O problema dos três corpos

O problema dos três corpos Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Vania.Cristina 08/04/2024

Só a ciência poderá salvar a humanidade
Há uma recente adaptação desse livro chinês na Netflix e talvez você fique na dúvida se deve começar com o livro ou com a série. Na minha opinião, tanto faz, porque a adaptação fez várias alterações no texto, o que a meu ver não é um problema. Há spoilers, mas não acho que eles comprometam a experiência. O livro é mais que isso.

Trata-se do primeiro de três livros, de ficção científica hard, ou seja, cheia de descrições de pensamentos e processos científicos. Se você não gosta disso, talvez não consiga apreciar a história. Eu não entendo quase nada de física ou matemática, mas procurei captar o que as ideias passam em geral, sem me ater a apreender os detalhes de forma significativa. Funcionou para mim. Se você topar o desafio, vai encontrar uma história original, instigante, criativa e extremamente perturbadora. Há quem chame a obra de terror cósmico, tipo Lovecraft.

Há dois tempos narrativos simultâneos, a China dos anos 60 e da Revolução Cultural, e a China dos anos 2000. O primeiro tem como protagonista a jovem Ye Wenjie e o segundo o maduro Wang Miau.

O livro começa perturbador quando a acadêmica Ye Wenjie presencia o assassinato público do pai, um pesquisador e educador da disciplina de física da universidade. Estão em um tipo de assembleia que acontecia na época, chamada sessão de luta, onde professores, que teimavam em continuar ensinando e defendendo as teorias científicas ocidentais, eram torturados publicamente pela juventude maoísta, para se arrependerem e se retratarem, assumindo a nova narrativa oficial "científica". Se não o fizessem, podiam ser espancados até a morte. Teorias como a da Relatividade, de Einstein, ou a da explosão do Big Bang, eram consideradas mentiras ocidentais, propagadas por "autoridades acadêmicas burguesas reacionárias".

Presenciamos, assim, um momento histórico real, que visava controlar as pessoas e a narrativa de forma autoritária, conforme os interesses do poder. Se no livro isso é realizado pelos seguidores de Mao Tse Tung, no Brasil foi recentemente praticado pelo Movimento, de extrema direita, Escola sem Partido, quando estimulava adolescentes a denunciarem professores. História muito próxima da gente, muito atual, extremamente perturbadora.

No livro, essa experiência vivenciada por Ye Wenjie vai marcá-la profundamente, e iniciar uma série de abusos e traições que ela vai ver e sofrer durante sua vida. Esses traumas seguidos vão levá-la a desacreditar totalmente na espécie humana. E isso vai determinar todo o futuro da humanidade e os acontecimentos dos três livros.

A segunda linha narrativa, que se passa quarenta anos depois da primeira, nos apresenta a história pelo olhar do pesquisador de nanotecnologias Wang Miao. Ele é convocado para uma reunião misteriosa, de forma inesperada, grosseira e repentina.

A reunião acontece no Centro de Comando em Batalha do Exército, e tem a presença de outros renomados cientistas, de militares chineses, norte americanos e ingleses, e de policiais. Quase niinguém está entendendo o motivo da reunião. Só se percebe que há uma movimentação de guerra, mas guerra contra quem? E por qual motivo?

O fato é que, nos últimos dois meses, importantes cientistas de vanguarda do mundo da física foram levados ao suicídio, porque tudo o que aprenderam sobre a matéria, a física e a própria vida, começou a não fazer mais sentido.

A partir daí, iremos acompanhar outros fatos misteriosos e reviravoltas, muitas coisas que não se consegue explicar. Parte da história é vivenciada dentro de um game de realidade aumentada, que usa de uma tecnologia totalmente desconhecida. Esses momentos são bem loucos, como se estivéssemos numa história de fantasia nom sense. Mas tudo no livro acaba tendo sua explicação científica detalhada.

Aos poucos, os dois tempos narrativos vão se entrelaçando e a história se torna uma grande homenagem ao fazer científico e ao conhecimento. Só a ciência poderá salvar a humanidade, imbuída do nosso espírito de luta e resiliência.

Ao mesmo tempo, o livro também grita para que tenhamos consciência de nosso papel nesse mundo, responsabilidade com a coletividade, com a natureza e com o próprio planeta.
Max 08/04/2024minha estante
Ótima resenha, Vânia! ?

Vania.Cristina 08/04/2024minha estante
Obrigada Max! ?

Dee Teixeira 09/04/2024minha estante
Ótima resenha Acredito muito que só a ciência pode salvar a humanidade

Cleber 09/04/2024minha estante
Vania, adorei sua resenha! Estou super curioso para ler a trilogia.

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Obrigada Diane! Sim!!! Sem a ciência não somos nada, a pandemia de covid deixou isso claro pra mim.

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Obrigada Cleber. Fico feliz. ?

Regis 16/04/2024minha estante
Sua resenha é maravilhosa, Vânia! ???
Acho que a série não despertou muito minha curiosidade, mas o livro sim.

Max 16/04/2024minha estante
A série, Regis, está sendo muito criticada, principalmente na China, país do autor.

Vania.Cristina 16/04/2024minha estante
Obrigada Regis! ?

Regis 16/04/2024minha estante
Sim, Max, fiquei sabendo e no processo descobri que tem uma série chinesa que dizem ser mil vezes melhor. Quando ler a trilogia vou assistir a série chinesa e ignorar completamente a da Netflix.

Regis 30/07/2023minha estante
Que pena, não vou poder ler a resenha até ler o livro.?

Brujo 30/07/2023minha estante
Poxa...? Mas pode ter certeza que vai valer muito investir seu tempo lendo esse livro fantástico!

Wagner47 30/07/2023minha estante
Uma das coisas fabulosas desse livro é de como a sinopse pode ser mega genérica: um sci-fi envolvendo contato alienígena. Eu sabia bem pouco quando adentrei nesse universo e comecei porque o título é muito chamativo.

Meus únicos rasos poréns é o pouco desenvolvimento da maioria dos personagens (só os centrais que de fato são explorados) e a impressão que todo mundo é cientista, sendo Da Shi o único que representa o leitor leigo, além do final mega aberto (confesso que isso não me incomodou muito, uma vez que eu já pretendia ler a trilogia).

Ironicamente esses "erros" são consertados na sequência e pra mim fica ainda melhor, com altos destaques para o significado do título. Saí ainda mais maravilhado com a proporção que tudo vai tomando.
É menos técnico, mas tão inteligente quanto os demais.

