ALFABETIZAÇÃO EM PROCESSO

ALFABETIZAÇÃO EM PROCESSO EMILIA FERREIRO

Resenhas - ALFABETIZAÇÃO EM PROCESSO

Lisi Olsen 10/07/2021

O processo de ler e escrever o mundo
Alfabetização vai além da codificação de letras e sons.
Alfabetizar é mais do que ensinar é compreender os processos.
No livro "Alfabetização em processo", Emília Ferreiro nos traz inúmeras reflexões sobre os processos de alfabetização através de estudos de casos de crianças que estão iniciando suas percepções sobre o mundo letrado, muitas sem estar no ambiente escolar ainda.
Esses estudos mostram a importância do alfabetizador observador e reflexivo. Mesmo que os estudos tenham sido realizados com educandos com o espanhol como língua materna, as análises auxiliam nas reflexões de língua portuguesa também.
Destacando o imprescindível o acompanhamento de cada detalhe, contexto e aspectos socioculturais dos educandos envolvidos. Sendo de suma importância compreender o processo ao qual cada hipótese está relacionada e quais as experiências prévias dos educandos.
Uma leitura repleta de exemplos, levando o educador alfabetizador a refletir sobre suas práticas e a observar detalhes que muitas vezes passam despercebidos no cotidiano escolar, onde os fins são mais destacados do que o caminho até esse fim.
Por fim, podemos ressaltar que a alfabetização não começa na escola, não está limitada a sala de aula e é um processo diversificado, cultural e social no qual os educadores precisam estar abertos as possibilidades e saber usá-las para problematizar, aprofundando os conhecimentos e assim, potencializando a alfabetização.

site: Canal e perfil: Devaneios em Arte

Volnei 15/09/2017

ALFABETIZAÇÃO EM PROCESSO
Nesta obra a autora explora com maestria todo o processo de construção do conhecimento , mostrando como este se dá

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

July 26/08/2012

Desafio.
Não há outra palavra que traduza o que foi pra eu conseguir ler esse livro. Apesar de estar no segundo ano da faculdade, nunca me dediquei à leitura científica de fato. E problemas com TCC chegando decidi que se não começar logo vou me lascar.
Sendo assim, fui conversar com professores do meu curso, já que meu tema tem relação com a alfabetização, minha professora de Didática me indicou para começar essa leitura de Emilia Ferreiro.
Tem 141 páginas apenas, mas me senti lendo um romance de 480 páginas! E no final? Bem o conhecimento que adquiri valeu todo esse esforço.
Desafio aceito e vencido. Esse livro são coletâneas de artigos de outros livros dela que falam sobre esse tema. Há nele pesquisas com crianças do México, o que torna a práxis um fato. Pra quem começou na área agora, ou mesmo pra quem não começou ainda vale a pena se envolver como esse mundo.