A Teia dos Sonhos

Karine Aragão

Resenhas - A Teia dos Sonhos

1 | 2 | 3 | 4

aally_souza 16/11/2020

Um livro para ser lido de uma só vez
A teia dos sonhos conta a história de duas amigas, Júlia e Laura, que para eternizar sua amizade, tatuam uma teia dos sonhos - desenhada pir Júlia - no antebraço. Durante a madrugada, Laura se suicida, jogando-se da janela de seu quarto, no 13° andar. Júlia sente falta e raiva da amiga, mas a pedido da mãe de Laura, investiga o motivo da garota ter morrido. Junto de Bernardo - o "menino dos sonhos" das duas amigas -, ela descobre "alguém" que ajudou a jovem a tomar aquela decisão.
O livro me emocionou do início ao fim, os sentimentos de Júlia eram intensos e a escrita fez com que sentisse cada um deles.

Brenda.Romero 10/05/2020

Quebrando as barreiras de falar sobre suicidio
Eu ganhei esse livro em um sorteio feito pela própria autora, de primeira fiquei com pé atrás por parecer um livro muito juvenil, mas acabou que me surpreendeu, não sei dizer se foi de forma boa ou ruim, sinceramente não sei dizer o que senti, talvez pelo assunto suicidio ser um pouco pesado para leitores que já cogitaram a ideia, não é um livro inteiramente motivacional, mas expõe a forma de lidar de frente com a morte, lidar com a vida e compreender a complexidade de atribuir um tamanho para os problemas, é um livro importante, sensibiliza a visão de uma adolescente diante de uma situação drástica. Livro bem fácil e rápido de ser lido

Bia Oliveira 29/05/2019

Uma estória sobre o amor, a amizade, os dilemas da adolescência e principalmente sobre a depressão.

O livro aborda o tema depressão/suicidio de forma suave e claro triste. Nos fazendo refletir que realmente " a vida é trem bala e a gente é só passageiro prestes a partir " que as aparências enganam e que muitas vezes as pessoas mais tristes carregam um sorriso enorme estampado no rosto e assim suas mágoas passam despercebidas.
Mas também nos mostra o lado em que o luto de alguma forma aproxima as pessoas.

Júlia e Laura são amigas inseparáveis - Apaixonadas pelo mesmo garoto,mas nem isso abalara a amizade das duas. Quando decidem por fazer uma tattoo para eternizar amizade, a euforia toma conta de ambas, mas Júlia não imagina o que está por vir. Até que um dia Julia acorda e percebe que sua vida jamais será a mesma, sua amiga havia se suicidado sem ao menos lhe dizer adeus.
A estória é narrada pela própria Júlia ao contar os detalhes da sua amizade com Laura e sobre a sua busca incansável pelo motivo de sua amiga ter se suicidado.
O final com gostinho de Quero Mais e quero agora ,nos deixa ansiosos para saber o motivo de Laura ter se suicidado.

site: https://www.instagram.com/p/BdWJ-kwnXsl/

Eris 28/05/2019

Muito bom!
Em A teia dos sonhos, acompanhamos a história de duas amigas, Laura e Júlia, que são inseparáveis, até que uma decisão de Laura muda tudo.

Laura, apesar de demonstrar-se sempre alegre, sociável, sorridente, guardava para si muitos problemas que foram sufocando a jovem até culminar no seu suicídio, deixando não só Júlia, mas também todos que a rodeavam intrigados e tristes, por perderem uma jovem tão cheia de vida.

Júlia e Laura dividiam uma paixão por Bernardo, um jovem que estudava na mesma escola que elas, e, após a morte de Laura, Júlia e Bernardo se aproximam para tentar desvendar os motivos que a levaram a cometer esse crime contra si própria. Ao mesmo tempo em que descobrem os sentimentos que nutrem um pelo outro. Fazendo disso uma âncora para ajudá-los a seguir em frente, mesmo diante da perda.

O livro aborda um tema muito pesado (suicídio) de uma forma sutil, doce, e envolvente. A escrita é bem fluída, o que nos faz terminar o livro rapidinho.

O único ponto negativo que achei foi o fato de no final, ainda ficarmos com dúvidas sobre o que levou, de fato, Laura a cometer o suicídio. No entanto, isso é compensado pela forma que a autora mostra como é difícil lidar com as dúvidas, e ao mesmo tempo, como é possível prosseguir, mesmo que a vida seja difícil, mostrando que o suicídio nunca é a melhor escolha. Independente de qualquer coisa, vale a pena viver.