Excelente resenha, Sidney! Na curiosidade do que vai achar da sequência

Regis 30/07/2023minha estante
Lerei, Sidney, já coloquei na lista. ??

bardo 31/07/2023minha estante
Eu falei.. Eu te disse... E eu to cada vez mais mordido para reler... Vi gente dizendo que o segundo volume é mais fraco, mas eu realmente discordo, para mim essa trilogia é uma ascendente que vai jogando mais e mais coisas para o leitor pensar e ele que lute. E o conceito apresentado no segundo volume, é de uma beleza e ao mesmo tempo simplicidade... Aperte os cintos..

Brujo 31/07/2023minha estante
Wagner,
Obrigado pelas palavras ! Sobre o final aberto, pra ser sincero eu nem reparei... Como esse é o primeiro livro de uma trilogia, é natural que fiquem pontas soltas.

Regis,
Tenho certeza que você vai gostar !

Rogério,
Obrigado pela recomendação sobre os próximos livros ! Devo começar o segundo está semana ainda.

Cosmonauta 04/08/2023minha estante
Deu vontade de ler esse

Brujo 04/08/2023minha estante
Leia, Cosmonauta (curti o nickname ? ), vc vai gostar !

bardo 18/04/2024

Reler O Problema dos Três Corpos do Cixin Liu só me confirmou como a obra é interessante e bem acima da média de outras publicações no gênero bem como intensificou minha estranheza para algumas críticas que vejo serem feitas.
É justo dizer entretanto, que não é uma obra para todos, não está incluída entre as Sci-Fi Hard à toa e talvez parte do problema de alguns leitores venha daí, o leitor que espera somente uma historinha de invasão alienígena, quebra a cara. Os aliens mesmo só dão o ar da graça lá pelo meio do livro e mesmo assim, nem todos os leitores vão entender de cara o que está acontecendo. O foco não é esse.
Para além dos conceitos de física, matemática, entre outros o que temos são discussões filosóficas bastante difíceis e até incômodas. Ao mesmo tempo o autor não destrincha tais discussões para o leitor, o tema está ali, mas Liu não está nem um pouco preocupado em ser didático.
Outro ponto é que os personagens não são exatamente importantes, ao contrário de outros livros, é preciso ter em mente que cada personagem representa um arquétipo, o autor nos fornece o mínimo para que reconheçamos o que o personagem representa e só. Com talvez uma leve exceção em relação a Ye Wenjie.
Dito isso O Problema dos Três Corpos é uma longa discussão existencial sobre sentido e propósito, bem como um olhar um tanto cético e amargo para com a humanidade e o papel do intelecto e da ciência.
É particularmente interessante o contraponto e paralelos que Liu faz entre terráqueos e trisolarianos, os espelhamento de algumas passagens é bem curioso. Leitores que conheçam alguns pormenores de história da ciência acharam alguns easter eggs no livro, na verdade existem alguns somente acessíveis a quem conheça profundamente a história chinesa.
Aliás talvez esse seja outro ponto de incômodo Liu escreve uma história chinesa com protagonismo chinês. É uma visão bastante crítica, mas nem de longe batendo continência para a cultura ocidental ou desmerecendo os valores chineses e sua forma de ver o mundo.
Cabe ainda dizer que não, não é um livro arrastado como alguns pretendem, simplesmente é um livro onde o que de fato importa não está na historinha e sim nas entrelinhas e nas discussões subjacentes a ela. Uma obra para ser lida e relida.
Brujo 18/04/2024minha estante
"Liu escreve uma história chinesa com protagonismo chinês".
Você conseguiu resumir em uma frase o motivo de eu não ter gostado da adaptação da Netflix ...

Brujo 18/04/2024minha estante
Aliás, sua resenha está fantástica, concordo com todos os pontos que você colocou.

bardo 18/04/2024minha estante
Vc viu a adaptação chinesa? Tem como ver aqui:

bardo 18/04/2024minha estante
Agora que reli posso ver a adaptação da Netflix para odiar com gosto... k?kkkk

Brujo 18/04/2024minha estante
Putz, Rogério, não vi a série chinesa por pura preguiça, preciso ver ...

Brujo 18/04/2024minha estante
Mas vale a pena ver a adaptação da Netflix para odiar com embasamento... hehe

bardo 18/04/2024minha estante
Eu pretendo ver as duas, mas a chinesa é gigantesca hahaha...

Gabriela 24/04/2024minha estante
Ótima resenha, eu não saberia escrever o mesmo, mas lendo me dei conta que concordo muito!

João 07/09/2023

Lembrança Do Passado Da Terra: Livro 1
O conceito desse livro é maravilhoso, e até mesmo assustador. Paramos pouco para pensar, na hipótese de existir vida inteligente fora da terra, e se ela for um pouquinho parecida com a humanidade, provavelmente ela não será pacífica.

Envolto em mistérios, e com uma história não linear isso é apresentado magistralmente, mas o livro peca muito nos personagens. Todos os personagens são parecidos, tirando uma personagem, não a quase desenvolvimento nenhum. No final do livro é apresentado novos importantes personagens, e a falta de descrição de como eles são, diminuiu bastante a minha experiência.

Livro de hard sci-fi muito aclamado, que apesar dos pontos negativos vale a leitura.
Nazli.Dias 07/09/2023minha estante
Esse tá na minha lista, bom saber que o livro vale a pena.

João 07/09/2023minha estante
Sim. Vai sair uma adaptação na Netflix, lançaram um trailer e parece bem fiel ao livro.

Max 08/09/2023minha estante
Ótima resenha, João! ?

João 08/09/2023minha estante
Obrigado, Max. Vai ler a sequência? O segundo livro parece ser o melhor da trilogia.

Max 08/09/2023minha estante
O diabo, João, que não sabia que era uma trilogia, agora estamos ferrados, mais 1500 páginas... hahahaha ?

João 08/09/2023minha estante
Desculpa te fazer passar por isso, amigo... rsrsrs

Max 16/08/2023

Três corpos...
Como todo bom livro de Sci-Fi a história em si tem de envolver um mínimo de lógica científica e ser verossímil nas suas ações. Sendo um leitor voraz de livros científicos fiquei satisfeito com o trabalho do autor. Sua escrita peculiar, não linear, dá um certo charme a toda narrativa.
O livro é muito sólido, bem escrito e cheio de camadas.
Apesar de sabermos ao final da leitura que muita coisa ruim está por vir, o autor, ainda nos premia com uma ponta de esperança.
Super recomendo!
João 16/08/2023minha estante
Curioso sobre esse final, já até imagino o que seja... rsrs

Eduardo.Weiland 16/08/2023minha estante
Fiquei curioso também, depois de ler essa resenha. Vou adicionar à minha lista ?

