Pygmy

Pygmy Chuck Palahniuk

Resenhas - Pygmy

luke - among the living. 21/06/2023

Acho que foi uma das leituras mais complicadas que eu já tive em língua inglesa. E creio que essa dificuldade tenha tirou o meu interesse no livro.

Palahniuk usa uma linguagem muito particular em "Pigmy", fazendo com que tenhamos que ler cada frase mais de uma vez. A história é até legal, mas toda essa manobra fez com que ela esfriasse.

Apesar das críticas afiadas aos EUA (sempre bem-vindas por), esse é o meu menos favorito do autor.

Bruno 25/06/2012

Chuck Palahniuk - Pigmy
Pigmy é uma das últimas obras do escritor Palahniuk, e provavelmente uma das mais diferentes ideias para um livro, principalmente pela sua narrativa. Já vimos em livros como Rant, Snuff, Diário e Sobrevivente como Palahniuk possui a imaginação e o talento na hora de criar uma atmosfera mais realista na hora de criar suas histórias. Em Pigmy, contudo, ele se supera nesse aspecto.

No livro, conhecemos Pigmy, um adolescente de um país subdesenvolvido e totalitário que viaja para os Estados Unidos em um programa de intercâmbio. O que nenhum americano sabe é que ele, assim como diversos outros conterrâneos, são agentes que estão nos EUA em uma missão terrorista contra o capitalismo e a liberdade americana.

Claro que, para tornar a obra mais fiel ao que pretende mostrar ao leitor, o livro é escrito em uma linguagem mais travada e errada. Sim, há diversos erros de gramática intencionais, pois obviamente Pigmy não é americano e não sabe falar inglês muito bem. Ou seja, se você pretende ler esse livro, prepare-se para uma linguagem rústica.

Veja a resenha completa aqui:

Pefico 19/04/2011

Estrangeiro em terras estranhas
Pygmy é mais um livro do maluco do Chuck Palahniuk, o mesmo autor do Clube da Luta. Em Pygmy você conhece um adolescente estrangeiro que se muda para os Estados Unidos com o objetivo único de destruí-los. Pygmy foi criado desde bebê por uma corporação internacional e treinado para ser bem sucedido em seu objetivo e quando esses adolescentes pousam nos states, da-se início à Operação Mayhem. No entanto, Pygmy tem que sobreviver à decadente sociedade americana e à mais terrível arma de destruição da personalidade inventada por esta sociedade: o colégio.

Pygmy foi o primeiro livro que li de Palahniuk e confesso que o achei bastante confuso a princípio. Entretanto, te confundir parece ser justamente a ideia do autor, por que na medida em que a estória vai se desenrolando, o background se torna mais claro. Mas nunca completamente... O ponto forte de Pygmy é a narrativa do autor, que dá ao adolescente um inglês completamente errado ao ponto de ser hilário e nos mostra seus pensamentos pitorescos nas mais diversas situações.

Se você questiona a forma como os EUA enxerga e trata o resto do mundo e gosta de um livro inteligente, talvez Pygmy seja pra você.