Parabéns pela obra maravilhosa! @karinearagaoescritora

Cecy 19/02/2019

Maravilhoso!
Júlia e Laura eram grandes amigas, as melhores. Conheciam tudo uma da outra, sabiam seus medos e desejos, amavam a mesma banda e o mais interessante: nutriam uma paixonite aguda pelo mesmo carinha. Bernardo. Um dia, elas tiveram uma ideia: e se elas eternizassem seu pacto de amizade através de uma tatuagem? A mãe de Laura provavelmente teria um treco, mas, a mãe de Júlia provavelmente não se importaria. Então, apesar de há muito tempo Júlia não pegar um bloco para desenhar, ela queria algo único. Após decidirem pelo desenho, Júlia pesquisa sobre os significados do que ela escolheu e cuidadosamente desenhou cada parte de sua teia dos sonhos, de forma que fosse única. Não era uma simples teia como as que vemos por aí, mas, com uma mandala e as iniciais de ambas, algo que realmente fosse apenas delas. Foram até um estúdio então, e eternizaram sua amizade na pele. Estavam felizes, sorridentes, cantando e após cada uma ir para sua casa, antes de Júlia dormir, visualizou e respondeu uma mensagem de Laura, onde a amiga dizia que estava de castigo pelos próximos 200 anos, porém, estava feliz e afirmou que eram melhores amigas para sempre. No outro dia achou estranho a gentileza de sua mãe, que minutos depois afirmou que Laura tinha se suicidado.
A partir daí vemos algumas histórias se desenrolando: temos um flashback do passado, quando Bernardo se mostrou interessado em Laura e o sofrimento de Júlia, vimos a união dos dois para tentar entender o que aconteceu para que a menina tomasse essa decisão, a dificuldade da mãe de Júlia tentando se reaproximar da filha, o sofrimento dos pais de Laura e como cada um estava lidando com a perda da moça, a aproximação entre os adolescentes, mentiras sendo descobertas... me lembrou um pouco o livro Eu Estive Aqui, da Gayle Forman, a mesma temática, mas, com focos diferentes.

Júlia não é tão bobinha quanto nós pensamos, ela se mostra uma protagonista forte, determinada e inteligente, e Bernardo é o cara mais legal do mundo, fofo, esperto e muito querido. Estou caidinha por ele, rs.

O livro todo é regado de bonitas paisagens cariocas e músicas da banda Onze:20. Confesso que nunca tinha ouvido falar nessa banda até ler esse livro, procurei as músicas no YouTube (AQUI) e me apaixonei pela música “Fica do meu Lado”. Eu já achava a teia dos sonhos – ou filtro dos sonhos como chamamos aqui em SP – muito bonita, sou doida por uma, mas, confesso que após ler esse livro, o significado de tal objeto se tornou mais legal para mim. A autora também usou uma linguagem bem informal, o que torna a leitura bem leve e despretensiosa, mesmo sendo um tema tão difícil e complicado.

site: https://mundoliterariodacecy.blogspot.com/2019/01/resenha-88-teia-dos-sonhos-karine-aragao.html

Marcia livros.e.musicas 26/10/2018

Um livro perfeito!
Julia e Laura eram amigas, daquelas que se entendiam apenas com olhar. Tinham até o mesmo crush.

Cinco anos de amizade. Queriam fazer algo  que durasse pela vida inteira. Decidiram fazer uma tatuagem, mas tinha que ser algo exclusivo, só delas.

Júlia iria desenhar. Passou a noite em claro idealizando cada detalhe. Fez uma mandala: a teia dos sonhos. Laura amou cada detalhe. O tatuador havia sido cuidadoso. A imagem parecia digitalizada em seus braços.
Estavam felizes. Nenhuma outra imagem as representaria tão bem: integração, harmonia e positividade. Laura costumava dizer que as pessoas não gostam de gente triste. Logo estava sempre alegre.

No dia seguinte Júlia perde o horário da escola. Sua mãe estava estranha. Não era para ela estar ali naquele horário. Foi quando recebeu a pior notícia de sua vida: Laura esta morta. Havia se suicidado.

O livro aborda o suicídio que é um grande tabu para a sociedade. .

Laura tem todas as reações de quem recebe essa notícia. Em um primeiro momento vem o desespero, a não aceitação.  Logo depois vem a pergunta que não sai da cabeça: POR QUE? E por fim -  a RAIVA.
Por que ela fez isso comigo?  Não eram amigas? Por que não a procurou para conversar? Por que fazer a tatuagem? .

