O navio das noivas

O navio das noivas Jojo Moyes

Resenhas - O navio das noivas

Oliveira121 21/01/2023

O navio das noivas
"Há muito tempo eu o enterrara bem no fundo da minha memória. Não apenas fisicamente, mas tudo o que ele significara para mim. Tudo pelo que ele me fizera passar. Porque só depois de muito tempo — uma eternidade — entendi o que ele tinha feito."

Sendo a autora incrível que é, Jojo Moyes sempre deixa algo de suas histórias marcada.

Erica 21/01/2023

Pelos comentários na contra capa eu esperava mais. A história se desenvolve devagar, da metade para frente fica mais envolvente e o final é bem bonito. Amei a Frances e a Margareth, queria ser amiga delas. A Avice, o que tenho a ver? Chata do começo ao fim.

fernandaugusta 19/01/2023

O navio das noivas - @sabe.aquele.livro
Margaret, a única entre quantro irmãos, vive com eles e os pais em uma fazenda próxima de Sidney, todos lutando para superar a perda da mãe.

Avice, moça de família rica de Melbourne, acostumada a frequentar a sociedade, tem gostos caros e refinados, se acha superior a pessoas mais simples e não gosta de se misturar.

Joan, menina de 16 anos extrovertida, falante e, por vezes sem limites e sem noção do perigo.

Frances, jovem enfermeira. Quieta, fechada e sempre muito séria em seus modos e vestimenta, parece sempre estar pronta para fugir de tudo e todos.

O que estas quatro mulheres tão diferentes podem ter em comum? São todas esposas australianas de marinheiros ingleses, que, em 1946 com o final da guerra, vão fazer a longa viagem de encontro a seus maridos na Inglaterra. Elas vão dividir uma cabine improvisada no HMS Victorious, um porta-aviões da Marinha inglesa, que vai levar mais de 600 esposas em meio à rígida rotina de bordo e com uma tripulação predominantemente masculina. A viagem, prevista para durar 6 semanas, é a última do comandante Highfield e de muitos militares após a guerra, e ele prevê muitos problemas a bordo.

Afinal, o que poderia resultar do confinamento de mulheres com homens em uma situação tão incomum, de tensão e ansiedade?

Jojo Moyes criou, a partir de fatos históricos reais, uma premissa linda e cativante. A história destas mulheres tão diferentes, indo para uma terra distante, muitas pela primeira vez longe de casa, ao encontro de maridos - muitos praticamente desconhecidos, já que muitos casamentos foram realizados às pressas - é muito tensa em vários pontos.
Afinal de contas será que aquele amor existiu mesmo, será que encontrarão a mesma pessoa ou alguém completamente modificado pela guerra? Será que serão aceitas pelas novas famílias?

Ao mesmo tempo, a autora dá um relato detalhadíssimo da vida e da rotina marítima a bordo, inserindo personagens masculinos da tripulação do porta-aviões com seus próprios dramas a resolver.

Um problema com esta leitura é que, apesar da carga emocional bem densa e de muitos momentos bem emocionantes, a leitura teve momentos bem arrastados. Me pareceu que muitas coisas importantes foram tratadas de maneira superficial e rápida e, por outro lado, pontos não cruciais para a história ganharam uma atenção exagerada. Funcionamento de motores, rotas marítimas, rotinas de bordo, caminhos tortuosos dentro do navio me deixaram com vontade de pular muitos parágrafos.

Até 60% da leitura é uma história sem grandes acontecimentos. A partir do momento que o foco nas revelações - principalmente em torno de Frances - começa a aparecer, a coisa fica mais dinâmica, embora pouco surpreendente.

Mesmo assim, vale a leitura, pois é um drama diferente, com personagens cativantes e por diversos momentos, bastante emocionante. Uma viagem que vale a pena acompanhar, e que trata muito bem de temas como amor, amizade, e superação de adversidades no pós-guerra.

Bia 15/01/2023

Esse livro vai contar as histórias de 4 mulheres que estão viajando para se encontrar com os seus maridos depois do fim da 2 Guerra Mundial.
Eu gostei do livro, só achei o ritmo um pouco cansativo e não me apeguei muito aos personagens principais.

Thalita 11/01/2023

Eu reli 4x
Eu não tenho o costume de reler algum livro, mas o Navio das Noivas é o meu top 1.
Se você quer uma leitura que te dê ânimo e te tire do "normal", esse livro é ótimo.
A narrativa da Jojo me prendeu por completo, não á atoa que eu reli 4x
Não vai se arrepender, viu?

Aline221 10/01/2023

O começo é um pouco confuso e chato mas depois que a história começa a fazer sentido ela te prende...

Lena 08/01/2023

Bom...
É boa história sim, MAS CARA?
as letras super miúdas a história demorando a engrenar; tem um tema que gosto de ler, sobre a segunda guerra, mas como a maioria das histórias que envolvem esse tema; geralmente é demorado e tem muita coisa a adicionar, e isso se intensifica ao meu ver com a escrita da jojo, no fim não consegui terminar e acabei abandonando.