Max 16/08/2023minha estante
Imagina nada João! Termina de ler... hahaha?

J. Silva 18/02/2024minha estante
Ainda ontem, li uma matéria sobre uma série sobre esse livro, em produção pela Netflix.

Max 18/02/2024minha estante
Vamos conferir, J.Silva!

Fabio.Nunes 11/10/2023

Poderia ser melhor
Creio que tenha sido minha primeira experiência com ficção científica.
E eu odeio ter uma opinião diversa de alguns amigos que são bons leitores. Dá impressão de que vou falar uma asneira sem tamanho. Mas vamos lá.

Minha relação com esse livro se desenvolveu em ondas, caindo abruptamente no final.

A obra inicialmente demanda um tempo para engatar, mas tudo bem, isso acontece com todos os livros.

Depois se desenvolve, passando a gerar muito interesse e engajamento com a narrativa - claramente mostrando um ótimo nível de pesquisa do autor.

Do meio para o final ela se sustenta com altos e baixos.

Mas aí, nos 90%, ela despenca.

ATENÇÃO PARA SPOILER!

Para mim os motivos dessa queda foram:
1) o parco desenvolvimento narrativo da civilização Trissolaris;
2) o extremo antropomorfismo de uma espécie completamente diferente, vivendo num sistema solar caótico - aqui o autor perdeu oportunidade criativa;
3) o mote de "vou invadir a Terra por que preciso sobreviver e sou tecnologicamente superior" tá bem mais para um clichê do que uma ideia criativa;
4) um jogo (três corpos) gerar uma espécie de seita religiosa de alto nível intelectual que apoiará a invasão extraterrestre;
5) a ideia muito estranha de que a humanidade se voltaria contra a ciência por conta das questões ambientais - o autor poderia ser menos preguiçoso aqui;
6) eu ser chato pra 🤬 #$%!& com livros de ficção (mingula rsrs).

Isso é uma questão pessoal. Sei que o livro é bem quisto no geral pelos leitores, mas para mim foi um livro de regular para bom. Nada mais que isso.
Provavelmente inexperiência com livros sci-fi. Quem sabe não dou uma chance para a sequência da trilogia.
Max 12/10/2023minha estante
Hahahaha ?
E tá tudo bem, Fábio!

Fabio.Nunes 12/10/2023minha estante
Foi mal Max! Kkk

Max 12/10/2023minha estante
Leia o " Matéria Escura ", é pequeno e vai te animar a gostar de sci-fi! ?

Fabio.Nunes 13/10/2023minha estante
Valeu! Vou dar uma olhada

Sandra 17/03/2024minha estante
Não recomendo como um livro de entrada do gênero. Pode assustar ou desanimar quem não está acostumado com sci-fi.

Leo 17/04/2023

Tinha tempos que não lia nada novo que pudesse me surpreender. Essa ficção científica com certeza construiu um universo inteiro na minha mente. É difícil até de comentar sem que surjam spoilers, mas imagine um arco de descobertas científicas ocorrendo em laboratórios e centros de tecnologias chineses. Agora coloque os ingredientes História, Romance, Investigação Policial e o Inesperado. Pronto! Você tem um perfeito Problema dos Três Corpos.
mpettrus 17/04/2023minha estante
???????? um dos melhores do gênero que li em 2022.

Super super super recomendo a leitura dos dois outros volumes dessa trilogia ???????

Leo 18/04/2023minha estante
Bom saber. Estou esperando uma promoção para pegar os outros 2.

Marcia 28/03/2024minha estante
Estou assistindo o seriado, nem sabia que tinha livro, já quero rsrs

Leo 29/03/2024minha estante
O primeiro livro é melhor que a série. A série não é ruim, mas é corrida e acrescenta uns personagens para ter essas histórias paralelas que dão corpo nessa mídia. Pretendo ler o segundo ainda esse em 2024.

Ricardo 21/03/2024

Tem que gostar de Ficção
O livro é muito bom e inteligente e apesar de não aprofundar em temas científicos você tem que no mínimo gostar de Ficção pra ler ele. A história fala muito em astronomia, física e matemática, ou seja, ou você gosta desses temas ou não vai gostar da leitura! Em alguns capítulos ele até pega pesado e o livro fica arrastado por conta disso! Então o resumo é: gosta de Ficção científica, temas ligados ao espaço, Ciências exatas? Leia! Nesses quesitos ele é ótimo! Não gosta de nada disso? Não leia!
bia soares 31/03/2024minha estante
Meu deus, eu vi a série e adorei, não sabia que tinha o livro, socorro kkkk

Ricardo 31/03/2024minha estante
Na verdade são três livros! Já li os dois primeiros e são ótimos! Recomendo

bia soares 01/04/2024minha estante
Ah valeu, vou pesquisar os outros depois, obrugada

ANA - @aspaceforbooks 13/03/2024

Troca o nome do livro para
"(qual) o problema das pessoas (?)" e tudo certo - porque foi tudo que me perguntei quando o plot foi revelado...

animada para série (ou filme não lembro) da netflix, parece ser BEM diferente do livro (amém) ?
Priscila 17/03/2024minha estante
O trailer da adaptação parece tão bom que me deu vontade de ler. Mas o medo que tenho de ler e me decepcionar é muito real!

ANA - @aspaceforbooks 17/03/2024minha estante
pela experiência que eu tive (e como sei que você lê sci-fi também), recomendo ver só a série kkk

Carlos398 14/07/2023

Inteligentíssimo!
Esse livro foi uma grande descoberta, há algum tempo procurava algo novo e interessante na temática de ficção científica. Esse livro, primeiro de uma trilogia, conseguiu me deixar 100% ligado na história.

É extremamente inteligente, nesse primeiro livro você vai encontrar história, filosofia, matemática e física . E aparentemente esse livro também popularizou a teoria da floresta negra (o que já torna ele um máximo haha).

Sem dar spoilers, é uma leitura muito agradável e cheia de reflexões sobre a sociedade, super recomendo!
Alinesmne 15/07/2023minha estante
Tô vendo muita gente elogiando esse ultimamente. Só aumenta a expectativa ?

Carlos398 18/07/2023minha estante
Vale muito a pena, eu já tô na metade do segundo livro e só melhora!

Nicole 27/09/2023

Perfeito nota 10
História incrível, bem escrito, perfeito. Meu conselho é ler esse livro sem saber nada sobre ele, NAO LEIA A CONTRACAPA, ela tem spoiler kkkkkk
Léo 27/09/2023minha estante
Obrigado pela dica.

Gaby 29/09/2023minha estante
Fico com medo de não entender nada kkkk

Luan 10/03/2017

Prato cheio para quem gosta de invasão alienígena, O problema dos três corpos sofre pelo exagero científico
Com uma premissa instigante e vários elogios, O problema dos três corpos é um livro que se mostrou interessante, bem escrito e promissor, mas chato. Chato pelo fato de que o autor estragou uma ótima história com o exagero de explicações científicas desnecessárias. É claro que é um livro classificado como Ficção Científica, e que isso, por si só, já entrega que ele traz referências do mundo das "exatas". No entanto, ele pecou pelo excesso, com detalhes exagerados que mais confundiam o leitor do que somavam à leitura – e soma-se a isso que a maior parte de quem lê é leigo no assunto.

De forma geral, o livro narra uma quase conspiração para uma invasão alienígena. A história começa no fim dos anos 1960, época da Revolução Chinesa e chega aos dias de hoje. Mas é apenas da metade para o fim que o leitor entende fato o que está acontecendo. Uma decisão tomada por um cientista mudará para sempre o destino da humanidade e, cinquenta anos depois, uma civilização alienígena a beira do colapso planeja uma invasão.

Basicamente esta é a premissa de O problema dos três corpos, uma vez que a demora para a história se desenvolver é tanta que chega a confundir quem lê. A trama apresentada nas sinopses é bem diferente daquela que o leitor encontrado até a metade do livro. E esse foi um dos pontos que, junto do excesso científico, deixam o livro aquém do esperado. Ele não chega a ser ruim ou massante de se ler, mas as intermináveis explicações sobre física, por exemplo, incomodam bastante e o leitor se vê na obrigação de pular aquela parte porque ela não faz sentido algum para um cidadão comum - lê-se, que não tem noção aprofundada no tema.

Apesar de tudo, a obra é uma das melhores que já li no que diz respeito a invasão alienígena. Mesmo que a trama demore tanto a acontecer, quando ela acontece, até causa surpresa a maturidade do autor e a certeza que ele tem do que ele está escrevendo. Ele tem domínio perfeito da história que criou e, novamente, como costumo frisar, Cixin Liu faz que a trama se torne palpável e passe verdade para quem lê - mesmo que não aconteça muita coisa nem na parte que o livro melhora. Não se trata, de forma alguma, de um livro adolescente sobre extraterrestres invadirem o país. Nada disso. É uma história política profunda, cujas decisões geram a possibilidade de uma invasão científica.

A construção chata do início da obra vai se justificando aos poucos, especialmente da metade para o fim. Algumas situações que soavam desnecessárias passam a se encaixar. Mas ainda acredito que era possível fazer de uma forma menos enfadonha ou enrolada - como é o caso de um jogo que existe no ao longo da história. Além disso, o livro não tem exatamente um protagonista, embora um ou dois personagens tenham destaque. Um deles, inclusive, envolvido diretamente na trama política/alienígena. Outros personagens, de menor destaque, até chegam a ser divertidos ou justificar a criação deles, mas não ganham espaço e nem têm muito carisma.

Sobre a diagramação, as letras pequenas, espaçamento apertado e pouco espaço nas páginas incomoda um pouco. Mas, mesmo assim, a leitura é rápida. Mesmo com um texto bastante científico, as demais partes são bem claras e o autor demonstra um grande domínio da escrita e dos diálogos. A capa é, sem dúvida, algo que chama a atenção. Muitos dos que compraram o livro certamente o fizeram por conta dela. Em suma, eu gostei do livro. A trama alienígena é muito bem construída e instigante. Quero muito saber no que vai dar isso tudo, mas o tom massante das explicações físicas me deixa ressabiado. Ainda não decidi se vou continuar com a trilogia. Quero, mas tenho certo medo. Ao mesmo tempo, recomendo para quem gosta de tramas com extraterrestres, pois é um prato cheio. A nota três é pelo exagero científico e por acontecer pouca coisa no livro.
Gustavo.Martins 18/03/2017minha estante
O que achou da tecnologia alienígena criada para interferir nas pesquisas científicas na Terra? Achei muito pouco crível, e como descobre-se ser premissa fundamental na trama, eu achei que comprometeu muito a obra. Na minha opinião o ponto alto da livro é Trissolaris. Que construção espetacular de mundo! E que coisa imaginar com seria a vida em tais condições. Se adaptando o suficiente para sobreviver mas não sendo capaz de evitar o sofrimento causado pelo movimento imprevisível dos 3 sóis.

romulo mafra 20/08/2017minha estante
Concordo, Gustavo, o tal "sófon" é estranho, mas, não pesquisei muito sobre o assunto pra saber se é crível ou não. Porém, sim, o mundo de Trissolaris é IMPRESSIONANTE! Impossível não acreditar em uma civilização tão estranha, tão maluca, com esse problema dos três corpos!

André 28/03/2024

A Vígilia da Razão Produz Monstros
"O Problema dos 3 Corpos", de Cixin Liu é ancorado em referências e premissas da ficção científica clássica, como as de - que eu tenha identificado - "Fim da Infância", "O Cair da Noite", "O Jogo do Exterminador" e mesmo um pouco de "Imperador Deus de Duna", e produz sua própria resposta, ainda que não totalmente original, para essas interrogações.
Certamente o maior trunfo do livro é misturar os elementos de sci fi hard, como a referência ao problema dos 3 corpos da física, ou à "Primavera Silenciosa" de Rachel Carson e ao "Ética Animal" do Peter Singer, com elementos totalmente lúdicos, como o jogo "Três Corpos" e as ações dos jogadores e npc's nele.
A ancoragem da narrativa nos eventos históricos da Revolução Cultural da China dos anos 1960 também destaca o livro como único entre as fileiras da ficção científica. Através dessa referência - e também a da história do movimento ambientalista contemporâneo - explora um tema que eu nunca havia visto com essa potência em uma história de ficcção científica: que a racionalidade "exarcebeda" de um cientista teórico/intelectual, que vive em um simulacro do mundo real constituído de suas teorias, pode ser tão perigosa quanto a ignorância.
Prepara bem o terreno para uma série mais ampla, com possibilidades muito diversas de ambientação e tramas.
João Pedro 28/03/2024minha estante
Vc chegou a ver a série? Como se compara com o livro?

