Discurso decisivo

Discurso decisivo Averróis, Ibn Rushd




Resenhas - Discurso decisivo


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Filino 05/09/2020

O cultivo da filosofia chancelado pela própria religião
Com esse texto, Averróis sustenta uma posição bastante interessante - até mesmo para os dias atuais: segundo o pensador árabe, a Lei religiosa (o Alcorão) não apenas permite o cultivo da filosofia, mas até o vê como obrigatório - ainda que somente para aqueles que efetivamente sejam dados a esse mister. O cultivo da filosofia deve ir ao encontro daquilo que preconiza a Lei, visto que em várias passagens do texto sagrado lê-se que Deus abre tal possibilidade de conhecimento das criaturas e, a partir delas, chegar a Ele. As raízes disso poderiam ser encontradas em Abraão.

Há que se considerar que Averróis enumera três espécies de pessoas para quem a Revelação é dirigida: à maioria do povo (para quem, em matéria de fé é suficiente a eloquência para obter o assentimento); aos que podem ser convencidos pela dialética; e aos que, dotados de inteligência inata, justeza e virtude, podem se dedicar a um exame mais profundo e interpretar os sentidos não óbvios do que está escrito na Lei. No entanto, ressalta o filósofo que mesmo as conclusões destes não devem ir de encontro ao que é um preceito óbvio - e, além disso, essas interpretações não devem ser publicadas sob a forma de textos acessíveis a qualquer um.

Trata-se então de um texto que provoca uma reflexão bastante pertinente. E a edição em si, da Martins Fontes, merece um comentário a parte: o "Discurso" de Averróis é precedido de três textos e o primeiro deles, do conhecido medievalista Alain de Libera, é simplesmente um primor: em cerca de oitenta páginas, a estrutura da obra é dissecada, analisada e situada em seu contexto. Desfaz certos mal-entendidos (como o da "dupla verdade") que cercaram Averróis e o que se entendeu posteriormente como "averroísmo". Esse texto, por si só, já poderia constituir uma obra valiosa. No seguinte, é retraçado brevemente o panorama político e filosófico que culminará em Averróis (que é quase um "intelectual orgânico", ainda que sua obra supere e muito as contingências em que ele se encontrava).

Averróis é um dos nomes mais importantes da História da Filosofia, sobretudo no período medieval. Não à toa era tratado como o "Comentador" por Tomás de Aquino. E essa obra, acessível também aos que não têm leitura aprofundada em filosofia, demonstra o rigor e a sabedoria desse mestre árabe.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR