O Espelho Machado de Assis

Resenhas - O espelho

Michela Wakami 09/07/2023

Genial
Um conto tão curto, que nos diz tanto.
O nosso protagonista, nos revela nossas duas almas, uma delas se encontra em nosso interior e a outra em nosso exterior.
E o que será que elas nos revela?
Uma é mais importante do que a outra?
Uma sobrevive sem a outra?
Você tem que ler para descobrir.
Garanto que depois dessa leitura, as reflexões serão muitas.
Vanessa.Castilhos 09/07/2023minha estante
????

Gigio 31/05/2021

Machadiando
Esse conto é uma das obras que inauguram a fase realista de Machado.
O personagem principal defende que em cada um de nós existem duas almas, uma exterior e outra interior, e que, na ausência de uma delas, somos somente a metade.
O conto é curto, mas denso, suscita muitas reflexões.

Anezio 26/04/2024

Início de uma nova fase
Segundo os estudiosos esse é um conto que marca uma transição do autor do romantismo para o Realismo. Grata mudança, não tenho dúvidas disso.

No entanto, mesmo que o personagem principal tenha todo aquele cinismo que os personagens do Machado costumam ter, não é um bom conto de se ler.

Até reavaliei meu rating ao conto em razão da importância do mesmo para a maturidade literária do autor.

Pedro Henrique 25/01/2021

Conto curto e muito reflexivo
Não é novidade que Machado de Assis é genial e, talvez, o maior nome na literatura brasileira. E aqui, neste conto, ele aborda a existência de duas almas: a interior, que olha de dentro para fora (realista, visão do próprio eu), e a exterior, que olha de fora para dentro (visão caracterizada pelo pensar das pessoas, pelo sentimento de objetos etc. Uma visão material da coisa).

Muito bom! Um conto curto e muito reflexivo.
gabrielareislr 05/02/2021minha estante
Os cintos dele são incríveis mesmo

Pedro Henrique 05/02/2021minha estante
Verdade, são curtos e de grande reflexão. Ele é genial!

gabrielareislr 05/02/2021minha estante
Um dos meus autores favoritos

Dri 21/10/2020

As duas almas do homem
"O Espelho" é um conto escrito por Machado de Assis e publicado em 1892. Ele trata a questão do comportamento humano, cujo protagonista da narrativa é o Jacobino morador do bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro e que um dia em conversa com mais quatro amigos sobre pensamentos filosóficos sai de seu momento introspectivo e após algum tempo defende a teoria de que o homem tem duas almas, uma que olha de dentro para fora e outra que olha de fora para dentro. Seu enredo gira em torno do fato que Jacobina aos 25 anos recebe o título de alferes, o qual lhe confere um certo status entre a família e amigos. Certo dia, sua tia Marcolina faz um convite para que ele fique em seu sítio bajulando-o sempre e lhe oferece um espelho antigo que fora da família Real, porém essa mesma tia precisa sair de viagem confiando ao Jacobina os cuidados do sítio junto aos escravos, porém, os escravos fogem deixando-o sozinho. Um dia, Jacobina frente ao espelho observa sua imagem nublada, o que caracteriza que sozinho ele perde a nitidez da sua imagem. Logo ele fica preocupado e coloca a sua farda novamente o que lhe confere uma imagem nítida. Nesse contexto Machado em seu conto interpreta que a alma exterior é a análise que os outros fazem em valorização maior do que a alma interior do homem. O Espelho impressiona por nos tirar do lugar comum, convidando para uma reflexão do que são as nossas aparências externas. É um livro muito bacana eu super indico essa leitura como todas as outras de Machado de Assis.

B.norte 17/08/2021

Recomendo...
O texto é interessante, apesar de não ter nada de surpreendente.
A leitura é rápida, mas dá pra refletir um pouco...
Recomendo!

Camila 12/11/2021

Meu primeiro contato com o autor e achei a escrita bem filosófica mas ao mesmo tempo fácil de entender, é fácil de entrar dentro da história mesmo tendo poucas páginas e traz uma reflexão muito legal.

Jorge 16/01/2024

Imagem e Essência
Você é aquilo que vê refletido no espelho? Você sente que é por fora o que é por dentro? Corpo e Alma. Você sente que é apenas um ou dois?

Essas questões são abordadas por Machado de Assis em ?O Espelho?, um conto bastante discutido por estudiosos, e que ainda não foi inteiramente decifrado. Um ensaio muito interessante, se eu posso assim chamar, sobre sentimentos de inadequação. E sobre como amadurecer pode provocar uma sensação de solidão e abandono tão grande, um mal-estar tão devastador a ponto de fazer com que a gente acredite que perdemos aquilo que era mais importante: a essência.

