Introdução à Análise do Discurso

Introdução à Análise do Discurso Helena H. Nagamine Brandão

Resenhas - Introdução à análise do discurso

gr.will 16/12/2023

É uma boa introdução, mas não achei tão fácil de entender para alguém muito perdido na área.

As partes iniciais, na minha opinião, são as que mais destrincham conceitos e situam os principais postulados teóricos. O restante do livro, porém, me pareceu um pouco corrido, apenas discutindo conceitos básicos e não se detendo muito em destrinchá-los.

De todo modo é um bom material de apoio para a introdução aos estudos da AD. No final o livro conta com um glossário e uma bibliografia comentada que são muito úteis!

Prof. Wollace Silva 06/03/2023

Introdução à Análise do Discurso
É um livro bastante claro e muito interessante apesar de trazer muitas definições sobre o mesmo assunto, isso pode dificultar a leitura. No fim, eles desenham claramente do que se trata a análise de discursos:
Analisar o discurso é fazer desaparecer e reaparecer as contradições: é mostrar o jogo que jogam entre si; é manifestar como pode exprimi-las, dar-lhes corpo, ou emprestar-lhes uma fugidia aparência. [...] Analisar o discurso é descrever os "sistemas de dispersão" dos enunciados que o compõem através das suas "regras de formação".
Outro ponto positivo, é que no final de livro, Brandão disponibiliza um glossário para possíveis checagem.

Laura Oliveira 29/06/2021

Para quem está começando...
Livro excelente para quem está começando os estudos na área da AD. Linguagem objetiva e explicações didáticas sobre assuntos tão complexos!

Elias.Fernando 03/01/2021

Formação discursiva
Para tentar entender um pouco sobre análise do discurso esse livro é uma excelente opção.