O problema dos três corpos

O problema dos três corpos Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Lucas1429 11/05/2022

Como esse livro saiu da China ?
Foi a primeira coisa que pensei assim que terminei de ler o primeiro capítulo. Afinal, criticando a revolução cultural dessa maneira já no início, como esse livro sairia de lá ? Acho que a origem do sentimento usado para correlacionar ficção científica com história vem da infância de Liu Cixin. No posfácio o autor explica que os pais trabalhavam em uma mina que tinha sido uma zona de guerra entre facções combatentes da Revolução Cultural “Lembrava do barulho de tiros no meio da noite, de caminhões passando cheios de homens com armas e braçadeiras vermelhas” motivação suficiente para criticar tal período.

Pesquisando um pouco mais descobri que estava enganado, aparentemente denunciar a Revolução Cultural não é uma atitude controversa na China, a posição oficial do governo atual, bem como a opinião da maioria da população, é de que foi um período de horror e tragédia, o que mesmo assim não impediu o livro de sofrer “Revisões”. Segundo o tradutor da versão em inglês do livro, Ken Liu, esse primeiro capítulo foi movido para o meio do livro por ser considerado mais sensível

Não vou falar sobre a narrativa do livro para não dar spoilers, diante disso posso comentar que achei fantástica a parte do início que a ciência está sendo questionada. A leitura enquanto estou estudando metodologia científica na faculdade foi muito boa, me fez pensar como a construção de um artigo se baseia fundamentalmente na metodologia e não nos resultados do mesmo jeito que me mostrou o quanto a ciência é limitada

Se uma aranha está se mexendo não significa que ela é surda. Observamos fenômenos e criamos hipóteses, se a metodologia estiver certa podemos fazer inferências e prever um fenômeno futuro. Até que chega um momento que o livro fala que “A física não existe”. Me senti como um dos cientistas da fronteiras da ciência. O problema dos três corpos não pode ser resolvido, não podemos prever tudo, aparentemente Deus joga dados

site: https://www.reddit.com/r/SF_Book_Club/comments/30xhj0/three_im_ken_liu_translator_for_the_threebody/

Leonardo 12/05/2022

A ciência como grande protagonista
É um livro de ficção científica em que a ciência é a grande protagonista. Os eventos científicos são descritos em detalhes, com entusiasmo. No posfácio se encontra o porquê disso: para o autor, não há nada mais belo do que a ciência.
Quase desisti da leitura na parte em que a narrativa se desenrola dentro do jogo eletrônico, mas persisti e valeu a pena.

Gira 06/06/2022

O homem é o protagonista de si mesmo.
A temática, embora, aparentemente recorrente em livros do gênero, pode surpreender o leitor desavisado. Em um cenário histórico, o Autor consegue trazer novos elementos ficcionais com abordagem científica e especulativa. Caminhando junto à História, Política e Religião.
Um livro na medida certa. Consegue ser inédito com um assunto por demais repisado.

Carol 19/06/2022

História interessante, escrita monótona
Esse livro tem uma premissa interessante, de alienígenas que virão pra Terra para livrá-la dos humanos, porém tem muito conteúdo de física mas descrições e eu fiquei muito perdida. Outro ponto é que a escrita é monótona justamente por isso. Eu não sei como termeinei esse livro, só força de vontade pq foi difícil.

Luiza 01/07/2022

Fascinante
Meu primeiro contato com alguma ficção chinesa e estou extasiada! Do primeiro capítulo ao fim, só fiquei de boca aberta.
É uma pena que este livro não chame muita atenção nas livrarias, mas, ao mesmo tempo, ele tem passagens tão científicas que eu não sei se vão agradar a todos (apesar de que nenhuma obra é capaz de agradar todo mundo).
Estou muito ansiosa para ler os próximos livros da trilogia. Que sacada esse livro teve!

*um pensamento extra comigo mesma*
A literatura sendo literatura me pegou e agora preciso ler, além de outras obras literárias chinesas e de outros gêneros, um pouco sobre a história chinesa. Além de pegar um pouco da Revolução Cultural, o autor acaba trazendo algumas referências histórias ao longo do livro, as quais acompanham notas de rodapé, mas ficamos com um gostinho de quero mais. Portanto, tenho que tomar vergonha na cara e tirar um pouco desse véu ocidental que cobre uma parte da minha visão.

