O navio das noivas

O navio das noivas Jojo Moyes

Resenhas - O navio das noivas

Sarah 02/12/2021

eu to rindo de nervoso!!! Jojo é ESPECIALISTA em plot! meu deus, eu to chocada ainda kkkkkkk minha autora preferida afff ?? eu adoro essa sensação de odiar ela em uma página e na seguinte me debulhar em lágrimas
eu amei demais to nem aiiiii

@Vivi 23/04/2020

Amei a história. Entre as quatro garotas, Frances e Margaret foram as minhas preferidas.

Josimar.Nunes 29/05/2020

Em 1946 quatro mulheres, com forte personalidade e histórias diferentes, vão fazer junto à outras seiscentas uma viagem de seis semanas em um porta-aviões, rumo a Inglaterra para se reencontrar com seus maridos que voltaram para casa quando acabou a guerra e que com os quais, haviam se casado.

Gabi 21/05/2020

Como eu sou grata por esse livro! Eu sempre gostei de ler, e não tinha problema em ler um livro que me chamasse muita atenção se fosse o caso. Eu até lia muita fanfic, mas ler livros não era um hábito pra mim. Eu queria, mas pra ser honesta nunca tinha parado pra tentar. Até o dia que resolvi ler o navio das noivas. Eu nunca mais parei. Levei um tempão pra engrenar na história (histórias bem detalhadas já é uma característica da Jojo, já tem que entrar no livro sabendo disso), mas quando eu comecei a entender a história eu não parei de ler até acabar o livro. Jojo sempre será uma das minhas autoras favoritas, simplesmente amo o trabalho dela.
Ieda.Ferreira 21/05/2020minha estante
Tô louca pra ler!

Mary Jane Holland 31/07/2020

MUITOOOOOOOOOOO BOM!
Eu sou suspeita pra falar da Jojo pq amo essa mulher, mas mds que livro maravilhoso. Revelações, reviravoltas, contexto histórico, personagens envolventes? Temos.

Só achei o começo um pouco cansativo porque os personagens são apresentados separadamente e você fica meio perdido sem entender o que vai acontecer direito, mas depois quando entende o contexto de tudo a leitura engata e você não consegue parar mais.

A escrita da Jojo impecável como sempre, me fez sentir como se estivesse abordo do próprio Victoria. E o melhor de tudo é saber que isso realmente aconteceu de verdade. Um navio com mais de 600 mulheres abordo, que tudo! Mais uma vez ela conseguiu me fez rir, chorar e sentir raiva.

Fiquei muito triste com o que aconteceu com a Maude e só vou perdoar mesmo pq meu coração ficou quentinho com o final. A Frances merece o mundo. Senti falta só de saber mais sobre a Jean e que dó eu tive da Avice, coitada! Tudo bem que ela é insuportável, mas ninguém merece passar pelo que ela passou. Enfim, vale muito a pena. Só leiam!
David 09/09/2020minha estante
Me ajuda eu não entendi o final! Como assim meu nome é Henry??

Ingrid 10/05/2022

Acho que algo se perdeu no mar
Fiquei decepcionada com minha experiência lendo esse livro, porque no começo eu estava super empolgada e praticamente engolindo às páginas por causa da euforia de descobrir qual noiva estava contando a história para sua neta, mas quase na metade do livro tudo se tornou maçante de se ler. Tive que parar a leitura várias vezes para tentar continuar sem abandonar na metade do caminho. O final até que me surpreendeu bastante e eu gostei do desfecho das personagens.

Catarine Heiter 30/08/2020

Mais uma experiência positiva com Jojo Moyes! Esposas australianas seguem em um navio pouco apropriado para transportar passageiros, em busca do reencontro com seus esposos, após a segunda guerra mundial. Casadas com militares, muitos destes casamentos foram consumados em tempo recorde de relacionamento, graças a guerra e pouca ou nenhuma convivência estes casais compartilharam. Seguimos a história acompanhando algumas destas mulheres, protagonistas bem construídas, cujas histórias se entrelaçam e nos fazem refletir sobre a sociedade da época, as relações humanas e a capacidade de superação que carregamos em nós! Como todo livro da autora, a história demora um pouquinho a engatar; porém é impossível não se deixar cativar por toda a mensagem que o livro passa.

