Noturnos

Noturnos John Connolly

Resenhas - Noturnos

o jornaleiro 30/07/2022

Terror dos bons
Bom demais! De fazer arrepiar e ficar com medo com cada capítulo. Histórias variadas dos mais diferentes gêneros de terror.

Adriana723 29/05/2023

Não é o tipo é livro que estou acostumada
Sem dúvidas o meu conto favorito foi o: " Redemoinhos de areia" e " a nova filha"
Vale a leitura, a escrita não é tão pesada e flui bem.

Henrique.Alves 13/04/2020

Terror gostoso de ler
Uma coletânea de histórias de terror (algumas aterrorizantes, outras nem tanto. ) mas vale a pena ser lido. Ah todas elas se passam a noite

Amanda 30/09/2023

Mais uma pedrada de JC!!
Trouxe aquele mesmo incômodo que as histórias de O Livro das Coisas Perdidas, mas eu honestamente preferi Noturnos. O John Connolly tem um talento verdadeiro pra histórias de terror, sem contar que ele consegue fazer várias analogias a assuntos como pedofilia e até ao colonialismo em seus contos. Uma pena que ele não seja tão conhecido, e que, até onde eu sei, terror não seja o seu gênero preferido de escrita!

Triice 11/12/2023

"Contar histórias está no âmago da experiência humana"
Eu amo que o primeiro conto foi DAQUELE jeito já, já começa apresentando um caso misterioso pro leitor, já levantando umas 300 perguntas pra ti e, assim, adorei o fato de o começo ser bem chocante. O início do livro, de fato, aguçou o ladinho curioso de dona Trice, ou seja, li a primeira metade do livro rápido.
Menção honrosa para 3 contos, o do "Rei dos Elfos", "Nova Filha" e "As Bruxas de Underbury", cara, esses três me prenderam demais, eu amo essas histórias que envolvem bruxas, fadas e elfos, são de longe os meus favoritos.
Assim, mesmo os contos do começo terem chamado bastante minha atenção, os finais, para mim, não foram tão legais quanto eu esperava, acho que por isso minha nota não alcançou nem mesmo as 4 estrelas.

Jaqueline 23/05/2022

A ESCRITA DO JOHN CONNOLY É PERFEITA
Boy, é um conto melhor que o outro e que escrita boa, te prende dms, te faz pensar sobre a vida. Nunca pensei que choraria lendo contos de terror, fora que eu fiquei com medo real, duas da manhã tava eu trancada no quarto lendo contos de terror, super recomendo inclusive

graybaird 15/02/2024

Alguns contos são legais e a grande maioria nem tanto assim.
o primeiro conto foi o meu favorito, por esse e alguns outros acho que a leitura valeu a pena. é um bom livro pra ler aos poucos quando está de ressaca literária já que os contos são bem curtinhos

Pandora 22/09/2016

Sou fã de John Connolly! Conheci a escrita peculiar do autor quando ganhei de aniversario O livro das coisas perdidas e desde então é só amor! Connolly tem um estilo muito, muito simples de se expressar, ele constrói suas frases com muita clareza e de um forma tão concreta que quando você se ver entrando no território fantástico tende a olhar em torno e se perguntar "como cheguei aqui?". Talvez por isso, todas as vezes que leio John Connolly tenho a firme convicção de que ele está falando da realidade concreta. Sua abstração é só um método de discutir aquilo que é bem concreto.

Em Noturnos somos apresentados com uma coletânea de 16 contos de terror e fantasia. Nele Connolly nos conta historias curtas nas quais a fantasia e o terror se unem justamente para abordar os perigos reais que rondam a vida dos seres humanos, nos causando tormento e dor e, tal como acontece em O livro das coisas perdidas as histórias se moldam como metáforas assustadoras para os perigos que nos assaltam diariamente. E maravilhoso ler Connolly, mas, apesar de não dialogar com mortes sangrentas, zumbis e derivados, também é assustador.

E para citar um exemplo, no conto que abre o livro A balada do caubói canceroso conhecemos um homem que é capaz de contaminar as pessoas com um toque e um belo dia decide contaminar uma cidade inteira. A forma como Connolly conta a historia é aflitiva e nos deixa com o coração aos saltos a cada paragrafo, porém, o mais aflitivo foi caminhar pelo texto do autor e constatar que no mundo onde habito existem pessoas capazes de fazer o mesmo... Assassinos, psicopatas, terroristas, homofóbicos, misóginos se espalham como entidade cancerígenas em nosso mundo destruindo vidas com seus toques infames.

Como o próprio Connolly disse no conto O rei dos elfos:
"Criamos monstros na esperança de que as lições contidas nas histórias nos sirvam de guia quando nos depararmos com o que há de mais terrível na vida. Inventamos nomes para nossos medos e rezamos para não encontrar o pior do que aquilo que nos mesmo criamos."

Apesar de não ser um livro pesado de sangue e mortes terríveis, os contos são bem escritos, muito bem concluídos, sem nenhuma palavra mal colocada ou fora de lugar dialogando com o terror clássico de figuras como Allan Poe, Lovecraft e Bram Stoker a narrativa nos pega de jeito, faz pensar, assusta e até angustia como contos de terror devem fazer. Realmente Harlan Coben estava certo, a coletânea é deliciosamente arrepiante, daquelas que vai para um lugar de honra na estante e só consolida meu amor pela escrita do autor.

A edição da Bertrand Brasil ainda conta com ilustrações feita em estilo de xilogravuras abrindo cada conto, as quais conseguem sintetizar o cerne das historias muito bem. A capa do livro feita por Robert Ryan também combina perfeitamente com o clima do livro e segue o mesmo padrão dos outros livros do Connolly, o que faz a minha alma colecionista ficar muito feliz.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2016/08/noturnos-resenhe-literaria.html