Homegoing

Homegoing Yaa Gyasi

Resenhas - Homegoing

Bruno 04/09/2022

A forma que não contam na aula de história
Um dos livros mais difíceis que li na minha vida. Narra a história de duas meias irmãs e seus descendentes que tiveram vidas totalmente diferentes, ambas enfrentando a escravidão, ainda que uma como escrava e outra ao lado daqueles que escravizavam (pelo menos em um primeiro momento).

O livro narra a escravidão e suas consequências de forma que eu, um homem branco, jamais tinha olhado. Textos difíceis de ler e totalmente necessário, mostra entre historias muito bem narradas ao longo do tempo diversas cicatrizes que a covardia da escravidão deixou, mesmo nos povos que nunca atravessaram o oceano para serem vendidos como escravos.

Camilla11 30/07/2021

Incrível
Entre o continente e a diáspora, essas historias que representam dois núcleos familiares mas que são a história do povo africano do continente e nas Américas. É incrível, lindo e doloroso, e a forma como é contada, ao longo dos anos e gerações, é um diferencial gigantesco.

Li em inglês e confesso que não achei tão simples, diversas palavras que não conhecia, até pq um vocabulário de uma temática que não estava acostumada a ler, mas, honestamente, nada que dificultasse a leitura fluída.

Mahira Caixeta 09/02/2021

“We believe the one who has power. He is the one who gets to write the story. So when you study history you must ask yourself, Whose story am I missing?, Whose voice was suppressed so that this voice could come forth? Once you have figured that out, you must find that story too. From there you get a clearer, yet still imperfect, picture.”

Livro maravilhoso! História linda, muito bem escrita e entrelaçada. O livro consegue trazer para literatura a sensibilidade e a complexidade que às vezes escapa as obras de História.