O navio das noivas Jojo Moyes

Resenhas - O navio das noivas

JulianaPazzini 09/02/2024

O passado não pode dominar nosso futuro
História maravilhosa, mesmo em tempos de guerra, muitas vidas e milhares de histórias... Finais felizes e às vezes tristes. Uma viagem longa de muitas turbulências, amizade, companheirismo, maldades, paixões, sexo, desejos, crimes, violações, brigas, descriminação, sorrisos e tristezas.... E no meio de tudo isso nasce um amor verdadeiro para um novo recomeço de duas almas feridas pela guerra, que o amor curou e deu frutos.
Recomendo a leitura.

Catarine Heiter 30/08/2020

Mais uma experiência positiva com Jojo Moyes! Esposas australianas seguem em um navio pouco apropriado para transportar passageiros, em busca do reencontro com seus esposos, após a segunda guerra mundial. Casadas com militares, muitos destes casamentos foram consumados em tempo recorde de relacionamento, graças a guerra e pouca ou nenhuma convivência estes casais compartilharam. Seguimos a história acompanhando algumas destas mulheres, protagonistas bem construídas, cujas histórias se entrelaçam e nos fazem refletir sobre a sociedade da época, as relações humanas e a capacidade de superação que carregamos em nós! Como todo livro da autora, a história demora um pouquinho a engatar; porém é impossível não se deixar cativar por toda a mensagem que o livro passa.

Esta leitura foi motivada pelo desafio DLL 2020, na categoria autor Inglês.

iris.gomess 13/07/2020

Foi bom enquanto durou
A história é maravilhosa, adoro romances antigos e principalmente quando envolve tempos passados em guerras. Porém deixou a desejar sobre a história de algumas personagens, sobre o que aconteceu com elas depois do navio, no começo havia quatro protagonista e terminou o livro apenas com uma.

Mih 08/09/2020

O navio das noivas
Jojo é uma autora muito boa, mas tenho que confessar que acho a maioria de seus livros bem cansativos. Com esse não foi diferente, uma ótima história, não dá pra negar, mas o romance principal práticamente não existe .

Lulis 15/07/2022

Cativante
A mistura de história e romance ficou simplesmente perfeita nesse livro! Muito interessante conhecer mais sobre a época da guerra e seus costumes, além de ter me apegado emocionalmente as personagens ?

costerenta 27/12/2016

Vi muitos comentários negativos quanto ao livro. Bom, foi um dos melhores livros que li até hoje! Algumas personagens ficaram sem desfecho final, porém a história se passa no pós guerra - então era comum perder contato com as pessoas que tiveram contato por um breve tempo, e a autora soube transferir isso para os leitores. Quem quer um romance água com açúcar vai se decepcionar, porque o livro tem altos e baixos. Maravilhoso! Recomendo para quem sabe apreciar uma história que nem sempre tem final feliz.
Thaiswo 27/12/2016minha estante
também amei a leitura, só o inicio que demora muito a desenrolar os fatos, mas quando a leitura fluiu me apaixonei.

Tathy Terto 28/12/2016minha estante
JoJo diz de forma indireta em Baía da Esperança o que aconteceu com Jean

Laís 17/11/2017minha estante
Sinceramente também estou achando estranho tantos comentários negativos, eese é um meus livros preferidos. E sim o início é um pouco lento, mas o restante do livro compensa.
Recomendo sem medo de errar.

Rafaela Tulino 17/06/2020

MARAVILHOSO
Confesso que quando comecei esse livro, quase desisti de ler.
Fiquei muito confusa e perdida no início, meio "o que tá acontecendo aqui?!".
Mas resolvi dar uma chance a Jojo e foi a melhor decisão que tomei.
Esse livro é INCRÍVEL!!!!
Ele é completo do início ao fim, há diversos acontecimentos, várias histórias que envolvem os personagens principais e os secundários, e a autora soube conduzir tudo isso com graça e maestria até o fim do livro.

