A Extravagância do Morto

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Extravagância do Morto

Silvio 11/04/2021

Muito arrastado, parado e muitas vezes entediante. No final, como sempre, há uma grande reviravolta, algo muito inesperado e imprevisível, porém não fica claro como tudo é descoberto. Embora inesperado, me pareceu meio forçado.

Eduardha 12/11/2020

No começo estava achando a leitura um pouco maçante, porém com o decorrer da história ela foi ficando cada vez mais interessante me prendendo. Achei o final extremamente surpreendente e jamais esperei que ele iria acontecer dessa maneira.

Ique 22/08/2020

Ideia boa com final duvidoso
Quando se fala em Agatha Christie muitos leitores lembram de livros como "E não sobrou nenhum (O caso dos 10 negrinhos)" e "Assassinato no Expresso do Oriente", mas dificilmente em A Extravagância do Morto, que foi recebido pela crítica do Times como um "clássico, o melhor de Agatha Christie". Entre os mais de 50 livros publicados pela autora, o título em questão dificilmente é listado entre os melhores em diversas listas espalhadas pela internet, mas ainda assim pode ser uma leitura interessante.

O começo da narrativa possui uma base sólida e bem construída: a escritora de livros de suspense Ariadne Oliver (que também aparece em outras histórias de Christie) liga para o investigador belga Hercule Poirot para que o mesmo comparecesse a uma festa no campo na qual se jogará a "caça ao assassino" com direito a vítima, pistas falsas e inúmeros suspeitos. Ariadne suspeita que algo de errado vai acontecer e sabe que a curiosidade de Poirot fará com que ele compareça.

Surpreendentemente de fato acontece algo de errado na festa (óbvio, a ideia é péssima) e caberá ao Poirot desvendar o mistério uma vez que os policiais não conseguem chegar a um veredito concreto.

A ideia da história é legal, o que mais atrapalha é o ritmo lento e sem muitas novidades, pistas concretas e aprofundamento nos personagens. A sensação que fica é que nada de novo acontece e o leitor sempre fica parado no mesmo lugar, é possível sentir a angústia junto com Poirot ao se perguntar: "Quando o livro vai acabar e a resolução surgir?" Isso sem contar na participação dos policiais que foi bem maior do que a importância dos mesmos para histórias.
Sim, tem muitas pistas escondidas que podem passar despercebidas. O problema é que a resolução surge como uma mágica com um desfecho mirabolante que o leitor se pergunta: "O quê?". É quase impossível descobrir a verdade antes de sua resolução uma vez que muitas, mas muitas, informações novas são reveladas de um modo praticamente desonesto por parte da autora.

É legal quando há a sensação de se sentir enganado pela autora sendo que a explicação estava sempre na sua frente como é o caso de vários outros livros de Agatha Christie, mas aqui é sacanagem porque ela nem se quer se deu ao trabalho de fazer isso.
A história é legal, os personagens são mal aproveitados, o final é duvidoso e a leitura pode ser arrastada. A parte boa é que o livro possui poucas páginas, é possível ler em uma tarde, distrair a mente um pouco, mas só se não tiver nenhuma outra opção de títulos da autora na estante.

nat_andrade 14/05/2021

Mais um livro fenomenal da Agatha, inteligente e engenhoso. Senti falta apenas de me encantar mais pelo caso em si, por isso não dei as cinco estrelas completas.

Vander.Martins 26/08/2020

A extravagância do livro
Tente solucionar o caso antes do fim do livro e falhe miseravelmente. Estou perplexo, a Agatha Christie está em um nível totalmente diferente do normal, com certeza. Não basta só "solucionar", ainda tem que tomar cuidado com as armadilhas que a Agatha põem no meio da história, (que no meu caso, me tirou completamente da solução que já tava quase certinha rsrs). Esse foi o primeiro livro de romance policial E primeiro livro da Agatha Christie que eu li, com certeza vou ler os outros, e totalmente viciante e vale muito a pena.

Bruno939 23/02/2023

Que leitura boa, mesmo em 3 dias apenas e dias puxados mas quando a leitura encaixa, desenvolve rapidim.