André 30/03/2024minha estante
Eu terminei esses dias! Ela adapta umas coisas dos outros livros, mas no geral é bem divertida como esse livro. Eu não gosto de alguns personagens e acho que tem umas partes bem medíocres, mas padrão Netflix.

Sheila 28/02/2018

Resenha: "O Problema dos três corpos" (Cixin Liu)
Tradução: Leonardo Alves

Por Sheila: Oi Pessoas! Trago a vocês hoje a resenha do primeiro livro de uma trilogia - e que trilogia! - escrita por Cixin Liu e lançado aqui nas terras tupiniquins pela Suma de Letras. Como eu não conhecia o autor, resolvi dar um google e descobrir um pouco mais sobre esse escritor chinês.

Ganhador de vários prêmios na China pelos seus escritos, Cixin vem alcançando notoriedade ao vencer o prêmio Hugo Awards na categoria de Melhor Romance em 2015, e tornando-se um dos grandes nomes da ficção científica ocidental. Legal mesmo foi saber que esse prêmio, que já tem 62 anos de existência, nunca havia sido entregue para um livro que não tivesse sido escrito em inglês - ou seja, Cixin é bom mesmo.

Além disso, parece que tinha uma treta maligna rolando nos bastidores da premiação, com alguns autores proclamando que o melhor seria restringir o acesso da premiação, pois Negros, latinos, mulheres estariam "acabando com a literatura" (!!!!). Que bom que a galerinha do mal não ganhou essa né? Mas vamos à resenha.

Na década de 60 houve a Revolução Cultural chinesa. Ye Zethai, um professor considerado subversivo por ensinar física e a teoria da Relatividade, é preso e obrigado, diante de uma turba ensandecida, a confessar seus "crimes": ensinar às jovens mentes do pais a verdade. Submetido a um instrumento de tortura em muito superior às sus forças, foi mais uma vez levado para interrogatório.

- Ye Zethai, você é especialista em mecânica. Deve saber que esta resistindo a uma força intensa demais. Insistir nessa teimosia conduzirá apenas à sua morte. Hoje, retomamos o assunto da ultima sessão. Nem perca tempo desperdiçando palavras. Responda à seguinte pergunta sem a malícia habitual: entre os anos de 1962 e 1965, você não decidiu acrescentar por conta própria a relatividade à disciplina de introdução à física?

- A relatividade faz parte das teorias fundamentais da física - respondeu Ye - Como uma disciplina introdutória poderia não ensinar o tema?

- Você esta mentindo!
Ye Wenjie, filha de Ye Zethai, é obrigada a assistir, impotente, a seu pai sendo punido e torturado até a morte por defender seus ideais até o fim. Pior, assiste à sua própria mãe traí-lo, o que a mesma parece fazer não por compactuar com o pensamento dos revolucionários, mas para defender-se e poder fazer parte do Poder imperante no momento. Isso atinge profundamente Ye Wenjie e será importante para acontecimentos futuros narrados no livro.

Alguns anos se passam, e somos apresentados ao especialista em nanomateriais Wang Miao. Este estudioso se vê trabalhando junto com o policial Da Shi, sua antítese total, no Problema dos três Corpos. Tudo começa quando renomados cientistas começam a cometer suicídio e deixar cartas e bilhetes enigmáticos.
Havia uma única linha de caracteres escritos em uma caligrafia elegante:

Todas as provas apontam para uma única conclusão: a física nunca existiu nem jamais existirá. Sei que o que estou fazendo é irresponsável. Mas não tenho escolha.

Wang é um dos cientistas escolhidos pelo general Chang para tentar desvendar esse mistério, que parece envolver um jogo on-line de realidade virtual chamado "Três corpos" e envolve o problema de um outro mundo chamado Trissolaris. O enigma seria: como viver em um sistema solar triplo? No meio desta busca por respostas, há questões pessoais de Wang envolvidas, que o faz querer encontrar respostas mais do que os outros.

- Todos os físicos nessa lista cometeram suicídio nos últimos dois meses - disse o general Chang.

Wang ficou chocado. Aos poucos, as paisagens em preto e branco se desvaneceram em sua mente. As fotografias já não possuíam a figura dela no primeiro plano, e seus olhos foram riscados do firmamento. Aqueles mundos estavam todos mortos.

- Quando... isso aconteceuu? - perguntou Wang em tom mecânico.
- Nos dois últimos meses - repetiu Chang. - Nossa única certeza é a seguinte: todos cometeram suicídio pelo mesmo motivo. Mas é difícil levantar hipóteses.
Não querendo dar spoiler do livro, mas simplesmente dizendo o que encontraremos nas sinopses de divulgação, este é um livro de ficção científica que irá falar sobre as consequências de se tentar realizar contato com seres alienígenas. Afial, quem são esses seres e o que querem de nós?

A narrativa é extremamente empolgante e envolvente, a trama é simplesmente maravilhosa, todas as pontas vão se juntando e, aquelas que não o são, fica claro que devemos esperar muita ação a se desenrolar nos próximos dois livros, ainda sem data de lançamento aqui no Brasil.

Só me perdi um pouquinho em relação aos personagens em função dos nomes serem todos chineses. Além disso, as explicações tecnológicas são bem precisas e é necessário pensar um pouquinho para poder seguir a linha de raciocínio do autor, mas nada que interfira na leitura.

Ah, e a adaptação para as telonas deve sair agora em 2017, vale conferir! Abraços e até a próxima!

Curta o Dear Book no Facebook
Siga o @dear_book no Twitter e o @dearbookbr no Insta

site: http://www.dear-book.net/2017/05/resenha-o-problema-dos-tres-corpos.html
Anderson 17/10/2018minha estante
undefined

Orlando 14/04/2018

O Livro é: “O Problema dos três Corpos” de Cixin Liu
O Problema dos três Corpos começa em plena Revolução Cultural Chinesa que levou o ditador Mao Tsé-Tung ao poder na China da década de 1960, nesse contexto a jovem pesquisadora Ye Wenjie vê seu pai, o proeminente e influente professor universitário Ye Zhentay, ser torturado publicamente por conta de suas aulas que utilizam de conceitos científicos desenvolvidos em países do ocidente em sala de aula.