Nele conhecemos 4 jovens australianas que tem em comum um único destino: a Inglaterra.
Após o fim da guerra, as jovens e outras 600 mulheres estão sendo transportadas para o continente europeu a bordo de um porta aviões usado na guerra, o Victoria.
E ao longo de toda a jornada vamos conhecendo mais sobre as jovens, Margaret, Jean, Avice e Frances e todas as suas perspectivas da viagem.
E de brinde ainda conhecemos o fuzileiro dos sonhos hahahaha Henry Nicol.

A cada página desse livro, é como se eu estivesse dentro daquele navio, vivendo tudo com os personagens.
É uma sensação indescritível.

Livro mais que favoritado!!!

Lina DC 01/08/2016

"O navio das noivas" é a nova obra da autora renomada Jojo Moyes. Dividida em prólogo e mais três partes, esse livro faz referência a uma parte importante da história, explicado pela própria autora em uma nota no livro:

"Em 1946, a Marinha Real entrou na última etapa do repatriamento de esposas do pós-guerra, aquelas mulheres e meninas que haviam se casado com oficiais ingleses em serviço no exterior. A maioria seguiu em navios para transporte de tropas ou em embarcações contratadas para essa missão específica. Em 2 de julho de 1946, no entanto, cerca de seiscentas e cinquenta e cinco esposas de guerra australianas embarcaram para uma viagem excepcional: a travessia no porta-aviões HMS Victorius para encontrar seus maridos ingleses. Elas tiveram a companhia de mais de mil e cem homens, além de dezenove aviões, em uma viagem que durou quase seis semanas. A esposa mais jovem tinha quinze anos. Pelo menos uma delas ficou viúva antes de chegar ao destino. Minha avó, Betty McKee, foi uma das felizardas que tiveram sua fé recompensada. Este livro de ficção, inspirado por essa viagem, é dedicado a ela e a todas aquelas esposas que tiveram coragem suficiente para acreditar em um futuro incerto do outro lado do mundo. (Jojo Moyes - Julho de 2004)."

O prólogo é narrado em primeira pessoa e se passa na Índia, no ano de 2002. Uma avó está viajando com a neta e quando se deparam com um estaleiro, ela começa a contar sua história.
A primeira parte começa na Austrália, no ano de 1946, quatro semanas antes do embarque. Maggie é uma jovem que vive em uma fazenda com o pai e seus irmãos. Com a perda recente da mãe, ela e sua tia Letty são as únicas mulheres do local, mas Maggie casou-se com Joe e irá embarcar em breve. A jovem está com receio da viagem, de abandonar tudo o que conhece e sua família, mas também está preocupada com a perspectiva de ser mãe em breve.
Conhecemos também Avice, uma jovem de 21 anos de idade, filha do maior fabricante de rádio de Melbourne. É uma jovem da alta sociedade, ambiciosa e elitista que para realizar os seus caprichos, casou-se rapidamente com Ian Stewart Radley.
Jean é uma jovem de 16 anos de idade e tem uma situação econômica precária. Não teve atenção e amor da mãe, não tem instrução e não sabe se portar de acordo com o que a sociedade espera dela. É jovem, destemida e brutalmente honesta, mas não tem a malícia necessária para sobreviver nesse mundo tão fechado que é o de ser esposa de soldado.
Frances MacKenzie é uma enfermeira que trabalha no Ariadne, o último navio de assistência hospitalar. Quieta, batalhadora e eficiente, existem cochichos nas suas costas que tornam seus dias no Ariadne sufocante. Graças a enfermeira chefe, Audrey Marshall, ela tem uma chance de recomeço ao embarcar no Victorius. Isso se ninguém reconhecê-la...
A segunda parte do livro é o embarque e as semanas que se sucedem a ele. A tripulação do HMS Victoria está coberta por um recente luto, principalmente o comandante Highfield, que não fica nada feliz em ver seu porta-aviões se tornar um navio cheio de frufrus e mulheres. Ainda mais que a sua tripulação está há muito tempo no mar. O receio de confusões a bordo e desrespeito as leis começa no próprio embarque e as quase seis semanas de viagem se tornam inesquecíveis para muitas dessas mulheres.
Maggie, Avice, Jean e Frances acabam dividindo uma cabine e essas quatro mulheres, de origens diferentes e personalidades contrastantes terão que aprender a conviver para passar por essa viagens. Falta de água, calor excessivo, crimes e violência, um médico alcoólatra, uma tripulação problemática e muito mais são abordados nessa parte do livro.
Outros personagens, como o fuzileiro naval Henry Nicol e o mecânico Dennis Tims, ganham destaque. Nicol tem uma bagagem emocional grande e está lidando com o fato de que sua família seguiu em frente. Entorpecido pela guerra, ele está tendo problemas para voltar à civilização.
A terceira e última parte da obra está relacionada ao prólogo, onde temos a revelação da identidade da avó e a conclusão da obra.
"O navio das noivas" é uma ficção, mas com personagens tão reais e uma trama de fundo tão emocionante que é impossível o leitor não imaginar essas mulheres, suas dores, seus temores e suas conquistas.
Em relação à revisão, diagramação e layout, a Editora Intrínseca realizou um ótimo trabalho. A capa é delicada e combina perfeitamente com a trama.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Verônica 22/02/2022