Hevelyn27 07/01/2023

Emocionante
É uma história muito emocionante gosto muito de assuntos que envolvem a segunda guerra mundial apesar de ter sido triste gosto de ler o que as pessoas que vivenciaram esses momentos pensaram, o que fizeram, etc. Já é a segunda vez que leio então já conhecia a história

tícia. 06/01/2023

Um Bom Livro.
Por mais que tenha precisado ser um tanto persistente para avançar na leitura, o livro possuí personagens que te envolvem com facilidade e o final é fofo.

leiturasdabiaprado 05/01/2023

Sem palavras pra esse livro!
Meu segundo livro da Jojo Moyes e o mesmo sentimento de "que escrita deliciosa"!
O navio das noivas se baseia em fatos reais com personagens fictícios!
A história fala da travessia de mais de 600 noivas australianas no fim da guerra para a Inglaterra a bordo do Navio Victoria, um porta-aviões da Marinha Inglesa.
Durante as semanas de travessia vamos acompanhando o desenrolar das histórias, tanto das mulheres que estão indo viver com os seus maridos num país novo, como os da tripulação, seus traumas de guerra e anseios, além da própria história do Victoria!
Um livro com personagens femininas fortes, como me parece ser a marca da Jojo, mas também com relatos de homens igualmente admiráveis!
Uma história de alegria pelo fim da guerra, de sonhos, de expectativas e acima de tudo de amor!

Ana Ponce 04/01/2023

Amorzinho
Não é segredo para ninguém que me conhece que histórias que se passam no período da II Guerra Mundial me chamam a atenção, quando descobri que o livro foi inspirado na história da avó da autora, que fez a mesma travessia relatada no romance para reencontrar o marido no período pós-guerra, fiquei extremamente curiosa.

Ao contrário do que o título possa dar a entender, o romance não é o foco dessa narrativa, temos sim romance, mas não é o ponto chave da trama, apesar disso ele foi trabalhado de uma forma muito bonita e que deixa o coração quentinho.

Sobre o desenrolar da história: não vá esperando altos acontecimentos e reviravoltas, pois não é o caso aqui, a narrativa tem como foco a travessia em si, em se colocar no lugar dessas mulheres, com as suas angústias e seus medos, uma vez que elas abandonaram suas famílias, sua vida, amigos, conhecidos, seu país, com destino ao desconhecido, com destino a um marido que muitas não viam a um bom tempo, que elas nem sabem se vão recebe-las bem. Então o ritmo mais lento e a simplicidade dos acontecimentos não me incomodaram.

Embora sejam mais de 600 mulheres fazendo a travessia, nós acompanhamos especialmente 4 mulheres que dividem a mesma cabine:

- Frances, uma enfermeira que serviu na guerra, ela é a mais fechada do grupo, que claramente escondem alguns segredos, sendo uma das minhas favoritas.

- Margareth, que juntamente com Frances, foi uma das minhas favoritas. Ela perdeu a mãe muito cedo, se vendo responsável pelo cuidado com o pai e os irmãos. Com isso ela tem aquele ar de “mãezona”, realmente se preocupando com as colegas de cabine.

- Jean, a mais nova entre elas, sem muito conhecimento de mundo, sendo mais expansiva do que as colegas, não se enquadrando no padrão estabelecido socialmente.

- Avice, uma jovem fútil, egocêntrica e muito mimada, me irritando muito.

Só posso dizer que me envolvi muito com a leitura, me conectei muito com as personagens e o final foi muito amor envolvido. Espero que tenham gostado. Beijos.

hey.lie 03/01/2023

03.01.23
Achei a história muito interessante!
Sendo baseada na vida real, parece que, enquanto lia, eu mesma sentia a pressa que essas noivas estavam sentindo, tanto por querer descobrir mais sobre as personagens no decorrer do livro, quanto por almejar o sentimento de realização que estava as esperando no destino final.
Recomendo muito. Apesar de no começo achar a trama meio parada, a partir da metade do livro parece que engata e você não quer parar de ler.

TatiBatista 03/01/2023

Esperava mais....
O livro conta a história de mulheres australianas que são esposas de militares britânicos e embarcam em um navio rumo à Inglaterra para reencontrá-los no final da Segunda Guerra Mundial. Ele é baseado em fatos reais e inspirado na história da avó da autora.

Gostei muito do fato de envolver fatos reais e ser da época da Segunda Guerra, mas a leitura demorou pra engrenar....só me prendeu do meio para o final, e o plot twist não me surpreendeu, foi tudo meio previsível. O que posso dizer é que a leitura não me agradou muito, eu esperava mais porque amo os livros da Jojo, esse achei fraco.

Sue 31/12/2022

É denso? Sim, mas vale a pena.
Muitas pessoas pontuaram que é um livro extremamente parado e realmente ele é e muito, porém, há algumas outras pessoas que não se incomodam com isso, como é meu caso. Eu leio muitos livros que simplesmente contam jornadas de personagens, então acredito que isso me deixou acostumas com leituras mais paradas por isso é um fator que aqui não me incomodou.

Eu amei esse livro porque conta a história de quatro mulheres australianas casadas com miliares britânicos que saem da Austrália rumo a Europa para encontrar os seus maridos, mas quem disse que os maridos irão aceitá-las? ou suas famílias? E quem disse que todos esses homens são quem dizem ser, afinal se tem uma coisa que todos nós sabemos é que homens mentem e muito. Já pensou a angustia de deixar tudo para trás em um futuro incerto em um mundo tão patriarcal e machista? Além de tudo, também tem o grande fator que elas estão em um navio de guerra lotado de militares, então o gosto amargo do machismo percorrer a leitura inteira e apesar de ser um livro consideravelmente leve, eu o achei bastante intenso devido a esse fator. Eu amei acompanhar essas quatro mulheres, apesar de não gostar muito de uma delas. É incrível ver pessoas tão diferentes sendo obrigadas a dividir o mesmo espaço, a mesclar suas história e a terem que lidar consigo mesmo.

É o segundo livro da Jojo que realmente me pegou. Admito que devido a "Como eu era antes de você" não tinha muita vontade de ler os livros dela porque não sou grande fã de romance, mas ela está me surpreendendo, aliás aceito recomendações de livrinho dela. Enfim, boa leitura.