Poirot é chamado, sem saber, para a cena de um crime com alguns homicídios, as pistas são dispostas a sua frente de forma sorrateira, no entanto, o quebra cabeça vai surgindo em suas vagas memórias, lhe permitindo descobrir a história fantasia para a qual foi convidado e a real história dos assassinatos.

Recomendo!

Jessica829 30/03/2023

?Acho que, quando se é velho, a morte de uma pessoa jovem nos aborrece fora de proporção.
Nós, os velhos, esperamos a morte, mas aquela criança ainda tinha a vida toda pela frente. ?

5/5 ?

Confesso que a muito tempo não lia algo dessa autora incrível e me surpreendi redescobrindo o quanto são fantásticas suas narrativas.

Em A Extravagância do Morto, vamos nos deparar com mais um caso do nosso segundo detetive favorito, o primeiro obviamente é Sherlock não a discussão sobre esse fato, mas enfim Poirot é chamado por sua amiga, a Sra. Ariadne Oliver quando a mesma é convidada a criar uma brincadeira onde ocorreria assassinato em uma festa da comunidade na propriedade da mansão Nasse, um tipo de caça mistério para que os convidados pudessem resolve-lo assim como em seus livros.

Um sentimento dizia-lhe que essa brincadeira poderia ser palco para que acontecesse um real assassinato e com isso solicitava com urgência a presença e o auxílio de seu amigo detetive que prontamente se dispõe a encontrá-la.

Ao chegar no local onde ocorreria a festa, Hercule foi apresentado aos organizadores, e aos donos da mansão assim como a todo o esquema montado para que a caça ao assassino pudesse acontecer, ao ir conhecendo o lugar e suas peculiaridades ele começa a observar o andamento e a forma de agir de cada envolvido na organização e execução do projeto, trabalhando em sigilo para tentar impedir que algo pior pudesse acontecer, com o desenrolar da festividade ele acaba pensando até que sua amiga possa ter se enganado quanto a possibilidade de um real assassinato durante a brincadeira.

E então tudo acontece e mais uma vez nosso incrível detetive precisa usar sua sagacidade para desvendar o crime cometido e prender o assassino antes que ele tenha tempo de fugir.

E mais uma vez Agatha me proporcionou horas de entretenimento, diversão e muito mistério ao longo dessa história que li coletivamente com alguns amigos e claro que eu amei né? ?

Tamara Ferraz.As3Artes 17/06/2023

Um história muito bem desenvolvida
A história é uma das melhores da autora, e muito bem desenvolvida. Em a extravagância do morto temos o encontro de 2 detetives da Agatha, Hercule Poirot e Ariadne Oliver. Poirot está em ótima forma com seu olhar observador e sua análise dos comportamentos das pessoas. Um livro divertido e prazeroso.

João 12/03/2021

Em a Extravagância do Morto, publicado em 1956, temos como enredo uma espécie de "caça ao assassino", como assim?
Seguinte... Ariadne é contratada para criar esse jogo de procura ao assassino na mansão Nasse, no condado de Devon, onde haverá a VÍTIMA claro, pistas, inúmeros suspeitos de forma estereotipada e nisso a pessoa receberá a primeira pista e parte assim para tentar descobrir quem é a vítima, a arma, o culpado e o motivo do crime "fake?. Porém a nossa escritora Ariadne se sente incomodada com algo, como se alguém ali em meio a essa brincadeira estivesse tramando um verdadeiro assassinato e com isso ela liga para seu ilustre amigo Hércules Poirot e o convida para participar da brincadeira e para ele investigar se algo estranho poderá ocorrer ou não, e sem pestanejar o mesmo parte para Mansão Nasse.
De fato, algo ocorre, sendo assim o instinto de Ariadne não falha nessa situação, porém agora o grande mistério é o porque disto ter ocorrido desta forma, e porque com esta determinada pessoa, cabe ao Poirot e aos investigadores averiguar o caso e tentar chegar em uma solução.
No geral, Agatha cria uma bela ambientação, mas parece que não foi muito bem trabalhada posteriormente, uma pena, pois tinha tudo pra ser uma ótima obra, Poirot se encontra muito perdido e até meio apagado na história, tendo um grande destaque apenas no final. Assim podemos afirmar que é um livro bom, mas não maravilhoso, tendo suas defasagens comparada com outros livros da autora.
Ique 12/03/2021minha estante
Acho que o final é roubado e q a autora se perdeu um pouco, mas é um livro bom, como vc disse

Jam_santos 10/12/2020

INCRÍVEL como a cabecinha da Grande Agatha funciona! Final surpreendente!