É um livro baseado em fatos reais, que se passa após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Demorei muito pra engrenar na leitura, mas quando me envolvi com a história não larguei mais. Terminei de ler aos prantos. Amei o livro.

site: https://nabibliotecadaveronica.blogspot.com/2022/02/o-navio-das-noivas-jojo-moyes.html

Gláucia 08/12/2020

O amor é como uma guerra. Super clichê mas quando se refere a esse livro não há frase melhor.
São histórias que mostram um outro lado da guerra, um lado que muitos esquecem que existiu, o lado da saudade da família e do seu país, o lado das ações impulsivas e inconscientes, o sofrimento daqueles que não estiveram em batalha mas cuja a pessoa que ama sim. Sabemos que muitas dessas histórias narradas no livro realmente aconteceram, com a mesma intensidade ou até maior, o que torna esse livro ainda mais especial.

liih 31/01/2022

Leve
Um livro leve e lento, repleto por drama e por viagem no tempo. Muitos conceitos, que são ?adequados? à época retratada são ultrapassados e revoltantes como o retrato da mulher sendo responsável pelo lar e pelos filhos apenas. Mesmo assim, há personagens fortes e bem-resolvidas que dão à obra também um aspecto moderno.

É uma leitura leve para uma tarde nublada, bom para passar o tempo. É um livro muito bonito com histórias emocionantes.

TAYNA181 19/06/2021

O navio das noivas
Austrália, 1946. É terminada a Segunda Guerra Mundial, chega o momento de retomar a vida e apostar novamente no amor. Mais de seiscentas mulheres embarcam em um navio com destino a Inglaterra para encontrar os soldados ingleses com quem se casaram durante o conflito.
Em Sydney, Austrália, quatro mulheres com personalidades fortes embarcam em uma extraordinária viagem a bordo do HMS Victoria, um porta-aviões que as levará, junto de outras noivas, armas, aeronaves e mil oficiais da Marinha, até a distante Inglaterra. As regras no navio são rígidas, mas o destino que reuniu todos ali, homens e mulheres atravessando mares, será implacável ao entrelaçar e modificar para sempre suas vidas.
Enquanto desbravam oceanos, os antigos amores e as promessas do passado parecem memórias distantes. Ao longo da viagem de seis semanas — apesar de permeada por medos, incertezas e esperanças — amizades são formadas, mistérios são revelados, destinos são selados e o felizes para sempre de outrora não é mais a garantia do futuro que foi planejado.
Com personagens únicas e uma narrativa tocante, Jojo Moyes conta uma história inesquecível que captura perfeitamente o espírito romântico e de aventura desse período da História, destacando a bravura de inúmeras mulheres que arriscaram tudo em busca de um sonho.

Ayla Mayumi 17/11/2020

O Navio das Noivas
Mais uma vez a Jojo encanta com sua narrativa, que te encanta, emociona e te prende até o final.
O Navio das Noivas é uma ótima leitura!
Aylana Almeida 17/11/2020minha estante
Comprei esse mes! Ansiosa para iniciar a leitura!!