Arcanum Unbounded

Arcanum Unbounded Brandon Sanderson

Resenhas - Arcanum Unbounded

Arthur.Borel 02/05/2024

Um bem diversificado Arcanum Unbound
Nesse livro o Brandon prova como, ao mesmo tempo que ele pode escrever contos e histórias curtas absurdamente perfeitas e envolventes, ele tbm pode escrever histórias absolutamente dispensáveis ou sem graça.

No fim o saldo do livro é bem positivo, ainda mais considerando que metade dele é "Emperor's Soul" e "Mistborn Secret Story" que são contos muuuuito bons e que realmente contribuem tanto com a expansão de suas obras originais quanto com a Cosmere no geral.

Mariottoni 27/11/2023

Como eu amo dms esse universo da cosmere, esse livro foi incrível. Mt legal aprender mais sobre os planetas q já conhecia e me deixou c vontade de conhecer melhor outros (principalmente o do passarinho), enfim mt legal ??

gabrisingr 07/06/2023

Ih brandon
Tem um pouco pra todo mundo
tem conto bom tem conto ruim tem conto meia boca e tem conto SENSACIONAL
vale a pena a leitura pra quem quer aprofundar mais na Cosmere

Mariana113 24/01/2023

Que delicinha
Demorei pra chegar aqui nesse momento nesses contos que eu precisava ler e fiquei MUITO surpresa com o quão eu gostei não apenas do livro e das histórias mas com uma em específica: Mistborn A Secret History.

MEU

DEUS

O QUE FOI ISSO????

Não posso falar nada além disso. Apenas que leiam principalmente se estiverem lendo Mistborn. Recomendo ler Mistborn A Secret History que tem dentro desse livro entre o vol 3 e 4 da Segunda era de Mistborn.

Duda 31/12/2022

Achei um volume muito interessante, não é algo que se vê com frequência no hall de publicações de um autor. Por isso, admiro muito Sanderson por fazer essa coletânea de histórias e fatos sobre os sistemas e mundos que conhecemos nos livros da Cosmere, ajuda muito a entender melhor toda a complexidade e características únicas de cada lugar. Além disso, fornece respostas e apresenta outros planetas para alegria do leitor.

vininho 17/10/2022

Contos e novelas da Cosmere
Arcanum Unbounded (2016) é uma coletânea de contos e novelas da Cosmere (universo de histórias fantásticas criadas por Brandon Sanderson). Alguns contos eu não tinha muito o que comentar, então serei bem breve sobre os que tiver algo anotado.

The Emperor’s Soul (2012) é, provavelmente, um dos melhores trabalhos do Sanderson. Neste conto, o autor se propõe a criar uma de suas obras mais reflexivas, e consegue obter um resultado extremamente positivo. A história acompanha Shai, que possui o poder de recriar as coisas e acaba sendo presa após substituir uma pintura. É ótimo ver como a personagem sabe ler as pessoas, e interpretá-las muito bem por conta de seus poderes; a política também está bem refinada. Além disso, a relação dela com Gaotona é bem fofa, já que ele parece muito um avô querendo que seus protegidos cheguem à grandeza; ele também é o único que não pede favores de instinto egoísta e para seu bem próprio. Me pergunto se Shai testa a runa antes de sair do palácio para testar sua obra prima e vê-la funcionar, ou se ela realmente se importou com o funcionamento.

"You could become a marvelous artist.
I am one.
A real one.
I am one."

Hope of Elantris (2006) renova a vontade de reler Elantris e de consumir mais obras no mesmo universo – espero ansiosamente para uma continuação. Fiquei curioso para saber mais sobre a Matise, principalmente após os eventos deste conto. Ele não possui algo de muito incrível, mas não acho que isso era algo que o autor tenha buscado. Apesar disso, o conto é eficaz em buscar esse conforto, até mesmo por Elantris ter sido o primeiro romance da Cosmere que li de Sanderson.

