Um estudo em vermelho

Resenhas - Um Estudo Em Vermelho

1965 encontrados | exibindo 151 a 166

nha ;3 25/04/2021

Sherlock, o início ??
Sherlock Holmes. Quem não conhece o famoso detetive da 221B Baker Street, não é mesmo?

Bom, e se eu te disser que nem sempre ele foi tão famoso assim?

Em ?Um Estudo em Vermelho? conta-se o primeiro caso registrado de Sherlock, na época um detetive consultor. Um homem é encontrado morto, porém sem ferimentos e cercado por manchas de sangue. Sua expressão era de horror, e estava petrificada no cadáver. Além disso, em um canto da sala onde ele se encontrava, havia uma palavra escrita com sangue: RACHE.

A Scotland Yard, também conhecida como polícia inglesa, vai até Sherlock para pedir ajuda. O mesmo, estava morando a pouco tempo com o narrador da história, Dr. Watson, que acaba acompanhado-o na resolução desse intrigante mistério.

Sinceramente, o livro é ótimo de se ler; a história transcorre rapidamente e não tem muita enrolação. Gostei muito das várias partes onde Sherlock ensina sobre a Ciência da Dedução e explica seus raciocínios à partir da observação, faz você querer ter essa capacidade também.

A mudança de ponto de vista e, consequentemente, de narrador é muito boa. Um dos pontos altos do livro.
De início, fiquei confusa, mas conforme fui lendo, comecei a me interessar por essa segunda parte do livro.
Prefiro descobrir o desenrolar do crime dessa forma, vivendo-o, do que ouvir o criminoso admitir num simples relato quando é preso.

O livro é ótimo, e eu definitivamente indicaria para aqueles que queiram começar a ler mistério, já que, mesmo intrigante, é leve.

Paula1735 17/03/2023

Sinopse:

O detetive mais famoso do mundo usa suas célebres habilidades de dedução neste livro, em que o Dr. John Watson é apresentado. Recentemente dispensado do serviço militar, Watson ocupa um quarto com um jovem incrível: o arrogante especialista em investigação criminal, Sherlock Holmes. E o acontecimento de um crime bizarro prova ser um começo promissor de uma das mais ilustres parcerias de todos os tempos.

Sherlock Holmes é um detetive britânico enigmático e pedante do final do século XIX e início do século XX. Ele utiliza a metodologia científica e a lógica dedutiva para solucionar seus casos e conta com a ajuda de seu fiel amigo e parceiro dr. Watson. Em Um estudo em vermelho Holmes é chamado para solucionar o caso de um homem que foi encontrado morto, com uma expressão de terror, mas que não apresenta ferimentos, apenas manchas de sangue pelo corpo.

Sobre o autor:

Arthur Ignatius Conan Doyle nasceu em Edimburgo, Escócia, em 1859. Foi médico, jornalista e escritor. Enquanto exercia a profissão de cirurgião em Southsea, Inglaterra, começou a escrever contos. Em 1887, publicou pela primeira vez na revista de bolso Beeton’s Christmas Annual o texto Um estudo em vermelho, o qual apresenta o detetive Sherlock Holmes ao público, que passou a acompanhar suas aventuras, tornando-se conhecido mundialmente. Ao todo ele escreveu 60 histórias sobre Sherlock Holmes. Em 1930, sofreu um ataque cardíaco e faleceu em Crownborough, Inglaterra.

Opinião:

Um livro que mostra dois pontos de vista, o de Dr. John Watson (Parte Um) e o do assassino (Parte Dois), nos mostrando as pistas e teorias sobre o caso e os motivos do assassinato ter acontecido. Nele não é possível descobrir quem é o assassino, mas o enredo continua sendo envolvente e nos faz ler durante muito sem nem ver o tempo passar.

Foi um livro que demorei um pouco pra ler, já que em algumas parte a história ficava um pouco lenta, porém isso aconteceu poucas vezes. No geral é uma história em que ficamos chocados por descobrir quem é o assassino e qual foi o motivo por trás pra ter feito o homicídio, e quando finalmente é revelado a gente fica mais preso ainda na história e nos personagens que ficam prestes aparecer e os que já foram apresentados. Foi o meu secundo contato com Sherlock Holmes e foi MUITO melhor que o primeiro livro que li de Doyle.