O espelho (objeto) entra na jogada sendo a personificação máxima dessa sensação de inadequação de imagem e essência, pois num reflexo pode se estampar uma figura inteira e nítida, mas também vaga, esfumaçada e difusa; a sombra da sombra. Pois assim é o reflexo no espelho, não é mesmo? É o olhar de dentro para fora, ao mesmo passo que de fora para dentro.

Em O Espelho, a história é narrada a partir do ponto de vista de um rapagão de vinte e tantos anos chamado Jacobina, recém-nomeado alferes, antigo posto militar, que nos dias de hoje equivale ao atual de segundo-tenente. No íntimo, vive um caos existencialista, ao tempo em que a consciência do seu eu mais humano se dispersa no ar e no passado, eliminando o homem, enquanto a consciência do alferes, ser novo e único, torna-se viva e intensa dentro dele.

O conto flerta com o terror psicológico, e empolga a ponto da gente não querer largar a leitura até chegar ao seu ponto final.

Moonyismyhoney 28/09/2022

O Espelho
Legal, a escola me obrigou a ler ? e li tão no speed up que nem sei se compreendi direito, mas acho que entendi a moral e o conceito

Sarah587 17/12/2023

Espelho, espelho meu
Jacobina, um oficial do exército que recebeu o título ainda bem jovem, conta uma experiência daquela época para uns amigos enquanto estão conversando sobre a vida. Ele quer convencer os outros de como cada pessoa tem duas almas, uma interior e outra exterior.
A experiência foi na casa de uma tia dele, onde todos o tratavam muito bem pelo título, inflando seu ego, até que ele fica sozinho por lá, com um espelho super importante que ganhou da tia em seu quarto. E ele não se enxerga (reconhece) nesse espelho.

É um conto bem rápido e eu tenho a impressão de já ter lido antes. Acho que ou tinha lido inteiro ou uma resenha na época de vestibular, ou minha professora tinha contado pra turma. Enfim, eu fui atrás de resenha de novo e entendi que foi escrito num tempo em que o Machado escreveu muito sobre como as pessoas se veem e como são vistas pelos outros.

É uma boa reflexão e, lógico, é Machado de Assis (amo), mas não me prendeu muito. Mesmo assim, valeu a leitura!

Bruna 30/06/2022

Um belo conto, cheio de reflexões. Quem é você? E quem você é na visão dos outros? Você é você ou o que projetam? Você é alguém pela sua posição? Tão atual este conto com a vida de redes sociais atuais. Vale a leitura.

Sofia 08/09/2021

O Espelho
Machado de Assis traz uma interpretação sobre quem somos. Temos duas almas: uma interna e outra externa.
Com experiências e situações, percebemos que a alma externa pode mudar. Mas, ao passar por mudanças bruscas, o narrador mostra como às vezes só queremos voltar para algo conhecido.

@mcarstairs 17/08/2022

o espelho
li esse conto hoje e gostei bastante, li por causa de um trabalho de literatura da escola e adorei essa leitura. milagrosamente eu entendi mais desse conto do machado do que o da pianista, passou uma mensagem que eu tirei minhas próprias conclusões e opiniões

Giovanna 14/02/2022

Bom!
Li por causa da faculdade.
?Não discutia nunca; e defendia-se da abstenção com um paradoxo, dizendo que a discussão é a forma polida do instinto batalhador, que jaz no homem, como uma herança bestial?.

Natalia Leal 27/02/2021

O espelho - Esboço de uma nova teoria da alma humana
*Meu primeiro contato com as obras de Machado de Assis*

- Esse conto está em domínio público.

Jacobina está em uma reunião entre amigos na qual se discutem questões metafísicas. Normalmente, ele fica calado.Evita discussões. Nessa noite, a natureza da alma humana era analisada. E ,Jacobina, conta uma história de seus 25 anos, e afirma que existem duas almas: exterior e interior. (Sem mais detalhes para evitar eventuais spoilers)

Leitura:
- Contém 6 páginas;
- Ritmo bom;
- Não achei difícil. Têm algumas palavras pouco utilizadas, mas pode ser entendido sem muita dificuldade;
- Seria legal fazer uma releitura, para evitar possíveis dúvidas;
- É interessante após essa leitura, também ler ou assistir uma análise (indicação: vídeo da Tatiana Feltrin);
- Leia também "O médico e o monstro"(em determinado momento, um paralelo pode ser feito).

Boa leitura!
E boa sorte para você vestibulando!

oi yanes
yanes 28/02/2021minha estante
Tenta fazer uma resenha sobre "Helena", também é do Machado. Eu ainda n terminei, mas posso afirmar que você vai amar

Natalia Leal 28/02/2021minha estante
Acabei de adicionar na minha meta de leitura!