Ilusões Richard Bach

Resenhas - Ilusões

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Renata CCS 01/03/2013

“Você ensina melhor o que mais precisa aprender.”
“O mundo é o seu caderno, as páginas em que você faz suas somas. Não é a Realidade, embora você possa expressar a realidade ali, se quiser. Você também tem a liberdade de escrever tolices, ou mentiras, ou rasgar as páginas.”
(Richard Bach – Ilusões)

No livro ILUSÕES – AS AVENTURAS DE UM MESSIAS INDECISO, Richard Bach nos leva a refletir sobre os aspectos mais simples, e ao mesmo tempo, tão importantes na nossa vida. A história começa com uma incrível aventura de Richard, um piloto itinerante que voava com seu biplano pelos campos do meio oeste americano vendendo passeios de dez minutos a três dólares. Richard tinha em sua mente o pensamento de que o mundo era mais do que aquilo que os olhos podem ver, sonhava em um dia encontrar alguém que lhe explicasse como o mundo e suas “ilusões” funcionam. Um dia encontra outro piloto, Dom Shimoda (o messias do título) fazendo o mesmo que ele, vendendo passeios, e logo tornam-se amigos. Richard percebe que este homem é justamente a pessoa que sempre quis conhecer. Dom logo passa a falar sobre as ilusões do mundo, ensina-lhe tudo que sabe, mostra-lhe como nossos pensamentos podem nos limitar e nos faz acreditar no impossível.

Escrito de maneira simples e despretensiosa ILUSÕES é, para mim, uma espécie de fábula que apela para o coração de qualquer um. Fala da fome do povo de coisas novas e da responsabilidade de estar alimentando essas pessoas com palavras. Há uma evidente crítica a necessidade que as pessoas têm para acreditar em algo sobrenatural e subjugarem-se a esta ilusão, não enxergando (ou não acreditando) em seu verdadeiro potencial. É também um livro divertido, tem reviravoltas interessantes, mas é leve e simples, embora carregado de conhecimento e temas que nos fazem refletir. Claro que há devaneios, mas o que são os devaneios se não pensamentos que fogem do senso comum?

Bach tem um estilo muito pessoal de nos contar suas histórias e nos fazer acreditar nelas, mesmo que só por alguns momentos... E às vezes é somente isso que a gente precisa: fechar os olhos e acreditar só um pouquinho.

Beatriz 14/01/2013

Ilusões
Recebi este livro "liberto" de presente de natal da amiga Adelaide Araçai. Hoje terminei a leitura e fiquei muito feliz. Uma história que a cada momento me deixava com gostinho de quero mais. Leitura fácil, gostosa e que traz diversos tipos de interpretação. Uma dupla de amigos que vivem a voar e transportar pessoas,fazem o que gostam. Um deles possui um dom especial e está a ajudar o outro a entender que também possui o mesmo dom...são ilusões as quais todos temos que passar a viver, pois no livro encontrei muitas frases que dão um sentido estupendo na vida...E o final do livro simplesmente espetacular. #SuperIndico. :)

Fabio Shiva 02/01/2013

Tenho uma relação muito especial com esse livro.
Devo ter lido pela primeira vez antes dos 11 anos de idade. Foi um empréstimo de um tio meu, que era de “outra religião”, então o que marcou mais nessa leitura foi ter sido o meu primeiro contato com uma visão da espiritualidade diferente do catolicismo no qual eu fui criado. Comecei a leitura com um pouco de receio, como se estivesse fazendo algo de errado, mas a sensação logo se dissipou: pois o livro era antes de mais nada muito divertido de se ler!

E agora, tantos anos depois, não é que o mesmo tio me aparece com esse livro debaixo do braço, querendo que eu relesse! Não deixei passar a oportunidade e comecei a leitura imediatamente. O que mais me marcou nessa segunda leitura foi que o texto, escrito em 1977, ficou ainda mais atual nos dias de hoje, com a divulgação maior das descobertas da física quântica.

