O quarto de Jacob

Resenhas - O quarto de Jacob

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Tiffani.Silva 22/02/2023

Jacob e sua consciência
Nesse livro, Woolf modifica sua maneira de escrever, ela utiliza de toda a construção literária ao passo que o próprio personagem cresce e se adapta. Jacob, personagem que para todos é frio e incompreensível. Ninguém nunca chega a entendê-lo completamente, todas as mulheres se apaixonam por ele, ele é inteligente e se adapta bem em novos espaços, porém algo em seu interior falta, ou seria algo que ninguém pode compreendê-lo.

Logo no início do livro vemos Betty Flanders a chorar, algo que se repete ao final do livro quando nos vemos no quarto de Jacob ao olhar seus sapatos deixados. A interpretação de tal deixa é a da morte de Jacob pela primeira guerra mundial, algo que ao longo do livro Woolf fez tributos aqueles que perderam suas vidas na guerra, incluindo o próprio Jacob!

Apesar de um final tão hediondo, no livro, Jacob pode amadurecer em seu espaço, pode viajar, se apaixonar e conhecer mais do mundo, ele morreu jovem, mas isso foi demonstrado como algo que ocorre naturalmente no decorrer da vida. Como a vida é frívola e frágil e como a morte está sempre próxima.

Esse livro é maravilhoso, uma leitura rápida e filosófica sobre a vida, morte, relações sociais e sobre a relação mulher-homem!

Raquel.Oliveira 21/01/2023

Altas reflexões
Esse livro alugou um triplex na minha cabeça, cada descrição minuciosa de Virginia nos leva para dentro dos personagens e de nós mesmos, de nossos quartos interiores.

binacout 13/01/2023

o quarto de jacob...
Nunca li um livro em que o título fizesse tanto sentido. Mesmo que Jacob pareça o personagem principal, não sabemos quem ele é de verdade, não sabemos quem ele é de acordo com a sua própria perspectiva. Só ouvimos dele através de outras pessoas ou de diálogos começados por outros. Faz parte da típica escrita da Virginia, fragmentada, real e poética.

ligia104 10/01/2023

Quem é Jacob?
Acho que li esse livro na hora errada, por mais que eu ame a escrita da Virginia senti muito dificuldade em ler O quarto de Jacob. Achava difícil acompanhar o fluxo de consciência e nada me prendeu na história, mas quero reler no futuro e quem sabe mudar minha opinião

mardou 31/12/2022

?o quarto de jacob?
?O quarto de Jacob? é o primeiro romance experimentalista de Virginia Woolf, este é um romance sobre a guerra, a primeira das grandes guerras, sempre referida por meio de um viés, mas fluindo o tempo todo sobre a narrativa. É um romance que trás as dores e os prazeres do desenvolvimento de um jovem inglês de classe média, desde a infância, passando por sua educação numa das universidades de elite, até o início de sua vida adulta.
Este livro foi escrito no início do modernismo, isso explica muito de sua estrutura narrativa, foi um pequeno choque para mim, no começo há um misto de curiosidade e desentendimento, algo autêntico que coexiste nesta narrativa e que na época fora muito revolucionário, é a forma que Woolf narra a história do personagem principal, Jacob Flanders, sem que ele esteja presente no enredo.
Este livro é extraordinário e trás tópicos como: família vitorianas, machismo, a forma como nunca será possível conhecer um ser humano verdadeiramente - talvez seja por isso que o leitor sente que não consegue conhecer Jacob.
Diversos aspectos deste livro me chamaram atenção, é uma trama ligeiramente maçante, apenas pelo fato de trás uma visão mais dura das relações interpessoais, pois, em um mundo onde não podemos conhecer outras pessoas; onde a comunicação parece impossível; onde a morte é inevitável, quando chegamos ao final do livro, a única pergunta que nos resta é: será que realmente conhecemos Jacob?

laura 26/12/2022

virginia woolf e sua escrita.
que livro bom.

e eu não acho que seja apenas pela sua história e nem ao menos que esse seja o foco.

mas que livro bom de verdade. a escrita. as palavras. o jeito que a autora as usa.

virginia woolf vê o mundo de uma forma única que mostra como ela é atemporal. uma mulher que ultrapassa as épocas mas sempre atual.

gostei muito da escrita dela, da forma como ela vê o mundo e o coloca nas páginas. a história é boa mas a sensação que fica é que qualquer coisa ficaria boa com o jeito que essa mulher traduz o mundo.

com certeza um comfort.

Marina. 03/10/2022

um ótimo ponta pé para o ilustríssimo estilo narrativo tão característico da virginia woolf, porém?.. levando em conta todo conjunto de sua obra, o que menos gostei. de lavada.
os 60% iniciais são puro caos!!! o fluxo de consciência não fluiu ?
já os 40% finais foram muito bons, realmente gostei e contém passagens lindinhas!
gosto muito de como a construção de todos os escritos da virginia trazem o fenômeno da temporaneidade de forma central.
o fim pra ficou super solto? poderia ter sido mais elaborado!!!! fica a dica
considerações finais: pouca sofisticação narrativa em comparação com as seguintes obras geniais dela. não comece lendo virginia woolf por aqui (mas leia depois em algum momento)

Raquel Marina 25/06/2022

Para mim a literatura da Woolf traz sempre um arrebatamento com a certeza de que nem tudo do texto foi captado. Seus romances são para serem lidos e relidos, pois sempre há algo novo para compreender. Não foi diferente com O quarto de Jacob. Terminei essa leitura sabendo que será preciso regressar a ela.

