Smoke Gets in Your Eyes

Smoke Gets in Your Eyes Caitlin Doughty

Resenhas - Confissões do crematório

Atlastida 25/05/2024

Oi, quero fazer estágio em uma casa funerária
Gente a forma que a morte é retratada de forma filosófica na perspectiva da autora e as informações de como o termo é visto em culturas e religiões nos convida a refletir sobre a vida e a morte de maneira honesta, inteligente e despretensiosa.

JhulianoCesar 20/05/2024

Um livro para quem planeja morrer um dia.
Acredito que devemos encarar a morte com mais naturalidade, afinal, todos nós estamos fadados a este mesmo fim. Essa é a ideia que Caitlin tenta abordar aqui, onde ela conta sua história enquanto trabalhou na "indústria da morte", além de uma certa parte de sua vida pessoal, fazendo várias reflexões muito boas para refletirmos. Não deixa de ser um livro interessante. Forte, mas bem interessante.

Alina.Marques 19/05/2024

Me senti meio enganada
Eu gostei? Gostei, mas não achei uma coisa que, apesar do tema ser complicado, valeria para o nosso dia a dia ou mesmo para entendermos melhor sobre a vida, mas acabou que se tornou uma mini biografia com informações sobre funerárias ou métodos funerários dos outros lugares, isso não é desinteressante, mas ainda sim, meio cansativo por não ser um assunto que eu não me interesso.

Luisa Jordana 18/05/2024

Uma visão interessante
Este é um livro de não ficção cuja autora apresenta uma visão muito peculiar e interessante sobre a morte e como esse evento tão natural é encarado pela sociedade, através de comparações superficiais entre culturas e das experiências vividas pela própria autora, que trabalhou por um tempo em um crematório, se graduou no ramo e tem um fascínio fervoroso pelo assunto.
Acredito que a falta de bagagem da autora tenha sido um empecilho para mim durante esta leitura, mas sua abordagem foi muito interessante e ampliou minha visão para o temor que temos da morte e o distanciamento que a sociedade em que vivo criou de todo o processo em torno do fim da vida.
Apesar de ser um processo natural e um fim que não escapará à ninguém, é curioso avaliar o quanto nossa cultura agrava esse medo, através de uma análise de todo os trâmites que acontecem em torno do falecimento de uma pessoa, tais como embalsamamento, preparação do corpo, velório e enterro. Nós vivemos numa eterna fuga do perecimento, tanto em vida quando depois do seu fim e quanto menos conhecemos sobre algo, mais tememos esse algo.

Mercia50 18/05/2024

Já li ?Para toda a eternidade? de Catlin e me apaixonei pela sua escrita, decidi comprar seus outros livros além de começar a acompanhá-la nas redes sociais.
É uma pessoa com uma delicadeza ao falar do assunto morte e derivados, de uma maneira que você nem percebe o tempo passando e parece que enquanto lê está tomando um café com ela.

Achei muito bacana ela alertar no início do livro sobre as descrições serem potencialmente perturbadoras pra alguns leitores mas ao decorrer do livro, não vi nada demais, isso mostra um cuidado com as pessoas.

Diferente do outro livro dela, esse é focado na sua experiência no ramo funerário, quase como uma biografia. No geral eu não gosto de biografias, muito menos de autobiografias, mas nesse caso, quero ouvir Catlin falar mais e mais porque ela escreve tão bem e com tanto cuidado que realmente te envolve com a vida dela e a faz ser tão interessante.

Recomendo muito, esse livro desmistifica muitas coisas em relação a morte e a decomposição, ao mesmo tempo que te coloca pra refletir sobre como nos afastamos da morte ao decorrer dos anos e como a indústria funerária que ganha muita grana não quer que isso mude.

Cah 14/05/2024

Não era oq esperava, mas gostei e me surpreendeu
Eu achei que iria ser mais detalhes sobre o que se identifica num necrotério ou algo assim.

Mas mesmo que não fosse isso, não deixa de ser um livro bom e que te faz refletir sobre a vida.

Caleb.Lima 11/05/2024

O sentido da vida é que ela tem final.
Eu tinha um certo tabu em pensar sobre a morte, sempre entendi que era algo inevitável mas dentro de mim era como algo revoltante, uma aliada de mãos dadas com o vilão do tempo.

E não é que depois dessa leitura eu tenha convertido a minha cabeça pra algo mais razoável, mas desbloqueou uma nova perspectiva própria em relação a isso.

---- Aceitar a morte não quer dizer que você não vai ficar arrasado quando alguém que você ama morrer. Quer dizer que você vai ser capaz de se concentrar na sua dor, sem o peso de questões existenciais maiores como "Por que as pessoas morrem?" e "Por que isso está acontecendo comigo?".

Emy.figueiro 07/05/2024

Pesado, mas uma ótima reflexão
Eu achei o livro ótimo, nos faz refletir sobre a vida e o fim dela, com os relatos e experiências da própria autora de uma forma verídica, sem floreios ou faz de contas de filmes, recomendo para quem realmente se interessa pelo assunto, caso contrário pode ser um pouco pesado e conter temas sensíveis.

