O Cão dos Baskervilles

Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Cão Dos Baskervilles

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

O cão dos Baskerville, Arthur Conan Doyle – Nota 7,5/10
A primeira leitura do #desafiobookster2018 concluída foi também a primeira obra de Sherlock Holmes que li! Quando disse que havia escolhido esse livro, recebi várias mensagens de opiniões positivas. Nessa obra, Holmes, e seu companheiro Watson, precisam desvendar o mistério por trás da morte de Charles Baskerville e da lenda de que teria sido assassinado por um cão fantasma que assombra a família Baskerville há várias décadas. No todo, gostei do livro, mas confesso que estava esperando um enredo mais complexo e um aprofundamento maior dos personagens. Comparando com outros romances investigativos contemporâneos, não achei que O cão dos Baskerville tenho algo que se destaque. No entanto, a análise dessa obra deve levar em conta a época em que foi publicado – 1902 - o que justamente é uma das intenções do #desafiobookster2018. De fato, Sir Conan Doyle foi um marco no gênero de literatura policial, Sherlock Holmes foi o primeiro investigador do romance policial que usou o método científico e a lógica dedutiva para desvendar os crimes. Por isso, é evidente que naquela época a obra deve ter tido um impacto muito maior nos leitores. Também é importante lembrar que O cão dos Baskerville foi publicado em partes, em uma revista, o que deveria criar nos leitores uma grande ansiedade pela próxima edição. Além disso, não tem como negar a capacidade que o autor tem de trazer o leitor para participar da história, tentando desvendar o mistério na medida em que novas informações são apresentadas. A escrita é instigante e bem fluída, com uma grande quantidade de diálogos. Na minha opinião, um dos pontos mais interessantes dessa obra foi a áurea de sobrenatural que paira ao longo de toda narrativa. Resumindo, é um clássico da literatura policial, gostoso de ler, mas que ficou aquém das minhas expectativas. Talvez eu precise ler outros livros do Sherlock Holmes para concluir se o “problema” foi a história em si ou se a escrita de Sir Conan Doyle não me empolga tanto.

site: https://www.instagram.com/book.ster

caroline 27/09/2021

Uma leitura leve, envolvente e bastante satisfatória!
"Quanto mais fora do comum e grotesco um incidente, com mais cuidado deve-se examiná-lo, e o próprio detalhe, que parece complicar um caso, torna-se, quando analisado com a devida atenção e zelo científico, o que tem maior probabilidade de elucidá-lo." ? Sherlock Holmes

Nessa história, haviam poucos suspeitos, então a surpresa ficou por conta dos detalhes e dos arranjos que os criminosos utilizaram em seus planos. Tão genial era a mente do vilão quanto a mente de nosso querido Sherlock: um vilão à altura do herói (e vice-versa).

Vale a leitura!
Dyonathan 27/09/2021minha estante
Sempre um clássico.

Maria1691 25/10/2021

Henry fazendo terapia depois dessa.
Caras, estou sem palavras. Leitura misterioso e envolvente, recomendo demais, você se sente preso na narrativa do começo ao fim! Sempre buscando por saber mais, é incrível. Amei a escrita e como tudo se desenvolveu e como as peças foram se encaixando. Os personagens são cativantes, você ri, se estressa e as vezes até chora por eles kkk. O mistério do cão possui uma tensão tão gostosa, que eu digo fácil que é um dos melhores que li! Enfim, apesar da demora, eu gostei muito da leitura, e até comprei outro livro do Doyle!

dani 21/05/2021

Simplesmente maravilhoso
O livro é super interessante e super bem escrito. Ele prende sua atenção e te deixa viciado na história, além de determinado a saber o que aconteceu. Sherlock Holmes sempre nos surpreende com seu intelecto e habilidades de dedução.