Considerados subversivos pelo ascendeste regime maoísta, tanto pai quanto filha foram penalizados: o pai com a própria vida, a filha com a supressão de qualquer direito político e claro, da liberdade de ir e vir, o expediente mais forte usado em ditaduras.

Assim começa a longa e árdua trajetória de Ye Wenjie para dentro da base Costa Vermelha, uma base de pesquisa militar chinesa cujos experimentos são um mistério até mesmo para os funcionários da instalação. É na base Costa Vermelha que Ye estará no centro de misteriosos acontecimentos no rumo da ciência humana, mas, acima de tudo, de encontro ao caminho de Wang Miao, pesquisador em nanotecnologia que anos depois da revolução chinesa se envolve com a misteriosa organização Fronteiras da Ciência e o igualmente misterioso e complexo jogo on line Três Corpos.

O Livro: O problema dos Três Corpos

Anote o nome de Cixin Liu e ponha o livro O problema dos Três Corpos em suas prioridades urgentemente (editora Suma de Letras, 320 páginas). Sem nenhum exagero ou falso alarmismo, a obra de Liu é facilmente, ao lado de Guerra do Velho (veja AQUI), uma das melhores Science Fiction dos últimos 10 anos.

O Problema dos três CorposEnquanto a obra de Scalzi ia forte em direção ao que há de melhor na parte Fiction com exageros ao melhor estilo das Sci-Fi de guerra espacial, Liu corre aceleradíssimo na parte Science da coisa.

Se Guerra do Velho nos entregava uma obra divertida e cheia de uma ação frenética que lembra o que há de melhor nos games de guerra, O problema dos Três Corpos investe praticamente página a página em conceitos reais, aplicáveis e conhecidos das áreas da ciência de base, a começar, claro, pelo título da obra que se refere ao complexo problema das órbitas de três corpos levando-se em consideração as leis newtonianas.

Talvez o leitor menos afeito ao estilo da Science Fiction Hard possa se assustar e muito com esse aspecto objetivo de O problema dos Três Corpos, não que haja equações e fórmulas matemáticas ao longo do livro, pelo contrário, o texto de Liu é excelente e dispensa qualquer simbologia científica para se fazer entender, mas é preciso frisar que não há nenhum conceito miraculoso, nenhuma batalha cósmica com espadas laser em punho, nenhuma viagem no tempo… Não, aqui se fala de ciência de base, pesquisa aplicada e tudo de modo direcionado ao que se pode ver em revistas, artigos científicos e até mesmo em trabalhos acadêmicos de ponta.

Mas calma, nem tudo é calcado no real e científico. Quando Liu tira seus coelhos da cartolada a coisa toda muda de figura de forma espetacular. O que quero frisar é que a Sci-fi que guia a obra do escritor é pé no chão em relação ao que se tem em nosso patamar atual de pesquisas em curso e especulações e extrapolações plausíveis.

Na hora oportuna Liu nos presenteia com momentos de assombro ao melhor estilo da tradição dos grandes autores e obras.

É importante frisar que Liu é um artista com um pé no passado histórico de sua pátria e outro no presente científico da raça humana. Aceleradores de partículas, estudo de nanomateriais, pesquisa de sinais oriundos do espaço, física quântica, teoria das cordas, gravitação e jogos on line são aspectos comuns do mundo atual da obra, dando ao livro aspectos extremamente contemporâneos.

Com facilidade podemos dizer que Liu é um autor de ficção científica pé no chão no que se refere ao real e prático deste livro, mas calma, é também um autor extremamente inventivo, criativo e cheio de surpresas em sua narrativa. Liu é, sem sombra de dúvidas um autor que merece o legado de ser herdeiro dos grandes nomes como Isaac Asimov, Arthur C. Clarke, Philip K. Dick, Stanislaw Lem e outros grandes mestres que fundaram as bases da Sci-Fi Hard do século XX.

Tanto em termos de conceito quanto em termos narrativos, o autor chinês está de parabéns. Sua prosa limpa e elegante guia muitíssimo bem seus muitos personagens que, a princípio, até chegam a confundir o leitor em alguns casos devido a similaridades na escrita de seus nomes, como somos pouco familiarizados com o idioma chinês, leva-se algum tempo lendo a obra até fixarmos bem quem é pai, quem é filha, quem é esposo etc. Nada drástico, apenas questão de costume ao padrão de nomenclatura chinesa.
Ye Wenjie, Wang Miao, a Base Costa Vermelha e as Fronteiras da Ciência

Ye Wenjie foi retirada do mundo normal devido ao julgamento de seu pai, executou trabalhos pesados na floresta, pouco tempo depois acusada novamente de subversão contra o regime maoísta, Ye recebe uma proposta inusitada: Yang Weining, que futuramente será seu marido e pai de sua filha, a convida para integrar o corpo de funcionários da Base Costa Vermelha e de lá nunca mais retornar ao mundo exterior sob pena de severo julgamento.

O destino de Ye e de toda a humanidade é marcado por esse momento no espaço e no tempo. As decisões tomadas por uma pessoa cujo coração e apego pela humanidade foram simplesmente destroçados a ponto de não sobrar nada se estendem até décadas depois e tocam a vida do discreto pesquisador em nanomateriais chamado Wang Miao, cuja curiosidade o levará de encontro a uma velha senhora marcada por profundas perdas na histórias da revolução cultura chinesa e de sua longa permanência em uma base secreta militar, já praticamente tratada como uma lenda entre a comunidade científica…

Entrelaçados pelo mesmo problema, Wang e Ye veem o mundo perfeito da ciência, da exatidão, dos conceitos cristalizados por longos séculos, das leis imutáveis do universo simplesmente implodirem diante de seus olhos… os motivos? Ainda são todos incertos… As causas? Imensuráveis… As consequências? Desastrosas para nosso espécie e nosso mundo como um todo.

A vida de Wang muda para sempre no dia em que oficiais da polícia batem em sua porta com uma convocação excepcional para que o pesquisador integre um conselho de estado de guerra, contra o que ou quem, realmente não se sabe, mas seus recentes contatos com integrantes do famoso e estranho grupo chamado Fronteiras da Ciência tem uma relação estreita com isso tudo.

Wang fará às vezes de ponte entre os altos escalões de defesa da China e o grupo de cientistas que já teve mais de vinte integrantes cometendo suicídio nos últimos meses, dentre eles a jovem Yang Dong, filha de Ye Wenjie, cujos longos anos de reclusão na Base Costa Vermelha escodem segredos e conhecimentos que vão auxiliar Wang em sua investigação, inclusive na interação no ambiente virtual do jogo on line Três Corpos, cuja relação com os estranhos acontecimentos acabam levando Wang para dento das entranhas da Fronteiras da Ciência, uma organização muito maior e mais importante que a mera aparência denota.