@robbieanatomy 04/05/2024

É um livro ótimo. Uma temática atemporal e inevitável, a morte. Fingir que não existe não vai tornar o processo menos doloroso.

Os capítulos se intercalam entre contar eventos históricas e situações verídicas que ocorrem durante seu início na indústria funerária e a sensibilidade da Caitlin diante deles.

Eu sempre pensei na morte, por ser estudante de medicina, por ser um assunto tão fascinante pra mim e curiosidade de todo processo.

Apesar de ser um assunto tabu atualmente, como se falar, ler ou pensar na morte fosse atrai-la, esse livro me trouxe muitas reflexões de como o luto e a despedida de um ente querido é importante de ser vivido.

Eu tinha acabado de passar pelo estágio curricular obrigatório no Instituto Médico Legal Renato Chaves na minha cidade, Belém do Pará. Tive a oportunidade de ver autópsias de adultos e um bebê, assim como o preenchimento da declaração de óbito. Participar desse rodízio não foi ruim, pelo contrário, foi proveitoso pra minha formação acadêmica e foi completado pela leitura.

vinizambianco 28/04/2024

“Quando uma mãe dá à luz há uma vida, ela dá luz a uma morte”

Confissões do Crematório pode ser descrito como #sixfeetunder encontra sitcom dos anos 90, todo o livro é recheado com bastante humor negro, mas de uma forma bem pesado. Terminei vários livros enquanto terminava esse porquê ele fala da morte de uma forma bastante explícita. Conta a história da Caitlin, uma jovem que começa a trabalhar em um crematório e as “aventuras” dela no trabalho.

A morte é tida como tema central de forma bem satisfatório, cada corpo, cada momento é muito bem narrado e em alguns momentos até demais. A autora sabe muito bem como chocar, mas sem perder a compostura. Minha única ressalva é que a narração pudesse ser dividida de uma forma que ficasse mais fácil a leitura. Apesar disso, e apesar da morte ser um tema que eu não gosto de ler (achei que era de terror esse), o livro surpreende em vários aspectos e também é uma ótima lição sobre a morte. Sem rodeio, sem enganações, a morte na sua forma plena.

Brupuga 21/04/2024

Esperava algo muito mais assustador, mas fui surpreendido com histórias da própria autora durante a sua carreira na chamada "indústria da morte", é carregado com um pouco de humor, sarcasmo, ironia e crítica política-social!
O terror vem mesmo apenas nas descrições mais detalhadas dos eventos que ocorrem durante o trabalho da autora em um crematório! Nada fantasioso!

Tonimaco 16/04/2024

Minha concepção de vida e morte mudou tanto dps desse livro...

"Não somos nada mais do que futuros cadáveres"

Manuzita~ 14/04/2024

R E S E N H A
LIVRO: Confissões do Crematório: Lições Para Toda a Vida

AUTOR(A): Caitlin Doughty

SINOPSE: ?Morrer é a única certeza da vida. Então, por que evitamos tanto falar sobre ela? A morte é inevitável, sentimos muito. Mas pelo menos, como descobriu Caitlin Doughty, ficar a sete palmos do chão ainda é uma opção. ''Confissões do Crematório'' reúne histórias reais do dia a dia de uma casa funerária, inúmeras curiosidades e fatos históricos, mitológicos e filosóficos.

Tudo, é claro, com uma boa dose de humor. Enquanto varre as cinzas das máquinas de incineração ou explica com o que um crânio em chamas se parece, Caitlin Doughty desmistifica a morte para si e para seus leitores. O livro de Caitlin ? criadora da websérie Ask a Mortician e da ? levanta a cortina preta que nos separa dos bastidores dos funerais e nos faz refletir sobre a vida e a morte de maneira honesta, inteligente e despretensiosa ? exatamente como deve ser.

Como a autora ressalta na nota que abre o livro, "a ignorância não é uma benção, é apenas uma forma profunda de terror". Caitlin Doughty é agente funerária, escritora e mantém um canal no YouTube onde fala com bom humor sobre a morte e as práticas da indústria funerária. É criadora da websérie Ask a Mortician, fundadora do grupo The Order of the Good Death (que une profissionais, acadêmicos e artistas para falar sobre a mortalidade) e também autora de Confissões do Crematório.?

SOBRE A HISTÓRIA: eu achei um livro realmente bem impactante. Mesmo na parte da funerária e crematório, situações que acontecem ali e, principalmente, nas lições que dão aprendidas com isso. Todo o contexto também tem algo a nos ensinar. Gosto das menções das situações de cada capítulo que, de alguma forma, se interligam.

SOBRE O LIVRO: achei uma escrita bem boa e elaborada, porém, de fácil entendimento. Capítulos médios a longos e nomeados.
Li o livro físico, de capa dura. As gravuras que o envolvem são instigantes. Uma boa experiência.

Rafael2324 13/04/2024

Vai chegar sua vez
Sério, que livro bom, demorei pra terminar, mas terminei muito cabeçudo, é uma jornada pela história da insdrustria da morte.