Crenshaw

Crenshaw K. A. Applegate

Resenhas - Crenshaw

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Júh 11/05/2021

Um livro fofo, sensível, emocionante, com uns golpes duros de realidade da família do Jackson, mas incrível para mim que amo histórias assim. Mais uma vez a autora Katherine vai abordar aqui temas difíceis como a pobreza e a fome que esta família enfrenta.

Acho que a mensagem mais importante que o livro quer nos passar é que devemos acreditar nas crianças, acreditar que seus amigos imaginários são super importantes na vida deles e mais ainda que criança não é boba e nem surda. Eles sempre sabem o que está acontecendo ao redor e se magoam com as mentiras dos pais.

Jackson é viciado em fatos da natureza e de animais, sonha ser cientista de animais e as curiosidades e fatos aleatórias que ele vai contando ao longo da narrativa deixa tudo mais leve e interessante também. Eu amei descobrir coisas novas sobre vários bichinhos.

Se você ainda não se convenceu a ler Katherine Applegate depois de Árvore dos Desejos, Crenshaw vai te dar mais motivos adoráveis para conhecer as histórias delicadas e emocionantes dessa autora.

site: https://www.instagram.com/p/CRRbskCLIwr/?utm_source=ig_web_copy_link
Djully 11/05/2021minha estante
+ um pra minha lista

Júh 11/05/2021minha estante
Que bom que gostou! ????

Duda 21/10/2020

Estou apaixonada
Meu coração tá na mão. Amei e me emocionei na mesma medida. Peguei o livro para ler sem saber nada da história e fui tombada. É cada reflexão essencial que esse livro trás, queria que todos tivessem a oportunidade de ler. É incrível, mágico e genial.
julianateixeira 21/10/2020minha estante
Este livro é uma fofura!

Duda 24/10/2020minha estante
Sim!!!

antiquariel 27/12/2022

Me da um tiro na cara
Que dói menos que ler esse livro. Comprei esse livro achando que seria uma história bobinha sobre amigos imaginários e saí com depressão.
Isabela | @readingwithbells 15/01/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKK rindo pq eu to na mesma

Marcos774 28/09/2022

Fofinho
História sobre uma família que passa por alguns "perrengues" por falta de dinheiro e um dos filhos vai, na maior parte da história, dialogar com um amigo imaginário que se personifica por um gato. Entre conselhos e descobertas, a criança vai passando por várias experiências e amadurecendo.
DANILÃO1505 28/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Dinny 25/03/2020

Fui surpreendida com o tema e gostei muito. Comprei sem saber o que esperar, tava parado há anos na estante, e valeu muito a leitura. Trata temas importantes de forma bem clara e leve.
Vivis 25/03/2020minha estante
Agora eu preciso ler esse livro!!!

De Olivato - @olivatobooks 16/12/2016

É boa, mas não me convenceu.
O livro conta a história de Jackson e sua família que estão passando por tempos difíceis por causa da falta de dinheiro para pagar o aluguel da casa onde moram e para fazer as compras do mês, eles se veem diante da possibilidade de morar novamente dentro de uma minivan – sim, novamente, não é a primeira vez que a família passa por uma crise financeira.

(Meu cabelo e olhos são escuros, e às vezes meu temperamento também)

Jackson era apenas uma criança na primeira vez que teve que morar na minivan e como não era uma pessoa com muitos amigos, ele conheceu o Crenshaw, um enorme gato que seria seu amigo imaginário. Agora, um pouco mais velho e na mesma situação financeira de antes, Jackson fica surpreso ao encontrar Crenshaw de novo na sua vida, ele não é mais a mesma criança de antes que era facilmente impressionável e que acreditaria na magia de ter um melhor amigo imaginário.

(Você pode ficar bravo com alguém e ainda amar essa pessoa de todo o seu coração)

Agora vamos aos fatos, nada pior do que ter adultos que acham que só porque você é criança, você não vai entender certas coisas e é exatamente isso que acontece com Jackson, os pais dele simplesmente são positivos demais para assumir que estão passando por um problema e acham que contar para os filhos a dura realidade, não é uma opção.

(A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos)

Crenshaw ensina ao seu amigo real que ele precisa começar a ser verdadeiro com a pessoa que realmente merece a verdade, ele mesmo, ninguém precisa carregar o peso de todas as responsabilidades sozinho, além do mais, ele é tão subestimado pelos pais que acreditam que ele não entende o que está acontecendo que se torna difícil uma interação.

(Era um bom momento para ter um amigo, mesmo que ele fosse imaginário)

No Skoob, eu dei 3,5/5, acho que a temática da história é perfeita, mas que ela não foi aproveitada até onde poderia ser, acho que estava com as expectativas muito altas por causa do livro anterior da escritora, mas é uma leitura bem agradável e rápida.

site: https://www.instagram.com/p/BOAOkdaDWl9/

@plataformadolivro 31/01/2017

10/100
Crenshaw
Katherine Applegate
224 páginas
Término: 31/01
Estrelas:5/5
O pai de Jackson tem esclerose múltipla e foi obrigado a sair de seu emprego de construir casas e agora sua família está passando dificuldades. Passaram 5 meses morando numa minivan e eis que resurge Crenshaw: o gato surfista imaginário.
Jackson quer ser cientista de animais e, junto com sua amiga Marisol, cria um serviço de passeio para cães chamado "caminhada quatro patas". Ele e sua irmã Robin inventaram um jogo chamado Cerealbol. Que consiste em acertar o cereal num recipiente para, só então, poder comer. Aretha é sua cadela labradora.
Marisol também teve uma amiga imaginária que se chamava Opa e seu pai teve Finian. O pai de Marisol era vendedor e sua mãe piloto.
"Um buraco é pra cavar" era p livro favorito de Jackson. "Lyle" era o favorito de Robin.
Estudavam no Colégio Lago dos Cisnes.

Karini.Couto 18/02/2017

Crenshaw nos traz uma história que pode ser lida tanto por adultos quanto por crianças e acreditem, os pontos de vista sobre a história podem variar muito, falo com propriedade já que o mesmo foi lido por mim e pela minha filha. Adoro livros que posso compartilhar com ela, que tem oito anos, e depois conversarmos a respeito. Acho isso muito importante, pois estimula a imaginação, a interpretação, a interatividade comigo, além de muitos outros benefícios que a leitura nos traz.

Esta história em especial foi algo bem legal mesmo, pois recentemente eu voltei a trabalhar fora e tem sido muito difícil para minha caçula essa separação, já que estive presente para ela desde seu nascimento em tempo integral, então através da situação de Jackson pude explicar mais um pouquinho os motivos de eu ir trabalhar em plantões de 24h 3x na semana deixando-a aos cuidados do pai.. Claro que ainda tenho um longo caminho pela frente com minha mocinha, mas acredito que o livro somou bastante a situação que estamos vivendo em casa.

Bom.. Chega de falar da vida pessoal, e bora falar do livro não é?!

Crenshaw traz a história de Jackson que junto com sua família estão beirando a possibilidade de terem de sair do conforto de seu lar para morarem em um trailer por motivos financeiros novamente e o menino com sua imaginação fértil passa a ver um antigo amigo imaginário que geralmente o ajudava em momentos conflitantes; mas a questão é que Jackson não gosta nem um pouco de ter Crenshaw novamente, afinal ele já está crescido e pode muito bem entender tudo por si e não precisa mais de Crenshaw para lhe dizer o que fazer ou que caminho seguir. Jackson é vidrado em fatos e essa história de amigo imaginário depois de crescido é no mínimo esquisito. Mas Crenshaw mostra a Jackson que voltou simplesmente pelo menino precisar dele mais uma vez.

A primeira vez que Crenshaw apareceu para Jackson ele era bem pequenino e morava no trailer com sua família, como lhe faltavam amigos, lhe sobrava imaginação e de repente um novo amigo surgiu para lhe fazer companhia. Mas como disse acima, no mínimo é bem estranho já que essa fase já passou, não a crise financeira; que parece ser a mesma de antes ou até pior, mas a fase de acreditar no imaginário, no invisível aos olhos comuns.

Atentem que Crenshaw é um amigo imaginário - gato gigante - por assim dizer, não um menino imaginário, ou pessoa.. Um gato! Isso mesmo.. E por isso a história torna-se ainda mais interessante!

Os pais de Jackson não acham que ele possa lidar com a situação real e de certa maneira tentam "enfeitar" a situação para tornar as coisas mais "fáceis"; então a presença de Crenshaw é fundamental nessa situação, pois seu amigo imaginário lhe mostra que ele pode e deve lidar com a situação que está vivendo e que inclusive precisa ser mais claro com seus pais para assim melhorar a relação deles, através de fatos e verdades e não de verdades "enfeitadas".

A história é de fácil compreensão e traz um misto de reflexões e situações reais que podem ser misturados à realidade e interpretados e "adaptados" a diversas realidades e até ajudar em um momento em que precisamos que uma criança entenda mudanças. Como mencionei lá em cima, minha filha encontrou dificuldade imensa em aceitar minha ausência constante por motivos de trabalho e o livro fez com que abrisse uma brecha para falar sobre as mudanças na nossa "vida real".

Infelizmente a vida não é uma constante, estamos em constante mudança e passamos por momentos em que precisamos sair da zona de conforto, para crianças isso pode até ser traumático. Aqui em casa faremos terapia em família.. Quem sabe se minha Ana tivesse um Crenshaw seria mais fácil! rsrs

Apesar de ter amigas, ela ainda sim sente minha falta e se deprime. Quem dera poder manter a pureza inocente da minha criança, sem precisar explicar que mesmo sem querer, preciso trabalhar para lhe proporcionar mais conforto e ao seu irmão. O que ela me responde é: "Mãe não preciso de nada além de você" - Quem dera fosse tão simples não é?

