar seus sentimentos tão facilmente. E o amigo Vinich, bom... É realmente um amigo, mas preguiçoso e chega atrasado às aulas, lembra muito a uns amigos que possuo.

Não tem como eu não me sentir parte do livro e gostar tanto dele. Pretendo ler novamente e recomendo a todos que leiam, seja através do livro físico ou via ebook.

site: www.castelonerd.com.br

Fernanda 25/07/2016

O MUNDO DE QUATUORIAN
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/07/resenha-o-mundo-de-quatuorian-cristina.html

ThaisTuresso 24/07/2016

Leitura imperdível!
O Mundo de Quatuorian, livro da autora Cristina Pezel é um livro de fantasia épica, cheio de aventuras, mistérios e muita criatividade.

Iniciamos a leitura com um ritmo intenso, estamos em uma arena e Tugevus da casa de Khor está comandando seu Guacadonte em uma luta alucinante que decidirá todo o seu futuro.Seu adversário está montando um cervicibata, e nesta luta denominada "post-marana", uma luta em que os participantes depositam seus legados, no caso de Tugevus que foi desafiado por Vorten a ceder seu Castelo que é uma herança de família, um lugar privilegiado. Enquanto todo o futuro de Tugevus está em jogo, paralelamente à batalha, que tem um final trágico, sua esposa Wola está dando à luz a seu primogênito: Teriva.

Naquele dia quando Tugevus cai ao chão pela espada, Teriva nasce.

"O castelo e as terras deveriam ter sido o lar feliz da infância de Teriva junto a seus pais e irmãos que não teve — na realidade tudo não passava de uma sombra distante, uma narrativa, uma melancólica lembrança de algo que nunca viveu por causa de um desvio em seu destino."

Acolhido por uma família solidária, Teriva cresce com o coração permeado por dúvidas, incertezas e muitos questionamentos, um garoto que cativa o leitor pela simplicidade, pela atitude sempre humilde e pelo coração bom.

Acompanhado de seu amigo Vinich, após um acidente com sua maçã na feira, eles decidem procurar uma maneira de plantar a maçã, não a pudera comer, então tivera o desejo de plantá-la. Com as instruções do mestre Corbo eles vão em busca de realizar seu desejo.

Teriva tem o privilégio de encontrar pelo caminho um pequeno animal, parecido com um lagarto, ele encontra um kártigo, um animal raro que se alimenta de insetos. Diz a lenda, que esses pequenos animais formam elos com seus donos, eles já parecem se conhecer há anos. Teriva dá-lhe o nome de Selas.

Mas, o que Teriva observa no Lago Visum que seu amigo não pôde ver? Teria ele algum dom especial? Seria ele um visum?

" — Teriva, aprenda hoje uma coisa. O medo fragiliza. Enquanto você estiver firme, forte, terá domínio de seus pensamentos. Quando enfraquece, vira um cristal translúcido e esse poder pode ser um ponto fraco a ser explorado por um inimigo."

Após inúmeros contratempos, sinais que outrora foram apregoados, Teriva, Vinich e Julenis estão no meio dos acontecimentos, será que, são eles parte da profecia? Haveria ainda quantos sóis para se erguer o grande inimigo? O que estaria por vir?

" — Essa fumaça... provavelmente permanecerá por vários ciclos até dissipar-se totalmente. Aí sim teremos um pôr-do-sol digno de Quatuorian."

O livro não possui problemas com revisão, está perfeitamente revisado, muito bem diagramado e é uma leitura incrível! Os leitores que tem medo de uma obra independente, deveriam rever seus conceitos, principalmente, em relação a este livro.

Print do apêndice
Tive dificuldades no início em me adaptar com tantos nomes, criaturas, situações e eventos distintos, mas como todo livro de fantasia, personagens diferentes precisam de originalidade e a autora, usou de muita para elaborar animais, seres, situações para lá de originais! Então fui anotando tudo em post-its, só no final da leitura que eu notei que o livro tem um apêndice (pois é, eu não tenho o costume de ler o último capítulo do livro antes de iniciar a história hahaha), então fica a dica, surgiu dúvidas? Vão para o apêndice! Com o avanço da leitura, já nos familiarizamos com os personagens e já podemos aproveitar a criação.

Há muito tempo que não leio um livro de fantasia de aventura tão instigante como O Mundo de Quatuorian, a autora escreve com tanta desenvoltura, criatividade, originalidade e destreza que temos a sensação de estar assistindo a um filme épico, a leitura nos envolve, nos direciona para dentro de sua fantasia, sem percebermos, somos envoltos em uma narrativa surreal.

O livro vai para a minha lista de nacionais favoritos! Recomendo!

site: http://www.viajenaleitura.com.br/2016/06/resenha-as-leis-de-sucesso-dos-pilotos.html