A escola liberou Júlia das aulas por duas semanas, mas ela não aceitou. A vida não pararia para que ela se refizesse. Essas coisas levam muito, mas muito tempo.

A mãe de Laura conversa com Júlia. Se sente culpada. Quer saber onde errou.  Julia vê que ela está totalmente dopada. Só assim para enfrentar os dias.
Júlia vai em busca da verdade com a ajuda de Bernado. Júlia descobre que Laura não era tão sincera assim. .

A minha raiva das suas mentiras só passa quando me lembro que você me deu os piores momentos da minha vida, mas sobretudo os melhores."
Júlia vai ter que aprender a viver com essa dor no coração.
A vida é sempre a melhor escolha. Pena que Laura não conseguiu ver isso.
A outra abordagem da solidão,
é a solidão que a gente acha que não vai aguentar...
Que é carga demais.
A solidão que a gente jura por Deus que não merecia.
Oswaldo Montenegro

.....4 28/12/2017

O livro conta a história de Júlia e Laura.duas melhores amigas que completaram 5 anos de amizade,elas decidem fazer uma tatuagem para eternizar sua amizade.elas ficam um dia atrás de um estúdio que agrade ambas e encontram o estúdio.e depois da aula elas foram conhecer o estúdio,como elas são menores de idade...elas se arrumam para parecer mais velhas...e não levantar suspeitas.

Elas conseguem fazer a tatuagem que a Julia que desenhou...elas optou por uma teia dos sonhos,elas fizeram a tatuagem,suas mães não sabiam que elas iam fazer.

julia chegou em casa como de costume sua mãe havia saído com suas amigas...(seus pais eram separados então só era as duas.)

Julia tomou banho e foi dormir porque tinha aula no outro dia.

Quando ela acordou já tinha passado da hora de ela ir pra escola,então ela desceu e viu sua mãe sentada no sofá queta.julia perguntou porque sua mãe não tinha acordo ela...então sua mãe fala que precisa falar com ela...

Júlia toma Café e sua mãe começa a falar

----- não sei como não ouvi a confusão de madrugada,Laura se matou,se jogou da janela do quarto dela.

Júlia ficou em choque...

Os dias se passa e Julia continuou indo a escola normalmente...e com isso ela começou se aproximar de Bernardo... (o crush de Julia e Laura).todos da sala de Julia ficavam olhando para ela toda vez que ela chegava em sala de aula.

Certo dia Julia chega no seu prédio onde mora,e seu porteiro fala que a mãe de Laura quer falar falar com ela...Júlia vai até até casa de Laura,desde o acontecimento... (Laura morava no prédio da frente de julia)

Quando julia chega . mãe de Laura abre a porta...então ela pede que julia investigue para ver se descobre o motivo pelo qual Laura se suicidou...

Julia descobre uma pessoa que Laura trocava e-mail todos os dias...um tal de Leonardo.

Julia se juntando com Bernardo (agora seu melhor amigo)para ir atrás desse Leonardo...

Então com isso o decorrer da história vamos descobrindo coisas sobre a laura que nem a Julia pensava da sua amiga...

AB 23/12/2017

A Teia dos Sonhos é um livro doce sobre um tema pesado - o suicídio. Logo no prólogo, o livro te joga na realidade, na injustiça, na confusão e nas coisas absurdas com que muitas pessoas passam - mais especificamente, adolescentes - pela maldade e falta de empatia de outros. E pelo pior dos males, a incompreensão.

A partir daí já com outros olhos, você é apresentado a duas garotas, Júlia e Laura, elas são as melhores amigas de todos os tempos. Laura é animada, alegre e impulsiva. Júlia é mais reservada e tímida. As duas se completam e se bastam.

"Se existe a tal da alma gêmea pro amor, tenho certeza de que também existe pra amizade. A minha, claro, é você."

A amizade é tão importante para as duas que nem o fato de estarem gostando do mesmo garoto chegou a afetá-las. E quando Bernardo - o crush das meninas - começa a se aproximar de Laura, Júlia fica com o coração apertado, mas jamais estragaria sua amizade com Laura por causa disso.

A grande surpresa - não é spoiler - acontece logo depois de elas terem feito uma tatuagem para comemorar os cinco anos de amizade, algo marcante - A Teia dos Sonhos. Laura, a sempre feliz Laura, se joga do décimo terceiro andar do prédio em que mora.