Aparência, essa é a palavra que melhor caracteriza a narrativa de Liu… admito que é bem difícil falar muito e detalhadamente sobre a obra sem estragar o prazer da descoberta no processo de leitura, pois mesmo tendo uma estrutura de capítulos organizados de forma invejável e escritos com uma precisão cirúrgica, é na leitura direta da obra que você, leitor, vai se deliciar com uma história complexa e cheia de camadas de tensão e resolução da trama intrincada do livro.

Tudo recheado com um excelente processo de desenvolvimento de personagens que se dá diretamente na ação narrativa, sem perder tempo com textos subjetivos para cumprir número de páginas. Não, aqui Liu só põem em seu texto o que é pertinente e realmente construído no intuito de guiar a história de seu livro.

Liu nos guia em duas linhas de tempo bem delimitadas em sua obra: o passado Ye Wenjie em seu exílio dentro da Base Costa Vermelha e como esse período tem uma complexa relação com o presente, cujo foco narrativo está direcionado para Wang Miao e sua busca por revelações sobre fenômenos e situações cuja compreensão estão além do que nossa ciência pode compreender.

Essas duas linhas se alternam, se cruzam, se entrelaçam constantemente ao longo do texto e dão a tônica instigante da obra ao leitor que se verá constantemente se questionando onde tudo isso irá chegar.

Entre essas idas e vindas no tempo, é no presente que, ao lado do policial de métodos duvidosos chamado Shi Qiang, que Wang Miao percorre dois labirintos em busca de respostas: um real, complicado, mas tangível e capaz de compreender pela experiência e dedução, por mais que nem tudo esteja ali a olhos nus ou aos telescópios, Wang acredita que reside na ciência de nosso mundo as respostas que ele busca; o outro mundo percorrido por Wang é uma árida paisagem inconstante, mutante, familiar e ao mesmo tempo estranha a cada vez que veste seu Traje V e realiza o login nos servidores de Três Corpos e encontra nesse fantástico mundo virtual civilizações tentando sobreviver aos efeitos das misteriosas Eras Estáveis e Eras Caóticas… Nem cá e nem lá as respostas serão de fácil compreensão.

Ainda fazem parte desta equação quase insolúvel o excêntrico casal de cientistas, Shen Yufei e Wei Cheng. Yufei é a pesquisadora à frente das atividades do grupo Fronteiras da Ciência e que mantém um contado curtíssimo com Wang Miao alertando o jovem pesquisador a se manter afastado de coisas que não é capaz de entender, enquanto Cheng, seu marido, é um prodigioso gênio cujo tempo e talento são gastos não se sabe realmente com o que, seu estranho casamento com Yufei esconde um pontos nebulosos nas investigações de Wang sobre a organização Fronteiras da Ciência e o próprio jogo on line Três Corpos, do qual Yufei também é exímia frequentadora.

O problema dos Três Corpos – Um texto limpo, bonito, preciso e poético quando necessário

Como obra de gênero, O problema dos Três Corpos se mostrou extremamente eficaz, não por acaso é vencedor do prêmio HUGO, primeiro por sinal em língua não anglófona a conquistar a premiação. Mas acho que é imprescindível reafirmar que o texto de Liu é ótimo, simples, objetivo e diz sem rodeios o que quer dizer. Econômico em descrições ambientais, Liu se foca no desenvolvimento de seus personagens através de suas ações e das consequências destas para eles e para os que estão ao seu redor.

Em uma obra cheia de cientistas e ciência, seria até bobo se Liu se estendesse em descrições e impressões subjetivas do ambiente, seus personagens cientistas agem como tal e na quase totalidade das situações se recusam a entregar-se ao absurdo e ao desespero ilógico. No entanto, é muito interessante a maneira como o autor se utiliza de metáforas quando é necessário que haja essas impressões de subjetivismo ou de um certo lirismo dentro do fluxo de consciência de seus personagens.

É comum em muitas situações da obra que o escritor recorra a aspectos claramente oriundos dos muitos princípios filosóficos das culturas orientais (budismo, taoismo etc) para transmitir o estado de espírito de seus personagens ou suas motivações com metáforas de uma delicadeza ímpar e de extremo contraste com os aspectos “duros” da ciência e de seus representantes dentro do texto.

A organização da obra em capítulos objetivos e organizados alternando-se entre os vários personagens e focos narrativos espaço-temporais ajuda qualquer leitor que por ventura se perca na labiríntica trama construída por Liu e seus protagonistas, no caso Wang e Ye, cujas ações e pontos de vista nos guiam na quase totalidade do livro.

Se um dia houver a oportunidade, gostaria de cumprimentar o autor e ter um autógrafo do mesmo no meu humilde exemplar nacional… definitivamente é um livro que marcou presença entre tantas leituras ao longo dos últimos anos. Não só pela inventividade e ritmo narrativo quase impecável, mas sobretudo pelas ótima ideias e personagens instigantes e interessantes.

E já fica o aviso aos leitores brasileiros: O problema dos Três Corpos é o primeiro livro de uma trilogia cujas duas sequências são The Dark Forest e Death’s End, ambos sem título ainda para o nosso idioma. Vale lembrar que o primeiro livro foi lançado na Chine em 2008 e sua primeira edição americana lançada apenas em 2014. Ah, claro, uma adaptação para o cinema já está em curso com estreia prevista para 2017.

O Problema dos Três Corpos é uma obra que merece muitos olhares atentos pelos próximos anos. O professor de história tem algo a explorar ali, o de filosofia também, o de geopolítica também, os professores de física, química e biologia idem… e os de Literatura então tem em mãos uma arma poderosíssima para suas aulas.

Cixin Liu olhou para um importante marco histórico de seu país e trouxe isso como elemento de peso dentro de sua narrativa fictícia, segurou as mãos de seus leitores e mostrou um pouco do mundo que conheceu ainda muito jovem e também desnudou os impactos da Revolução Cultural Chinesa em momentos oportunos de sua narrativa: regime de exceção, ditadura disfarçada de revolução, violência camuflada de processo de libertação democrática, a figura do ditador vista quase como uma divindade, a remoção dos subversivos de forma covarde…

Consciente do papel que um artista deve exercer, Liu fincou estacas de apoio no passado histórico de seu país e no presente em andamento para cimentar uma obra madura que reflete igualmente a maturidade de seu autor na construção da mesma, cumprindo assim o derradeiro papel da verdadeira Sci-fi: olhar para o mundo real e extrair dele combustível para refletir, repensar e filosofar sobre esse mesmo mundo através de um texto fictício, mas que é completamente ciente de suas responsabilidades para com aqueles que se debruçam sobre essa leitura em busca de algo mais.