As novelas do mundo de Mistborn me fizeram lembrar o quanto eu amo o Kelsier, e ver ele lidando com seus poderes de Mistborn antes dos acontecimentos da primeira trilogia, em The Eleventh Metal (2011), é muito interessante e instigante. Claro, também não é um baita conto super mirabolante, apesar de ser contido, porém, ele cumpre a sua proposta de ser uma expansão minúscula do universo já estabelecido. Ademais, foi interessante também conhecer o mestre de Kelsier, que ensinou tudo a ele sobre o que sabia sobre ser um Mistborn. Já em Allomancer Jak and The Pits of Eltania (2014), achei a alternância entre o Jak e as notas bem interessante, mas esse conto foi extremamente chato de ler. Não consegui gostar dos personagens (sei que não era pra isso acontecer) e nem rir do que estava acontecendo. Achei bem ruim mesmo. Eu sei e entendo que ele quis fazer uma reverência às antigas histórias de Pulp fiction, mas infelizmente não consegui gostar de nada.

Ainda sobre Mistborn, li também Secret History (2016), uma das novelas mais comentadas quando o assunto é a Cosmere. Não sei por que, mas essas histórias que mostram os bastidores sempre me lembram O Rei Leão 3 (2004), que mostrava a visão de Timão e Pumba frente os acontecimentos do primeiro longa. A novela é, de fato, bastante reveladora, por mostrar o pós vida de Kelsier – que se nega a ir embora antes de cumprir sua missão final. Além disso, acredito que essa novela confirme o fato de o personagem ser um dos melhores dentro do universo inteiro. Enquanto eu senti que Well of Ascension (2007) ficou desfalcado por não possuir ele, aqui é justamente o contrário: o personagem consegue sustentar todas essas páginas totalmente sozinho. Ademais, eu amei as pequenas aparições dos world hoppers (como a Khriss), e as explicações presentes nessa novela sobre o funcionamento da magia e da regência dos planetas que são bastante pertinentes. Apesar disso, eu gostaria que elas estivessem mais diluídas nas outras obras (como a menção as shards, Adonalsium, a perpendicularidade etc.). Por fim, foi uma faca no meu coração ter que ver a Vin e o Elend novamente; sofri como se eles estivessem morrendo novamente – não sei quando, ou se sequer irei, superar a morte deles.

Acabei não lendo o trecho de White Sand (fico em dúvida se leio essa HQ; ela até me desperta interesse, mas a mídia não é das minhas favoritas – fico na esperança de algum dia o autor transformar em um romance em prosa). Já Shadows for Silence in the Forests of Hell (2015) e Sixth of the Dusk (2014), acabei não realizando muitas anotações – sim, provavelmente irei necessitar de uma releitura. Lembro de ter me simpatizado muito com a Silence, e quero muito que tenha no futuro mais histórias com a personagem ou com o planeta – um sistema de magia desses não pode ser desperdiçado.

A minha última leitura, após três meses com o livro parado, é a de Edgedancer (2016). Assim que terminei Words of Radiance (2014), já comecei a novela. Lift em WoR estava ótima, fiquei até me perguntando de o porquê a personagem ser rechaçada em alguns lugares. Nesse primeiro capítulo, considerado um prólogo para a personagem, há a apresentação para o leitor de um dos Heralds – que está completamente ensandecido e agindo de forma bem errática. Já na novela, focamos mais no contato de Lift com Wyndle, que é provavelmente o ponto alto, já que ria demais com a interação entre os dois, e no desenvolvimento dela.

Lift é uma personagem que aprecia a sua solitude, e que lida com um passado doloroso. Quando a personagem fala sobre os órfãos e a maneira na qual a sociedade os trata, é possível ver que ela se identifica com eles – como disse Syl, todos os Knight Radiants estão “quebrados” de alguma forma. Apesar de ela parecer estar fugindo de tudo e todos, é importante ressaltar a bondade de suas ações – o que é totalmente interligado com a sua Ordem, que possui como mantra a atenção nas palavras dos ignorados. Senti também uma certa desconfiança dos personagens presentes nessa história com o povo Alethi, principalmente com Dalinar. Além disso, fiquei surpreso com a aparição de Szeth e por ele ter poupado a Lift, já que sua espada, ou seja, sua spren, diz gostar dela. Tanto o problema político, quanto Szeth, são impactos que provavelmente se desenrolarão em Oathbringer (2017), e mal posso esperar para ler sobre.