"Porque viver dói, e muito."

E o desenrolar da história - o foco da trama - é como Júlia vai lidar com tudo isso. De repente sua amiga se joga do décimo terceiro andar, sem motivo aparente. Para uma adolescente isso é o auge do sofrimento. Além disso, na busca por encontrar os motivos para Laura ter feito isso, ela faz descobertas importantes, sobre Laura e sobre si mesma, com o apoio não esperado de Bernardo.

Eu particularmente, gostei muito do livro. A melancolia da situação em que Júlia está vivendo nos faz refletir muito. E acompanhar o amadurecimento dela, os novos acontecimentos e descobertas, é delicadamente triste e bonito - se é que essa expressão faz sentido.

Além de tudo, esse tema - o suicídio - é muito importante ser tratado, de forma que possamos ver que uma pessoa pensar nisso não é "frescura" e sim algo que deve chamar nossa atenção para prestar ajuda, para compreender o que leva uma pessoa a isso, e em A Teia dos Sonhos podemos entender melhor essa situação e também como superá-la.

"A vida é sempre a melhor escolha."

site: http://www.abobrinhacomchocolate.com.br/2017/03/resenha-teia-dos-sonhos.html

Jéssica Spuzzillo @pintandoasletras 17/11/2017

Lindos!
"Não era como brigar com alguém, se arrepender e depois fazer as pazes. A morte era definitiva, e a saudade um sentimento estranho de impotência. Você pode gritar, chorar, brigar com o mundo, mas nada do que você faça pode trazer à vida."
Melhores amigas durante 5 anos, Júlia e Laura aproveitam seus dias no Rio de Janeiro da melhor maneira possível e nada pode abalar essa amizade tão bonita, nem se apaixonarem pelo mesmo garoto.
Para celebrar mais um ano juntas e eternizar a amizade de 5 anos, as duas adolescentes decidem tatuar uma teia dos sonhos, mas essa tatuagem precisa ser única, por isso Julia decide desenha-la com todo carinho do mundo.
Um dia depois de fazerem a tatuagem, Júlia descobre através da sua mãe a pior notícia da sua vida, Laura tinha tirado a sua própria vida, da pior maneira possível. Ela fica totalmente sem rumo, não sabe que fazer, nem o que pensar.
Por que aquela menina alegre e aparentemente apaixonada pela vida, se matou? Por que alguém se mata?
"Porque viver dói, e muito."
No desenrolar da história Julia tem o apoio de Bernardo, o garoto por qual ela sempre foi apaixonada, inconformados com a morte sem sentido da Laura, eles começam uma investigação para tentar achar algum motivo para ela ter feito o que fez.
Alguns segredos são revelados e grandes emoções estão por vir, como Julia vai lidar com tudo isso? Por que sua melhor amiga não confiou nela para abrir seu coração e contar o que estava sentindo?
Você sabia que segundo dados divulgados pela BBC, de 1980 a 2014, a taxa de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil aumentou 27,2%? Dados como esse são preocupantes, por isso precisamos falar mais a respeito! Por que os jovens cometem suicídio no auge da sua juventude?
Karine Aragão aborda esse e outros temas difíceis de uma forma leve e delicada. Um começo alegre, um meio triste e um final cheio de esperança, amei essa história! Com suas palavras ela nos mostra que viver, sempre será a melhor escolha!
P.S: O livro conta com uma trilha sonora deliciosa, cheia de músicas da banda Onze20! Recomendo muito!

site: https://www.instagram.com/p/BWc2_qvF5hm/?taken-by=pintandoasletras

Jaqueline.Monteiro 23/09/2017

Resenha - A Teia dos Sonhos
Laura e Júlia são duas adolescentes melhores amigas que dividem uma amizade muito forte. Também são apaixonadas pelo mesmo garoto, Bernardo. Chega um tempo em que parece que Bernardo e Laura estão ficando, o que causa ciúmes em Júlia, mas não muda a amizade das duas.

No desenrolar da história, encontramos uma playlists maravilhosa da Banda Onze:20 (que me lembrou o tempo em que eu também era fã da banda) e o estilo combinou muito com os personagens.

As duas amigas estão completando mais um ano de amizade e pra comemorar elas resolvem fazer uma tatuagem, para marcar pra sempre suas vidas.

