A Máquina do Tempo

A Máquina do Tempo H. G. Wells

Resenhas - A Máquina do Tempo

Jvcsantanna 15/05/2024

Um clássico de viagem no tempo
A máquina no tempo é um clássico do Wells sobre viagem no tempo. Publicado em 1895, é incrível ver como o cenário do futuro distante imaginado naquela época continua sendo perfeitamente plausível. O autor traz de forma simples, fluída e didática a sequência de eventos imaginada pelo protagonista que explicaria a decadência da humanidade encontrada por ele ao viajar milhares de anos para o futuro. Um livro que nos estimula a pensar a direção que o avanço da espécie humana está tomando, com a conquista e subversão da natureza, e as consequências negativas que a paz utópica poderia provocar caso atingida. Traz ainda críticas à divisão de classes e como essa lógica moldou a organização do mundo de milhares de anos no futuro, de uma maneira bizarra, surpreendente e angustiante, em uma distopia atingida a partir do ponto de máxima evolução da humanidade. Leitura rápida e muito interessante, vale muito a pena.
Lis 15/05/2024minha estante
Muito interessante! Fiquei curiosa.
Excelente resenha! ??

Lavínea.Evelyne 08/05/2024

A proposta do livro é interessante, apesar de ter desenvolvimento bem básico. Legal como o autor situa as condições atuais e como elas seriam futuramente e como nós humanos fomos incapaz de regularizar os problemas de classe

Lin 05/05/2024

Uma belíssima surpresa.
Não sabia o que esperar dessa leitura e foi uma belíssima surpresa. Esse livro me lembrou um pensamento que tive há algum tempo: quanto mais você sabe sobre o espaço, mais você tem respeito por si e o próximo e, também, dá valor as coisas pequenas da vida. No fim, para mim, esse livro foi mais uma lição.

Drielle 01/05/2024

Uma Viagem incrível!
Adorei conhecer este clássico que introduz um conceito muito interessante como a viagem no tempo.

O Viajante do Tempo (leia-se o autor), por ser cientista, consegue relatar os acontecimentos e especular sobre as motivações que levaram a humanidade a certa configuração e, sem nunca chegar numa resposta conclusiva, nos faz pensar sobre vários aspectos da nossa vivência e abrir paralelos com situações da nossa realidade, mesmo depois de tanto tempo da publicação.

Foi uma boa surpresa encontrar questionamentos sobre a sociedade e como nos organizamos, mesmo que de uma forma superficial e sem grandes conclusões, mas que sempre nos faz pensar.

P.S.: Os capítulos finais me impressionaram demais! Eu pude enxergar tudo o que era descrito e fiquei maravilhada com a leitura!

Carol 27/04/2024

O livro é curto e simples, o que torna a leitura ainda mais fluida, além de uma linguagem fácil e acessível.
Gostei, porém esperava mais detalhes.

Zé bob 26/04/2024

Podia ser mais
Quando você começa a gostar dos personagens, o livro acaba e de maneira totalmente sem um desfecho plausível, me decepcionei.

Mariana113 25/04/2024

Que final!!
Resumindo o livro trata de uma ficção científica que contém uma série de personagens, entretanto o que mais se destaca entre os demais é o chamado viajante do tempo..
Ao longo do enredo acompanhamos as aventuras que o grande cientista enfrentou como: monstros, criaturas muito fofas e pensamentos filosóficos. Algo que me maravilhou foi a forma em que o livro se aprofunda na essência do intérprete, mostrando os seus pensamentos ( ELE QUESTIONA TUDO) e sua genialidade!
Portanto, eu recomendo muito a leitura, e para quem for ler: aproveite essa aventura fenomenal.
C.vedon 25/04/2024minha estante
Eita kkkk, minha próxima leitura aí! Tbm, com essa resenha top kakakak, impossível não ficar curioso

Mariana113 26/04/2024minha estante
Kskskskskskskskksks

Roberta.Kist 22/04/2024

Precursor da ficção científica, o autor do século XIX estava muito à frente de seu tempo. Adorei a leitura e recomendo.