Por fim, não deixo de mencionar a cidade em que a novela é estabelecida, por ser muito incrível e mostrar talvez um povoado e uma cultura que o autor talvez não fosse explorar na série principal – fico feliz que tenha ganhado esse espaço. A luta interna de Lift não é tão difícil de ser traçada – ela sabe que as coisas irão mudar, mas não consegue se situar. Como ela pode escolher, de repente, o que fazer quando não possui mais ninguém para lhe ajudar? Ela quer um pouco de controle na vida, mas ao mesmo tempo, quem não quer? Além disso, fico com dúvida sobre quem, e qual raça ou povo, ele representa (quem são os “sleepless”?).

Rodrigo 12/10/2022

Conhecendo a Cosmere
Um apanhado das novelas e short fictions da Cosmere. Embora tenham histórias melhores e piores, em geral elas expandem e explicam um pouco mais sobre a Cosmere, os sistemas, os shards e a magia de cada planeta.

joão 11/06/2022

the emperor's soul: ?????
the hope of Elantris:??
shadows of silence:???
six of the dusk: ????
edgedancer: ???

theskymaid 25/03/2022

passei um bom tempo lendo essas histórias, realmente é melhor ler depois que já tiver lido os 6 livros de mistborn, elantris e os 2 primeiros de stormlight archive, não vi necessidade de ler warbreaker pra ler essa coleção.

The Emperor's Soul - 5/5 ;
"'I know your soul,' Shai said softly. 'I know it better than you ever did.'"
essa aqui foi boa demais, ele mistura umas reflexões sobre identidade e vida com magia, é um dos mais bem escritos do autor.

The Hope of Elantris - 4/5;
"I escaped the outside world. I found a place where I belonged."
esse é um conto que vai mostrar os acontecimentos finais do livro Elantris por outro ponto de vista, foi muito legal voltar pra Elantris depois de um tempo e reencontrar esses personagens, mesmo que rapidamente, pois toda essa história ao redor de Elantris fala muito sobre se reencontrar consigo mesmo, rejeição, ódio, perseguição por motivos religiosos, dor. é muito foda o autor ter uma história como essa no seu primeiro livro publicado.

The Eleventh Metal - 4/5;
"He had to stay away. He didn't want them to see him like this."
esse conto é sobre o Kelsier antes do primeiro livro de mistborn, foi uma experiência muito diferente ver esse personagem antes dele ser quem ele é "hoje", ver como foi que essa sociedade e outros fatores foram construindo o Kelsier cheio de cicatrizes.

Allomancer Jak and the Pits of Elantria, Episodes Twenty-Eight Through Thirty - 2/5;
conto desnecessário, mas tem umas informações sobre os koloss na segunda era de mistborn, de qualquer forma, dá pra encontrar essas informações na wiki mesmo.

Mistborn: Secret History - 5/5; (releitura)
"Anyway, there was a God. Adonalsium..."
Isabela Boscov's voice: Há que se tirar o chapéu. Mas que profissional, mas que competência, mas que cuidado… Mas. Que. Critério.

Shadows for Silence in the Forests of Hell - 5/5;
"'Mother,' William Ann whispered as they walked. 'Why don't you believe in God anymore?"
basicamente, tamo em um mundo em que há sombras que matam você. à noite na floresta, para sobreviver, você precisa seguir três regras: não derramar sangue, não correr, não acender fogo. e a personagem quebra as três.
bicho, mas esse conto aqui simplesmente o maior do mundo, precisava mesmo de uma fantasia mais dark como essa.

Sixth of the Dusk - 5/5;
"You cannot stop the tides from changing. Dusk. No matter how determined you are."
esse conto tinha muito potencial de ser um livro, sinto que só não virou um livro porque não era o momento de se contar essa história no cosmere, mas que construção de mundo foda vei.