Surpreendente, um dia após fazerem essa tatuagem, Júlia acorda e descobre que sua melhor amiga havia se jogado da janela de seu apartamento e consequentemente estava morta. Então ela perde o chão, fica confusa, uma tristeza sem fim toma conta dela. Como Laura poderia ter se suicidado logo após elas fazerem a tatuagem? As duas estavam tão felizes! Por que ela tinha feito aquilo? Será que ela estava escondendo alguma coisa muito importante de Júlia?

A garota fica transtornada, além da dor de ter pedido a melhor amiga, a mágoa por ela não ter contado o que a deixava tão mal, a atormentava a cada dia. Se sentia traída, culpada, isso significava que havia segredos entre as duas, e Laura mostrava exatamente o contrário.

Então Júlia passa a buscar vestígios, pistas, pra tentar descobrir o que realmente tinha feito Laura se suicidar. E nós, que estamos lendo, seguimos junto com Júlia, em buscas das pistas, porque também queremos saber o que realmente aconteceu.

Um romance leve e gostoso nasce entre Júlia e Bernardo. Ele que até então, não havia se aproximado dela, vai se mostrar mais que um amigo, um companheiro e a ajuda a desvendar os mistérios da morte de Laura.
Júlia, entre dúvidas e incertezas, vai passar por um rio de sentimentos diferentes.
Seria ela capaz de ficar com ele mesmo sabendo que Bernardo e Laura talvez estivessem juntos antes dela morrer? O que será que fez Laura se suicidar assim, de uma hora pra outra?

Eu já sei o aconteceu e realmente me surpreendi. Dei vários palpites, tentando descobrir as coisas, e no fim, quebrei a cara. Rsrs
E você, o que está esperando pra descobrir essa história também?

Enfim, amei o livro. Me envolveu, me emocionou, achei bem legal a autora expor os conflitos na adolescência, abordar o suicídio, como uma alerta. Sabemos que o suicídio é uma coisa que acontece muito por aí, ás vezes, pertinho de nós e não damos á devida importância que ele tem.

Por isso, finalizo com uma frase da história que marcou muito:

"A felicidade só pode existir enquanto estamos vivos.
A vida é sempre a melhor escolha."

Obs: É verdade, não importa qual seja a sua situação, escolha viver e lute por isso, porque a vida sempre será a melhor escolha. ❤

site: http://blogeufloroficial.blogspot.com.br/

Vivis A. 10/09/2017

A Teia dos Sonhos - Karine Aragão
Júlia e Laura são melhores amigas.Dividem as alegrias,as tristezas...e até o mesmo crush.Ambas são interessadas por Bernado,mas juntas decidem que não irão "investir" nele.Será apenas uma paixão platônica.

Ao completarem 5 anos de amizade, decidem fazer algo para eternizá-la.Decidem então que será uma tatuagem única e exclusiva delas.

A alegria de Júlia por terem feito as tatuagens,com tantos significados para ambas,é destruída no dia seguinte quando ela recebe a notícia que Laura se suicidara.

O mundo de Júlia desaba por completo.Ela sente-se enganada.Eram melhores amigas e Júlia não sabia que Laura estava tão triste ao ponto de tirar a própria vida.

Inundada de uma profunda tristeza e às vezes pela raiva de saber que haviam sim segredos entre elas,Júlia decide descobrir o que permeava a mente e vida de Laura ao ponto de tê-la levado a esse fatídico fim.

Em meio a tudo isso,Bernado faz-se presente em sua vida.Mas por que?Saudades de Laura,já que eles estavam bem próximos antes de sua morte?Culpa por pensar que talvez seja ele um dos motivos?

Narrada em 1° pessoa pela Júlia, o livro tem um enredo extremamente envolvente que aborda com muita sensiblidade um assunto que ainda hoje é um Tabu.

Comovente, polêmico e com muita música(gente,tem Onze:20!), A teia dos sonhos é um livro que me conquistou a cada página.

Recomendo!!!