Lily 03/08/2022

O medo do desconhecido e a humanidade de Cixin Liu
Este livro compõe uma das ideias mais interessantes que eu já tinha visto com uma noção extraordinária no quesito científico moral e filosófico, o real medo de ao ter contato com seres desconhecidos outros lugares do espaço e eles serem exatamente muitos piores que nós e se a nossa não união seria ainda mais vantajoso pra o nosso derradeiro fim; esse livro é muito impressionante mas decai muitl em desenvolvimento de personagem e por mais de ser incrível nas areas que mencionei acima muitas vezes os personagens parecem caricaturas do que você realmente espera qur sejam tomando decisões bem estranhas e miitas vezes você não tem muito no que se conectar com o personagrm ele está ali só para ter uma função básica, tirando isso o livro é mágnifico e espero muitas boas coisas na leitura do segundo .

Liliane32 07/09/2022

Complexo mas não desista: vale a pena
Reconheço que ler este livro não deve ser uma experiência fácil pra quem não gosta de ficção científica, não tem noção de física, astronomia, matemática e história. Ufa! Eh quase uma aula pela história recente da China, pela filosofia e motivação por trás de fatos culturais. É um livro denso, com diversas explicações científicas fantásticas, como a explicação de como um sistema computacional pode ser simulado com pessoas. Como o problema de física dos três corpos, para criação de um modelo matemática que preveja o comportamento dos 3 objetos, e dá título ao livro, é considerado impossível de responder.
Apesar dos temas científicos, há algumas questões muito importantes apresentadas: até onde vale a pena lutar pelas nossas convicções? Sejam elas políticas, religiosas, filosóficas, comportamentais, pessoais... vale a pena colocar tudo a perder por causa da decepção? Como manter a esperança? E vale a pena lutar quando não há mais esperança?
Livro muito bom, tirando o excesso de ficção científica, ele traz um retrato da complexidade humana e das relações interpessoais. Recomendo ler Andy Weir e Carl Sagan antes, para ajudar na compreensão dos temas.

Rbfac 08/09/2022

Olha a história é muito interessante e diferente de outras ficções científicas que eu tive contato, mas eu tive muita dificuldade para ler, pois tinha horas que era muito técnico, descrevia processos que eu tenho pouco conhecimento o que tornou a leitura lenta.
Super recomendo esse livro.

"às vezes eu achava que a vida era preciosa e tudo era muito importante. Já em outros momentos eu achava que os seres humanos eram insignificantes e que nada valia a pena."

Andre 15/09/2022

Duzentas civilizações nasceram e cresceram tentando resolver o problema dos três corpos, todas fracassaram e foram levadas à extinção.

Seria a humanidade capaz de resolver esse mistério e evitar o destino que se aproxima?

kenhimura 01/10/2022

Um dos melhores livros de sci-fi que existem
O livro é maravilhoso para quem gosta de ciências. Liu conseguiu unir boa ficção a princípios científicos reais de ponta. Praticamente toda a parte de ciência, história da ciência e da China no livro são reais; muitos desses ramos (nanomateriais, inteligência artificial, teoria das supercordas etc) estão sendo desenvolvidos e pesquisados neste exato momento. Só por envolver a teoria das cordas numa trama coerente e boa e por usar de título o nome de um problema clássico de mecânica/gravitação, o livro já merece cinco estrelas.

Leitura rápida e fluida pra quem conhece os termos e as ideias abordados. Quem não conhece, pode ter alguma dificuldade para entender pesquisando no Google (acredito que todos que tentem aprender sobre mecânica quântica assim entendam o que digo), mas sugiro que dêem um salto de fé, acreditem no que o autor conta, e continuem o fluxo da leitura sem desvios. anotando para pesquisas futuras as palavras, ideias e termos desconhecidos.

Já comprei os outros dois da trilogia, pretendo lê-los em breve. Para quem curte ficção científica com subtramas políticas, ao estilo de Arthur C. Clarke e H. G. Wells, é imperdível.

Leonardo1154 03/10/2022

Ficção vive!
Cixin Liu foi um frescor muito necessário para mim. Sempre gostei de ficção científica, seja em filmes ou jogos, nos livros, Asimov, Clarke e Philip K Dick sempre me instigaram, mas sentia falta de algo novo.

Cixin Liu é esse algo novo. Se inspirando muito em Clarke pra criar uma relação dos cientistas com o desconhecido e não caindo na tentação de fazer a ameaça como sendo física, mas indo para um véu mais psicológico e filosófico.