Mupy 08/04/2024

Não é meu tipo de leitura, mas o livro foi bem fluido. Eu tenho algumas opiniões polêmicas, mas não eh o foco do livro. Gosto da ideia do autor, mas acho que poderia ser aproveitada de outras formas. De qualquer jeito reconheço o peso da obra pro gênero de ficção científica. Foi uma experiência interessante e apesar do livro não ter quase nenhum fala e ser composto inteiramente de texto, ele eh fluido e parece que está ouvindo alguém te contar uma história.

Thais645 04/04/2024

A máquina do tempo
Um clássico da ficção científica que eu tinha muita vontade de ler e que, de fato, é muito interessante. Apesar de curto (104 paginas, 10 capítulos), e da narrativa muito direta e simples (como uma conversa, o Viajante no Tempo vai contando sua experiência no futuro), o livro aborda reflexões sobre a humanidade que ainda são muito pertinentes, mesmo sendo uma história escrita no século 19.

É instigante, nos prende na leitura e é bem ambientado, sem ser cansativo. Fiquei querendo saber mais no final, por isso não dei 5 estrelas, pois a história me pareceu cortada. Ainda assim, gostei do enredo e das questões que o autor traz nas últimas páginas. É um livro que vale muito a pena!

"É uma lei da natureza que ignoramos, o fato de a versatilidade intelectual ser a compensação da mudança, do perigo e dos problemas [...] Não há inteligência onde não há mudança ou necessidade de mudança".
Geovanni Arruda 04/04/2024minha estante
Meu favorito do H.G.Wells, ao lado do O Homem Invisível

Thais645 04/04/2024minha estante
Gostei bastante da leitura!

Larissa 31/03/2024

A Máquina do tempo
Esse livro é incrível e fantástico. O julguei pela capa, e obviamente achei que seria bom, mas não imaginária que me fizesse ler tanto(estou em uma ressaca literária profunda). Incrível leiam!!

?? Pode conter alguns spoilers

*Eu achei o personagem "Viajante no tempo" gente boa e muito inteligente
* Possui algumas críticas sociais que achei bastante importante de serem destacadas no livro.
* Fiquei triste e com medo em algumas partes(leiam?)
* Weena ?
*3 anos!?!?! ?

"Quando a mente e a força se vão, a gratidão e afeto mútuo sobrevivem no coração dos homens"
"O Viajante no Tempo desapareceu há três anos. E, como todos agora sabem, nunca voltou"

Verô 28/03/2024

Viagem no Tempo: Futuro ?
> Esse foi o primeiro livro virtual que eu emprestei na BibliON para conhecer a plataforma
> É um livro curto, que narra basicamente a trajetória do Viajante do Tempo, no tempo kjjkkk
> Em meio aos percalços vividos pelo protagonista, há bastante reflexão acerca do que pode nos aguardar para o futuro enquanto espécie
> Confesso que a perspectiva me pareceu bastante pessimista também ???
> Foi a narrativa desse livro que me fez pensar sobre o quanto de futuro temos pela frente (esse futuro é infinito como supomos ou finito em meio a bons milhares de anos?)

MilaMedina 25/03/2024

Confesso que esperava bem mais deste livro...
Mas o livro em si, é bom... Tem uma história que te prende e é uma leitura bem tranquila sem dificuldades... Porém não é uma história de ficção e talvez até mais fantasiosa, mas tudo isso foi uma expectativa minha.

Guilherme Dehon 20/03/2024

A Máquina do Tempo...
Escrita em 1895, é uma obra que apesar de simples, virou uma espécie de clássico da literatura mundial e vem arrebanhando leitores mundo a fora...

Não possui nenhuma riqueza de detalhes técnicos e ou científicos sobre a viagem no tempo propriamente dito, e se tirarmos as divagações do narrador, a obra seria ainda menor...

Ao meu ver, o que prende mesmo o leitor é o fator da curiosidade pelo desfecho que particularmente achei digno do conjunto...

Temos uma visão de futuro de certa forma distópico (crítica social velada?), uma vemos uma espécie dócil é controlada, oprimida, por seres dominantes animalescos...

Uma estória "leve" de fácil leitura!