Paulo 06/05/2022

?Oh yes, human life is very tolerable? ?
Sabe quando você está caminhando pela rua e não vê ninguém conhecido, ninguém sabe seu nome e você se sente livre? Essa é a sensação de ler este livro: parece uma caminha longa e sem fim pela cidade.
bella 09/05/2022minha estante
que bonito!

Leonardo Bezerra 13/02/2022

Considero como o ponto mais positivo do livro a questão de que Jacob pouco nos é apresentado pelo seu ponto de vista e muito mais pelas percepções de outros personagens do livro. Contudo, muito do livro se mostra arrastado e com pouco do carisma que a autora apresenta em outros de seus romances. Não foi uma leitura necessariamente ruim, mas começou a me fisgar quando já estava chegando em seu fim.

Sol 62 12/02/2022

Pela primeira vez leio um romance de Virgínia Woolf. Pensei que teria dificuldade na leitura, mas foi uma grata surpresa conseguir uma leitura fluida. Fiquei encantada com a escrita da Virgínia Woolf, pois a narrativa se assemelha ao pensamento que vai e vem - fatos e pessoas se ?intrometem? na narrativa e a autora dá voz a essas intromissões, mas costura bem, sempre retornando ao ponto inicial de uma forma, a meu ver, tão dela. A autora descreve cenários tão nitidamente que me vi transportada.

?Influenciada por Proust e Joice, Virgínia Woolf superou os limites impostos pela ficção realista, conseguindo integrar à narrativa uma simultaneidade de eventos e criando nova percepção do tempo narrativo, que revolucionou a narrativa ficcional?

Anna.Beatriz 18/01/2022

"Sem dúvida, nossa vida seria muito pior sem o nosso espantoso talento para a ilusão."
Enquanto eu lia esse livro me senti como se estivesse observando uma pintura impressionista, com seus contornos não tão bem definidos e a tentativa de captura dos fragmentos de um momento.

Não vou mentir, é uma leitura um tanto quanto confusa, ou pelo menos pra mim foi. Há muitas quebras de cena, fragmentos mesmo, com seu fluxo de consciência Virginia viaja de maneira muito fluida e rápida entre personagens e acontecimentos. Em alguns momentos eu não fazia ideia do que tava rolando. O livro em alguns momentos parece um grande "rant" da Virginia, com desabafos sobre tudo e sobre nada. Mas isso é justificável, Virginia estava experimentando aqui, tentando novas técnicas de escrita e claro que o efeito colateral disso é um pouco de bagunça.

Mas essa dificuldade não diminui em nada o brilho desse livro. A proposta dele é algo fascinante pra mim. O personagem principal dessa história é o Jacob, então automaticamente esperamos nos aprofundar em Jacob, ouvir seus pensamentos, conhecê-lo de fato. Mas Jacob é um cara misterioso, reservado e afastado de todos que o cercam, e Virgina quis não só fazer com que os personagens secundários sentissem isso mas nós, leitores, também. Acabamos conhecendo mais de Jacob por sentimentos de personagens terceiros do que pelo próprio Jacob, e isso torna a narrativa duvidosa e pouco confiável. Cada pessoa que convive com Jacob nos apresenta um fragmento de sua personalidade mas isso passa pelo filtro dos olhos e sentimentos de cada pessoa. Então nos deixa com o questionamento, será que é possível realmente dizer que se está conhecendo alguém pela descrição de um terceiro? Ao final do livro parece que eu sigo sem ter a mínima ideia concreta de quem é Jacob e isso me deixou boquiaberta e encantada.

Como eu disse no início, essa obra me trouxe essa emoção inédita, de sentir que eu não estava lendo um livro, mas observando uma pintura, uma pintura que é muito emocional e pouco material. Algo quase surrealista. Difícil, bagunçado, complexo, ambíguo, mas, ainda assim, extremamente belo.

Me siga no meu instagram literário: @mindrefugee :)

Fla 12/12/2021

Romance Impressionista
Foi a sua primeira obra com técnicas impressionistas. Escrito no início do Modernismo, época que não apenas artistas e pintores, mas escritores tb buscavam novas estruturas narrativas motivados pelas mudanças no âmbito da Ciência. O livro narra a vida de Jacob, infância, educação e vida adulta, a partir da perspectiva das mulheres de sua vida. Virgínia descreve belamente cada personagem e os diálogos são rápidos, fugaz e fútil.

Lia 02/06/2021

A escrita da Virgínia Woolf não é nada fácil. Nem sei como contar muito a história, só sei que gostei de Jacob.

1 | 2 | 3 | 4 | 5