Edgedancer - 1/5;
essa novela foi uma decepção, eu amei a Lift quando ela apareceu em words of radiance, mas aqui eu simplesmente não consegui gostar dela porque o brandon escreveu ela chata para um. eu desejo toda a força do mundo pra spren dela.

Débora 22/03/2022

Muito interessante
Não vou comentar cada história de forma individual, mas eu achei todas bem interessantes. Todas elas trazem um pouquinho mais do Cosmere e várias informações complementares aos livros principais. Até mesmo as histórias que não tem relação com outros livros são muito boas. Vale muito a pena ler seguindo a orientação do próprio livro pra acabar não tomando algum spoiler, claro.

William Soares 28/01/2022

Gosta da Cosmere? VOCÊ PRECISA LER ESSE LIVRO!
O resumo desse livro deveria ser: "Este livro é mandatório para todos os que amam a Cosmere!.
Basicamente uma ideia genial juntar todos os contos e pequenas novellas que o Brandon escreveu neste gigantesco universo que é a Cosmere. Nem todos os contos são de fato maravilhosos. Mas todos partilham da qualidade do autor e paixão por essas personagens. É difícil dar uma nota geral para um livro com contos tão diferentes, por isso vou colocar as notas de forma individual e baseadas simplesmente no meu gosto. rs

"The Emperor's Soul" (Elantris) 4,5/5
"The Hope of Elantris" (Elantris) 3,5/5
"The Eleventh Metal" (Mistborn) 3,5/5
"Allomancer Jak and the Pits of Eltania, Episodes 28 through 30" (Mistborn) 3,5/5
"Mistborn: Secret History" (Mistborn) 5/5
"White Sand (excerpt; Taldain) 4/5
Shadows for Silence in the Forests of Hell" (Threnody) 4/5
"Sixth of Dusk" (First of the Sun) 4/5
"Edgedancer" (The Stormlight Archive) 4/5

É muito legal a forma que o autor conecta as histórias de forma bem sutil. Em nenhum momento o objetivo foi deixar as histórias conectadas de uma forma que seja necessário todo o conhecimento dos demais livros. Obviamente que é impossível você compreender "Edgedancer" sem ao menos finalizar algum livro de The Stormlight Archive ou ler "Mistborn: Secret History" sem finalizar a primeira trilogia. Entretanto, diversos outros contos funcionam muito bem como Standy Alones como é o caso de "The Emperor's Soul". Eu finalizei essa coletânea muito animado para saber para onde tudo isso vai dar!

"Well, you've stumbled into something far, far bigger than you, your politics, or your little planet. Bigger than you can handle, Survivor."

"Bem, você tropeçou em algo muito, muito maior do que você, sua política ou seu pequeno planeta. Maior do que você pode suportar, Sobrevivente."

Pedro.Junger 12/05/2021

Importantíssimo para a Cosmere
Gostei muito de todas as novelas e contos apresentadas aqui. Todas expandindo bastante os universos de suas respectivas obras. Destaco aqui, as novelas "The Emperor´s Souls", "Mistborn: Secret History" e "Edgedancer". Que de longe, foram as melhores escritas, e possuem uma qualidade acima da média dentro desta coletânea. Nesse livro, acompanhamos contos em alguns mundos que nunca tinhamos visto antes. Dentro destes, o meu favorito é "Sixth of the Dusk". E o pior para para mim é "Shadow for Silence in the Forests of Hell". Mas creio que teria gostado mais se conhecesse o mundo previamente. Resumindo, é uma excelente coletâne, e que acrescenta bastante a mitologia desse universo criado pelo Brandon. Leitura praticamente obrigatória pra quem quer ficar a par de tudo desse universo.

bru 14/04/2021

Shadows for Silêncio in the forests of hell - 4/5
Sixth of the dusk - 4/5
Edgedancer - 5/5

Evelin 07/08/2020

"This is the symbol of your ignorance. Nothing is easy, nothing is simple. Old and new. 'No, they will not have us. We will see through their traps, and we will not fall for their tricks. For we have been trained by the Father himself for this very day.' "