Adrya.Ribeiro 06/03/2017

Que delicadeza para falar sobre tema tão difícil. A introdução do amigo imaginário para ajudar a passar pelas dificuldades da vida foi muito tocante. Lindo!

Cristiane 05/04/2017

Que livro e história mais linda, emocionante e principalmente que nos faz aprender a dar valor ao que temos! Eu fiquei encantada, tanto que eu não conseguia parar de ler. Li tão rápido que já estou sentindo falta do Jackson, nosso narrador personagem.

Jackson e sua família estão passando por tempos muito difíceis. Seu pai e sua mãe, mesmo trabalhando muito, não têm dinheiro para pagar o aluguel de onde moram e nem muito menos para comprar comida. Isso tudo foi de cortar o meu coração em mil pedaços a cada relato que o Jack e sua irmã Robin faziam sobre estarem com fome e não terem o que comer.

Mas, o nome do livro e nem o gato que encontramos na capa não é por um acaso. Crenshaw é um gato enorme e o grande amigo imaginário do Jackson. Uma coisa bem curiosa sobre o Jackson é que mesmo ele sendo criança, ele se considera maduro. O garoto sonha em ser cientista e pesquisar sobre animais, além do mais, curiosidades sobre animais é com ele mesmo, o garoto sabe tudo. E como ele mesmo diz, todo cientista procura o lado lógico das coisas e ele não entendia como o Crenshaw surgiu, mesmo que tenha sido uma excelente companhia para ele nos momentos difíceis, mas o garoto não queria parecer louco por conversar com um gato gigante que ninguém via.

“Não sei de onde tirei o nome Crenshaw.
Ninguém na minha família jamais conheceu um Crenshaw.
Não temos nenhum parente chamado Crenshaw, nem amigos Crenshaw, nem professores Crenshaw.”

As tentativas de Jackson para expulsar Crenshaw de sua vida foram inúteis. O gato é bem claro, quem dita as regras é o próprio Jackson, mas ele só vai embora quando sua missão é cumprida. O trabalho do gato é cuidar e aconselhar seu amigo. Achei isso tão incrível, quantas crianças não têm amigos imaginários e são repreendidas por causa disso. Devemos fazer sempre o contrário, estimular que a criança continue usando sua imaginação e não recriminar.

A união que Robin e Jackson têm um com o outro é linda. A cadela Aretha, uma Golden Retriver muito carinhosa, faz com que mesmo com tantos problemas, a família seja completa. Apesar de todas as dificuldades, os dois irmãos sempre estão juntos e com a ilustre presença de Aretha, mesmo Jackson sendo o sério, o garoto maduro, ele não resiste aos encantos da irmã e da cadela.

A situação da família cada vez fica mais difícil e Jackson não se conforma que os pais não contem nada para ele e nem para a irmã. Ele não sabe exatamente o que está acontecendo, mas sabe que a qualquer momento suas vidas podem mudar, e não será para melhor.

Posso dizer que o final foi reconfortante para mim. Eu já estava achando que sofrimentos passados se tornariam realidade novamente na vida de Jackson e sua família. Fiquei muito satisfeita, com a história toda em si. A autora conseguiu explorar temas que não são comuns de encontrar. Algo que achei incrível é que nem os pais e nem muito menos Jackson usam suas dificuldades financeiras para conseguirem a piedade das outras pessoas. Muito pelo contrário, o que nos faz nos sentir impotentes em não poder ajudá-los.

“Tínhamos sorte também porque minha caixa de dormir era só decoração. Algumas pessoas moravam mesmo em caixas na rua.”

Uma história incrível, que vai mexer com cada um de uma maneira diferente. Eu mais do que recomendo a leitura. É um livro excelente para qualquer momento, os capítulos são pequenos, o texto bem dividido nas páginas e as folhas são amarelas. A leitura é bem fluída, você vai ler tão rápido que vai até querer parar, para não ter que se despedir de Jackson, sua família e do nosso ilustre Crenshaw.

site: http://www.sugestoesdelivros.com/2017/03/resenha-crenshaw.html#.WOUMKfkrJdg

Ingrid_mayara 24/05/2017

Crenshaw - A Fome da Imaginação
Provavelmente quem já passou fome alguma vez na vida vai se surpreender com a maneira que a história é contada.
Jackson é o narrador-personagem: um garoto de dez anos que mora com os pais, uma irmã mais nova e uma cachorra. Ele tem um amigo imaginário chamado Crenshaw, que é um grande gato preto e branco.
A narrativa desenvolve-se com os relatos de Jackson sobre a pobreza causada pela dificuldade financeira da família e seus anseios de ser um garoto com mais maturidade do que a idade lhe permitiria ter, se fosse outra pessoa.
Uma leitura fluida, gostosa, cativante. Um livro possível de diversas interpretações para todas as idades, e que dá aquela vontade de ler uma continuação da história.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6