#resenhasanatomiadeumcoração

anatomiadeumcoracao.blogspot.com

Babih | @babihpb 02/09/2017

A Teia de Lágrimas
Não sei sinceramente como escrever sobre esse livro sem pensar nos amigos que já perdi. Em como somos relapsos com sentimentos alheio. E que somos iludidos pelo “sorriso” que eles demonstram diariamente. Vemos o sorriso, mas nunca a verdade por trás dele. É o que acontece com Júlia e Laura. Júlia viu o sorriso e esqueceu os olhos.
A Teia de Sonhos traz a história de amizade de Julia e Laura. E como ficou a vida de Julia após acordar e descobrir que sua melhor amiga pulou do 13° andar do prédio. Logo depois de marcarem para sempre a amizade delas.
Depois do choque, começam os questionamentos: “Por que ela fez isso? “ “Por que ela não me contou nada? ” “O que eu não percebi? ” Ela começa um trabalho investigativo, para descobrir o que levou Laura a abandoná-la.
Julia e Laura são opostos e idênticas em determinadas coisas. Enquanto Júlia é totalmente na dela, Laura onde chega faz amigos. Júlia sempre responsável, já Laura gosta de curtir o momento. Ambas amam música, tem em comum o mesmo crush e a paixão por Onze:20. Sempre foram a base uma da outra.
Bem, a mensagem aqui é bem clara. Falar de suicídio nunca é fácil. Nossa sociedade vê isso como “frescura de adolescente”, "se matou, porque quis”, "quer chamar atenção”. É realmente dever ser só atenção, não é mesmo? Desistir da vida, dos sonhos escolhendo a morte é atenção. Ou ele só queria alguém que o entenda, que visse que ele também possui problemas. Que não é porque somos adolescentes que não vamos ter problemas. A morte foi a gota d’água para aquela pessoa. E provavelmente suas palavras foram essa gota.
Só sabemos julgar, dizer: “vai para o inferno por ter se matado ”, "problemas tenho eu, que tenho contas a pagar”. Fácil julgar, ser o juiz. Mas procurar saber as razões ninguém procura. Encontrar respostas para o aumento de suicídios entre os jovens. Não, ninguém procura. Só fecham os olhos e aguardam o próximo aparecer. Não espere seu filho, amigo, vizinho aparecer morto para se importar. Se importe agora, veja os problemas e o ajude. Porque depois de morto, só fica só a saudades.

site: https://www.instagram.com/capadura_coracaomole/?hl=pt-br

Ed.: 1º
Ano: 2016
Págs.: 160

Sinopse:

O Livro conta a historia de Júlia e Laura que são duas adolescentes, de 16 anos, que para eternizar a forte amizade que as une, decidem tatuar uma Teia dos Sonhos em seus braços.
A euforia pela tatuagem única, desenhada por Júlia, esvai-se no dia seguinte, quando ela recebe a notícia de que Laura suicidara-se na noite anterior, atirando-se da janela do 13º andar.
Júlia vê seus dias tomados pelo caos, em um misto de saudade e de raiva, sem saber os motivos que levaram Laura a tirar a própria vida. Júlia, então, embarca em uma busca que a leva a perceber os fantasmas que invadiram a cabeça de Laura e a refletir sobre sua própria vida.
No meio de todo esse turbilhão, a presença de Bernardo representa a dúvida se o amor pode mesmo ser mais forte do que uma grande mentira.

Resultado de imagem para filtro dos sonhos por do sol tumblr
Teia dos sonhos - Conhecido como filtro dos sonhos

É um amuleto típico da cultura indígena norte-americana que, supostamente, teria o poder de purificar as energias, separando os "sonhos negativos" dos "sonhos positivos", além de trazer sabedoria e sorte para quem o possui.

Frases

- Que ninguém venha com essa de destino, de que o que tem que acontecer está escrito. (Júlia)
Pág.: 14

-Melhores amigas pra sempre!
-Sempre!
(mensagem de Laura )
Pág.: 41

- A vida pode se transformar em algo bom, eu a diria que ainda valeria viver.(Júlia) Pág. 93
- Júlia, olha para mim , eu não vou te deixar. Você pode se trancar onde for, eu vou atrás. (Bernardo)
Pág.: 137
*RESENHA*

Resenha de A Teia dos Sonhos

Começo esta resenha parabenizando a escritora Karine pela ousadia e coragem pela escolha do tema do seu livro, e agradecer a parceria com o blog.
Realmente é uma obra que nos faz sentir inúmeros sentimentos com a historia destas garotas. Quem não foi um pouco da personagem Júlia em algum momento da sua vida na adolescência, ser amiga e confidente. E perdida em seus sentimentos como a personagem Laura.
Quem não teve uma amiga maluquinha como a Laura impulsiva e triste no seu natural de ser.
E quantas mães são como a tia Andreia e a mãe de Júlia que tem a relação com seus filhos de maneiras distantes com os problemas pessoais sendo priorizados.
E pais como o da "Júlia" deixa a sua família por outra.
A pergunta que fica no ar: O que levou a jovem com a aparência feliz e divertida com os seus amigos e tão amiga de "Laura" tirar a sua própria vida?
Ao decorrer da historia percebi que Laura era tão apaixonada pelo garoto Bernardo que no fundo de seu ser não queria aceita os sentimento dele por sua amiga. Mais a sua amizade por Júlia também era especial. Que levou a tantos sentimentos, juntos com a tristeza que ela sentia mais não demostrava.
Será que tudo isso levou ela á esta triste decisão?
Este livro é muito bom para todas as idades seja para os adolescente e para os seus pais.
Todos nos devemos parar e pensar se estamos cuidando e orientando realmente seu filho, o meu trabalho é mais importante do que a reunião da escola, do jogo ou de um passeio em familiar?
Imagens do Livro (fotos pessoais)

