Crenshaw

Resenhas - Crenshaw

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lorrane Fortunato 14/03/2017

Resenha: Crenshaw - A Fome da Imaginação / Dreams & Books
"A fome pode fazer a gente se sentir bem estranho.
Até meio louco."

Eu amo livros protagonizados por crianças. Eles sempre são encantadores, tocantes e emocionantes. Quando li a sinopse de Crenshaw pela primeira vez, fiquei emocionada e ansiosa para lê-lo. O livro me lembrou muito Memórias de Um Amigo Imaginário que é um dos meus favoritos da vida.

Comecei a leitura com as expectativas nas alturas e isso, não me atrapalhou nem um pouco durante a leitura. Por que, apesar das minhas expectativas estarem bem altas, o livro superou todas elas!

A escrita da Katherine Applegate é tão envolvente, cativante e apaixonante que quando percebe, você já está lendo a última página. A forma que ela escreve prende de um jeito leve e você não percebe que estava preso ao livro até que o termina.

Outra coisa sensacional da escrita da autora é o sentimento que ela transmite. Katherine consegue passar os sentimentos de uma forma tão natural e intensa. Ela faz com que você sinta tudo o que o Jackson sente, você se coloca no lugar dele. E acredito que, poder ver o mundo pelos olhos de outra pessoa é a melhor coisa que a literatura proporciona.

"A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos."

Tudo nesse livro é incrível! Destaque para os personagens maravilhosos e super bem trabalhados. Crenshaw é uma estrela a parte e é impossível não se apaixonar por ele! Outra coisa sensacional é a diagramação do livro: capa linda, páginas amareladas, fonte em bom tamanho, capítulos curtos - que facilitam muito a leitura - e os gatinhos desenhados ao longo de todo o livro; fizeram que a beleza dele não fosse apenas na história.

Crenshaw é um livro que aborda temas difíceis e delicados de uma forma tocante. Seus ensinamentos ficam marcados no seu coração. E após concluir a leitura, o que fica é a sensação de esperança.

Te convido a se emocionar, a aprender, a crescer e se encher de esperança. Para isso tudo, basta dar uma chance a Crenshaw.

"Era um bom momento para ter um amigo,
mesmo que ele fosse imaginário."

site: www.dreamsandbooks.com

Norberto 13/09/2018

Jackson tá passando por uma barra com a família. Eles estão ficando sem dinheiro e tem dias que quase não têm o que pôr na mesa para comer. Apesar disso, o menino quer fazer parte e ajudar de alguma maneira, mas os pais preferem proteger os filhos da dureza da verdade.

Quando Crenshaw reaparece para Jackson (ele já tinha surgido no passado, em outro momento difícil), ele vai ajudar o garoto a lidar com tudo o que está acontecendo. Dá um aperto no coração ver a situação e como os personagens lidam com ela. Como está sendo difícil para eles, mas continuam lutando e tentando sem desistir. É a famosa tapa na cara do cidadão.

A história é linda e não é difícil se apegar aos personagens, mas achei que foi tudo muito rápido e bobinho, até, em certos pontos. Não estragou a história, afinal quando terminou a história estava chorando do mesmo jeito hahaha mas queria ter visto um pouco mais de profundidade e mais de Crenshaw.

leaoliterario 29/07/2023

?A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos.? .

Duda 28/08/2022

Uma história muito bonita sobre como a imaginação pode nos ajudar a passar pelos momentos mais difíceis que a vida pode trazer

Carol 28/09/2020

Muito fofinho
Crenshaw foi um livro que quando eu vi, eu queria ler no mesmo instante. Eu devorei. Li em 2h. A diagramação ajuda bastante, livro pequenos e com poucas páginas. É muito lindo.

Gle 30/11/2020

Crenshaw
"Robin perguntou o que é uma recordação. Minha mãe falou que é um objeto que você guarda com carinho. Então ela disse que as coisas não importam, contanto que a gente tenha um ao outro"

Marina 08/07/2021

Gostei
É um livro curto e a escrita é fluida. É interessante ver a perspectiva de uma criança aos problemas da vida.

Por mais q eu não seja o público alvo eu gostei, mas acho q eu gostaria mais ainda se fosse criança

Vanessa @LarLiterario 15/07/2021

Aos 10 anos Jackson é uma criança muito a frente da sua idade, ele gosta de coisas que podem ser explicadas, fatos e curiosidades sobre animais. Infelizmente, sua família está passando por dificuldades financeiras e ele sabe, do jeito dele, o quanto a situação está difícil.

