Uma Mulher Diferente

Cassandra Rios

Resenhas - Uma Mulher Diferente

Henrique Pariz Filho 11/07/2021

Acenda as luzes
?Lembro também que Cassandra rios, autora assumidamente lésbica, foi escritora mais censuradas na ditadura, teve 36 dos seus 50 livros publicados censurados, tanto que teve de criar uma editora e publicar a maioria deles de forma independente.

Apesar das perseguições a autora se tornou a primeira escritora brasileira vender 1 milhão de exemplares, superando escritores como Jorge Amado, Clarice Lispector e Érico Veríssimo.? - trecho da resenha (leia completa em @palavrasmargina_es no Instagram) ???

Katia 16/03/2013

Diferente, porém mulher.
Um corpo de mulher é encontrado boiando num rio, mas não é uma mulher comum. Ela tem mais predicados que as demais. "- De que me adianta ser uma mulher como as mulheres? Seria comum, vulgar! Assim, sou eu que venço todos os dogmas e preceitos! É o que vale!"

Progressista pra época em que foi escrito, o livro faz a construção psicológica de uma personagem que por não se tratar do que aparenta ser, muitas vezes é tratada como uma atriz.

Porém: "Se a ciência estivesse mais avançada, em vez de robôs, sputniks e transplantes estarem na vanguarda, criaturas como eu já teriam sido transformadas no que lhes convém, e seria de direito." (pág. 130)