=======================================
Ilustração do Livro capa

O livro tem belas imagens que ilustra momentos das personagens da historia!

o dia que as meninas fizeram a Tattoo

A bicicleta da personagem Júlia

As meninas Júlia e Laura

Boa leitura meninas até a próxima resenha...

Joyce 15/08/2017

A Teia dos Sonhos
A história como a sinopse já fala é sobre duas adolescentes que são muito amigas e decidem fazer uma tatuagem para simbolizar essa amizade que já durava 5 anos.
Laura era impulsiva ( como eu rs,) e animada, pelo menos é o que parecia, e Júlia já era mais quetinha, na dela, e essas diferenças entre ambas faziam elas se completarem.
Tanto é que gostavam do mesmo garoto, o Bernado , o lindão da escola. mas as duas eram tão unidas que isso não foi empecilho para abrirem mão do Bernado, sendo assim um amor platônico para as duas.

Júlia e laura decidem ir ao estúdio de tatuagem para escolher a tatto, e chegando lá decidem fazer a teia dos sonhos, só que Laura quer que a tatuagem seja única, exclusiva e pede para Júlia fazer o desenho, já que a garota é boa nisso.
No dia seguinte as duas fazem a tatuagem e voltam para casa felizes da vida.
Só que no dia seguinte, ao acordar, Júlia se depara com a notícia de que sua melhor amiga havia se suicidado.

" A minha vida sou eu que faço. Quem sabe um dia, alguém invente a tal máquina do tempo e eu possa voltar pra algum instante da vida de laura e dizer a ela que se sentir triste é normal."
Mas como assim Laura morreu ?? Ontem Mesmo éramos duas bobas rindo da nossa loucura?
Júlia parecia estar em um pesadelo e queria logo acordar.
Com um tempo a ficha caiu, mas ficaram muitas perguntas na cabeça de Júlia, tipo: Por que laura fez isso?
Por que não me contou que estava com algum problema?
Júlia não aceitava aquela situação, se sentiu traída por não saber o motivo de Laura ter feito isso, já que eram melhores amigas e não costumavam guardar segredos uma da outra.

" É porque a vida é assim mesmo. Qualquer decisão sempre vai ter a parte boa e a parte ruim, mas você precisa assumir os riscos para ser feliz".

Após a morte da amiga, a tia Adriana mãe de laura pede ajuda para ela descobrir alguma coisa, uma pista talvez que acabasse com toda sua angústia gerada pela dúvida, pois a mesma achava que poderia não ter sido uma boa mãe, se questionando onde poderia ter errado.

Com todo esse fardo que se tornava mais pesado a cada dia que se passava, Bernado resolve ajudar Júlia nessa investigação , tornando o fardo um pouco mais leve, e assim os dois se aproximam e descobrem várias mentiras que os deixam mais confusos ainda sobre a morte de Laura, é à partir daí que toda a trama se desenrola.
Júlia, apesar de ser uma adolescente , se mostra uma garota muito forte, pois já tinha vários problemas em casa com o novo comportamento da mãe devido a separação com o seu pai e agora tinha toda essa confusão mental depois da morte de Laura, onde ela não sabia mais distinguir o que era verdade ou mentira e isso foi um ponto muito positivo na personagem da história.

" ( . . . ) Aprendia que as lágrimas fazem parte da vida."

" No último momento gritei . Um grito de dor, de angústia, de saudade. Recuei. Diferente de laura, por mais louca que minha vida estivesse, eu ainda achava que valia a pena viver."