Além disso, seu pai tem seu pai tem esclerose e desde que descobriu a doença a vida tem sido de mais baixos do que altos, no entanto tanto seu pai quanto sua mãe lutam juntos para virar o jogo.

Sofrendo internamente pela insegurança, por não saber como ajudar ele acaba tendo uma ajudinha para enfrentar tudo isso. Crenshaw, seu amigo imaginário, um gato muito perspicaz aparece para ele, afinal todos precisam de um pouco de magia e essa é a função dos amigos imaginários, ajudar.

Ver o universo pelos olhos de uma criança é sempre uma experiência única. Um livro que mostra a realidade nua e crua mas com um toque de delicadeza, ensinando lições essenciais para a vida, por exemplo como é necessário lutar e persistir mesmo nos momentos de dificuldade e como a vida tem de ser vista com fatos sim, mas com um pouco de magia também.

Eu não sou muito de ler infanto-juvenil, quando o livro foi escolhido no @bookselos fiquei receosa, mas aberta a experiência. Esperava que fosse mais uma história de criança fantasiosa, porém, o que eu encontrei foi um livro sobre uma criança real, passando por problemas reais e que a fantasia, no caso, vai ajudá-lo a superar os problemas da família.

Crenshaw aparece na vida de Jackson sempre quando ele está passando por alguma dificuldade, seja ela financeira ou emocional. Neste momento, Jackson não consegue aceitar a presença de Crenshaw por acreditar que não precisa de ajuda ou sequer, de alguém para conversar. O que Crenshaw faz é esperar e dar todo o apoio enquanto Jackson precisar, mesmo ele não querendo.

O livro aborda como as necessidades básicas do ser humano é importante, fala sobre a fome e mudanças na rotina pelos olhos de uma criança que entende muito bem o que está acontecendo, apesar dos adultos ao seu redor dizer que ?está tudo bem?. Um livro sensível e doloroso.

beakaorisz 12/01/2021

Ótimo para crianças
Apesar de nunca ter tido um amigo imaginário, foi bem interessante acompanhar a aparição de Crenshaw (o gatinho imaginário do Jack) nos momentos complicados do garoto - e bota complicado nisso.

É um livro infantil, então foi uma leitura bem gostosinha de se fazer, mas teria sido uma leitura muito mais incrível caso eu fosse o público alvo do assunto... enfim, ele entrega o que promete e nada mais. Uma ótima história para crianças na faixa dos 8/10 anos.

Carol 14/01/2018

Sobre viver a magia do momento
Um livro ótimo naquilo que ele se propõe de ser uma leitura leve em contraposição a um tema difícil que é a miséria.
Achei bastante positivo/instrutivo o fato de que não importasse as dificuldades a família não se desfez do cão de estimação como vemos muitos por aí fazerem, mas ao contrário levaram na consigo mesmo que significasse mais desconforto ou privações. Á questão do amigo imaginário achei que ficou meio de plano de fundo,meio superficial,como se nem precisasse estar lá. É só um que a mais na história e não o principal como se imagina de início.
Gostei e recomendei pra minha filha .

ViagensdePapel 19/07/2017

Escrito pela autora Katherine Applegate e publicado no Brasil pela Plataforma21, o título Crenshaw vai nos contar a história de Jackson, um garotinho que já passou por algumas situações difíceis na vida, mas tem um amigo imaginário que sempre está ao seu lado para ajudá-lo.

Jackson é um garoto muito inteligente e que adora fatos. Para ele as coisas que podem ser provadas são as mais importantes, ele não é como as outras crianças que ainda acreditam em fantasias, ele gosta de coisas que façam sentido e sejam verídicas. Por ser tão realista, o garoto fica muito confuso quando um gato enorme chamado Crenshaw, que costumava ser seu amigo imaginário quando ele era mais novo, reaparece em sua vida no momento em que as coisas em casa estão mais estranhas do que o normal.

Crenshaw reaparece justamente quando os pais de Jackson estão passando por muitas dificuldades e estão prestes a perder o pouco que possuem, mas o garoto não faz ideia do que está acontecendo e sente medo do que o futuro lhe reserva, pois ainda se lembra de como as coisas estavam piores anos atrás. A única coisa que trazia alegria para ele na época em que tudo estava mais difícil para a sua família, era a companhia de seu amigo imaginário que tornava tudo mais divertido, e agora com essa visita repentina, Jackson começa a sentir novamente que um pouco de fantasia pode fazer muito bem quando tudo parece que vai desmoronar.