Ansioso para ler o resto da trilogia!

Jane.FAlix 07/10/2022

A narrativa ocorre em meio a Revolução Cultural Chinesa e é nesse cenário que Ye vê o pai ser assassinado e ela perseguida pelos soldados da Revolução. Muitos acontecimentos acabam por levar Ye ao isolamento em uma base secreta chamada Costa Vermelha que é um projeto secreto que tenta contato com extraterrestres.
Após um salto de 40 anos, a história continua com Wang Miao, um especialista em nanotecnologia e fotógrafo amador que vive na China contemporânea e que sem qualquer explicação começa a ?ver? uma misteriosa contagem regressiva. Outros acontecimentos estranhos estão chamando a atenção, muitos cientistas estão cometendo suicídio em sequência e sem motivo aparente, só sabem que todos estão ligados a um grupo chamado Fronteiras da Ciência. Miao acaba sendo recrutado pelo exército para se infiltrar e um jogo Chamado três Corpos e descobrir uma possível ligação. Parece tudo muito estranho e enrolado e é mesmo. Rsrsrsrsrs.

Mas os últimos capítulos são esclarecedores!

Ressalva- é difícil conseguir entender tudo, então desisti assim que falou em astrofísica!

Thiago 11/10/2022

Fantástico
Uma ficção científica fantástica. Com um pano de fundo baseado em eventos reais da China Comunista, o autor debate temas universais da humanidade e seu papel no universo. Um história inteligente e recheada de conceitos de física quântica (o que foi um verdadeiro deleite para mim!).

Recomendo!

Monalisa.Ribeiro 16/10/2022

Me surpreendeu de mais
"É possível que a relação entre a humanidade e o mal seja semelhante à relação entre o oceano e um iceberg que flutua em sua superfície? Tanto oceano quanto iceberg são feitos do mesmo material. O iceberg só permanece diferente porque tem outra forma pronto na realidade, é apenas uma parte do vaso oceano... "

O livro começa contando um pouco sobre a revolução cultural durante a ditadura de Mao tsé-tung, em 1966. Confesso que fiquei um pouco perdida, mas essa introdução é importante para o
desenvolvimento da história.
Eu fiquei sem saber para onde os personagens estão indo. Mas, quando o autor começa a amarrar as pontas, a história ganha um ritmo acelerado.
A Revolução Cultural é o ponto central deste primeiro livro. É ela que vai acabar desencadeando os acontecimentos na Base Costa Vermelha.

O jogo Três Corpos também é fascinante. Para quem considera estes capítulos inúteis, entendam. Eles são usados para demonstrar avanços
científicos um a um e colocá-los diante de uma situação complexa. Vemos o método cartesiano, o confucionismo, o desenvolvimento da computação em série. Ao final a gente é capaz de entender por que uma determinada situação está do jeito que está. É como se o autor usasse essas entradas como uma forma de exemplificar as suas ideias. Me senti em uma sala de aula recebendo lições do professor Cixin Liu.

Outro mérito do autor é conseguir mesclar ciência real com especulações exóticas. Quem não se policiar, vai realmente procurar determinados termos que ele emprega.

"O universo não era desolador. Não era vazio. Era cheio de vida! A humanidade havia dirigido seu olhar para os confins do universo, mas não fazia ideia de que a vida inteligente já existia nas estrelas mais próximas da Terra."

Julia Ledra 17/10/2022

Ficção científica onde a ciência foi legal, mas a ficção foi meh
Eu amei a parte nerd desse livro! O problema dos três corpos é um problema astrofísico que eu não conhecia antes de ler o livro, mas que fica bem fácil de entender através da história. Basicamente nós ainda não conseguimos prever através de cálculos a posição de 3 corpos (planetas, estrelas…) ou mais no futuro. A ciência simplesmente não chegou nesse nível de tecnologia ainda.

Eu adorei essa parte hipotética em que o autor explicava a ciência por trás dessas coisas e as ideias dele. Mas o resto da história achei só ok, nada demais.

Por isso, infelizmente, não tenho vontade de continuar com a série. Mas se algum dia lançar um filme sobre essa história eu vou ver sim (hipócrita? talvez 🤷🏼‍♀️).

site: https://modern-sceptre-73c.notion.site/O-Problema-dos-Tr-s-Corpos-883355344f094b37a9055cd0fe4b584f