Charly.nunes 15/02/2023

Um dos meus contos favoritos de Sherlock, é muito bem feito. Apesar de não vermos muito o sherlock em ação o resto dos outros personagens são muito bem desenvolvidos, o mistério com um ar de terro se casaram muito bem, a narrativa foi bem construida. E quando começa a aparição do Sherlock da mais desenvolvimento para ele e o John

Julyana 28/07/2021

O livro que me mudou como leitora.
Lembro que peguei esse livro da biblioteca da escola e me apaixonei !

Foi simplesmente uma jornada, depois li todos os livro do Sherlock Holmes, e se tornou meu livro e personagem favorito!

Wbecca 03/04/2024

Foi o primeiro livro que li de Sherlock Holmes e gostei muito foi um dos primeiros livros de mistério que realmente me surpreendeu no final

RaiBm 31/08/2020

Muito agradável
Esse é o primeiro contato que eu tenho com as aventuras de Sherlock Holmes, amei conhecer esse detetive um tanto quanto diferente e intuitivo. Apesar de ser uma edição reduzida senti que as informações de rodapé complementaram muito a minha leitura, resultando em uma experiência incrível..
A história se tornou ainda mais especial quando eu soube que o Arthur Conan Doyle colocou um pouco de si e de seu apreço ao sobrenatural na trama.
Esse livro me despertou uma vontade de conhecer as outras obras do autor e pesquisar mais sobre.

herbert.goncalves 17/09/2023

Sensacional
Quando está chegando no final do mistério fiquei mt tenso , é incrível. puta livro foda e bem escrito.

site: https://letterboxd.com/herbertcinema20

Felipe 20/05/2020

Apesar de não ter se tornado um livro favoritado como eu esperava, foi um experiência de leitura muito boa e que me deu vontade de querer ler mais sobre.
Em relação a história em si, temos relatos de um caso que envolve toda uma questão de herança, onde depois da morte de determinado personagem, que não possui nenhum herdeiro direto, toda a fortuna dessa família, que não é pouca coisa, é passada para o único herdeiro da família Baskerville ainda vivo e que se tem conhecimento, que veio do Canadá, pois morava lá desde jovem. Ao assumir a herança da família, Henry que é esse parente, passa a morar na casa que também pertencia a sua família, e partir disso ele acaba conhecendo a história de um cão que vem assombrando todas as suas gerações anteriores.
Na parta da investigação, eu cheguei a pensar que quem teria investigado quase tudo era o Watson, mas chegou a certo ponto da história que o Sherlock Holmes entrou em ação e, claro que com a ajuda do Watson, ele já sabia de tudo praticamente, e muito mais. Chega a ser inacreditável que ele teve tempo de investigar tudo o que já tinha sido investigado e ainda ir mais a fundo nos detalhes, para poder solucionar o mistério.
Na conclusão, não foi algo tão surpreendente, mas como já citado anteriormente, teve tanto detalhamento de cada pista, que tudo se fechou muito bem, apesar de não ter me impressionado.

Juuu 13/06/2023

O CAO DOS BASKERVILLE
Achei muito arrastado e um pouco confuso. Mas o desenvolvimento do mistério foi maravilhoso, não imaginei esse final.

Chico Rosa (insta: @capa_de_livro) 06/07/2020

Ótimo e sinistra leitura
O melhor de fato está nos detalhes. De fato, a história nos traz essa máxima de forma bem ampla. Com uma leitura rebuscada, vemos como a visão de Holmes não deixa passar nada. Um simples detalhe como uma marca numa bengala pode dizer muito sobre a pessoa. E esse dito cão dos Baskerville, um ser sobrenatural, acaba sendo um mistério muito bem revelado.