Este é um livro sobre amizade e sobre a importância de ter alguém ao seu lado nos momentos mais difíceis da vida, e a autora Katherine Applegate soube escrever esta história com toda a leveza e cuidado que era necessário. Por ser um livro mais curto, a leitura é muito rápida, de modo que é possível lê-lo em apenas uma tarde, o que foi o meu caso, me sentei para ler e rapidamente terminei, com a sensação de que tinha acabado de ler um livro muito precioso.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2017/05/04/resenha-crenshaw-de-katherine-applegate/

Cristiane 05/04/2017

Que livro e história mais linda, emocionante e principalmente que nos faz aprender a dar valor ao que temos! Eu fiquei encantada, tanto que eu não conseguia parar de ler. Li tão rápido que já estou sentindo falta do Jackson, nosso narrador personagem.

Jackson e sua família estão passando por tempos muito difíceis. Seu pai e sua mãe, mesmo trabalhando muito, não têm dinheiro para pagar o aluguel de onde moram e nem muito menos para comprar comida. Isso tudo foi de cortar o meu coração em mil pedaços a cada relato que o Jack e sua irmã Robin faziam sobre estarem com fome e não terem o que comer.

Mas, o nome do livro e nem o gato que encontramos na capa não é por um acaso. Crenshaw é um gato enorme e o grande amigo imaginário do Jackson. Uma coisa bem curiosa sobre o Jackson é que mesmo ele sendo criança, ele se considera maduro. O garoto sonha em ser cientista e pesquisar sobre animais, além do mais, curiosidades sobre animais é com ele mesmo, o garoto sabe tudo. E como ele mesmo diz, todo cientista procura o lado lógico das coisas e ele não entendia como o Crenshaw surgiu, mesmo que tenha sido uma excelente companhia para ele nos momentos difíceis, mas o garoto não queria parecer louco por conversar com um gato gigante que ninguém via.

“Não sei de onde tirei o nome Crenshaw.
Ninguém na minha família jamais conheceu um Crenshaw.
Não temos nenhum parente chamado Crenshaw, nem amigos Crenshaw, nem professores Crenshaw.”

As tentativas de Jackson para expulsar Crenshaw de sua vida foram inúteis. O gato é bem claro, quem dita as regras é o próprio Jackson, mas ele só vai embora quando sua missão é cumprida. O trabalho do gato é cuidar e aconselhar seu amigo. Achei isso tão incrível, quantas crianças não têm amigos imaginários e são repreendidas por causa disso. Devemos fazer sempre o contrário, estimular que a criança continue usando sua imaginação e não recriminar.

A união que Robin e Jackson têm um com o outro é linda. A cadela Aretha, uma Golden Retriver muito carinhosa, faz com que mesmo com tantos problemas, a família seja completa. Apesar de todas as dificuldades, os dois irmãos sempre estão juntos e com a ilustre presença de Aretha, mesmo Jackson sendo o sério, o garoto maduro, ele não resiste aos encantos da irmã e da cadela.

A situação da família cada vez fica mais difícil e Jackson não se conforma que os pais não contem nada para ele e nem para a irmã. Ele não sabe exatamente o que está acontecendo, mas sabe que a qualquer momento suas vidas podem mudar, e não será para melhor.

Posso dizer que o final foi reconfortante para mim. Eu já estava achando que sofrimentos passados se tornariam realidade novamente na vida de Jackson e sua família. Fiquei muito satisfeita, com a história toda em si. A autora conseguiu explorar temas que não são comuns de encontrar. Algo que achei incrível é que nem os pais e nem muito menos Jackson usam suas dificuldades financeiras para conseguirem a piedade das outras pessoas. Muito pelo contrário, o que nos faz nos sentir impotentes em não poder ajudá-los.

“Tínhamos sorte também porque minha caixa de dormir era só decoração. Algumas pessoas moravam mesmo em caixas na rua.”