E Liu nos entrega esse algo mais o tempo todo.

O Problema dos Três Corpos – Um problema insolúvel

De um distante e nublado enunciado lá das aulas de Física do segundo grau (na minha época ainda não tinha se tornado Ensino Médio), me veio o reconhecimento do título do livro. Admito que não foi no primeiro instante que relembrei do complexo problema que envolve a relação de três corpos celestes no espaço sideral.

Nunca aprendi realmente sobre a questão, a conheci como mera curiosidade apresentada por meus professores, talvez aquilo em algum momento poderia ser abordado numa não tão distante prova de vestibular numa questão discursiva para desarmar alunos de Ciências Exatas pouco afeitos ao ato da escrita.

Curioso novamente com o problema de Física das aulas do segundo grau, fui em busca do conceito em sites pela internet, nada tão profundo, queria apenas rememorar o enunciado e a complexidade do problema e qual a real função dele dentro a narrativa da obra de Liu. Grata surpresa…

Imagine dois corpos girando no imenso vazio do espaço sideral (n=2). Então, é possível estudar ou analisar o movimento desses dois corpos com excelente grau de precisão para esses corpos de massa m1 e massa m2. É possível obter uma expressão ou fórmula para a posição de cada um dos corpos num instante t qualquer em relação as duas massas, suas posições e velocidades num instante inicial chamado t0. Ao estudo desse movimento/ trajetória chamamos de “o problema de N corpos”, onde n, já está claro, é o número de corpos envolvidos.

A coisa toda complica quando o número de corpos aumenta já para n=3. Mesmo tendo um leque de soluções ou modos de soluções para alguns casos específicos ou trajetórias subjetivamente concebida onde os corpos realizam equilibradamente um movimento em forma de “8” (também similar ao formato do símbolo do infinito) ou em forma circular, o problema para três corpos continua sendo considerado em aberto, já que a interação das três massas envolvidas é dada em pares, com a terceira massa gerando em si e sobre as outras, trajetórias completamente indefinidas em decorrência da força gravitacional que esse sistema gera.

Sendo que as interações deveriam ser pareadas duas massas por vez entre si:

a) a relação entre m1 e m2, com m3 interferindo;

b) a relação de m1 e m3, com m2 interferindo e, por fim;

c) m2 e m3 com m1 interferindo.

A menos que se determine arbitrariamente uma posição inicial em um tempo inicial t0 também completamente arbitrário, nada de concreto pode ser feito no sentido de compreender, prever ou traçar com precisão as trajetórias/movimentos desses n corpos no espaço tridimensional.

Claro, oportunamente essa questão da Física irá atormentar o leitor por longos dias e, mesmo quando a leitura for concluída, cada olhara para o céu com absoluta certeza ecoara a complexa relação entre três massas planetárias (ou maiores) em movimentos caóticos no infinito espaço do universo.

P.S.: Desculpem eventuais falhas na enunciação do problema de três corpos, em Física não passei nada além das aulas do segundo grau. Quis apenas compartilhar essa curiosidade com você, leitor. Na ocasião oportuna tudo isso fará tanto sentido…
O Problema dos três Corpos – A Revolução Cultural Chinesa

A Grande Revolução Cultural Proletária (1966-1969), também chamada de Revolução Cultural Chinesa marcou profundamente a história do gigantesco país e de seu povo. Pautada por ser uma intensa manifestação política, ideológica movida pelo Partido Comunista Chinês, tinha na figura do ditador Mao Tsé-tung uma quase divindade na Terra, idolatrado cegamente dentro de seu próprio movimento, tal qual Hitler foi na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial, Mao cimentou uma base de poder manipulando várias camadas sociais para transfigurar seu movimento ditatorial na forma de revolução popular.

Pautada por situações de extrema violência e confrontos da chamada Guarda Vermelha contra os ditos “opositores da revolução”, que eram o braço forte da ideologia maoísta e estavam sempre a frente dos chamados comitês revolucionários e suas sessões públicas de tortura e humilhação contra intelectuais, artistas, livres pensadores, políticos de posições diferentes e estudantes cuja postura era considerada subversiva diante do novo regime.

Ciente da importância de sua própria história e origem, Cixin Liu nos convida a conhecer por uma ótica interna os horrores de um período negro de seu povo, sua cultura e sua própria história de vida pessoal.

Como disse acima, o escritor é ciente da importância de sua obra e da função da Literatura no mundo contemporâneo, o autor nos brinda com momentos de profundo intimismo e não são poucas as ocasiões em que críticas ditas por seus personagens ecoam, sem dúvida alguma, as críticas de seu criador ao passado histórico de abusos, excessos e crimes de guerra cometidos contra seus semelhantes.

Uma salva de palmas ao autor que sabe nos presentear com diversão, reflexão e questionamentos na mesma obra.
O problema dos Três Corpos

O problema dos Três Corpos foi originalmente lançado na China em 2008. Em 2014 a obra ganhou sua primeira edição em língua inglesa e agora, em 2016, o excelente livro foi lançado em nosso país pelo selo Suma de Letras que atualmente é parte integrante da editora Companhia das Letras.

Até onde você iria para entrar em contato com seres extraterrestres?

China, final dos anos 1960. Enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres.

Uma decisão tomada por um desses cientistas mudará para sempre o destino da humanidade e, cinquenta anos depois, uma civilização alienígena a beira do colapso planeja uma invasão.

O problema dos três corpos é uma crônica da marcha humana em direção aos confins do universo. Uma clássica história de ficção científica, no melhor estilo de Arthur C. Clarke.

Um jogo envolvente em que a humanidade tem tudo a perder.

Autor: Cixin Liu
Gênero: Ficção Científica
ISBN: 9788556510204
Data de Lançamento: 24/08/2016
Páginas: 320
Preço: R$ 49,90

site: http://www.pontozero.net.br/2016/10/26/o-livro-e-o-problema-dos-tres-corpos-de-cixin-liu/
Simone 01/05/2018minha estante
Obrigada!