Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada

Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada Margarida Maria Krohling Kunsch

Resenhas - Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada

Anderson668 18/04/2020

Para quem estuda comunicação: Leitura Obrigatória
Se você é estudante ou trabalha na área de comunicação, esse livro deve estar na sua lista de leituras obrigatórias. Mas mesmo você sendo da área de comunicação e ainda tem alguma dúvida se há necessidade ou não de "doar" seu tempo a esta leitura, recomendo: faça a leitura do último capítulo. A autora faz um compilado de TUDO que ela abordou ao longo do livro apresentando as questões de comunicação, planejamento, projeto e planos. É como se fosse um resumão.

No mais, todo o livro do primeiro ao último capítulo é impecável. Apresenta todos os conceitos da comunicação, sua evolução histórica, econômica, social e, principalmente, acadêmica. Todos sabemos (principalmente estudantes e profissionais de RP) que estes são sempre considerados terciários (pois profissionais de publicidade e propaganda são secundários) dentro de uma organização. Os estereótipos entorno do profissional de Relações Públicas sempre tangem o gerenciamento de crise e/ou assessoria de imprensa (cabe ao jornalista ou ao RP?). A autora é muito clara em como o profissional de RP deve e pode atuar dentro de uma organização, explanando suas funções e competências.
Infelizmente, para quem é de marketing ou publicidade e propaganda pode ficar parecendo que a autora coloca o RP como a centralidade de toda comunicação, como se este fosse o único profissional que devesse coordenar e/ou administrar todo núcleo de comunicação de uma organização. Dessa forma você publicitário e/ou mercadólogo não vai concordar de alguns posicionamentos da autora, contudo, é muito importante fazer a leitura para compreender e apreender onde começam e terminam suas funções dentro de uma organização. Assim como nós (me incluo nisso pois sou publicitário) somos colocados em segundo plano, não podemos permitir que profissionais de RP, MKT e/ou Eventos sejam postos de lado. Todos possuem espaço para executarem seus trabalhos e compartilharem seus conhecimentos.

Destarte, dois aspectos me chamaram muita atenção no livro, um positivo e outro negativo. O fator positivo foi a comparação e exposição teórica da autora, não bastou ela mencionar as citações dos autores mais importantes, ela detalhava e comparava com outra citação. Sua escrita e como um orçamento, ela oferece várias opções para você avaliar qual a mais coerente; Já o fator negativo foi a ausência de exemplos ao longo dos capítulos. Com a grande exposição de conteúdo - teoria - ficou faltando aqueles exemplos práticos, o dia a dia do profissional de RP, como ele procede ou deve proceder em determinadas situações.

No mais, um livro sensacional que deveria ser leitura obrigatória para quem é da área de comunicação. Ele fornece base para planejamento estratégico, história da comunicação em todas as suas vertentes, visões teóricas confrontadas, planilhas norteadoras para formulação e/ou execução de pesquisa, planos, projetos e ações.

Kamila 07/05/2015

Ótimo livro
Esse livro aplica conhecimentos advindos da área de administração no contexto da comunicação organizacional, com ênfase no campo das Relações Públicas. Baseado na tese de Mestrado da autora, "Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada" peca pela falta de didatismo do livro, mas, como leitura técnica, é excelente. Prepare-se para abrir a mente e aprender MUITO!

Simone 03/03/2012

Leitura fundamental
Esse livro é essencial para trabalhar com planejamento de RP. Leitura obrigatória na graduação. Livro necessário na biblioteca pessoal de qualquer profissional da área de comunicação.