Sinceramente, eu gostei bastante do livro, da forma como a autora abordou um tema tão importante e delicado ao mesmo tempo , deixando a leitura leve e não pesada.
De início temos o prólogo, que leva o leitor a refletir sobre as injustiças da vida e abordando também um outro tema que ao meu ponto de vista é uma das raízes que leva a depressão : o bullying , que nesse caso foi na escola, mas que está presente até dentro da própria casa pelos nossos familiares.

A narrativa é feita pela própria Júlia com uma linguagem bem jovial e atualizada para os dias de hoje , o que também foi um ponto positivo no enredo do livro. A sensação que temos é que realmente estamos conversando com Júlia.
Os personagens foram muito bem construídos e sentimos uma falta enorme de Laura no decorrer do livro, já que a mesma aparece pouco mas mesmo assim te conquista com a sua aparentemente alegria.
Super recomendo o livro tanto para os jovens, porque passa uma mensagem de superação, como também para os professores, que muita das vezes se deparam com alunos com os mesmos problemas de Laura em sala de aula e não sabe como lidar e principalmente para os pais, que num mundo tão corrido como o de hoje onde precisam trabalhar diariamente para dar o melhor para eles , ás vezes acabam esquecendo de dialogar com seus filhos e até mesmo sobrecarregando-os com tarefas não adequadas para suas idades, tornando-os assim, um adulto precoce, frustado com a vida, cheios responsabilidades e problemas (sendo que alguns desse problemas não eram para ser exatamente deles).

" O mais importante é saber que a tristeza é como as nuvens, sempre está de passagem."

O melhor remédio é o amor, o carinho, a compreensão, a aceitação, sim aceitar seu filho, seu amigo do jeito que ele é, e principalmente o diálogo.
Pensem nisso!
Realmente é uma leitura reflexiva e emocionante!

site: https://pedagogaliteraria.blogspot.com.br/2017/08/a-teia-dos-sonhos-resenha.html

Universo de utopia 18/07/2017

Universo de utopia
Universo de Utopia
12/06/17
A Teia dos Sonhos - Karine Aragão

Vamos fazer uma pausa nos assuntos triviais para abordar um tema delicado e polêmico que é o suicídio - principalmente entre os adolescentes - e muito discutido em filmes e séries, mas descrito de maneira leve e suave neste livro incrível ?A Teia dos Sonhos? da autora Karine Aragão, cedido pela parceria com a Editora Muriaquitã e que vale super a pena indicar. Essa história nos apresenta a dor da perda, o valor da amizade, e no meio das reviravoltas, o amor!

É difícil crescer e amadurecer, mas mais difícil ainda é saber de fato perdoar!

Laura e Júlia, eram amigas inseparáveis, faziam as coisas juntas, moravam em prédios vizinhos e até possuíam o mesmo Crush, o Bernardo. Completados cinco anos de convivência, como forma de eternizar a amizade, as garotas decidem fazer uma tatuagem exclusiva - de uma Teia dos Sonhos - que tão bem simbolizam os planos e os momentos compartilhados, ainda que escondidas dos seus respectivos pais.

Laura estava radiante e havia amado o desenho feito por Júlia, mas toda essa euforia se dissipa quando no dia seguinte, Júlia recebe a notícia que sua amiga havia suicidado na noite anterior, atirando-se do 13° andar.

A vida de Júlia vira de cabeça para baixo. Ela se sente com raiva pelo fato da amiga a ter deixado e guardar segredos dela e ao mesmo triste por ter perdido sua confidente e companheira de todas as horas e problemas. Assim, embrenha-se em busca dos fantasmas que fizeram a amiga cometer suicídio, enquanto também vivencia seus próprios problemas. Em meio a toda essa confusão, Bernardo permanece ao seu lado colocando em dúvida se o amor é mais importante do que a própria mentira.

A obra é narrada na primeira pessoa, pela protagonista Júlia e através do seu ponto de vista abordado fica claro o turbilhão de sentimentos a que é submetida nas diversas fases do luto, permitindo ao leitor compartilhar a mesma sensação!

Envolvente e de uma sensibilidade extrema "A Teia dos Sonhos" trata sobre juventude, família e principalmente superação, aceitar que a maioria das coisas não se encontram em nosso controle e que algumas perdas vão acontecer no meio do caminho, mas que devemos nos manter firmes ao que realmente importa.

Sem a romantização do assunto, o presente trabalho é uma alerta instigante de como devemos ser mais receptivos ao próximo e que todos carregam problemas, mudando apenas a forma como cada um os encaram, mas independentemente disso, a vida se apresenta como a melhor saída para ser feliz!

1 | 2 | 3 | 4