jilua. 25/04/2021

aventura, coragem e genialidade!!
essa é só mais uma das maravilhosas histórias do sherlock. certamente eu não esperava me decepcionar com a leitura, mas não pensava que ia me apaixonar tanto assim! eu fiquei completamente maluca com essa escrita do ponto de vista do watson. talvez não fosse o mesmo se fosse pela perspectiva do sherlock, o que de fato é muito interessante, e eu preferi esse estilo de narrador-personagem que o watson nos oferece com tanto profissionalismo e destreza. o john tem toda essa cordialidade, bravura, senso de ação e principalmente bastante sensibilidade ao retratar todos os fatos que ocorrem na leitura. fora que, nesse livro em específico, ele foi bastante criativo, observador e um bom detetive. arrasou demais na investigação e na apuração dos fatos envolvendo toda a trama da maldição da família. e a aventura narrada, então? sem palavras! é uma história que realmente prende o leitor do começo ao fim, que instiga, que te faz querer saber qual a solução do caso da vez. é simplesmente apaixonante! quando chegou no final, minha mente simplesmente explodiu ao ler todos os pontos sendo ligados. a genialidade do sherlock é realmente admirável (bem como seu narcisismo haha), e é agradável ver toda a dinâmica que ele tem com o seu parceiro, watson. sem dúvida uma dupla e tanto! espero futuramente poder ler todas as outras obras, porque valem a pena demais, é uma leitura extremamente cativante e aventureira!

Heidi Gisele Borges 30/07/2021

Esse é um livro que sempre está em várias lista dos melhores, como adoro uma lista e gosto muito de Conan Doyle, juntei o útil ao agradável e li.

"O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa."

Aqui, Sherlock Holmes é contatado para mais um caso, dessa vez um com toques sobrenaturais.

Sir Charles Baskerville, um homem muito bom para todos e muito rico, morre e tudo indica que uma lenda que atravessa gerações é a responsável: um cão infernal que vai atrás dos Baskerville.

"De uma maneira modesta, combati o mal, mas enfrentar o próprio Pai do Mal seria, talvez, uma tarefa ambiciosa demais."

Como há apenas um herdeiro do homem, Sir Henry Baskerville, o dr. Mortimer, responsável por contatar Holmes, o encontra no Canadá, e pede que o detetive investigue o caso.

Acontece que enquanto está em Londres, Sir Henry recebe um bilhete anônimo, muito estranho, escrito a partir de recortes de jornal.

"Os agentes do demônio podem ser de carne e osso, não podem?"

Porém Holmes não pode atender diretamente o seu cliente, pois precisaria viajar para a casa dele e isso o tiraria de outras investigações, assim, escala Watson para acompanhar Sir Henry e o dr. Mortimer até sua nova casa herdada. Lá coisas estranhas começam a acontecer. Watson é, como sempre, quem escreve as histórias de Holmes, dessa vez ele conta parte através de cartas, pois o amigo não pôde ir de imediato acompanhá-los.

"A mesma Justiça que pune o pecado pode também misericordiosamente perdoá-lo, e que nenhuma condenação é tão pesada que não possa, mediante a prece e o arrependimento, ser suspensa."

A história me prendeu de tal maneira que abandonei todos os demais livros - gosto de ler vários ao mesmo tempo. Consegui adivinhar algumas coisas, outras suspeitei... É interessante ler literatura policial porque mostra como os autores são inteligentes em suas tentativas de nos despistar e, também, de contar aos poucos o que o detetive descobre.

Traz o clima dos romances góticos, com o medo do desconhecido.

Essa edição de bolso em capa dura de O cão dos Baskerville (1902, 264 páginas, Editora Zahar) traz algumas notas e muitas ilustrações clássicas. A história foi publicada orginalmente em folhetim entre 1901 e 1902. Arthur Conan Doyle (1859-1930) escreveu diversas histórias com os personagens Sherlock Holmes e seu fiel companheiro Watson. Leia sobre a sequência no Beco do Nunca.

site: http://www.becodonunca.com.br/

GuiCalvin 30/12/2021

Quw grande mistério
O melhor livro do sherlock holmes para mim. Um ministério complexo e envolvente. A emoção não permite ler devagar.