Lisi Olsen 10/07/2021
O processo de ler e escrever o mundo
Alfabetização vai além da codificação de letras e sons.
Alfabetizar é mais do que ensinar é compreender os processos.
No livro "Alfabetização em processo", Emília Ferreiro nos traz inúmeras reflexões sobre os processos de alfabetização através de estudos de casos de crianças que estão iniciando suas percepções sobre o mundo letrado, muitas sem estar no ambiente escolar ainda.
Esses estudos mostram a importância do alfabetizador observador e reflexivo. Mesmo que os estudos tenham sido realizados com educandos com o espanhol como língua materna, as análises auxiliam nas reflexões de língua portuguesa também.
Destacando o imprescindível o acompanhamento de cada detalhe, contexto e aspectos socioculturais dos educandos envolvidos. Sendo de suma importância compreender o processo ao qual cada hipótese está relacionada e quais as experiências prévias dos educandos.
Uma leitura repleta de exemplos, levando o educador alfabetizador a refletir sobre suas práticas e a observar detalhes que muitas vezes passam despercebidos no cotidiano escolar, onde os fins são mais destacados do que o caminho até esse fim.
Por fim, podemos ressaltar que a alfabetização não começa na escola, não está limitada a sala de aula e é um processo diversificado, cultural e social no qual os educadores precisam estar abertos as possibilidades e saber usá-las para problematizar, aprofundando os conhecimentos e assim, potencializando a alfabetização.
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