Todos que tiverem oportunidade de ler, recomendo!

O livro é capa dura, tem pintura trilateral, tem diagramação boa, e tem uma história MARAVILHOSA e é de alta qualidade

Frases que gostei:

''Tenha certeza, chega um momento que, para cada adição de conhecimento, é preciso esquecer algo que já era sabido antes. É da maior importância, pois, não ter fatos inúteis chocando-se com os úteis.''

''A visão da bela menina, tão franca e vivaz como as brisas da Sierra, mexera até as profundezas com seu coração vulcânico e indomável.''

''O amor que lhe surgira no coração não era súbita fantasia volátil de um menino, mas a paixão selvagem e feroz de um homem de vontade e carácter imperioso. Estava acostumado a ter sucesso em tudo o que ele realizava. Jurou em seu coração que não falharia se o esforço humano e a perseverança humana pudessem fazê-lo bem-sucedido.''

''Então ela entrou de novo em casa, sentindo-se a moça mais feliz em todo o Utah.''

''Espere até Jefferson Hope vir, e logo vamos dar um jeito. Nesse meio-tempo, não se desespere, minha queridinha, e não deixe esses olhos ficar inchados, ou então o rapaz virá para cima de mim quando a vir. Não há nada a temer, e não há perigo algum.''

''Estava claro demais que algum desastre súbito e terrível acontecera durante sua ausência, um desastre que tinha abraçado a todos e, mesmo assim, não tinha deixado vestígios para trás.''

''Se não lhe restava mais nada, ele poderia pelo menos dedicar sua vida à vingança. Com paciência e perseverança indomável, (...) possuía também um desejo de vingança contínuo''

''Havia percorrido alguma distância quando coloquei a mão no bolso no qual costumava manter a aliança de Luc e descobriu que não estava mais ali. Fiquei estupefato, pois era a única lembrança que eu possuía dela.''

''Populus me sibilat, at mihi plaudo Ipse domi simul ac nummos contemplar in arca¹
1 O povo me vaia, mas em casa eu me aplaudo ao contemplar meu dinheiro no cofre. (N.T.)

'' 'Rache' é a palavra alemã para 'vingança' ''

Frases com spoiler:

''Deixem-me lhes apresentar o sr. Jefferson Hope, o assassino de Enoch Drebber e de Joseph Stangerson.''

''John Ferrier
Anteriormente, de Salt Lake City,
Morreu em 4 de agosto de 1860.''

''A previsão do mórmon cumpriu-se muito bem. Se foi a morte terrível do seu pai ou os efeitos do casamento odioso ao qual ela era forçada, a pobre Lucy nunca ergue a cabeça e novo, definhou e morreu dentro de um mês.''

''Hope foi encontrado pela manhã, estendido no chão da cela, com um sorriso plácido no rosto, como se tivesse conseguido, em seus momentos finais, repassar uma vida útil e um trabalho bem-feito.''

Classificação Indicativa: +12

Nota: 5/5

maysabz 14/05/2023

Simplesmente encantada com essa leitura!
Sherlock Holmes é um detetive e tanto, ele enxerga os mínimos detalhes e antes do que você imagina o caso já está resolvido. Gostei muito desse primeiro livro e passei pano pra o criminoso kkkkkk teve algumas descrições na história que foram bem monótonas e longas sem necessidade, acabou sendo chatinho e por isso tô dando quatro estrelas e não cinco. Mas recomendo demais...

monique.marquesini 28/04/2021

Início de um personagem e histórias icônicas!
Eu amei demais esse livro! Foi o livro que me fez voltar a gostar de ler, sempre gostei muito de Sherlock Holmes, mas realmente ler sua história e ver o início da construção do personagem e da sua amizade com o Watson é incrível! A resolução desse assassinato é muito muito boa!

Mariana Colleone 22/01/2021

Desgastante mas bom
Tive dificuldade de ler esse livro, a leitura pode demorar um pouco mas quando a ação começa você devora o livro sem perceber.
Recomendo que tenha paciência para ler e dê uma chance para no Sherlock Holmes, nao vai se arrepender.

skuser02844 23/05/2021

O queridinho e mais conhecido do Doyle. De fato, um estudo em vermelho é um livro interessante. Para aqueles acostumados com outros tipos de livros de investigação, pode ser um pouco "sem graça" a descoberta do assassino, mas eu garanto que toda a história por trás, vai te surpreender bastante.

clara464 27/09/2023

Um crime fácil de entender e gostosinho de ler
Tava dando nada pra esse livro. Peguei ele emprestado e só comecei a ler pq estava com sdd de um crime. Meu primeiro livro do Sherlock tbm.