Julia 12/04/2024

Agatha
Mais um livro de Agatha Christie que você é levado até o final sem saber quais pistas pegar e o que pode ou não ser verdade, achei fácil a leitura e bom para passar o tempo, final ok.

Mayse 09/09/2021

Envolvente
Um livro que desperta curiosidade, uma leitura rápida, interessante e com um final surpreendente. Gostei.

GIGI 11/02/2022

Narrativa envolvente
A extravagância do morto é mais uma obra cativante de Agatha Christie. No enredo Ariadne Oliver planeja uma festa onde há um assassino, a vítima, os suspeitos e as pistas. Porém, apesar de estar tudo bem planejado, Ariadne sente que um assassinato real poderá acontecer e por isso chama Hércule poirot para, quem sabe evitar o crime. Ao longo da história Poirot começa a juntar pistas e se vê perdido e em um caso aparentemente sem solução e após um mês, ele nos apresenta um maravilhoso desfecho. Confesso que essa leitura me prendeu bastante, as pistas foram bem construídas, os suspeitos foram bem colocados de maneira a deixar o leitor imaginando quem será o possível assassino. Sem dúvidas, se tornou um dos meus livros favoritos da autora. Por isso recomendo muito essa leitura!

Well.Machado 12/05/2022

A Extravagância impecável de Agatha Christie!!!
Eu amei demais A Extravagância do Morto, achei uma leitura maravilhosa e super me encantei com a ambientação do local! Eu amo demais esses climas de festas e jogos que a Agatha sabia fazer como ninguém e que deixavam as histórias ainda mais intrigantes! Achei os personagens bem carismáticos e amei demais outra grande participação da Ariadne Oliver! ?? Me surpreendi DEMAIS com o desfecho do livro, cheguei a suspeitar que tivesse uma troca de identidade ali por já ser familiarizado com a Agatha, mas no decorrer da história acabei deixando pra lá e no final foi uma grande surpresa!!! Esse já virou um dos meus livros favoritos da Agatha, mesmo que a maioria ache ele fraco, mas pra mim a trama foi muito bem conduzida e foi mais uma engenhosidade sem fim da Rainha do Crime!!!?

Erivaldo21 29/05/2022

Um enredo engenhoso!!
Uma romancista de renome é contratada para organizar um evento em uma bonita propriedade, inicialmente é uma brincadeira para caçar um assassino; um jogo, onde muitos podem participar. Ela percebe haver algo de errado na propriedade, com as pessoas, e nota algo obscuro. Muito amiga de Hercule Poirot, ela o chama para desvendar o que está errado. Entretanto, acontece um crime e agora há muitos suspeitos e uma trama difícil para ser desvendada.

É muito engenhoso o enredo da história! Agatha Christie mais uma vez mostra sua excelência no quesito investigação policial. Hercule Poirot está de frente com um grande mistério. Inicialmente chamado para impedir que algum assassinato acontecesse e não conseguiu. Ele, frustrado, depois de um tempo do assassinato, investiga de forma inteligente e astuta. É muito inteligente por parte da autora fazer com que haja um assassinato e muitas pessoas serem suspeitas, e as pistas quase despercebidas quando são encontradas ou faladas, no final, se encaixam perfeitamente no desvendar do mistério. Isso sim! É uma boa escrita. E quando finalmente vai se clareando a história, vai se encaixando uma coisa ali e outra acolá; fica difícil parar de ler. A extravagância do morto é um dos melhores livros policial que já li.