Esta leitura foi motivada pelo desafio DLL 2020, na categoria autor Inglês.

iris.gomess 13/07/2020

Foi bom enquanto durou
A história é maravilhosa, adoro romances antigos e principalmente quando envolve tempos passados em guerras. Porém deixou a desejar sobre a história de algumas personagens, sobre o que aconteceu com elas depois do navio, no começo havia quatro protagonista e terminou o livro apenas com uma.

fernandaugusta 19/01/2023

O navio das noivas - @sabe.aquele.livro
Margaret, a única entre quantro irmãos, vive com eles e os pais em uma fazenda próxima de Sidney, todos lutando para superar a perda da mãe.

Avice, moça de família rica de Melbourne, acostumada a frequentar a sociedade, tem gostos caros e refinados, se acha superior a pessoas mais simples e não gosta de se misturar.

Joan, menina de 16 anos extrovertida, falante e, por vezes sem limites e sem noção do perigo.

Frances, jovem enfermeira. Quieta, fechada e sempre muito séria em seus modos e vestimenta, parece sempre estar pronta para fugir de tudo e todos.

O que estas quatro mulheres tão diferentes podem ter em comum? São todas esposas australianas de marinheiros ingleses, que, em 1946 com o final da guerra, vão fazer a longa viagem de encontro a seus maridos na Inglaterra. Elas vão dividir uma cabine improvisada no HMS Victorious, um porta-aviões da Marinha inglesa, que vai levar mais de 600 esposas em meio à rígida rotina de bordo e com uma tripulação predominantemente masculina. A viagem, prevista para durar 6 semanas, é a última do comandante Highfield e de muitos militares após a guerra, e ele prevê muitos problemas a bordo.

Afinal, o que poderia resultar do confinamento de mulheres com homens em uma situação tão incomum, de tensão e ansiedade?

Jojo Moyes criou, a partir de fatos históricos reais, uma premissa linda e cativante. A história destas mulheres tão diferentes, indo para uma terra distante, muitas pela primeira vez longe de casa, ao encontro de maridos - muitos praticamente desconhecidos, já que muitos casamentos foram realizados às pressas - é muito tensa em vários pontos.
Afinal de contas será que aquele amor existiu mesmo, será que encontrarão a mesma pessoa ou alguém completamente modificado pela guerra? Será que serão aceitas pelas novas famílias?

Ao mesmo tempo, a autora dá um relato detalhadíssimo da vida e da rotina marítima a bordo, inserindo personagens masculinos da tripulação do porta-aviões com seus próprios dramas a resolver.

Um problema com esta leitura é que, apesar da carga emocional bem densa e de muitos momentos bem emocionantes, a leitura teve momentos bem arrastados. Me pareceu que muitas coisas importantes foram tratadas de maneira superficial e rápida e, por outro lado, pontos não cruciais para a história ganharam uma atenção exagerada. Funcionamento de motores, rotas marítimas, rotinas de bordo, caminhos tortuosos dentro do navio me deixaram com vontade de pular muitos parágrafos.

Até 60% da leitura é uma história sem grandes acontecimentos. A partir do momento que o foco nas revelações - principalmente em torno de Frances - começa a aparecer, a coisa fica mais dinâmica, embora pouco surpreendente.

Mesmo assim, vale a leitura, pois é um drama diferente, com personagens cativantes e por diversos momentos, bastante emocionante. Uma viagem que vale a pena acompanhar, e que trata muito bem de temas como amor, amizade, e superação de adversidades no pós-guerra.

oitocentista 01/03/2023

10/10
Meu Deus que feliz surpresa!
Só tenho elogios pra esse livro. Personagens incríveis, história envolvente, desfecho impecável com um final feliz MUITO merecido.
A narrativa é maravilhosa, é bem descritiva, mas não ao ponto de cansar ou entediar.
Simplesmente leiam.
Adorei.

Gláucia 08/12/2020

O amor é como uma guerra. Super clichê mas quando se refere a esse livro não há frase melhor.
São histórias que mostram um outro lado da guerra, um lado que muitos esquecem que existiu, o lado da saudade da família e do seu país, o lado das ações impulsivas e inconscientes, o sofrimento daqueles que não estiveram em batalha mas cuja a pessoa que ama sim. Sabemos que muitas dessas histórias narradas no livro realmente aconteceram, com a mesma intensidade ou até maior, o que torna esse livro ainda mais especial.

GraCarol 07/05/2021

Adorável
Como sempre Jojo sabe nos cativar com essa história de mulheres fortes. Adoraria que fosse adaptado para cinema, seria inesquecível!