Uma história incrível, que vai mexer com cada um de uma maneira diferente. Eu mais do que recomendo a leitura. É um livro excelente para qualquer momento, os capítulos são pequenos, o texto bem dividido nas páginas e as folhas são amarelas. A leitura é bem fluída, você vai ler tão rápido que vai até querer parar, para não ter que se despedir de Jackson, sua família e do nosso ilustre Crenshaw.

site: http://www.sugestoesdelivros.com/2017/03/resenha-crenshaw.html#.WOUMKfkrJdg

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 25/03/2019

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
A narração é feita por Jackson, um garoto de 10 anos que mora com a irmã mais nova, o pai, a mãe e a cachorra Aretha. Desde que o pai descobriu que tem esclerose múltipla e saiu do emprego, a situação financeira da família piorou muito, mesmo com a mãe e o pai trabalhando em empregos informais. Eles não conseguiam mais pagar o aluguel e talvez precisassem sair do apartamento e ir morar na minivan da família, como já aconteceu no passado. A situação é tão crítica que chega a faltar comida, e todos os móveis da casa estão sendo vendidos, até as camas.

"Meus pais gostam de um tipo de música chamado blues. Numa canção de blues, alguém sempre está triste por alguma coisa. Por exemplo, pode ter terminado com a namorada ou perdido todo o dinheiro ou o trem para um lugar distante. A coisa estranha é que, quando a gente ouve as músicas, se sente feliz." (página 92)

Os pais de Jackson são otimistas e tentam não deixar que os filhos percebam que podem ficar sem teto, mas o garoto percebe, e fica muito incomodado com a aparente falta de confiança dos pais nele. Jackson quer que seus pais falem a verdade, que digam se ele vai poder voltar para a mesma escola depois das férias, que expliquem por que precisam sair do apartamento e como ele pode ajudar.

"Às vezes eu só quero perguntar para eles se meu pai vai ficar OK ou por que a gente nem sempre tem comida suficiente ou por que eles têm discutido tanto." (página 47)

"Meus pais eram otimistas. Eles olhavam para meio copo de água e pensavam que estava meio cheio, não meio vazio.
Eu não. Cientistas não são otimistas ou pessimistas. Eles só observam o mundo e veem o que é. Olham para um copo de água e medem cem milímetros ou quanto quer que seja, e esse é o fim da discussão." (página 46)

Jackson quer ser um cientista e gosta das coisas certas, definidas, e é nessa situação incerta e indefinida vivida pela família que Crenshaw, seu antigo amigo imaginário, vai aparecer. Crenshaw é um gato gigante e falante, muito engraçado, e que Jackson acha meio inconveniente em certos momentos. O garoto tem medo de acharem que ele ficou louco se descobrirem que fala com um amigo imaginário ou de que vejam Crenshaw, afinal, cientificamente, o gato não pode ser real. Mas talvez Crenshaw tenha reaparecido para ajudar Jackson de alguma maneira...

Não me recordo o motivo exato, se era a capa, o título ou a sinopse que me fizeram desejar muito ler esse livro, até que eu finalmente consegui comprá-lo. O fato é que eu tinha expectativas elevadíssimas para essa leitura, que não virou um favorito e foi um pouco diferente do que eu esperava, mas mesmo assim foi um livro do qual gostei e que valeu a pena ler. Acho que eu esperava mais destaque ou uma explicação maior sobre a origem de Crenshaw, mas o foco do livro é a forma como Jackson está lidando com a situação enfrentada pela família.

Por falar nessa situação, creio que nunca li um livro onde a pobreza fosse mostrada com tanta clareza; nenhuma família está livre de passar por dificuldades financeiras como a família de Jackson está passando. E é interessante como cada um lida de forma diferente com a situação: o pai, sem perder o senso de humor, algumas vezes ficando espantado com as coisas que o filho fala, em outras parecendo orgulhoso, mas devemos lembrar que ele precisa lidar também com sua doença. A mãe parece ser mais "pé no chão", e Robin, a filha caçula, ainda enxerga tudo pela ótica da fantasia e tenta fazer o irmão também usar mais a imaginação.

Acho linda a capa, que mostra Jackson e Crenshaw sentados num banco entre as árvores. As páginas são amareladas, há poucos erros de revisão, e a diagramação tem margens grandes, bom tamanho de letras e espaçamento entre uma linha e outra, além de detalhes de gatinhos na lateral das páginas.

A escrita da autora é bem fluida, é uma leitura rápida, com capítulos curtos, uma história divertida e tocante ao mesmo tempo, que mostra a importância da amizade, da união da família e da esperança num futuro melhor. Fica a recomendação para leitores de todas as idades.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2019/01/resenha-livro-crenshaw-katherine.html

Miry 20/04/2019

Muito fofo
Ele tem uma história bonita aos olhos de uma criança, que passa dificuldades financeiras com a família, e tem a ajuda de um grande gato preto e branco que usa um boné de beisebol.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6