A história tem um paralelismo evidente com “O Pequeno Príncipe”. Certo dia o aviador Richard tem um encontro com outro piloto, Donald Shimoda, que é ninguém menos que o Messias dos dias atuais. Donald reconhece em Richard um aprendiz apto e começa a ensiná-lo sobre como tornar-se um Mestre liberto. Tudo isso em uma linguagem fácil e envolvente, marca registrada dos livros de Richard Bach.

Altamente recomendado!

“Eis aqui um teste para verificar se a sua missão na terra está cumprida:
Se você está vivo, não está.”

***

Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:

Blog:

LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Venha conhecer também a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

Renata CCS 27/02/2013minha estante
Tb tenho lembranças doces desta leitura.

Adriana 16/10/2012

Meu livro de cabeceira
O pai da auto ajuda!!!!!
Todos que vieram depois gostariam ter escrito como ele, básico e com a mensagem certa.
Quando li ainda era aborrecente e me ficou marcado na minha mémoria. Nunca me esqueci do Donald Shimoda e seus ensimamentos.
Guardo com carinho esse livro na minha cabeceira e quando quero conforto de um amigo simples recorro a ele, que me traz a ilusão e sonhos de uma adoslecente, onde o meu maior problema era com que roupa que eu vou e como estava dificíl a prova de matematica.
Tenho um carinho bem mais que especial por esse livro!

Marta Skoober 25/08/2012

Ilusões
Enquanto lia O homem que sabia a hora de morrer , de Adelice Souza, livro que recomendo, lembrei de um pequeno trecho de Ilusões, de Richard Bach: “Eis aqui um teste para verificar se sua missão na terra está cumprida: Se você está vivo, não está” . Ilusões foi o livro de minha adolescência lembro que eu e Edson (primo e amigo querido) o líamos vezes sem conta, era a nossa bíblia. A última contagem estava quatorze, eu já o havia lido cerca de quatorze vezes??? Uau!!!!
Ilusões era o livro que fazia com que tivéssemos esperança em meio aos dramas vividos na adolescência. Dramas vividos tão intensamente... Hoje quando preciso de um livro que me dê esperança e me faça acreditar num mundo melhor leio Mitford ... Quem sabe deva reler Ilusões (talvez pela décima quinta vez?) para acreditar nos meus próprios sonhos, aqueles que vão se perdendo com a maturidade...

Esqueci! Isto não é uma resenha, pelo amor de Deus!!!
:P

do subsolo 16/08/2012

Um messias bem revelador e profundo quanto a vida, realidade, morte e Deus. Ele foge de multidões famintas por milagres e adoração, e fala e mostra-se apenas para os que o ouvem realmente e a estes as mensagens são mais diretas e de poucas palavras, sem muito simbolismo, ele não ensina, relembra.
Mas para que viemos a terra? Se toda vez esquecemos para relembrar novamente, para que finalidade? Ha evolução nisso? Talvez a evolução da alma esteja nas experiências, nas descobertas solitárias ao longo da passagem, é uma coisa mais individual mesmo.
Ele prega a independência de milagres, destino, pois cada um é responsável pela realidade que esta inserido e pelo estado em que se encontra, inclusive de um futuro "bem sucedido", que é construído com o presente "bem sucedido" e somos capazes de fazer milagres.
A diferença esta no grau de evolução, e consciência, sempre tive que Jesus é uma alma muito evoluída, ou mais que isso, ainda não tenho esse conhecimento, e prefiro me fechar para algumas pessoas que dizem ter certeza a cerca de alguns assuntos do "alto" e atrapalham a nossa natural busca, e se esquecem que todos estão no mesmo barco, o barquinho que é a vida terrena. Às vezes me pergunto ate que ponto devemos interferir em alguém, ou se tem que interferir, nada forçado.
E todos esses que chegam a certo grau de evolução e sabedoria, pelas massas ou é tido como um Deus ou é "crucificado".
No livro ha alguns trechos em itálico, frases que são verdadeiras pérolas.