Adorei a escrita, apesar das falas serem com aspas, e como os motivos do criminoso foram explicados na parte dois. Me diverti bastante lendo, principalmente nas partes q o Sherlock mostra sua inteligência ou é subestimado pelos outros de alguma forma.

Não é um dos melhores livros de crime q eu já li, mas é bom pra vc q tá começando a ler coisas do tipo, já q Sherlock é um clássico.

ester.melo 12/03/2021

um escudo em vermelho
Após anos sem ler nada de Sherlock homes decidi pegar um livro e ler e foi uma leitura deliciosa apesar de que algumas partes ficou bem confusa mas no final foi tudo esclarecido e percebi que a parte que ate então não estava entendendo foi necessária para a conclusão do caso e posteriormente do livro isso foi genial o autor soube me reconquistar com sua escrita.

josi :) 06/11/2020

baseado somente na primeira parte***
amei mt, só não li em um dia pq estava ocupada com outras coisas. tava com receio de ler sobre o Sherlock mas gostei mt, não sei se vou ler outros porém valeu a pena esse primeiro. ignorei completamente a segunda parte e tá tudo bem e é isso e acabou e tchau.

Edi 10/05/2022

A priore, o Sherlock é retratado como um lunático e caraca, o cara é muito inteligente e esperto!! Adorei o suspense e a curiosidade que a história me despertou. Gostei do desfecho e da escrita fácil.

Liliane 16/06/2021

Um estudo em vermelho é o pontapé inicial da amizade de Sherlock e o querido Dr. Watson. Aqui conta quem eram qnd desconhecidos, a circunstância em que foram apresentados e o primeiro caso. Um homem morto, com face de terror, coberto de sangue porém sem apresentar nenhuma lesão. Uma narrativa leve e sem enrolação. Entender e acompanhar a linha de pensamento de Holmes através dos relatos de Watson foi envolvente, e digo que me ganhou logo de início. Com certeza outras aventuras passarão por aqui!

Helmer 01/01/2022

Eu ameeeiiiii
Primeiro licro que leio de Sherlock Holmes. Ganhek de oresente de um querido amigo/irmão.
O início do livro é viciante, quanto mais você ler, mais quer ler.
O início da segunda parte do livro (ele é divido 2 partes) é um pouco confusa(eu achei), mas depois tudo se torna claro e você fica: ooohhh, não acredito nissooooo.
Recomendo!
Sherlock é muito inteligente.

Taís!! 29/09/2020

Eu já tinha assistido o episódio "um estudo em rosa" da série, mas o livro ainda assim surpreendeu, já que é muito (muito mesmo) diferente do episódio. Não leio muitos livros com a mesma temática, então gostei de dar uma diferenciada. A leitura de Sherlock Holmes foi uma ótima experiência, espero conseguir outros livros sobre o mesmo em breve.

trizisreading 15/03/2023

Um estudo em vermelho
Confesso que concordo com o dr. Watson, que diz no início da história que o Sr. Sherlock Holmes lembra o Detetive Dupin (do queridíssimo Edgar Allan Poe), porém há também as diferenças entre ambos.
Gostei muito do desenrolar da história, embora na segunda parte fiquei um pouco sem entender, logo se revelou ser uma explicação da primeira parte.
Sherlock Holmes, de fato, é tudo o que dizem. Um homem reservado, calculista e incrivelmente habilidoso no campo de seus conhecimentos.
Uma parte que gostei muito, foi quando ele compara a mente com um porão, dizendo que um homem deve guardar em seu porão/mente apenas o que lhe é útil, ao invés de enxer de 'qualquer coisa', pois em dado momento, o porão/mente ficará cheio e terá de ceder lugar para outra coisa, e pode ser que seja necessário abrir mão de algo útil.
Francisco.Martins 05/05/2023minha estante
Primeiro livro que li na minha vida acho que eu tinha uns 13 ou 14 anos desde então não parei mais kkkkkkkk

1965 encontrados | exibindo 151 a 166