A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

GNR 12/10/2023

O viajante e o tempo
O predescessor do gênero nos implica a ser o mínimo anacrônico quanto possível. Com uma linguagem simples Wells nos transporta à sua mente por meio de analogias e inferências a um futuro não tão não tão distópico assim. A máquina do tempo, como instrumento tecnológico, difere de outros autores por colocar o homem como responsável por sua criação, herança da revolução industrial, e consequentemente responsável por seu futuro. Conforme o texto avança temos contato com dois tipos de seres humanos que sofreram especiação. A crítica social aqui faz pensar sobre a luta de classes, de um lado a burguesia detentora do poder econômico e do outro o proletariado detentor da força de trabalho.

Sophia.DaAvila 05/10/2023

Ai
Para mim livro bom é aquele que te prende e te tira de momentos ruins.
Esse livro não foi isso para mim. Sinceramente a narrativa narcisista me deixou decepcionada. O cenário imaginativo e muito parecido com a Trilogia cósmica também.

Giovanna 05/10/2023

Futuro distópico
Foi o que menos gostei dos 3 livros mais conhecidos do autor - ainda que seja um precursor em relatos de viagens no tempo - e tenha servido de inspiração para vários filmes e livros que eu amo.

?Ao longo da vida, Wells se preocupou com a sobrevivência da sociedade contemporânea. Se bem que acreditasse na utopia em que as vastas e terríveis forças materiais postas à disposição do homem poderiam ser controladas pela razão e utilizadas para o progresso e a igualdades dos habitantes da Terra, pouco a pouco foi se tornando mais pessimista.

H.G. Wells foi sempre um esquerdista convicto. De fato, seu primeiro romance A máquina do tempo tratava fundamentalmente da luta de classes. Os Elois eram descendentes dos antigos capitalistas e os Morlocks, dos proletários, que acabam por dominar seus antigos opressores.

Convencido da necessidade de um sistema social mais justo, se uniria à Sociedade Fabiana, cujo objetivo era instaurar o socialismo de forma pacífica. Diferenças políticas acabaram por distanciá-lo da sociedade. Segundo os críticos, o estilo literário de Wells não está à altura dos temas que trata. Segundo o próprio Wells, ?o que conta é o que se escreve e não como se escreve?.?

Senti que ele se perdeu um pouco nos diálogos internos do Viajante do tempo, sobre a sociedade em que ele se encontrava. A ideia foi boa, mas os monólogos deixaram a desejar.

Sem estante 03/10/2023

Me tornando uma fã de clássicos
Relutei um pouco para ler esse livro e se não fosse leitura coletiva do meu grupo dificilmente eu levaria pra ler. Enfim comecei e em meio a uma ressaca literária a sinopse de uma leitora do grupo me empolgou e eu terminei de ler, totalmente rendida.

A história é muito boa e me intriga muito o fato de o HG ter conseguido imaginar tudo aquilo na época em que ele viveu. Faz muito sentido o rumo que ele descreveu como sendo o futuro da humanidade.

Os personagens são meio que só pra fazer peso, se fosse uma história contada tirando a parte dos personagens seria igualmente boa.

Vale demais a leitura e não desistam no começo que melhora muito!

Giovanne6 03/10/2023

Meu livro favorito!
Que jornada do viajante do tempo no mundo dos Elois, cara. H.G. Wells me deixou vidrado nessa história. E como eu me amarro no tema viagem no tempo.
O remake do primeiro filme é o meu filme favorito também. Tenho um apego emocional forte nele desde a infância. O motivo do Dr. Alexander ter voltado no tempo mexe comigo.

Adson.Borges 02/10/2023

Livro interessante. Gostei mais do início. Do meio até o fim achei uma leitura agradável, mas nada excepcional. Acho que poderia ter falado um pouco mais sobre os ELOIS e os MORLOCKS. Teve uma parte do livro que os MORLOCKS lembraram até os vampiros do filme Eu sou a lenda. Mas no fim, vale apena ler o livro.

Jordão. 27/09/2023

Incrível
Muito boa essa ficção científica, achei fascinante os Elois (humanos do futuro), gostei muito também do cenário do futuro. O viajante do tempo passa por várias aventuras e perigos, uma estória fascinante e eletrizante, emoção do começo ao fim. Boas críticas sociais, esse livro foi escrito no século 19 e ainda é muito atual em suas críticas sociais. Apesar de ser um livro do século 19 a escrita não é complicada. A estória é diferente dos filmes (1960 e 2002).

Jose497 27/09/2023

Não queremos ir para o futuro
Depois de uma vida projetando uma maquina que viajasse no tempo, ele consegue e vai para um futuro longínquo. Fica apreciando o ambiente, observando tudo - mas quando percebe que sua maquina sumiu, ele passa a ter como foco encontrar a maquina e voltar para casa no mesmo instante que partiu - bastante interessante.
Há um toque de filosofia. Ainda mais que, ao perceber como algumas as coisas ruins da atualidade continuam existindo no futuro - talvez pelo próprio instinto humano e problemas que vemos todos os dias na vida.
O livro poderia ser maior e dar mais detalhes - mas parece que foi por motivos de força maior que teve que publicá-lo às pressas
Recomendo a leitura.

Davi800 12/09/2023

Uma viagem simples e satisfatória
O início é um pouco lento e a leitura demora a te prender por isso. Depois que a viagem ao futuro de fato acontece, as coisas começam a ficar mais interessantes. Após toda a explicação científica no começo, Wells levanta diversas indagações político-sociais sobre o futuro da humanidade, mas as deixa de lado ao decorrer da história, o que é uma pena. A metade do livro se entrega a um terror inesperado que funcionou muito bem comigo e me animou bastante a continuar a leitura. O final é meio apressado e falta desenvolvimento de personagens, mas a escrita é boa e o tema é muito interessante.

Emi 08/09/2023

Essa distopia prende a atenção, em meu ponto de vista, principalmente pela possibilidade de que algo desse tipo realmente aconteça com a humanidade

Mark_Literário 03/09/2023

Um pouco sobre o livro a máquina do Tempo, escrito por Hebert George Wells
A máquina do tempo foi lançado em 1815, considerado o pioneiro no tema. Em sua história o personagem retratado apenas como Viajante, conta a seus colegas os relatos de uma viagem no tempo por ele realizado com o auxílio de uma máquina. Com ela, ele viaja para o futuro, numa época em que os humanos não existem mais, e o planeta é povoado por pequenas criaturas pacíficas chamadas Elóis. No entanto, no subterrâneo de terras até então paradisíacas, vivem os Morlocks, seres predadores e que atacam ao anoitecer. Dessa forma, o viajante precisa sobreviver ao ataques dos Morlocks e reencontrar sua máquina para enfim retornar ao seu tempo. A leitura é envolvente, cativando o leitor com as descrições dos seres e lugares fantásticos visitados pelo Viajante, o que fez o livro ganhar fama mundialmente e, recebendo diversas adaptações para várias mídias.

Gabriel1994 02/09/2023

Instigante e vago
Um bom livro, leitura fluída, realmente te prende entre os capítulos. Porém, fico com a impressão de que o autor não conseguiu dar continuidade no enredo e nas questões levantadas e que eram até pertinentes no livro, parece que ficou muitas coisas sem respostas, algo até normal em muitos livros, no entanto, nesta trama muitas coisas foram levantadas e simplesmente não teve continuidade alguma. Muitas coisas desnecessárias, que, já que não teve respostas, não precisaria nem ter sido colocadas em pauta. Mas no todo, é um livro bom. Quero ler mais livros deste autor.

ana.lab 25/08/2023

Inovador!
Comprei em uma promoção da Amazon de forma completamente despretensiosa e que surpresa boa. A tecnologia criada e a visão de futuro do escritor é revigorante e muito inovadora pra época que foi escrito. Ela abre discussões que nunca esperaria encontrar em um livro escrito por um homem dessa época.

Não acho que seja um livro que agrade a todos, algumas horas ele se arrasta um pouco mesmo sendo uma história curta. Só que para amantes de Sci-fi é quase que obrigatória a leitura, vale demais!

Ana Menezes 20/08/2023

Uma viagem ao ano de 802.701 d.C
O viajante do tempo constrói uma máquina do tempo e vai para o ano de 802.701 d.C, onde encontra resquícios da humanidade como conhecemos hoje, os Elois e os Morlocks. Nesse futuro distante, o viajante se aventura para recuperar sua máquina do tempo, conhecendo um pouco mais dessas novas raças e fazendo suposições do por que da humanidade ter virado aquilo.
Gostei bastante da história, porém a tradução da versão que eu li (E-book do Kindle) foi simplesmente péssima e isso afetou a minha leitura, pretendo ler o livro novamente porém em outra versão.
Na minha opinião o livro é muito mais filosófico e sociólogo do que científico rsrs. Mesmo assim recomendo, pretendo ler outros livros do autor.

Michele Alberton 18/08/2023

Legalzinho... Não achei o máximo, mas deve ser porque já li outros livros de ficção científica melhores. Não sei se recomendo justamente por isso: eu acho que há melhores...