renatorfr 09/02/2012

Leia esse livro com a mente aberta
Se você quiser duas dicas rápidas para esse livro, leia com mente aberta (o máximo que você conseguir) e depois que terminar, volte no começo e releia a parte inicial, onde ele conta a história de um Messias, tudo ficará mais claro.
Muitas vezes, antes de começar a ler um livro, eu tiro algumas conclusões sobre como ele vai ser, vendo a capa, lendo o título, alguma resenha sem spoilers, lendo as linguetas da capa do livro, etc. Acho isso divertido e normalmente gosto dos livros que me mostram como a minha conclusão estava completamente errada.
Antes de ler, até mesmo comprar, esse livro eu fiz isso. Fiquei com o pé atráz, não gosto de livros de auto-ajuda, nada contra quem gosta, apenas acho que eles não me ajudam muito, prefiro viajar por Terras Médias e Alagaesia ao invés de ficar tentando entender o que o autor de um livro de auto-ajuda queria que eu fizesse.
Esse livro conseguiu passar por esse meu preconceito, sim, ele é um livro de auto-ajuda, sim, fala de Deus (ou um Ser), mas não, ele não é chato, nem fica divagando sobre religiões. Ele tem uma visão pragmática das coisas, o autor utiliza raciocínio lógico para chegar nas conclusões. Como todo pensamento, você pode ler e concordar ou não com as conclusões do autor, mas ao menos ele te mostra a linha de raciocínio dele.
Concordo com muitas coisas que estão nesse livro, com outras nem tanto. Mas acho que é assim mesmo que tem que ser, não existe receita de bolo para essas coisas, cabe a cada um ler e filtrar aquilo que acha válido ou não.
A maneira como o autor passa as suas lições de maneira direta, através das conversas dos dois personagens é clara. Simpatizei muito com a maneira como Don encarava o fato de ser Messias.
Livro muito bom, eu acredito que é um livro do tipo "ame-o ou deixe-o" dificilmente alguém que ler ele vai ficar indiferente depois, mas independente de suas crenças, vale o tempo gasto para lê-lo.
Viky.Lorenna 09/05/2022minha estante
Amo esse livro. Meu livro de cabeceira. Releio-o a cada 5 anos mais ou menos e a experiência é sempre excitante.
Dou de presente sempre!

Gabriel.Balderramas 14/02/2024minha estante
Baita resenha!

Bit 01/03/2011

Neste livro, Richard Bach apresenta ao leitor a cabine de um biplano e um lugar onde conhece Donald Shimoda, ex-mecânico que faz as ferramentas voarem. O autor reflete sobre a condição humana, sobre seus anseios e mistérios.

C r i s 26/01/2011

Esse livro tem mais fundamento do que as pessoas podem imaginar.

LUL 13/09/2010

Sou suspeita pra falar do Richard Bach, ele é um dos meus escritores favoritos.Os livros dele geralmente falam, numa maneira resumida- claro- que 'querer é poder'.
Ganhei esse livro e, olhando a capa (o meu não é a preta, é uma vermelha e branca, parece livro de médico!), torci o nariz. Enrolei um pouco para começá-lo, mas quando o fiz, foi questão de segundos até eu estar completamente entretida na história. A história do piloto que conhece Shimoda, o chamado "messias moderno" não tem como não ser viciante. Aconselho, por mais que a contra-capa faça-o parecer uma história chata e arrastada, é muito bom!

Debora 07/12/2009

Tinha preconceito contra o Richard Bach, mas aí deixei finalmente o lado direito do cérebro funcionar melhor e li este singelo livro.

Lucas Muzel 10/09/2009

Ilusões da vida
Muito bom! Mostra de uma forma inusitada e bem humorada (pelo menos para mim) como é ser um Messias, e sobre a relatividade da vida.

Adriana 14/08/2009

Meu livro de cabeceira por muitos anos.
Eleva o pensamento e o espirito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5